sábado, 20 de dezembro de 2014

Dois one-man, duas emoções

Hora de reviver o blog pra falar de dois shows one-man ocorridos nos últimos dias 30 e 6. Shows do Up Up Girls Kakkokari e Next Shojo Jiken, respectivamente. Shows BEM distintos, em todos os aspectos. Começando pelo "Live House Tour 2014 High Spurt Kingdom ~Zepp DiverCity Kessen~" do Up Up. Era o primeiro dos shows desta mini-turnê (os outros serão em Osaka e Nagoya, no final deste mês) com apresentações non-stop. Ano passado elas já tinham feito isso, mas numa apresentação de pouco mais de uma hora de duração. Dessa vez seriam mais de duas horas cantando sem parar. Na teoria. Na prática não foi bem um non-stop, uma vez que rolaram uns MCs sim, só que curtinhos (cronometrados e tudo) e com música de fundo tocando. A música sim, não parou de tocar desde o tradicional aquecimento com "Born Slippy Nuxx" (tocou inteira, sem corte), seguido pela abertura "overture". Elas apareceram trajando a nova camiseta colocada à venda neste dia, uma colaboração do grupo com a grife reversal.dogi.design.works. Bem, não exatamente a mesma camiseta, uma vez que a versão vendida é branca e a que elas usavam era prateada, cintilante. Figurino simples e palco idem. Não tinha nada. A única coisa diferente preparada para este show eram uns corredores abertos no meio da pista, com uns palanques para elas subirem e ficarem ali, se apresentando literalmente no meio da galera. Uma bela tática para disfarçar casa não lotada, diriam alguns. ^__^' Elas haviam feito o mesmo naquele outro show non-stop, mas como eu não fui nele, pra mim era novidade. Foi bem divertido porque pude vê-las de perto apesar de ter sido um dos últimos a entrar e estar portanto bem afastado do palco propriamente dito. Elas ficavam constantemente trocando de posições, espalhadas pelo palco e corredores. Foi meio frustrante que a Sekki veio poucas vezes (pela menos foi a impressão que tive. Akari e Sengoku ficaram séculos ali na ponta direita onde eu estava), mas fui recompensado quando no finalzinho do show, elas já se despedindo, a Sekki me viu, apontou pra mim e deu tchauzinho. Ela pelo visto nunca mais me esquecerá. =D (também, depois daquilo) Mesmo que o show tivesse sido horroroso, só esse momento especial já teria feito minha vida o dia valer a pena. Mas tranquilo, o show não foi assim.

Eram duas sessões realizadas no começo e final da tarde. Eu compareci apenas pra segunda. Cantaram "Enjoy!! Enjo(y)!!" e "Beautiful Dreamer". O primeiro MC foi puxado pela Ayano, teve breves apresentações pessoais (apesar da correria, Akari achou um tempinho pra quebrar umas telhas) e rolou um alongamento que nem aquele feito nos locais de trabalho pela manhã, antes do expediente (taisou). Com aquela musiquinha chata e tudo. >___< Seguiram com "Marvel Hero", "Waidoru Seven", "Seishun Build Up", "Niji iro Mosaic" e "Jumper!". Novo MC, com Konatsu e Sengoku falando. Introduziram a música seguinte, apresentada pela primeira vez nesse dia, entitulada "Kira Kira Mirai". Achei ela mara e torço pra que vire single, não fique só nessa performance (elas disseram que tinha sido preparada especialmente para este dia). Ela tem pegadinha punk rock, parece música do Hime Kyun. =D Não uparam ainda vídeo com essa música, mas dá pra conferir um trechinho neste resumo da apresentação aqui. Potencial alto de moshing. Eu aprovo. Na sequência, "Bare Bare I Love You", "Ichiban Girls!", "Burn the Fire!!", "Up Up Typhoon", "Chopper☆Chopper" e "Onegai Miwaku no Target". Novo MC, com a Manami em destaque. O que já estava eletrizante ficou ainda mais frenético com um medley eletrônico monstruoso, interligando trechos de "Itadaki wo Mezase!", "Zenryoku! Pump Up!! -Ultra Mix-", "Upper Rock", "Starry Night" (em versão remixada que eu nunca tinha ouvido), "RespecTokyo", "Enjoy!! Enjo(y)!!", "Samurai Girls", "Kari wa Kaesuzebe your soul" e "Survival Girls". Ufa! Encerraram com a clássica "Uppercut!" e se despediram. Por pouco tempo, mal deu pra recuperar o fôlego e já estavam de volta pro encore. Que contou com uma sequência de uns 20 minutos de duração, entitulada "Nenmatsu Upga no Reverse Mix 2014". Era como se tivessem pego o disco do show e tocado de trás pra frente, todas as músicas de novo, mas ainda mais rápido, pulando de refrão pra refrão, incluindo até o "overture". Cruel. Pra finalizar de vez a noite, um pouco de 'descanso' com "Party! Party!". Era pra ter acabado ali... era.


Mas uma sirene disparou e veio um anúncio surpresa. Como não tinha telão, foi no áudio mesmo. Ano que vem, a partir do dia 26 de março (no Shinjuku ReNY), o grupo fará uma turnê nacional pra valer, passando por todas as províncias do país! =O Duração de cerca de um ano, com as primeiras nove datas já anunciadas (Tokyo, Gunma-ken, Nara-ken, Hyogo-ken, Kyoto, Kouchi-ken, Kagawa-ken, Ehime-ken e Aichi-ken). É melbeim, não é só o AKB que pode fazer planos audaciosos desses. Detalhe que a turnê do Up Up tem tudo pra correr de maneira bem mais flúida e melhor planejada. =P Chupa, Akimoto. Como deverão fazer apresentações sempre em casas de shows pequenas, não creio que haverá risco de prejuízo/casa vazia. De qualquer modo é um feito e tanto, não só significativo na história do Up Up, mas dos grupos idols em geral. 'Nunca antes na história deste país' um grupinho idol pequeno tinha ousado fazer uma turnê tão longa. Não vamos esquecer que o Up Up não tem sequer gravadora major por trás pra bancar, o que torna o feito ainda mais impressionante. Elas fizeram ainda meio atônitas os agradecimentos finais e se foram. Eu estava quase morrendo, fico imaginando as meninas que tiveram que aguentar aquela maratona duas vezes em questão de poucas horas... tadinhas. Não comprei nenhum good e nem participei de atividade nesse dia, mas nem precisava. Já tinha sido um baita one-man, com a Sekki o Up Up mais empolgante, contagiante e divertido do que nunca. Em Odaiba havia bastante movimento nesse dia, graças às iluminações especiais nos shoppings do pedaço. Não achei nada lá muito espetacular, porém. Por isso (e pelo cansaço) nem rodei muito pela área. Quem sabe outro dia. Aproveitando a oportunidade, deixa eu dar uma atualizada nos vídeos do grupo no youtube: episódio vinte e seis do "Senjou Kakkokari", com Akari e Sekki. Mai waifu aparecendo pela segunda semana seguida, agora no outro uniforme, o de inverno. Amo muito tudo isso. E desta vez, oposto ao programa anterior, ao lado da membro com quem ela se dá melhor. Akari teve de tirar o sino de recepção da Sekki pra poder prosseguir com o programa. ^__^' No episódio vinte e sete, coitada, deixaram a Moritii sozinha. Interessante ver ela comentando sobre sua relação com o Negicco. Quem diria que o destino pregaria um mês depois a peça que pregou... (aguardem post em breve pra saber mais detalhes)

No episódio vinte e oito, em contraste, três membros: Sengoku, Konatsu e Ayano. Teve umas conversas divertidas mas infelizmente a gravação está toda 'cortada' com trechos faltando. =/ Mas o pior ocorreu com o episódio seguinte, onde problemas técnicos impediram a gravação por completo. .___. Quem viu ao vivo dia 25 passado, viu. Quem não viu, não verá jamais. Sem vídeo do episódio que teve a presença da Moritii e Sekki. ;___; Pelo menos ela reapareceu no episódio trinta, junto com Sengoku e Ayano. As três tinham participado horas antes de um evento diferente, trabalhando num kombini e cumprimentando os fãs/clientes. (como parte daquela campanha da Jimodol Festa da qual eu tinha comentado outro dia) Esse vídeo é especial não só pela beleza da mai waifu num visual mais maduro mas porque ela estava aloprada demais, deve ter tomado umas vodkas escondida lá no kombini. =P Atrapalhou as demais, falou o que não devia, passou boa parte do programa comendo e falando de boca cheia... No trinta e um, da semana passada, edição especial com quase o grupo todo, só faltaram as duas membros mais jovens. Aqui quem rouba a cena é a Moritii. O Up Up está com um mês de dezembro não muito atarefado (pros padrões delas), apesar dos lançamentos dos dvds da escalada no Monte Fuji e do programa "Joujou Shojo's". Mas ano que vem a história muda. Além da nova turnê do Team Makenki e dessa turnê nacional, elas já têm programados shows em Taiwan (janeiro) e Havaí (maio). =O Esse último foi anunciado num evento domingo passado. Além de várias apresentações parece que elas irão participar de uns eventos esportivos por lá também. No 2ch a expectativa é de que aproveitem a viagem e gravem um clipe de bikini. =D Admito que faço coro ao pedido. *___* Já naquele programa "Idol Otakarakuji", as coisas não foram tão boas pro Up Up. No quinto episódio o grupo não conseguiu encaixar mais uma vitória em sequência, perdeu o primeiro lugar na votação para as companheiras do The Possible. O outro grupo que avançou, quem diria, foi o Alice in Alice. Bakusute e Lyrical eliminados. ;___; Não sei porque mas o sexto episódio só foi ao ar 20 dias depois, com o Up Up vencendo a revanche e a Sekki sendo escolhida MVP. S2

Só que parece que os staffs da atração viajaram na maionese e exibiram um perfil dela com infos erradas. -___- Além delas e do The Possible, avançou o Yurumerumo!, enquanto Alice in Alice e Tokyo Cheer 2 Party voltaram pra casa. O sétimo episódio foi ao ar dia 5 e teve o duelo particular prosseguindo, com nova inversão: The Possible em primeiro e Up Up em segundo. Também avançou o Iris, estreante. Yurumerumo! e Nananon foram eliminados. Como essa batalha vai continuar, não foi anunciado ainda. Semana passada foi exibida uma edição especial, com uma batalha à parte valendo a participação num comercial da Sega. Adivinha quem disputou voto a voto esse prêmio? Pois é. Mesmo com grupos já eliminados e outros inéditos participando, deu outra vez The Possible em primeiro e Up Up em segundo. =( Ficou no quase... 3 a 1 está o placar contra o Up Up, mas espero que consigam virar. Bom, o outro one-man a ser comentado nesse post é o "Next Shojo Jiken 1st One-man Live ~Tokyo Daihanzai -Keihou 220 Jyou- & Nono Sotsugyou". (o título faz referência à lei que diz respeito ao crime de sequestro na constituição japonesa) Sim, eu estive presente no primeiro one-man do Next Shojo Jiken, realizado na sua 'casa', o muquifo Rock May Kan em Meguro. Não poderia faltar a esta data. Eu já tinha visto um momento especial do grupinho no local, quando do aniversário da Mai. Mas esse era um dia ainda mais importante, afinal havia sido anunciado no último dia 2 que a Nono (minha oshimen por acaso) iria graduar do grupo e esse seria seu último show. =( Eu já tinha chegado a comentar por aqui dos problemas de saúde das meninas, em especial da Nono, por causa da rotina puxada com shows agitados e longos deslocamentos. Pois eis que neste meio tempo as coisas só pioraram, com ela chegando a ter de cancelar suas atividades por uns dias e sendo levada a um hospital. Lá descobriram que ela estava com inflamação nos rins. A partir daí era só questão de tempo o anúncio de sua saída. Não tinha mesmo como ela continuar mais. Saúde em primeiro lugar.


Triste, mas o grupinho parece mesmo amaldiçoado. Em tão pouco tempo de vida e já perdeu duas membros (Shuri fugiu e Nono tendo de se afastar por problemas médicos), não consegue angariar novos fãs... Nesse dia, como eu esperava, a casa estava quase vazia. Eram cerca de 40 pessoas apenas, isso porque haviam fãs de outros grupos 'parceiros' (Gouhou Lolita, Passcode, Tsuki to Taiyou) presentes, bem como algumas idols (meninas do Putipa -petit pas!-, Avandoned, 2 & e Tsuki to Taiyou, entre elas a Natsumi =3 ). Não que eu esperasse algo muito diferente disso, mas não sei se o grupo vai conseguir se manter assim. Ainda mais levando em conta que outros grupos parecidos estão decolando muito mais rapidamente. A mesma dificuldade pra conseguir novos fãs se viu na hora de encontrar novas membros. Após longo período de audições, por enquanto apenas uma menina nova foi adicionada ao grupo. Apresentada neste dia, a bela Eri (Eririn) cantou uma música com as duas e fez um breve discurso. Não estava lá muito nervosa e seu rosto... me pareceu bem familiar... não sei (por enquanto) se ela já tem experiência prévia (como a Shuri). Mas sei que ela tem um jeitinho de... garota do Afilia Saga, não de grupinho 'punk' como o Next Shojo. ^__^' De qualquer modo, achei uma boa adição levando em conta minhas baixas expectativas... Uma coisa da qual nem elas nem ninguém pode reclamar é da dedicação desses (poucos) fãs. Eles não só levaram dois grandes arranjos florais como ainda 'decoraram' o local com fitas de 'perigo não entre' (inclusive o palco), uma enorme faixa e prepararam uma camiseta especial do grupo com mensagens dos fãs (eu, claro, também escrevi) pra Nono. Logicamente essa não foi a única coisa que ela recebeu nesta última noite, pelo contrário, encheram ela de presentes. Parecia a Aipon. .___. Acho que eu devo ter sido o único que não levei nada (que péssimo fã eu sou. nem mensagem no twitter eu deixei... esqueci. ^__^' ele ainda não foi apagado, mas ela já não está mais utilizando-o). Aquele wota que vive andando de saia, só ele, deve ter dado uns dez presentes, incluindo boneca e par de tênis. Sem falar que na hora das atividades ele investiu todas suas economias tirando umas oitocentas fotos com ela.

Eu, por outro lado, tirei só três 2 shot chekis neste dia. Até porque eles, malandramente, estavam mais caros nesse dia. Um com cada uma e um último com as duas. Eri não participou. O primeiro show pra valer dela está marcado pra ocorrer num festival na próxima quarta-feira, 24. A Mai aproveitou pra me entregar o cheki decorado do nosso último encontro, já a Nono... esqueceu. Na verdade nem sei se ela levou, uma vez que não a vi com o álbum onde ela guardava os chekis do pessoal. E fiquei sem graça de ir lá cobrar ela. Tudo bem, espero que ela guarde de recordação então. =) Assim como espero que apesar das dificuldades e dores, ela guarde boas lembranças dessa sua 'aventura' como idol. Quanto à setlist... bom, elas não tem ainda muitas músicas né, então cantaram apenas "Byousoku Vital Sign" (duas vezes), "Cold Case", "Adolescence" (três vezes no total), "Chaotic 2step", "Hanamizu" e uma música nova cujo nome a esta altura já esqueci. ^__^' Não curti ela muito. Tem cara de música do Gouhou Lolita. Aliás, venho notando que o grupo tem cada vez mais ido na direção do metal e deixado o punk rock de lado, algo que me deixa preocupado. Não só porque eu gosto mais de punk, mas porque assim a tendência natural é as fanbases do Next Shojo, Gouhou Lolita e Passcode se fundirem em uma só. E se os showzinhos do grupo passarem a ser dominados pelos 'trash wotas', sinto muito, será a vez de EU graduar. u___u Elas também apresentaram uma nova roupa, quase idêntica à antiga, toda preta e bem simples. Pelo menos inclui um calçado desta vez. ^__^' Fora isso, teve os solos das meninas: Mai cantando "Romantic Ukare Mode" da maravilhosa Miki Fujimoto (ex-Morning Musume) e Nono fazendo uma cover do Fact. Depois ainda viriam a fazer, as duas, covers do SiM e do BiS (cantaram o clássico "nerve"). Em uma das músicas a Kokoro do Putipa -petit pas!- subiu ao palco pra dançar junto. E em diversos momentos as meninas vieram pro meio da pista pular junto com os wotas. Foi legal. O que não foi tão bom assim foram os MCs. Tudo bem que na maioria das apresentações elas sequer o fazem, mas eu acho que depois de quase um ano já deviam estar melhorzinhas. E deviam ter ensaiado algo pra essa data especial.

Foram bem 'arrastados' com elas sem saber o que falar. Dois deles foram mais longos e merecem destaque. No primeiro passaram um vídeo de imagens de bastidores (de shows e sessões de fotos) e uma entrevista com ambas, onde falavam coisas como comida preferida (Nono - hamburguer, Mai - potato chips e mais uma lista que ela própria esqueceu ^__^' ), impressões sobre o Rock May Kan, sobre os fãs ("parecem assustadores mas ao falar com eles são super carinhosos". me senti atingido)... achei bem interessante, apesar da gravação claramente amadora com falhas no som e imagem. No outro momento marcante, claro, teve o longo discurso de despedida da Nono, com muitas lágrimas e um bonito abraço das duas agora ex-colegas. Nono parecia realmente afim de continuar no grupo e arrasada por ter de sair assim, neste estágio do Next Shojo. Diga-se de passagem, quando será que sai cd novo hein? Já está na hora. Elas (Mai e Eri) estão atualmente gravando outra música... porra, já tem material pra um mini-álbum acumulado. Junto com a Nono, muitos wotas choravam. Ela disse que vai continuar apoiando o grupo nessa nova fase que o espera. Vamos ver como vai ficar né. Na hora das atividades, tirei os chekis acima e por já estar tarde (mesmo com poucas músicas o show acabou sendo longo graças ao vídeo exibido) o tempo pra ficar falando com elas estava ligeiramente mais curto. Deu pra eu dar um puxão de orelha na Mai pelos MCs desastrosos. E pra eu dizer algumas palavras bonitinhas pra Nono. Não falei nada demais, apenas que eu sentiria sua falta mas ela continuaria sendo minha oshimen, que esperava encontrar com ela na platéia em shows futuros do grupo, que ela seria pra sempre parte da 'alma' do Next Shojo, que saúde é sempre o mais importante e tals. Foi o suficiente pra ela chorar. Bastante. Fiquei BEM sem graça. Ainda mais ao ver que ela não estava assim tão emotiva com outros fãs. Após minhas fotos, continuei no local (assim como outros quinze ou mais fãs) até o encerramento completo das atividades, quase onze horas da noite já. O produtor Dinco anunciou que o twitter da Nono iria ser apagado após alguns dias.


Mas pelo visto mudaram de idéia. Nono quer mantê-lo como 'recordação'. Uma última saudação e assim acabou o show e a passagem da minha oshimen (por acaso) pelo grupo. Ah, teve uma foto tirada junto com os fãs, onde chamaram as amigas dos outros grupinhos pro palco também. E durante as atividades, ficaram tocando de fundo um monte de músicas de heavy metal. Reconheci algumas, como do Fear Factory e "Du Hast" do Rammstein. Cruel. Já fui grande fã da banda alemã quando garoto. Surpreendente que achei que o amigo alemão ficaria contente ao saber disso, mas ele disse que não gosta deles. .___. Quer dizer, o cara torce pro Borussia Mönchengladbach, não gosta de Rammstein, seu grupo idol favorito é o Bellring... caramba, como eu ainda converso com um sujeito desses?!?!? =P Bom, acho que não esqueci de nenhum detalhe (relevante) desses dois shows. Não se preocupem que nos próximos dias espero recolocar esse blog em dia... assim que terminar de jogar Far Cry 4. =D

Nenhum comentário: