terça-feira, 7 de abril de 2015

News de abril

Hora de mais uma passagem pelas notícias que andaram surgindo ultimamente. Esses posts começaram despretensiosamente mas já estão virando uma série do blog e como costumam ser bem lidos, acho que vou continuar, sempre uma vez por mês. =) É uma boa oportunidade de eu 'condensar' várias infos que ficariam dispersas e difíceis de serem encontradas em meio a posts variados. E tem alguns assuntos que eu preciso comentar com urgência, não dá pra esperar até um próximo show do determinado grupo sei lá quando. Pois é. Eu me refiro antes de mais nada, ao Passpo. No último dia 4, mais do que o encerramento da turnê 'variada' que elas fizeram na região de Kanto, a primeira sem a Macocchan, o grupo teve revelações. Bombásticas. O show em si não apresentou muitas diferenças ao que vinha sendo feito, mas a Sakotii resolveu anunciar sua saída do grupo. =( Alegando problemas de saúde (como de costume, não revelados. vi comentários na net sobre asma, dores de cabeça, problemas estomacais... vai saber), ela disse que irá se afastar por tempo indeterminado das atividades (de palco) do grupo, após os one-man comemorativos do novo álbum no final de maio (dia 30 em Osaka, 31 em Tokyo). Ela se demonstrou meio relutante na decisão transcrita no blog oficial, dizendo que pretende continuar se esforçando até lá e depois usar o tempo livre para se recuperar. Ela disse querer continuar em contato com o grupo e ajudar nos bastidores se preciso. Só que nós sabemos bem como funcionam as coisas nesse 'mundinho idol'. Primeiro que garotas que se afastam dos grupos na maioria das vezes não voltam. São poucos os casos por aí de garotas que anunciaram saída para depois retornar normalmente e continuar por bom tempo no grupo como se nada tivesse acontecido. E segundo que "problemas de saúde" são muito usados para ocultar outras causas, digamos, 'menos nobres'. É fato que ela andou durante o ano passado se ausentando de algumas apresentações, então a chance de nesse caso ser verdade, é grande. Mas... sou macaco-velho, um cara cético. (que só acredita se ver um atestado médico =P ) E que gosta de especulações. No 2ch vi caras citando trechos de passagens antigas do blog dela para demonstrar que talvez ela já estivesse pensando em cair fora do grupo junto com a Macocchan, com quem era confidente. Neste episódio do "Free Flight" de novembro, ela e Annya brincam que poderiam montar uma banda (com a MioMio) e não precisam das demais membros...

teria a Sakotii anunciado saída após ver o cabelo da Annya?

E o mais intrigante, ao meu ver: esses comentários dela e da Annya no site do LoGiRL. Ali ela fala num tom bem mais de despedida (definitiva) do grupo e a Annya tenta reforçar que o grupo vai continuar sem a Sakotii e vão se manter sendo idols, elas querem continuar assim. Isso é uma declaração importante e me fez pensar... Afinal o outro anúncio que rolou é de que no dia 31 um "novo projeto" será revelado. Fizeram até um vídeo para criar expectativa e adicionaram um contador na página inicial do grupo, em contagem regressiva para esse show e revelação da tal mudança especial. Como o vídeo é bem lacônico, muita especulação começou a circular na net. Principalmente porque no finalzinho aparece a silhueta de cinco meninas. Seriam cinco novas membros? Seriam cinco integrantes de outro grupo idol para uma parceria (em single e turnê)? Seria a criação de uma outra sub-unit (que nem o Hacchake Tai)? Ou o mais impactante: a saída de algumas meninas para criação de um novo Passpo? Pois bem, vamos trabalhar mais em cima desta última idéia. Elas andam já a algum tempo tentando se tornar mais que 'meras idols quaisquer' ao fazer shows mais elaborados (vide a recém encerrada turnê), participar em programas (vide a grande quantidade de gravações para internet que elas têm feito), fazer atividades variadas (como as exposições de 'arte com papelão' da Yukky) e aprender a tocar instrumentos. Isso é fato. Também é de conhecimento público que algumas meninas não são lá tão chegadas nessa coisa de serem idols, notadamente a MioMio que já declarou em entrevista e até no finado programa "Shaku Uma TV" que não gosta disso e quer ser uma rockeira. Some o fato de o grupo já estar caminhando para seis anos de existência, estagnado sem conseguir dar um pulo pro patamar de cima (dos 'top groups' como AKB, Momokuro, H!P, Super Girls...) e com as membros já se tornando 'velhas' para serem idols. Diante disso acho bem crível que algumas delas estejam querendo parar com essa história de grupo idol e seguir novos rumos/carreiras. E aí a declaração da Annya cairia como uma 'bronca' nas demais para que o Passpo se mantenha unido e do jeito que é. Talvez o fato da Annya nas últimas apresentações estar comandando os MCs não seja por acaso e ela esteja de fato liderando o grupo nos bastidores. Tudo bem que a brincadeira citada anteriormente envolveu ela e a Sakotti, mas especulo eu que a Annya seja uma das interessadas em manter o grupo idol. Enquanto MioMio, Sakotii e possivelmente mais membros queiram acabar com ele.

Nessa hipótese, talvez o grupo esteja passando por um 'racha' interno e aí a mensagem da MioMio no twitter, aparentemente desconexa, seja um recado para as demais de que apesar de tudo, ela está junto no "novo projeto". Como o grupo nunca teve promoção do tipo com tanta expectativa, não creio que esse "novo projeto" seja algo banal. Poxa, a antiga integrante Mushu, que desde sua saída não tinha retornado a um show (nem no "grande show" do início deste ano), deu as caras e foi até ao camarim conversar com elas nesse dia. Quer dizer, ela sabia que essa data era marcante e que algo muito importante está por vir. O verdadeiro 'momento derradeiro' do grupo será no dia 31, não foi na graduação da Macocchan. Diante do interesse de certas membros em montar uma banda, a crescente importância que vem sendo dada ao "band Passpo" e ao tema da recente turnê (montar uma 'american girl band'), eu imagino que a mudança seja a transformação do Passpo de um grupo idol 'tradicional' para uma girl band com 'tendência idol'. (que nem o Gacharic Spin, Ganbare Victory, Le Lien, Band Jya Nai Mon!, etc) E aí eu especulo que certas meninas querem uma transição completa (onde deixariam de ser idols e virariam um Negoto ou pelo menos Scandal) enquanto outras (e certamente os produtores) preferem uma transição parcial, com elas ainda participando de festivais idols, fazendo akushukais, etc. Uma coisa é certa: elas já possuem compromissos relacionados a idols (como o TIF) marcados para após do dia 31. Então o Passpo pura e simplesmente acabar não tende a acontecer. Esses compromissos seriam uma 'pressão' dos produtores para que optem pela transição parcial (claro, afinal sem akushukais = sem wotas. muito menos dinheiro entrando em caixa). E a MioMio, relutantemente, estaria disposta a aceitar isso. Enquanto a Sakotii, não. E por isso ela deixaria o grupo (dando a desculpa dos "problemas de saúde". vou ser bem sincero, nos shows que eu vi, em particular nos mais recentes, não notei NADA de errado nela. parecia mais saudável do que eu!). Mas aí a grande charada é a já citada silhueta de cinco meninas. A girl band então contaria com cinco integrantes, não oito? Bom, vamos lá. De acordo com os instrumentos que elas tocam no "band Passpo", Annya é indispensável pois toca bateria. Oppaipon toca teclado e faz backing vocal. Mas mais do que isso, ela é indispensável porque é de longe a que tem mais fãs. Nunca que os produtores bolariam um "novo projeto" sem ela. Seria suicídio.

"kkkkkk vocês ainda não podem namorar é? eu tô pegando geral! aloka"

MioMio entra com o baixo. Morishi com o main vocal. Falta uma. E aí eu volto a especular. Tanto Naomin quanto Sakotii tocam guitarra. E com esse instrumento, a 'formação básica' de um grupo de rock estaria pronta. Supondo que os problemas de saúde são verdadeiros, talvez estejam esperando até o final de maio pra ver se a Sakotii melhora e tem condições de prosseguir no grupo (de guitarrista) ou não. Caso consiga, o grupo está fechado e sairiam exatamente as três membros com menos fãs no grupo (Nachu, Yukky e Naomin). Os produtores adorariam. =P É interessante notar como naquele vídeo curiosamente a Nachu e a Yukky falaram sobre ideiais bobinhos e que nada tem a ver com o grupo. Mensagem subliminar? Como elas possuem poucos fãs, uma graduação 'inesperada' no dia 31 do trio não causaria tanta revolta na fanbase. (aposto uma caixa de sorvete que em um mês ninguém mais lembraria quem é a Nachu kkkkk) Caso a Sakotti não possa continuar, a saída dela já está comunicada mesmo e aí iriam de "plano B" com a Naomin guitarrista. Faz sentido. Assustadoramente faz muito sentido tudo isso. ^__^' Caso os problemas de saúde sejam falsos, daria na mesma. Saem Sakotii, Nachu e Yukky para as outras continuarem, provavelmente contando com a ajuda de músicos de apoio, mais experientes. Vale dizer que por minhas experiências sempre notei a Sakotti e a MioMio as mais empolgadas com essa coisa de banda. Enquanto Yukky e Nachu parecem apáticas. Tanto que no "band Passpo" foram encaixadas em participação quase que ilustrativa apenas, uma como DJ e outra com um pandeiro. Outro elemento a ser considerado é o Hacchake Tai. Desde o início do ano essa sub-unit tem crescido em autonomia, deixando de ser um segmento dos shows do grupo para fazer participações em diversos festivais por aí sozinhas, sem a presença do Passpo. Seria isso outro indicador da mudança que está por vir? Nesse cenário das cinco mais famosas continuando juntas numa girl band, providencialmente as três 'excluídas' já fazem parte dessa sub-unit. Ela poderia então virar um grupo à parte de uma vez por todas, quem sabe. Contando ou não com a presença da Morishi. Como ela é a mais hiperativa, não me espantaria se ela prosseguisse assim, como membro de dois grupos 'distintos'. Na própria agência Platinum tem menina que já faz isso (Kyouko membro do FYT e do Namikibashi Hi-School).

Pois é, por hora as possibilidades são muitas. Pode ser algo pequeno, pode ser uma mudança completa... o grupo pode continuar, pode acabar... Só iremos saber daqui quase dois meses. O ano de 2015 vai se desenhando como um 'capítulo negro' na história da indústria idol nipônica, com uma lista extensa de graduações, grupos acabando, mudanças acontecendo... não me surpreenderia se o Passpo acabar sendo mais uma 'vítima'. Berryz Koubou acabou, We Love acabou, Namida acabou (mas parece que vão ressurgir no dia 5 de maio com a Nae e novas membros. vamos ver), Kaiketsu! Tropical Maru acabou (a sub-unit Junjou! Tropical Maru continua existindo, agora com o nome de Puremaru Clown. da outra sub-unit, só a Haruka Momokawa continua ativa, mas pelo visto como grabia idol. devo acompanhá-la, não por ela ser grandes coisas, mas por ela gostar de Crayon Pop que nem eu =P ), Ichigo Theater acabou, Jewel Kiss acabou, Mary Angel acabou, Idoling!!! vai acabar, os grupos do Alice Project estão se despedaçando, nos grupos ~48 até aqui 15 meninas já saíram e outras 6 possuem graduação anunciada... Inclusive graduações nos grupinhos por aí é o que não falta. A mais recente foi o anúncio da Mitsuki Kimijima, membro mais velha do Palet, de que irá cair fora após o show especial de três anos do grupo, no dia 21 de junho. Pronto! Aí está. Ela pode substituir a Morishi no novo Hacchake Tai independente daqui pra frente, junto das três flopadas. =P Outra que graduou no último dia 25 foi a Honoka Ushiyama, no Asfi. Faz tempo que não falo do grupo por aqui né. Aliás faz tempo que deixei de acompanhá-las mais de perto, acabei perdendo interesse mesmo. Em parte por causa, exatamente, disso: muitas mudanças no grupo. A feinha Honoka ficou cerca de um ano e meio e já pulou fora. Enquanto isso estreou em seu lugar a tal de Aya Tahara, uma loli de 13 anos. .___. Credo. Detalhe: ela é integrante de outro grupinho, o Pick Up Girls, criado alguns meses atrás pelos mesmos produtores do Asfi. (é portanto meio que um grupo irmão do Asfi e do já citado Puremaru Clown) Aparentemente vai seguir se apresentando em ambos. Quer dizer, o Asfi que eu conheci e tinha Jun, Izumi, Sakichan, Akane e Rie já era e em seu lugar existe hoje esse pseudo-Asfi com Kanae, Izumi, Natsumi, Kotoi, Yukina, Satan, Aya e ocasionalmente a minha oshimen Sakichan. =/ Isso porque ela pouco se apresenta hoje em dia.


Primeiro por problemas de saúde. O mais recente, um problema na garganta que vai deixá-la afastada dos palcos por mais de um mês a partir desta semana. Segundo por compromissos diversos extra-grupo. Isso pelo menos é algo bom. Ela por exemplo conseguiu fazer uma ponta no filme "Shiromajo Gakuen Owari to Hajimari", que irá entrar em cartaz em junho. Não é pouca coisa, tendo em vista que é o badalado filme do Denpa Gumi.inc. E ela pela primeira vez até aqui, posou para a capa de uma revista, a "Custom Scooter 125" volume 26. =O Como o próprio nome indica, uma publicação voltada para tuning de scooters e motos. Logicamente não deixei de comprar né. Fora a foto da capa, tem só outras três fotinhos dela e um perfil básico, pouca coisa. Mas considerando que em outras revistas do gênero as modelos de capa costumam aparecer em ensaios nus no meio da revista, acho que é até melhor assim. ^__^' Na contra-capa, vejam só, propaganda com a Yuko, ex-AKB. =D Outra que anda participando só de vez em quando dos shows do Asfi é a líder devassa Kanae. Também entretida com compromissos individuais. No caso dela, sessões de fotos e ensaios para uma peça que estará em cartaz no final deste mês e início de maio, entitulada "Ring no Macbeth". (que conta ainda com a Miku do Afilia Saga no elenco!) Ela ainda continua postando fotos danadeeeeeenhas no twitter, mas já a quase um ano não faz um novo dvd de grabia. Imagino que as sessões de fotos devam render mais dinheiro então né. Nas fotos acima aparece ainda outra publicação que comprei, a "Young Magazine" desta semana, com a curvilínea Areki (Sayaka Tomaru) do FYT na capa. *___* Essa menina é realmente um espetáculo da natureza, barbaridade tchê! Infelizmente são só seis páginas, mas eu gostei como definiram ela como "garota de alto potencial" no texto. Concordo absolutamente. Imaginem daqui um tempo, quando ela estiver com uns 23 anos de idade, o tamanho em que deverão estar os... deixa pra lá. XD Neste mês o FYT quase não tem compromissos agendados. Apenas uns shows (os primeiros do grupo) em Osaka e Nagoya. Sendo que nos de Osaka a Kyouko não irá participar por problemas de saúde. Fora isso só um show misterioso sem detalhes divulgados ainda, no dia 21. Tinham um compromisso para amanhã também, mas cancelaram a participação. Aí eu entendo porque a Areki faz tantos ensaios fotográficos. Se depender do pagamento proveniente dos shows, ela morre de fome. =P

Ainda mais porque agora, pelo visto, ela está morando em Tokyo (sozinha? oba! mais fácil pra stalkear =P ). Ela é natural de Gunma-ken, o que me faz pensar se de repente ela já está com saco cheio de ver brasileiros (fazendo merda). Que nem a Manami do Up Up. Conversando com um amigo outro dia desses, chegamos à conclusão de que é esse o motivo dela ficar com uma carinha meio sem graça quando nos vemos nos akushukais. kkkkkkkk =P Uma coisa que eu achei cruel no marketing do FYT e não me recordo de ter visto nunca antes, foi que se você comprasse o cd via loja online da gravadora, receberia de 'brinde' um telefonema (de um minuto) de sua membro favorita. o___o Isso mesmo! Uma ligação pra falar o quizesse com ela, sem sorteio ou maiores complicações. Comprou o cd, levou. Loko hein, isso é que é fanservice. Pena que só fiquei sabendo depois que o prazo de compra tinha vencido. Quem me dera se o Up Up Girls Kakkokari fizesse coisas desse tipo! ;___; Falando nelas, dessa vez demoraram menos tempo para upar um episódio do "Senjou Kakkokari" no youtube. No 46, mais uma vez chatinho como na semana anterior, presença apenas da Sengoku. Já tinha acontecido de ter uma gravação só com a Moritii antes, mas com a líder Sengoku foi a primeira vez. Como ela já tem experiência em gravar vídeos sozinha (pro Nico Nico Douga), então tirou de letra. Mas foi estranho ela ficar se mexendo e levantando tanto... deu a clara impressão de que algo a incomodava... vontade de ir ao banheiro? ^__^' Já na gravação de hoje, vejam só, surpreenderam ao soltar, finalmente, o video clipe de "Runway". .___. Vai entender, que coisa mais bizarra. Os outros tinham sido anunciados nos eventos de lançamento. Só esse que não. Aí, caso o plano desde o princípio fosse de anunciá-lo durante um programa, porque não o fizeram no da semana anterior onde a Sengoku esteve sozinha, assim como no clipe? Aí faria (um pouco de) sentido. Bom, o clipe é bem simples. Basicamente é a Sengoku andando pelas ruas de Harajuku/Omotesando com alguns efeitos de imagem. Fico imaginando que horas foi feita a gravação pra conseguir pegar as ruas daquele jeito vazias... Só no final as demais se juntam à ela e todas caminham enfileiradas. Apesar dessa simplicidade eu gostei, me lembrou do antológico clipe do The Verve. =D Bah quem eu quero enganar? Gostei mesmo é porque a Azunyan aparece (um pouquinho) e como de costume com figurino bem estiloso. S2


Ela inclusive, como eu já havia comentado anteriormente, está precisando urgente de um descanso e melhor alimentação. Na sequência da turnê pela região de Kinki, durante a última apresentação em Kyoto, ela passou mal e teve de deixar o palco no meio do show. Não apareceu mais, nem para o akushukai. =( Ainda bem que o Up Up terá muitos dias livres este mês, aí espero que ela descanse direito e se recupere. Eu, só pra variar, me enganei de novo quando comentei que não veria o grupo este mês nenhuma vez ao vivo... Isso porque eu esqueci que elas já confirmaram presença no festival Nico Nico Chokaigi deste ano, no dia 25. E eu irei lá. ^__^ Para minha defesa, os staffs andam relaxados para atualizar o calendário do grupo no site oficial e este compromisso não aparece lá ainda. Deve ser o mesmo staff dorminhoco que esqueceu de upar o clipe antes né. =P Enquanto isso, achei curiosa a notícia de que o grupo parceiro The Possible está trocando de casa. Elas que até então eram contratadas da TNX (um braço musical da Up-Front Group, do H!P) e lançavam cds pela Victor Entertainment, agora se transferiram para a Up-Front Create (outro braço da Up-Front Group, mas empresarial) e vão passar a lançar cds pela Piccolo Town (gravadora do grupo que é associada à Pony Canyon). Ao menos teoricamente, isso significa que elas terão mais liberdade daqui pra frente. E talvez isso implique no Tsunku deixando de produzir o grupo (o que convenhamos a essa altura seria uma benção pra elas =P ). Mas não deve mudar muita coisa quanto ao Team Makenki, até porque tanto o Up Up quanto a You Kikkawa são contratados da Up-Front Create. Quer dizer, devem estreitar ainda mais as relações já próximas, isso sim. O que não me parece tão interessante assim, tendo em vista que eu não sou muito chegado no grupo. You Kikkawa já é melhorzinha então eu aguento. (ainda mais porque ela agora sabe um pouco de português né. ainda vou um dia xavecar ela nesta língua só pra ver o que acontece =P ) Bom, no youtube outros dois vídeos bem interessantes que foram upados são da Ai Otsuka, promovendo o novo álbum "Love Tricky" a ser lançado no próximo dia 22. Com amostras das faixas bem eletrônicas do cd e uma Ai deslumbrante de linda. S2 Tem tudo pra ser um dos melhores álbuns do ano. Que bom. E o outro é do Perfume, o video clipe da música "Pick Me Up", do single a ser lançado no dia 29. O trio como de costume arrasando.

Não tem nada de novo em termos visuais ou musicais, mas... é aquela velha história, "em time que está ganhando, não se mexe". ;) E ainda tem a tiradinha no final com o "a night in Shinjuku is sukoshi fushigi". kkkkkkk So true. Esse pelo visto vai ser um dos melhores singles do ano. Não esperava nada diferente delas mesmo. Atualmente deixando boquiabertos até os americanos. Eu claro irei comprar a versão que vem com o box porque né... ostentação demais aquilo. Só espero que elas anunciem logo uma turnê e um novo álbum este ano. Quero muito voltar a ver um show delas. E como eu citei o site LoGiRL, na seção de fotos com idols variadas, após uma temporada fraca com meninas do La Pompon (todas), Hakoiri Musume (cinco das sete membros), Idol Renaissance (seis das sete membros) e Sunmyu (quatro das sete membros)... O negócio deu uma ligeira melhorada neste mês com integrantes do The Possible e LinQ. Quem sabe algum dia uma alma caridosa passe a gravar e upar no youtube os programas de lá. Atualmente já tenho poucas esperanças, mas enfim. Pra encerrar o post em alto astral (até porque atualmente a temporada regular da NHL está acabando de forma pra lá de melancólica para o meu Colorado, longe dos playoffs e também da disputa pelos prodígios McDavid e Eichel... e nem me fale na possibilidade de no draft eles deixarem passar o Provorov e entrarem na temporada que vem com a mesma zaga horrorosa destes últimos anos ò__ó ), um pouco de Lizzy do After School. Ela é outra que é chegada em tingir o cabelo e numas cores que às vezes não lhe caem bem, né. Aliás o que essas meninas andam exagerando na tinta hein? É Takayanagi, Annya, Ayano, Yuki (do Feam)... se a Azunyan entrar nessa onda também, juro que me atiro na linha do trem. >___<

2 comentários:

wattstax disse...

Very nice post and investigative!
I can name another example of an hiatus that resulted in a comeback: Shiichan from PPP!PiXiON. ALthough it was school related, she paused with band activities for 4 month and is now back with the group. And as I firmly believe Sako's intentions to be true, I still have my hopes up towards her full return, in part because I don't consider PASSPO a general idol group when it comes to the members relationship to each other (like Manatsu (Konatsu(?)) dissing Azunyan - unthinkable here).
Your points on Mio on the other hand were new to me. Thanks for the summary. It makes me remember PASSPO's tour last year were they hardly did any extensive events. Maybe to test out if living without events is possible for the group?
Nice you also think of the possibility that Naomi, Yukki and Nachu stay in business, on way or the other. As I said, I find it hard to believe all of them graduating and even making such a fuss about it with the countdown and video.
Regarding age, the sister group Predia is a good example. I say, it depends on the girls opportunities what to do without being an idol.
Anyway, 31.05. will be a very important day!

You don't like Annya's hair colour? It was one of the reason I took a cheki with her recently! You are a strange fella... :P

I must admit, that I hardly know any of the groups you mentioned, disbanding. lol
So no loss for me so far :D

I am intrigued to see were your infatuation with the FYT girl takes you :P

Tsutomo disse...

"I don't consider PASSPO a general idol group when it comes to the members relationship to each other (like Manatsu (Konatsu(?)) dissing Azunyan - unthinkable here)."

you almost sound like one of those retarded fans "my group/oshimen is perfect!" here. =P Konatsu and Azunyan are not close friends but they do get along nicely, what you read here is more me exaggerating things a little bit for fun. ;) and because I've turned kinda a "retarded fan" regarding Azunyan so if someones says a single not so nice word to her, I rage. rofl

"Maybe to test out if living without events is possible for the group?"

it is a possibility.

"You don't like Annya's hair color?"

that hair is atrocious. like Lindsay Lohan level of atrociousness. =P

"I am intrigued to see were your infatuation with the FYT girl takes you :P"

probably to jail after I kidnap her and bring home. =3