segunda-feira, 1 de setembro de 2014

@Jam Expo 2014 part.1

Um festival idol melhor que o TIF. Eu não poderia começar esse report de outra maneira, me desculpem. Pra muitos a afirmação não tem lá muito sentido, até porque eu AINDA não fiz meu report sobre o Tokyo Idol Festival né. ^__^' (ps: não sou o único atrasado, porém =P ) Mas vai sair em breve. Assim espero. Bom, o fato é que desde antes de eles ocorrerem eu já estava prevendo por este desfecho. Bastava olhar dois pontos importantes: 1- o @Jam teria todos os palcos em lugares cobertos e próximos um do outro, ao contrário do TIF 2- o @Jam estava fechando com a participação de quase todos os grupos idols relevantes da atualidade, enquanto o TIF estava confirmando presença de grupinhos desconhecidos dos quais eu jamais ouvi falar a respeito. Dito e feito. No final das contas, o @Jam acabou apenas com os desfalques de, puxando agora rapidamente pela memória: 9nine (que não esteve no TIF também), Idoling!!! (alguns diriam que isto não é desfalque... eu acho válido o questionamento =P ), Alice Juban (igual o 9nine) e Afilia Saga (que só não participou porque a data coincidiu com o Animelo Summer Live, onde elas foram novamente convidadas). De resto, a nata do mundinho idol atual estava presente. Incluindo aí quase todos os grupos dos quais eu sou fã ou nutro certa simpatia. Mas por incrível que pareça isso acabou se tornando algo ruim pra mim. Eram muitos shows, que eu queria ver, acontecendo ao mesmo. Fui obrigado então a montar uma programação fazendo certas escolhas. Decidi ver apenas um show (cada grupo se apresentava duas vezes, em palcos diferentes) de cada grupo. A exceção seria o Passpo, porque... oras, porque como eu disse no post passado, é meu grupo favorito no momento. E tentei pegar alguns grupos que eu ainda não tinha visto... Nisso, sobrou pro Lyrical School. =( Não deu pra ver elas. Mas o que já seria ruim ficou ainda pior graças aos atrasos...

Ah, os malditos atrasos... Nestes festivais idols eles são frequentes e são também o pior pesadelo de um wota. Desmonta toda a sua tão planejada programação. ;___; No meu caso, como todos os palcos estavam atrasados (apesar da louvável iniciativa da organização de colocar uns intervalos a cada cerca de cinco showzinhos), tive de refazer no momento minha programação e acabei ficando sem poder ver a Rio Hiiragi e o Shizukaze & Kizuna. =/ Paciência. Mas tirando esses atrasos, pouca coisa poderia ser questionada no festival de ontem. Ele foi realizado no grande Yokohama Arena, com capacidade para 17 mil pessoas mas não que não devia ter recebido tudo isso de gente. Mesmo no show de encerramento do festival, onde praticamente todos os wotas estavam no palco principal (na arena propriamente dita), o local estava longe de sua lotação. Também pudera, no @Jam o público era um nichê bem específico, maciçamente de hardcore wotas, diferente do TIF que hoje em dia tem mais 'fãs casuais' e curiosos. E isso, acreditem, faz muita diferença. Mesmo nos showzinhos dos grupos mais toscos e desconhecidos, o público agitava pra caramba e fazia um barulho infernal. Era realmente 'coisa de loko' aquilo. Dos shows que eu vi não teve um único que tenha tido platéia apática. O resultado é que estava tão divertido, com você podendo fazer os wotageis e calls mais embaraçosos tranquilamente, que não achei nenhum show ruim. =) Mesmo com a presença de muitos com camiseta do BiS, não vi nenhum incidente ou wotas mal comportados. (pros meus padrões, claro. certeza que no 2ch deve ter vários resmungando, aquela gente reclama de tudo...) Nas fotos toscas abaixo, dá pra se ter uma idéia de como era o negócio. No hall de entrada tinha uma montagem de pachinko do AKB48 e as bancas dos produtos oficiais do evento. Dentro da arena era o palco Strawberry, o principal. Numa sala lateral do piso térreo, o palco Kiwi. No segundo andar, pelos corredores se espalhavam os palcos Orange, Grape e Peach, além de bancas vendendo comida e bebida (fora as lojas próprias do local, todas funcionando).


Tinha ainda um palco especial, o Talk Stage, com entrevistas e o segundo palco em tamanho, o Blueberry, num saguão. Desses dois eu não tirei foto. Diga-se de passagem, eu tirei poucas fotos porque tinha staffs pra caramba, pra tudo quanto é lado. Nas áreas de venda de produtos dos grupinhos e akushukais (realizados fora no estacionamento e nos apertados corredores do terceiro andar) além de staffs haviam também policiais. No quarto e último andar (cujo acesso era bem complicado, por isso só subi lá uma vez pra ver como era), tinha o enorme saguão vazio da sétima foto. Naquele momento tinha um DJ tocando. Ali também foram realizadas as gincanas entre idols, que eu não fui assistir pra não perder nenhum show. ^__^' (do mesmo modo não fui em nenhum akushukai. na hora que subi pra tirar a foto estavam exatamente o Hime Kyun e o Up Up presentes, entre outros. por sorte minha carteira estava vazia então mesmo batendo uma vontade de participar, resisti) Os organizadores tiveram o cuidado de separar as idols na gincana em categoria adulta e juvenil, afinal tinha meninas de idades bem discrepantes ali. Na competição de hanpuku yokotobi a Manami do Up Up foi a vencedora e a Naomin do Passpo ficou em segundo lugar. No karimono kyousou, onde elas tinham de achar itens pré-determinados junto ao público, Annya também pegou segundo lugar e no relay, Macocchan foi a ganhadora. Que orgulho dessas meninas! Só a Sengoku foi mal, no karimono. Pelo visto o Passpo devia largar essa carreira de idols e virarem esportistas. =P (desde que o esporte não seja baseball, claro) A propósito, no sábado apareceu no twitter uns papos de que viram a Yukky com namorado passeando em Shinjuku. Sorte que ela é flopada então a repercurssão no 2ch não foi tão grande. As meninas do Passpo andam bem soltinhas né, bebendo, namorando... depois não sabem porque as vendas não aumentam e muitos wotas torcem o nariz pro grupo.

Ainda na mesma edificação da Arena, mas numa entrada lateral fica um estúdio musical (última foto acima). Dentro, uma pequena casa de shows que abrigava o palco Pineapple. De longe o pior palco do evento. Longas filas pra entrar, espaço reduzido por causa do cercadinho para as mulheres e várias câmeras instaladas... Isso porque os shows dali eram transmitidos ao vivo no Ustream numa parceria com a MTV, tanto que havia uma mulher fazendo as introduções dos grupos e entrevistando-as após os shows, falando sempre em japonês e inglês (ela era a cara da Cristal Kay). Quer dizer, o espaço que já era pequeno estava ainda mais reduzido e super concorrido, afinal os principais grupos passariam por ali (com exceção de Passpo -ufa!-, Sakura Gakuin e LinQ). Foda que eu tinha planejado ver o Hime Kyun Fruit Can ali mas não esperava por isso. Fiquei mais de meia-hora na fila e quando finalmente entrei elas já estavam na entrevista. u___u Resultado: mais um grupo pra lista dos que eu queria mas não pude ver. Pra não perder viagem, mesmo naquele apertamento onde mal dava pra mover os braços, vi o Nanocune. Começo a ter a impressão de que se elas fossem mais velhas eu viraria fã. Ou melhor ainda, podiam acabar com o grupo e entregar as músicas pro Hime Kyun cantar. ;) Antes dessa apresentação eu vi o Up Up Girls Kakkokari abrindo o dia no palco principal com o mesmo uniforme do vídeo. Elas cantaram "Kari wa Kaesuzebe your soul", "Zenryoku! Pump Up!!", "Upper Rock", "Uppercut!" e "Party! Party!". Os dois rápidos MCs foram puxados pela Sekki. Amo muito tudo isso. Mas nesse dia ela estava mais contida, não falou tanta besteira ou gesticulou como normalmente. De importante comentaram sobre o novo single, ainda sem título, que sairá dia 21 de outubro. Vale dizer sobre o grupo que fiquei decepcionado com o tal "show no Monte Fuji" realizado dias atrás. Nem dá pra chamar aquilo de show, convenhamos.

Eu pensando que ia ter algum tipo de evento, com os fãs podendo acompanhá-las na escalada e tals, mas nem. Fizeram a subida na surdina, num dia útil e só cantaram uma música lá em cima, pra um público composto por gente da imprensa. Bom, no youtube uparam mais episódios do "Senjou Kakkokari": episódio doze (com Ayano, Sengoku e Konatsu. como as meninas do Up Up são pobres... Sengoku costuma cortar o próprio cabelo. e quem raios escreveu aquela lousa? wtf que letra horrível), episódio treze (com Sengoku e Konatsu. participações especiais do produtor do @Jam e da You Kikkawa. ela pelo visto gostou da viagem ao Brasil, falando "bom dia" e usando por aí uma roupa de sambista... num vou criticar afinal graças a essa roupa podemos apreciar bem seu wagamama body), episódio catorze (com Akari, Ayano e Konatsu. falando sobre a escalada), episódio quinze (com Moritii e Sengoku. um dos mais interessantes, graças à conversa delas sobre vários assuntos, entre eles o passado do grupo) e episódio dezesseis (novamente com Sengoku e Konatsu. esse é engraçado, com a Konatsu falando sobre ser reconhecida em público por causa de sua risada). Sem falar no vídeo da Sengoku participando do ice bucket challenge (claro. se elas tinham entrado na onda do "harlem shake", não podiam ficar de fora da nova -boba- mania da internet né). Após a maratona de shows durante o mês de agosto, agora elas ganham um folga e em setembro retornam só no dia 9 para nova rodada de shows em parceria com bandas de rock. Durante o mês terão ainda dois festivais, os eventos de lançamento do single do Team Makenki e o início da turnê nacional desta colaboração. Ah e uma rodada de teiki kouens em Akihabara, num dia de semana. Pelo visto vai demorar um bocado pra poder revê-las. Bom, quem eu revi ainda antes do Nanocune foram o Mousou Calibration e o Karatto. O primeiro é um grupo bem interessante, o segundo nem tanto.

