segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Descobrindo mais idols em Shinjuku

Post novo no blog, yay! Espero conseguir recuperar meu atraso nos próximos dias. Neste sábado dia 27 fui até Shinjuku, mais precisamente naquele muquifo tosco que é o Shinjuku Birth, para ver meu terceiro festival idol do mês. Entitulado "Kabukimono wa Danzen Live #8", ele contou com a presença de 31 grupinhos/solistas obscuros, com apresentações de cerca de 20 minutos cada. Se estendeu portanto ao longo de todo o dia. E o melhor: com possibilidade de re-entrada e um ingresso de míseros 500 ienes! Isso mesmo, uma moedinha. Mais barato que isso, só de graça. Custo benefício excelente, opção obrigatória pra mim, portanto. (ou quase. na verdade eu queria é ter ido ver o último show do Uplift Spice, que aconteceu em Shibuya. só não vi porque os ingressos esgotaram. ;___; muito triste isso, o fim de uma das melhores bandas de punk rock que já existiram, cujos shows me proporcionaram tantos momentos divertidos... creio serem os shows nos quais eu mais vezes fiz diving em minha vida. restam cada vez menos bandas das quais eu sou fã na ativa ainda...) Eu não vi todas as apresentações, porém. Perdi as oito primeiras porque eu dormi demais. ^__^' Duas eu perdi porque estava do lado de fora nas atividades do Next Shojo (mas não tem problema porque eram grupos que eu tinha visto em Meguro) e as duas últimas eu não vi porque voltei pra casa (não queria ver o Gouhou Lolita por causa dos seus "trash wotas"). Ainda assim foram 19 grupos, grande parte deles visto pela primeira vez. Valeu a pena. Foi bem divertido, apesar da presença dos fãs incômodos. Mesmo quando grupinhos mais inofensivos se apresentavam, era fácil perceber a presença deles no local, pelos berros fora de hora, movimentos violentos, palhaçadas para aparecer... tinha um cara só de cueca, se duvidar o mesmo tonto do Tokyo Idol Wars. Eles aprontaram durante alguns shows, mas não fiquei pra ver o 'ápice' durante o show do Gouhou Lolita. Não quero me juntar com essa gentalha. =)

Meu dia começou conhecendo o Necronomidol, um grupo com temática macabra/gótica/sombria/whatever, que surgiu a cerca de três meses. Notem o caminho que vem sendo trilhado: BiS > Bellring > Next Shojo > Necronomidol... Onde isso vai parar? Não sei. Só sei que tenho medo, MUITO MEDO. Não fui o único que não se sentiu atraído pelas músicas e visual (só uma delas anda com cara maquiada. seria mais legal se todas entrassem no espírito da coisa...) do grupo, o pequeno público estava bem apático. Só se animaram na última música, bem alegrinha e nada a ver com todo o resto. ^__^' De curioso, o fato de que o quarteto tem um gringo como produtor por trás dessa idéia maluca. O segundo grupo, também criado no meio do ano, foi o Haloperi Doll. (não achei vídeo delas) Na mesma linha mais dark, com direito a uniformes rasgados e manchados de tinta vermelha (Kinoshita, is that you?). Elas tem um som mais rock, até que legalzinho. Fizeram uns MCs meio zoados, mas vendo no site oficial que o grupo tem essa temática chuunibyou (termo usado para se referir a aqueles adolescentes que se acham sabichões, fodões e tals. em certos sites tem tantos... ainda bem que não estão mais vindo aqui no blog =P ) entendi o porquê daquilo. O terceiro foi uma dupla, completamente diferente dos anteriores. Diferente de tudo que eu conheço como 'idols' pra dizer a verdade. Try Play. (também sem vídeo) Uma delas parece homem, mas é mulher mesmo. (Thammy Gretchen, is that you?) Elas estão mais pra uma duplinha pop-folk, não entendi o que faziam ali. Cantaram algumas covers, entre elas uma do Mihimaru GT. Aí foi a vez de conhecer o Elfloat (o clipe foi gravado no mesmíssimo lugar que o Namida filmou o clipe de "Cinderella". foda que não tem ele na net pra eu postar aqui), talvez a minha maior surpresa no dia. Grupo bem interessante. Outro criado a poucos meses. A comparação inevitável é com o Tsuki to Taiyou: ambos já conseguiram angariar uma fanbase razoável; ambos misturam músicas mais 'idol' com elementos mais rock; ambos são muito bem produzidos (pros padrões desses grupinhos obscuros) e possuem uma garota que me chamou a atenção.

Neste caso foi a tal de Mizuki. *___* Kawaii demais ela. Gostei muito do uniforme verde com detalhes dourados delas. Sério, acho que uma das roupas mais bonitas que eu já vi até hoje num grupinho idol, incluindo AKB48 e tudo mais. O grupo seguinte foi o 8princess, animadinho mas genérico demais pro meu gosto. É um grupinho com raízes em Hachioji, cidade vizinha a Tokyo. (rivais do Chu-Z?) Fazendo um contraste com o Elfloat, usavam um uniforme tosco bagarai. Na sequência acompanhei pela primeira vez na vida o nascimento de um grupo idol: era o primeiro show do Kimi to Boku, Tokidoki Melancholic. (sem vídeo ainda, por motivo óbvio) Elas se descrevem com uma temática conto de fadas/espiritual/romântica/terror, mas na prática simplesmente usam roupinhas gothic lolita e umas máscaras no início da apresentação (qualquer semelhança com grupos do Alice Project não deve ser mera coincidência). Em termos musicais achei bem genérico. Achei interessante que estavam distribuindo na entrada umas 'bandeirinhas' do grupo e durante a apresentação duas meninas ficavam dançando na frente do palco, já na pista junto dos wotas. Elas revezavam na tarefa a cada música. As coreografias pareciam bem feitas e ensaiadas. Achei triste quando reparei nuns caras usando máscaras e cantando perto do palco... porra, o grupo acabou de ser criado e já tem mais fãs que o Next Shojo. ^__^' O grupo seguinte foi a segunda grata descoberta no festival: Guusou Drop. (sem vídeo mas dá pra ouvir as músicas no site oficial, bem feito diga-se de passagem) Esse estreou uma semana antes que o Kimi to Boku. Não parecia. Tudo bem que a líder do grupo é a experiente Saki, do 2 &, mas as demais também demonstraram estar bem preparadas. Até tirei foto (abaixo) da abertura da apresentação delas porque foi épica. Uma máquina soltando bolhas de sabão e elas empunhando guardas-chuvas com leds coloridos que ficavam piscando enquanto as luzes do local estavam todas apagadas.





Elas apresentaram um som misturando elementos eletrônicos com post-hardcore, gritos a la screamo e um visual nem um pouco 'idol'. Me chamou a atenção uma das meninas, Yura, que é a cara da Sumire quando mais nova. (leia-se cara de bolacha Trakinas) kkkkkkkk Gostei muito da apresentação, do som, dos goods, do logo do grupo... pretendo acompanhar de perto porque é bem capaz de eu virar fã em breve. E a esta altura, com este boom de grupos idols pouco convencionais (na maioria das vezes com som pesado) que tenho visto nos últimos meses, já dá pra dizer sem dúvida que o BiS deixou um legado. O 'mundinho idol' nunca mais será o mesmo, já estamos presenciando essa transformação agora com estes grupos citados nos últimos posts. Só torço pra que a presença de "trash wotas" não se torne uma constante e eles permaneçam sendo um número limitado de caras, fãs de uma certa meia dúzia de grupos. Me animou que no show do Guusou Drop eles não estavam presentes. O público na pista ficava variando constantemente graças às atividades sendo realizadas junto com os shows, ali no meio do corredor de entrada e ao fato de poder sair e entrar de novo na casa. Tinha horas que a pista enchia; ficava quase vazia... ficava bem agitada; parecia desanimada, em silêncio. Como o local é bem apertado (leia-se precário), as idols ficavam indo e vindo pela pista a todo momento, afinal a entrada pro backstage fica de um lado e o local onde eram feitas as atividades (e a saída) fica do outro. Nisso várias passaram por mim, com destaque pra adivinha quem? Natsumi, a menina de rosa do Tsuki to Taiyou. Não acho que ela me reconheceu do show anterior, mas passou olhando fixamente pra mim com um sorriso de coelho. Ela realmente foi com a minha cara. .___. Bom, voltando aos shows, em seguida teve uma sequência de solistas: primeiro a Kanae Kumada, aquela baixinha aloprada que vi outro dia. Ela fez das suas palhaçadas, veio pra pista e estava o tempo todo falando errado, no que ela se desculpava dizendo que japonês é uma língua complicada... se ela acha isso, imagina eu então. Depois veio uma, acreditem, ainda mais bizarra: Youkai Ai-dol Kappa.

Ela é até que bonitinha mas se apresenta encarnando essa personagem. (pra quem não sabe, Kappa é um ser do folclore japonês. Vive em rios e lagos, tem aparência humanóide e é responsável por fazer travessuras e causar problemas) Ela se apresenta falando em japonês formal, olhando pra cima e sendo rude com o público. Numa das músicas, cantou segurando um guarda-chuvas... vai entender, às vezes fico em dúvida se os mais loucos são aqueles na frente do palco ou em cima dele. .___. A terceira foi a You Yanase, uma menina acima do peso vinda de Kyoto. Ela segue uma temática 'Japão tradicional' e se apresentou sem maquiagem, de cara lavada. Ela disse que chegou em cima da hora e não deu tempo de se arrumar. Apesar da pista vazia, gostei da menina seguinte: Manami Kitsukawa. Ela se apresenta solo e num grupinho chamado Moecore Gakuen. Tem boa desenvoltura e canta razoavelmente bem. É legalzinha sua música própria. Cantou ainda umas covers, entre elas da Sheena Ringo. Tinha um wota dela com tokkoufuku segurando um caderno com os calls anotados pro pessoal gritar junto. Na apresentação da Kino Kousaka a pista continuou com pouca gente mas BEM mais agitada. Isso porque a menina curte wotagei (até fez um pouco também durante a última música) e pediu pra galera abrir espaço na pista e fazer wotagei pra valer, com aqueles movimentos mais rápidos e complicados (que até hoje eu não aprendi, apesar de ter comprado dvd e livro ensinando... que vergonha). Foi um espetáculo à parte e engraçado quando o penlight de um cara escapou da mão e voou. Ela desceu do palco e foi lá pegar pra ele. ^__^ As coisas voltaram à 'normalidade' com a menina seguinte, Tsukasa Fukumori. (reparem no nome do twitter dela kkkkkk) Ela trabalha de staff lá no Cultures Zone em Akihabara e tem aparência de ter uns 12 anos de idade. Mas anda fazendo grabia dvd, sessões de fotos... deve ser só cara então. Assim espero. .___.' Canta músicas bem 'idol', não curti.

O nível não subiu muito com a menina seguinte, Mao Ikemoto. Vinda de Osaka e ex-membro de um grupinho de rock. Aqui a comparação inevitável é com a Rio Hiiragi (que no domingo virou a madrugada inteira acordada fazendo transmissão de vídeo interativo na web. assisti um pouco. coitados dos vizinhos dela): ambas tem seguidores devotos 'uniformizados' de amarelo; ambas agitam bastante no palco e ambas têm músicas com pegadinha rock. Só que as da RioRio são bem mais legais. E a própria RioRio é muuuuuuuuito mais graciosa que essa Mao. u___u Depois veio outra feinha, Takami Nishijima. Com menos fãs e músicas mais 'idol'. A menina curte HKT48... passo! Ela foi a última solista, em seguida veio o Maboroshi Karen GeNE que eu havia visto outro dia. Novamente com suas músicas idol mais animadinhas e com as meninas falando umas besteiras, principalmente a baixinha. Ela é uma figura. Antes de deixarem o palco, elas pediram uma saudação do público. Primeiro o pessoal da frente. Depois o do fundo (que fica num degrau mais alto. eu era um dos que estava na primeira fileira). Pessoal do fundão não correspondeu e aí ela ficou irritada e começou a resmungar. Pediu de novo. A resposta não melhorou e aí ela apontou "é... tirando aqueles três ali que são bonzinhos, o resto é uma porcaria". Eu era um dos três ao qual ela se referiu. Ufa! ^__^Aí foi a hora de eu ir pra frente do palco, juntar-me aos outros quatro fãs do grupo presentes (e a alguns fãs do Gouhou Lolita que vieram tumultuar ajudar) para a apresentação do Next Shojo Jiken. =D Foi divertido e com pouco tumulto, felizmente. Cantaram as mesmas músicas de costume, usando a mesma roupinha preta de costume, fazendo a mesma encenação de assassinato de costume e só pra variar, nada de MC. Sendo assim não tenho lá muito o que comentar do show delas, a não ser que a Shuri costumava ser a integrante de mais desenvoltura e hoje em dia é a Nono. É ela quem pede resposta do público e tals.


Vale dizer que o grupo andou até que atarefado nas últimas semanas (nesse dia elas fizeram outra apresentação mais cedo em Shibuya), mas daqui pra frente... por enquanto só um show marcado pro dia 13, lá em Minami Aoyama. Terminado o showzinho fui pra fora esperar as atividades do Next Shojo. Após a interação obrigatória com elas, voltei rapidamente pra ver mais dois shows: primeiro a Natsumi o Tsuki to Taiyou. Impressão minha ou a menina de rosa está fazendo o papel da Tenten nesse vídeo? ... ... ... ... Ok, eu me rendo! Da próxima vez vou lá na banca delas falar com a Natsumi. >___< O show foi divertido e bem agitado, não dava pra esperar outra coisa mesmo. Mas tive que ver de um local mais afastado porque os "trash wotas" já estavam dominando o centro da pista. =/ O último que eu vi foi o Tsubasa Fly, que se não me falha a memória eu nunca tinha visto ainda. Ele é interessante pela sua pegada rock... lembrou-me muito o Candy Go! Go!. No visual, música e no nível (baixo) de beleza das integrantes. =P Bom, voltando pras atividades do Next Shojo, a primeira a notar minha presença foi a Nono. Só pra manter o 'padrão', tirei dois 2 shot chekis normais e um decorado com cada. Comprei ainda uma outra camiseta, pra dar de presente ao amigo alemão. Mai aos poucos parece se soltar mais comigo. Tanto que numa das fotos ela propôs uma pose, segundo ela, de anime, onde ela colocou a perna na minha frente apoiada na parede. Ela disse o nome da pose e ficou me explicando a respeito... mas eu já esqueci. ^__^' Eu disse que era eroi aquilo e ela ficou rachando o bico. Em outra, ela me deu uma facada com a faca de brinquedo que elas usam no show. Falamos um pouco sobre o seu hamster, contei que eu já tive hamsters no passado, ela disse que ele (é macho) é bem agitado e tals. Ela falou ainda que queria ficar mais próxima (íntima) de mim (sem maldade, gente, por favor), o que achei bonitinho de sua parte. Ela ainda ficou pagando pau pro meu álbum porta-chekis, apesar dele ser comum... vai entender.

Elas agora carregam um também, onde guardam os chekis decorados da galera pra entregar na próxima oportunidade. Nesse dia não tinha praticamente ninguém em sua banca só nós, cinco fãs. Mesmo assim, notei que a Nono até escreveu nuns chekis decorados mas guardou. Quer dizer, virou nova prática do grupo (pra forçar o pessoal a voltar? deve ser). Eu recebi os meus do show passado. E recebi também minha camiseta do grupo, toda decorada pela Nono. =D Agora sim! Eu tenho de tirar meu chapéu pra ela porque ficou loko. Diferente da Sakichan que escreveu quase nada, super burocrática, a Nono desenhou um coelho (seu animal favorito) com um boné porque ela disse que eu sempre estou de boné (verdade). Escreveu pra caramba, sobre nossa conversa anterior inclusive. Eu tinha pedido algo meio kimoi aí ela fez um sangue escorrendo do coelho. kkkkkkkk Eu agradeci e tiramos uma foto com ela mostrando a camiseta. Em outra fizemos orelhas de coelho (sugestão dela) e no cheki decorado (que só vou pegar sabe lá Deus quando) ela tirou foto batendo minha cabeça na parede (minha sugestão). Falamos sobre seu coelho de estimação... comentei que ela tinha dinheiro, pra ter um bicho desses em casa... pedi pra ela postar uma foto dele no twitter mas acabei sendo trollado pela danada. -___- Perguntei sobre o fato delas não terem catchphrase... ela disse que tem sim, só não usam porque não costumam fazer MC. Mas nas primeiras apresentações elas falavam. Ela ficou de me ensinar a dela depois. (quero só ver) Brinquei que achava que ela ia esquecer de levar a camiseta e ela ficou explicando sobre o que tinha feito nela. Perguntei sobre como ela preferia ser chamada, no que ela disse que a Mai a chama por "Nontan", mas outros wotas a chamam de "Nonotan", "Nonochan"... Eu havia a chamado por "Nonopyon" no twitter e ela riu, disse que por ela tudo bem, era bonitinho. Comentei que o melhor mesmo seria "Nonokun" por causa da roupa de menino que ela usou anteriormente, no que ela respondeu "não, melhor ficar no Nonopyon mesmo". =P Foi basicamente isso. ^__^

Esqueci de perguntar sua idade de novo, mas na próxima vou levar um bloquinho de anotações com tudo que tenho de perguntá-la, pode deixar. Antes de ir pro festival, dei um pulo rápido na Tower Records do lado da estação (fotos lá em cima). Não tinha muita coisa diferente ou interessante pra mostrar aqui, só mesmo o stand do BiS e um pôster do TIF com os grupos da T-Palette Records. Ali eu comprei duas edições da revista Live Idol Collection (que vem com dvd), sendo que uma delas tem fotos das idols em bikinis e outra com as meninas em uniformes de estudantes. Em ambas têm a presença da RioRio (não sabia que ela era tão bem servida de... atributos. subiu no meu conceito =D ). Tem ainda Honey Squash, Cocoro Odoru, Candy Go! Go!, Kamen Joshi, Meguriai... tem até a Natsumi e as colegas de Tsuki to Taiyou... infelizmente na edição de uniforme apenas. ;___; E comprei os dois cds lançados recentemente que eu ainda não tinha (afinal não pude participar dos eventos de lançamento deles nem nada): o single "Paradigm" do Hime Kyun Fruit Can (que alcançou o 18º lugar no ranking da Oricon. uma certa decepção, diante da queda de seis posições em relação ao anterior né. elas já anunciaram pra véspera de natal o lançamento de um novo álbum, entitulado "Dengeki Princess". espero que ele alcance melhor resultado) e o single especial "Mugen, Fly High!!" do Team Makenki (Up Up + You Kikkawa + The Possible. esse foi uma decepção ainda maior, fechando a semana com menos de 2 mil unidades vendidas e amargando uma 34ª posição. nenhum dos envolvidos vinha num patamar tão baixo... e aí que quando você pensa que as vendas vão subir porque são três fanbases pra comprar o cd... você cai do cavalo. ^__^' já começo a imaginar se essa parceria vai ser levada pra frente por muito tempo... desconfio que não). As aventuras do sábado foram interessantes, mas as fortes emoções ficaram mesmo é reservadas pro dia seguinte... Assunto do próximo post.

Um comentário:

wattstax disse...

Well, well, well. I can't await your meeting with Natsumi! Blog immediatlely about it!

Tsubasa Fly really sounds nice. Have to look out for them. But can't say to much about their looks. Video is too fast (for a reason?) But their voices sound pretty mature (=good). Are their members older?

I like it, how your relationship to Next Shoujo Juken gets better :)