sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Top 10 de 2015


Sim! O blog está ativo (ou quase...) e desta vez trago meu ranking de melhores do ano que se encerrou. 2015 foi para mim, particularmente, um ano muito especial. Passei por certas dificuldades financeiras, troquei de emprego, o blog ficou relegado a um segundo plano (basta ver a diminuição drástica de posts por mês)... Mas pude ainda assim me divertir muito, com passeios e muitos, muitos shows. Em especial, claro, de grupinhos idols. Inclusive, só para variar, tenho uma dezena de shows com reports pendentes neste fim de ano, mas durante janeiro e fevereiro pretendo colocar essa bagaça em dia. Não se preocupem. Em 2015 descobri muitos grupos interessantes, tive meus primeiros contatos com diversas idols, meu apreço por k-pop cresceu exponencialmente, ganhei um monte de brindes em sorteios... Foi um ano bem agitado e empolgante, apesar de, paradoxalmente, ter sido um verdadeiro 'ano sabático' do meu grupo idol favorito, o Up Up Girls Kakkokari. Se a alguns anos atrás elas eram conhecidas por lançarem cds mês sim, mês não... em 2015 o grupo se focou na audaciosa turnê nacional por todas as províncias do país e não lançou um mísero single! .___. Foi só um álbum e dois dvds. Isso contribuiu para meu envolvimento com o grupo diminuir, abrindo espaço para outros (inclusive coreanos). Aliás, é interessante notar como as coisas mudam com o passar do tempo, incluindo nossos gostos e opiniões né. Muitos grupos que eu curtia, passei a enxergar quase que com indiferença. (exemplo: Afilia Saga) Enquanto outros, para os quais eu não dava a mínima bola, hoje acho fodas bagarai. (exemplo: Party Rockets GT) Sem falar em k-pop... Nunca cheguei a odiar e entrar na rixa boba de j-pop vs. k-pop, mas ultimamente ando MUITO vidrado nas koreakongs, a ponto até de estar neste momento planejando a mais grandiosa viagem de minha vida... Bom, sem mais delongas, vamos para o ranking. Procurei manter as mesmas regras já estabelecidas anteriormente. Isso me causou uma dificuldade extra neste ano por causa desse novo apego, por grupinhos coreanos. Não fosse a minha regra de só incluir lançamentos nipônicos, fatalmente as primeiras posições de meu ranking desta vez seriam dominadas por koreakongs. EXID com "Hot Pink", Crayon Pop com "FM", AOA com "Heart Attack"... este último levaria o prêmio de melhor (mini-)álbum e melhor música, fácil! Na impossibilidade de escolhê-las, fiquei com o seguinte resultado:

Top 10 singles de 2015

1- Man With A Mission - Raise Your Flag (já cheguei a citá-los como 'decepção do ano' antes. e realmente achava que a alcateia o grupo vinha sem muita inspiração, repetitivo... mas em 2015 a história mudou e eles lançaram dois singles animais! -pun intended- mitaram em especial nas besides. só não coloquei o outro cd na lista também por causa das regrinhas pré-estabelecidas de um lançamento por grupo)

2- Q'ulle - Monster (quem viu meu último post já deve ter percebido que o grupo é meu xodó do momento. ao longo do ano elas lançaram quatro singles e sinceramente... acho que poderia incluir todos no top 10. em tendo que escolher só um... fiquei na dúvida entre este e "Heartbeat", uma vez que ela se trata da música que primeiro me chamou atenção para o Q'ulle. mas optei por "Monster" porque é o single com mais visual 'rock', que tanto me atrai, e com a melhor beside)

3- Hime Kyun Fruit Can - Tear Drops (2015 não foi um ano tão 'rico' em lançamentos para o grupo, mas pelo menos teve este single, que é mara. curiosamente a música principal é exatamente a pior do cd. as três besides são fodas e bem distintas)

4- GEM - Baby, Love me! (segundo ano seguido que eu incluo um cd desse grupo?!?! sério mesmo? podem me internar então. .___. brincadeiras à parte, apesar de reaproveitarem cenário do Fairies no clipe, mandaram muito bem nas músicas. a faixa principal, em especial, é estupidamente contagiante. e a tal de Maaya é um anjo S2 )

5- Crayon Pop - Rarirure (o grupo é coreano mas o cd e as músicas são daqui, então pode entrar no ranking. o primeiro single delas em japonês trouxe roupas, ritmo, clipe e coreografia estupidamente encantadores. só o fato de ter a Soyul de center já me fez subir o cd umas quatro posições no ranking =P )

6- Perfume - Relax In The City (Perfume é o novo MWAM. -___- pouca inspiração, músicas repetitivas... tanto que eu nem lembrava mais que este single tinha saído em 2015. espero que em 2016 elas retornem melhores. a começar com um álbum novo porque né... por hora, continuam entrando no ranking mais pelo 'status' que possuem mesmo =P )

7- Cheeky Parade - M.O.N.ST@R/Colorful Starlight (ano passado deu pra deixar elas de fora, mas dessa vez... se o fizesse seria uma injustiça grande demais. esse single é foda bagarai e muito bem produzido. substituam as lolis por umas membros melhorzinhas e posso até ponderar sobre me tornar fã do grupo)

8- Miliyah Kato - Shounen Shoujo (Miliyah diva como sempre. mas achei todos os lançamentos dela neste ano medianos. optei por esse no ranking por causa das besides mais energéticas. ela já está com single novo entitulado "Future Lover -mirai koibito-" pra ser lançado dia 13 de janeiro, mas eu aguardo ansioso mesmo é por um álbum...)

9- Pla2me - Unit (até acho "Plastic 2 Mercy" um single melhor. e ele não entrou no meu ranking passado. logo, este também deveria ficar de fora, porém decidi incluir como uma 'homenagem póstuma' ao grupo. que pra mim, pelo menos, morreu com a saída da Mari. mudaram de nome e parece que atualmente estão mudando até de estilo musical... pois é, Pla2me pra valer é coisa do passado)

10- Ai Shinozaki - A-G-A-I-N (primeiro single solo dela após o fim do AeLL., também foi incluído no ranking em parte pelo que ele representa. mas sério, esse cd merece. Ai não é apenas um volumoso par de seios, ela canta bem e é carismática. gostei muito das músicas, clipe e arte do cd)

*menções honrosas: Man With A Mission - Seven Deadly Sins; Q'ulle - Heartbeat; Idol College - #Tokonatsu Joshi Kibou; Rio Hiiragi - Kimagure I Love You ~watashi wo mitsukete~; Kara - Summer Gic/Sunshine Miracle/Sunny Days; Mai Kotone - Chururippa.

Top 10 álbuns de 2015

1- Q'ulle - Q & A -Q'ulle and Answer- (foi o "Dengeki Princess" desse ano, simples assim. idol rock, mas com muitas variações. como não teve concorrência à altura, ficou em primeiro lugar com sobras. as demais posições a seguir, porém, foi bem complicado de definir...)

2- AOA - Ace of Angels (eu prefiro as versões originais em coreano, mesmo que não entenda uma palavra... mas as músicas inéditas em japonês são mara. muito bem produzido, é o cd mais tocado no meu iTunes, logo, acho que merece uma vantagem em relação aos demais. e claro, Choa diva e minha gordelícia Chanmi S2 isso nenhum outro grupo tem)

3- Kumi Koda - Walk of my Life (agora sim, Kodeeeeenha voltou a ser o que era: aquela diva putanhesca das músicas obscenas com batidão contagiante. amo muito tudo isso. samba na cara das Ayu e Utada da vida, samba!)

4- Up Up Girls Kakkokari - Third Album Kakkokari (talvez numa comparação música a música seja até melhor que o álbum anterior delas, mas fica numa posição inferior porque: 1- o Second Album era cd duplo 2- como já dito acima, meu envolvimento com o grupo anda em baixa 3- minha Nyansan cortou o cabelo novamente... sinto falta dela com cabelo comprido... só a perdôo porque ela se joga ao som de "Plastic 2 Mercy" que nem eu. um dia ainda temos de pirar juntos na pista =3 )

5- Lyrical School - Spot (muito bem produzido, consegue ser ainda melhor que o álbum anterior delas. Lyrical apostando em músicas com pegada mais badass é tão... badass! XD boa diversidade nas músicas, eu cada vez mais apegado ao grupo... só não rankeou acima do Up Up porque possui umas faixas de interlude e eu odeio interludes -___- )

6- Ai Otsuka - Love Tricky (Ai com visual mais maduro apostando em músicas com pegada mais eletrônica? atóóóóóron! tão diferente de tudo que ela já fez antes, com originalidade, mas mantendo aquele toque kawaii que lhe é característico)

7- Koto - Platonic Planet (ainda não me internaram? pois agora vou dar motivos de sobra: eu incluí a boneca assassina na minha lista!! o___o como eu pude fazer isso? não sei. só sei que o seu álbum de estréia peca apenas por contar com poucas faixas. uma obra de arte psicodélica. suas músicas com arranjos eletrônicos a la game arcade e títulos sem sentido com jogo de palavras são estupidamente viciantes. bruxaria, manolo! Koto tem pacto com o demo, confirmado!)

8- RYUTist - RYUTist Home Live (o grupinho é encantador e o cd tem uma montagem como se fosse um show de verdade, com MCs e tudo mais. já mereceria destaque só por isso. como demorou uma eternidade para sair, acaba sendo praticamente um best album delas... não poderia então entrar na minha lista, mas fala sério, como é que eu poderia deixar de fora um cd que inclui, entre outras, a melhor 'música idol' de todos os tempos??)

9- Denpa Gumi.inc - WWDD (muito bem produzido, o álbum tem altos e baixos. talvez até mais momentos 'altos', fazendo por merecer assim uma melhor posição. mas aí entrou em conta meu diminuto interesse pelo grupo ultimamente. sei lá, quanto mais fãs e mais verba elas possuem, sinto menos a 'essência' original de outrora no ar)

10- Four Get Me A Nots - Astrea (o grupo manteve sua porradaria de sempre, mas num estilo mais próximo dos primeiros cds. loko demais. eu tive de adicionar esse álbum porque né... tinha que ter algum cdzinho de rock na parada para não ficar tão feio =P )

*menções honrosas: Kara - Girl's Story; Koutei Camera Girl - Leningrad Loud Girls; Passpo - Beef or Chicken?; Tsuki to Taiyou - 2014; Idoling!!! - Single Collection gu!!!; You Kikkawa - You the 3rd. ~wildflower~; Afilia Saga - Realism; Ayumi Hamasaki - A One.

Top 10 músicas de 2015

1- Q'ulle - Oni (amo o bridge, intro e linha de bateria dessa música. pra completar ainda me faz recordar do antológico jogo Oni =P )

2- AOA - Stay With Me (quase tão memorável quanto "When I Fall" do After School)

3- Man With A Mission - Stella

4- Up Up Girls Kakkokari - Runway

5- Team Shachihoko - J.A.N.A.I.C.A.

6- Predia - Baby Kiss

7- GEM - No Girls No Fun

8- Kou Shibasaki - Memento Diary

9- Kotofolic - Fanfare (infelizmente a boneca assassina não está levando em frente esse projeto banda =/ viraria fã e pararia de ofendê-la se o fizesse. juro!)

10- Koutei Camera Girl - Swallow Maze Paraguay (adoro como as músicas delas sempre tem títulos bem... aleatórios. kkkkkkk várias vezes incluindo nomes de países ou cidades só para... sei lá porque ^__^' )

Revelação do ano

Mais uma vez, um ano repleto de idols graduando (como a Sakotii no Passpo, Raymee no Afilia Saga...) e grupos acabando. Incluindo nomes importantes como Berryz Koubou e Idoling!!!. (além de Jewel Kiss, Jewel*Mariee, Fine Color, Negaigoto, Namida, MelodyLien, Ichigo Theater, Shizukaze & Kizuna, Karatto, Nananon...) Sem falar nos que quase acabaram, como Party Rockets GT e Tsuki to Taiyou. Mas para cada grupo que encerra suas atividades, tem outros cinco que aparecem. ^__^' Fica até difícil de acompanhar. Como grande 'revelação' dentre estes tantos, eu pensei no BPM15Q, novo projeto da Rinahamu... pensei na Mari Mizuta, recomeçando pela segunda vez a carreira... pensei no Koutei Camera Girl, com sua pegada EDM fodida... Mas no final, achei melhor usar a lógica e dar o prêmio ao Q'ulle mesmo. Basta olhar os rankings acima para notar que o resultado só poderia ser esse. São praticamente um 'Hime Kyun 2', com mais criatividade mas menos fanservice. Eu sei, a rigor o grupo surgiu no final de 2014, formado por ex-integrantes do razoavelmente famoso grupo Danceroid. Mas elas só foram soltar o primeiro single já em 2015. Passaram a fazer mais apresentações e a construir uma identidade ao longo deste ano, então acho justo poder considerar o Q'ulle. E fizeram por merecer o prêmio, afinal em tão pouco tempo já possuem site oficial bem mantido, um monte de goods à venda, quatro singles e um álbum, apresentações no exterior agendadas...

Decepção do ano

Eu poderia citar o After School, que simplesmente sumiu. Até desistiram de emplacar no Japão, pelo visto, ao fecharem o fã clube oficial. Mas entre as coisas que eu já andei aprendendo sobre k-pop, está o fato de que isso... é normal lá na Coréia. Os grupos estão constantemente indo e voltando, com lançamentos bem esparsos. Sendo assim o título de decepção vai pro SKE48. Mais doze meninas graduaram ao longo do ano e entre elas, minha oshimen Abiru e Rena, um dos pilares do grupo. Era lógico que o SKE iria sofrer, mas não achei que fosse 'murchar' a este ponto. Os times viraram uma bagunça, desequilibrados e sem química. Lançaram só dois singles ao longo ano e ambos bem meia-boca. Os produtores continuaram a investir errado em certas lolis sem futuro... A essa altura, a maioria das membros parece estagnada por ali, sem perspectiva assim como o grupo, apesar das boas vendagens. Tudo anda muito sem graça lá pelos lados de Nagoya... Nem a promoção da graciosa Nakki de kenkyuusei para membro efetiva e posterior rankeamento no sousenkyo salvam o ano do grupo pra mim.

Coreografia do ano

Pois é, toda vez eu invento alguma categoria diferente como pretexto pra falar sobre algo. Pois desta vez criei essa categoria, na caruda, só para poder dar um pouquinho mais de holofote pros grupos de k-pop, já que o Q'ulle dominou os rankings acima. =P Em especial ao AOA, com seu "Heart Attack/Mune Kyun". Elas são chegadas em sensualizar bastante e nesse single... oh my gosh. *___* Quase tão bom quanto "Get Out" e superior aos hits "Like A Cat" e "Miniskirt". O EXID chegou perto com "Hot Pink", mas quem tem Choa diva, sempre ganha o tie-break. ;) Sempre. A bem da verdade, até vi uma coreografia mais fodona (BTS com "Dope"), só que eles são uma boyband e eu sou macho, rapá! =P Nem ferrando que eu daria uma vitória a um monte de cueca, sai fora. Com o sumiço do After School, a esta altura já não sei mais qual meu grupo coreano favorito, se AOA ou Crayon Pop. São estilos BEM distintos... bah, tchê, é verdade. AOA tem a Choa diva divando, sem mais. S2

5 comentários:

Júlia disse...

Faço parte da meia duzia de leitores fieis do seu blog desde 2012. Assim como você esse ano eu também comecei a ouvir um pouco de k-pop. Conheci seu blog quando comecei a gostar do akb48 e por azar essa foi a época em que você parou de gostar do grupo. Esse ultimo ano foi o ano em que eu parei de acompanhar o akb aos poucos, tanto que nem tive paciência para assistir o PV de Kuchibiru ni Be My Baby e o ultimo single que baixei do grupo foi green flash. Antes de virar fã do akb eu acompanhava k-pop, mas quando conheci o akb abandonei completamente o k-pop. Esse ano em meados de março achei interessante a musica Ice Cream Cake do grupo Red Velvet e viciei completamente nela por um bom tempo. No meio do ano ouvi falar de um reality show bem tosco chamado Sixteen que lançaria um girlgroup e tive curiosidade em ver. Esse reality lançou o grupo Twice que você comentou em algum post. Foi bem legal assistir Sixteen (mesmo com legendas em inglês) e torcer para certas garotas debutarem. Acho que todos que viram o reality ficaram ansiosos com o debut do grupo. Não demorou muito pro grupo debutar com Like Ooh-Ahh. E por fim outro grupo que eu acompanhei esse ano foi Wonder Girls. Fiquei animada ao saber que elas fariam comeback depois de anos porque esse era meu girlgroup favorito de k-pop. Wonder Girls veio com um álbum (Reboot) maravilhoso. A faixa principal "I Feel You" é incrível e pra mim a melhor do álbum. Esse álbum é repleto de faixas boas e Candle seria a melhor faixa se não tivesse o feat que estraga a musica na minha oinião. Fui ouvir Heart attack do AOA esses dias e é realmente uma faixa viciante.

Tsutomo disse...

vou te responder pq fã de Wonder Girls eu respeito, se fosse de SNSD eu faria a egípcia. =P /aloka

pow obrigado pela paciencia nesses anos todos aguentando-me com minhas bobagens e ofensas. kkkkkkk e vlw pela info, não fazia idéia de que o tal de Twice tinha sido formado assim. é tipo um Rouge, então? =D o que me chamou a atenção foram as integrantes de nacionalidades diferentes... tipassim, pq nunca ninguem teve essa idéia antes?? pensando no apelo comercial, é sensacional isso. Red Velvet eu num curto pelo visual meio... 'extravagante' delas. se fosse só as músicas até acho divertido.

na minha visão, gostar de idols japonesas e de grupinhos de k-pop ao mesmo tempo é algo meio que natural. eu sei que tem fãs de k-pop que me esfolariam vivo ao ler algo do tipo mas eu acho essas idols de cá e de lá tão parecidas... tem mais semelhanças que diferenças, mesmo no modo como são produzidas e agenciadas, no comportamento dos fãs e tals. sendo assim não acho que seja um pulo tão grande sair de um grupo idol japonês para um coreano... talvez a volte a pender mais pro lado de cá em 2016 dependendo dos lançamentos que aparecerem e shows aos quais for, vamos ver. ^__^

Anônimo disse...

Finally found some time to catch up with your postings. Your list is interesting, though honestly I don't know (or like :P) most of the groups you mentioned. Should do something similar as well, though less extensive.

What surprised me:
1) You like Koutei Camera Girls as well? Never would have thought that. I bought me their two albums on my last trip. Only knew them by videos.
2) Up Up "just" released one album and some DVDs... Seriously, that is something you consider as a poor year? I prefer one album over 4 or 5 single releases.
3) Baby Kiss by Predia is one of your favourite songs? The most boring of their entire recent album? Get a grip, man... :P

Btw, the comparisons between Kpop and Jpop is so ridiculous in my opinion. Contrary to you I find both completely incomparable inn EVERY regard and therefore it is absolutely understandable to like both genres, as there is hardly no overlap (Does that make sense?).

My predictions for your Top Ten list 2016:
More Party Rockets GT - if the groups manages to find some stability finally...
And a certain girl named Arisa :P

Tsutomo disse...

Koutei Camera is interesting and at least sound wise, a very enjoyable group. too bad they have even less shows than Q'ulle...

yes, it is definitely a poor year when comparing to previous ones of the group. they used to have new fresh songs to offer almost every month.

"Baby Kiss" is a very different song, more idolish than what they use to offer. you don't like this kind of song, but that's your problem not mine. =P apart from that song, I consider Predia's year very poor and uninteresting.

no way in hell I'll include PiiiiiiiN in my next list. not even if Nyansan transfers to the group. =P PRGT is doable, though. but I won't give them a free pass just cause Nanase. they'll have to present some nice songs.

and regarding k-pop idols and japanese idols, if you can't see a single resemblance... well, I can buy you new glasses someday, I guess. .___.

Amanda disse...

Eu diria que todos os grupos 48 foram uma decepção em 2015. Só teve single ruim e sem graça. Já estou até desistindo de acompanhar.