Mas ambos possuem fanbase bastante fervorosa. Inclusive não consigo deixar de ver o Mousou hoje em dia e compará-las com o Denpa Gumi.inc. Assim como o SKE por um tempo recebeu da produção músicas melhores que o AKB, parece que o mesmo ocorre com os grupinhos saídos do Dear Stage. E os fãs do Mousou são hoje o que os fãs do Denpa Gumi costumavam ser, super frenéticos. Infelizmente parece que o sucesso fez o Denpa Gumi perder seus atrativos, seu 'charme' e atualmente elas que já foram tão elogiadas por mim neste blog merecem duras críticas. Quase todos os 98 grupos presentes no @Jam participaram de akushukais. "Quase" porque teve um que optou por não interagir com os fãs. Adivinha quem? Pois é. u___u Até o JKT48 com sua 'grife' toda participou, mas o Denpa Gumi não. Isso me deixou decepcionado e como forma de protesto não vi nenhuma apresentação delas. (e nem fez falta hunf!) Nada pessoal, Eitaso. Entre os grupos que eu via pela primeira vez, acompanhei: choco☆milQ (grupinho meio genérico vindo de Osaka que tem umas músicas bem energéticas. razoável, me lembrou o Nato Kan, usando um uniforme colorido bem simples e tals); AngeReve (impressionante o como esse pessoal gosta de usar estrelinha no nome do grupo né. e impressionante também o como surgem novos grupos a todo momento. bastaram alguns meses sem ir a festivais de grupinhos obscuros pra eu ficar desatualizado pacas. esse Ange☆Reve eu achei interessante e muito bem produzido); StellaBeats (originado a partir de kenkyuseis do Lovely Doll. apesar do figurino não ser tão idolppoi, as músicas são. razoável) e Luce Twinkle Wink (grupo-irmão do anterior. achei ligeiramente inferior). Então revi o Whopp!e Whoop!e, numa das melhores apresentações do dia (talvez até a melhor). Os wotas do grupo levaram apitos pra assoprar durante o música inspirada em samba e uma das meninas ficou o tempo todo olhando pra mim...

Eu acho que já comentei antes por aqui, esse é um grupo que eu corro SÉRIOS riscos de me tornar fã. Músicas variadas e legais, principalmente as que tem um toque 'rock dos anos 70'. Acho a tal de Nanase super kawaii e só não virei fã ainda porque... elas são novinhas demais. ^__^' Quem sabe depois que a Sakichan graduar do Asfi eu não substitua o grupo como sendo meu 'grupo obscuro favorito pro qual absolutamente ninguém na internet inteira dá a mínima, só eu'. Aí foi a vez de ver velhas conhecidas idols... velhas, pros padrões da maioria. Primeiro o Predia, no palco Orange. Usavam a roupa do single novo (que eu achei muito bom. a beside tem uma cara de música do Vocaloid, bem diferente de todas as outras delas até aqui. curiosamente é a faixa principal porém que conta com a participação de músicos do Exit Tunes. e composição do Another Infinity -seja lá o que isso for-, mesmo responsável pela composição das músicas mais clássicas -e melhores- do Predia. ps: créditos ao Shaun por reparar nisso, porque se dependesse de mim eu não notaria nunca ^__^' ) e cantaram "Going to Ride", "Kowareta Ai no Hate ni" e "Dream of Love". (nos palcos menores os grupos cantavam três ou quatro músicas geralmente) Estavam desfalcadas da Yuzuka e da Reiko, se bem que naquele palco pequeno ia ser difícil caber todas elas de qualquer modo. Foi BEM mais agitado que os shows delas normalmente. Em seguida, Chu-Z no palco Kiwi. Vi o show ao lado do comediante Kentarou Adachi, fã do grupo e dono de inconfundível cabeleira. Elas cantaram "Bombastic!" (o single a ser lançado dia 1 de outubro. a música segue a linha 'batidão' recente delas mas é... um tanto quanto estranha, vai demorar pra digerir. nessa apresentação usavam uns penlights enormes que creio serem próprios da música. devem estar vendendo já porque alguns wotas tinham também), "Summer Dreamer" e "Girls on the Run". As apresentações do Chu-Z geralmente não são lá tão agitadas e essa não fugiu à regra. Legal que a Miku na hora do movimento no qual elas apontam pra frente na última música, se posicionava na minha frente.


Deu tempo de ver pela primeira vez o Hanarichu, mais um grupo daquela linhagem Idol Street (de GEM, Super Girls e tals). Só por aí já não sou muito chegado, mas pareceu ser o mais irreverente (e diferente) dos grupos da família. Ponto pra elas. Aí então foi a vez de acompanhar o primeiro show do Passpo, no palco Blueberry. Em todas as aparições elas usavam o 'uniforme sueco'. Aqui cantaram "Let it Go!!", "Fake", "Step & Go" e "Kucha Love". Rápidos MCs com apresentações pessoais e Sacotii falando dos próximos shows. Algumas observações: 1- apesar da setlist bem animada, a Nachu terminou com o uniforme completo *aplausos* 2- diferente de Kashiwa, voltei a ser o único tonto fazendo oshi jumps e berrando o nome dela. como é bom ter exclusividade né 3- o público (que não contava logicamente só com fãs delas) agitou bastante, principalmente na primeira música. uma das melhores apresentações delas nesse aspecto que eu já vi até hoje 4- Macocchan anunciou "Kucha Love" como sendo a próxima música mas o staff soltou "Step & Go". Todo mundo ficou com cara de "ahn?". Após a performance elas brincaram com o fato e Aipon comentou que isso é característica do grupo. Está virando mesmo, porque no TIF aconteceu o mesmo deslize. Alguém está precisando ser demitido... Em seguida acompanhei pela primeira vez a apresentação do Niji no Conquistador (isso mesmo, espanhol no nome), um grupo criado a pouco tempo. Tanto que elas cantaram só duas músicas e ficaram o resto do tempo enchendo linguiça. Foi o pior grupo que eu vi no dia, com um monte de lolis feiosas e super genérico. Mas pra não dizer que não se salva nada ali, as coreografias delas são criadas pela famosa Natsumi Takenaka, que trabalha com o Up Up e Passpo, entre outros. No mesmo palco vi o showzinho da Yufu Terashima, a Yuffie ex-BiS. No @Jam assim como no TIF tinha idols pra tudo quanto é lado, andando pelos corredores, comendo na lanchonete...

Numa dessas eu tinha cruzado com ela minutos antes, num corredor do segundo andar. Cruzei com várias outras idols, mas ninguém que eu reconhecesse. Ah, cruzei com o Chu-Z mas obviamente a Miku não me reconheceu. Bom, a apresentação da Yuffie foi bem legal, apesar das músicas dela não serem aquela coisa e o vestido cheio de girassóis ser de gosto meio duvidoso. Ela falou bastante no MC, brincou com o fato de se apresentar após aquele monte de meninas bem mais novas que ela. Se referiu como de costume aos espectadores na forma de "otakus", se emocionou e encerrou gritando "watashi wa otaku daisuki!". Nós também te adoramos, Yuffie. Pra sempre a menina mais 'idol' a ter passado pelo BiS, que teria tido um 'sabor' completamente diferente sem ela, goste a Pour Lui ou não. Dali voltei ao palco principal para uma sequência especial de colaborações entre grupinhos, mas retomarei esse report no próximo post. Pra encerrar este aqui (e as comparações), segue a foto abaixo. Voltei de lá com uma camiseta do evento (design bem melhor que a do TIF), um guidebook com informações sobre todos os grupos e apresentações (tem até algumas entrevistas. fala sério, o TIF recebe quase quatro vezes mais gente e mesmo com todo esse fluxo financeiro não passa nem longe de oferecer um material deste tipo e qualidade. uma vergonha), cds com a música tema do festival cantada pelo "@Jam All Stars" (um você recebia na entrada, estava incluso no preço do ingresso. a outra versão -onde só muda a capa- eu comprei. ambos vinham com um ticket pra akushukai a ser usado em algum grupo presente, mas como eu não participei de nada...), os papéis que você recebia na entrada, com destaque para a time table do evento (impressão bem superior à oferecida no TIF, troço confuso quase inutilizável) e para um livreto de propaganda da parceria do AKB com o pachinko... e a wristband de papel. Foi o ÚNICO material deste evento inferior ao do TIF. =/

Nenhum comentário: