quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Janken taikai = surpreZzzZZzzZZzz (+ omake)

Ok, hora de voltar a falar de AKB48. Sacumé, num posso perder essa chance de falar mal do grupo néam. =P Ontem teve o glorioso janken taikai, pelo terceiro ano consecutivo, pra definir o senbatsu do último single do ano. Akimoto como é um balofo preguiçoso nem cogita mudar a fórmula pra outro tipo de gincana, dá-lhe o bom e velho (e barato!) janken.

Antes de mais nada, devo dizer que eu não me empolgo ou crio expectativas sobre o evento não. Pra mim ele só tem uma utilidade: apreciar as meninas nas mais variadas roupas (ou ausência delas =D Oi, Seira!). Afinal o resultado... bem, quem em pleno setembro de 2012 ainda acredita que o Akimoto e companhia arriscariam bilhões de ienes em nome de "dar às meninas flopadas uma chance de realizar seu sonho", favor sair daqui e ir lá pra mesa começar a escrever a cartinha pro papai noel. u____u Fala sério, né. Eu até acredito que o primeiro janken foi natural, sem nada combinado. Deu no que deu: senbatsu cheio de flopadas e boa parte delas estreantes, com direito a Ucchi de center. Uma das meninas com menos carisma do grupo, a flopada das flopadas. Resultado: num dá pra chamar um single que vende quase 700 mil cópias de fracasso, mas é fato que vendeu BEM menos que os demais singles. Uma considerável perda financeira.

Note: o evento em si foi um grande sucesso, atraindo mídia e mobilizando fãs. Mas o single resultante dele foi um flop, assim como sua center. Ok, contribuiu pra isso também (ou até mais) o fato da música ser fraquinha. Mas o fato é que ali houve uma falha, que o velho de guerra Akimoto tratou de corrigir nas edições seguintes. Tem que acreditar em muito misticismo pra crer que o resultado do janken é pura coincidência. Ainda mais este ano. Ano passado o janken já teve mais rostos conhecidos no senbatsu e menos estreantes. Teve a Mariko de center. Uma das queridinhas do Akimoto, membro antiga e influente, com muitos fãs, que até então nunca havia sido center (e provavelmente nunca seria, de outra forma). Bóra premiar ela. Ok. Mas num precisava ser com um single tão ruim assim, vai... Mas o importante é que a falha foi corrigida e o sucesso financeiro também veio, mais de um 1,3 milhões de cds vendidos.

 Yukirin ao cruzar nos bastidores com a Akicha sem maquiagem =P

 Ainda assim houve uma certa controvérsia e reclamações quanto a presença de kenkyuseis e meninas de outros grupos no senbatsu. Ok, anotado e corrigido este ano. Vamos analisar o janken de ontem: perceba o chaveamento com a reedição de vários duelos do ano passado (amin X yuko, mariko X shiichan...); perceba como as duas vencedoras anteriores voltaram ao senbatsu (claro, pra "provar" que elas são boas mesmo em janken...); perceba a quantidade de garotas do time 4 no senbatsu, logo após ser anunciado que este vai acabar (Akimoto fazendo média com os fãs e com as próprias meninas, tipassim, como que colocando um arranjo de flores no velório); perceba a ausência de "invasoras", restritas a apenas duas garotas do SKE, sendo uma delas a razoavelmente conhecida Kanon, de papel proeminente no Majisuka 3; perceba o bom número de rostos conhecidos, com direito a Mariko, Yukirin e Miss Simpatia (só aqui já garantiu o um milhão de cds); perceba novamente uma garota de fama mediana do time K servindo de escada pra vencedora; e principalmente, claro, PARURU DE CENTER.

 Agora responda: num parece tudo 'perfeitinho' demais pra ser mera "coincidência", "acaso"? Por essas e por outras eu chamo o janken taikai de 'teatrinho janken'. Eu devo confessar que achava que a Takamina seria a vencedora deste ano. Seguindo a mesma justificativa da Mariko com o detalhe que ela está prestes a debutar solo e um center agora seria excelente pra promovê-la. Mas o Akimoto resolveu desta vez partir pra uma outra estratégia. Faz-se necessário definir logo a substituta da Miss Tequila (kkkkkk). Das principais postulantes, Mayuyu já está consolidada. Num precisa de mais push do que ela já tem. O resultado do último sousenkyo com ela passando a Yukirin mostra isso. Jurina, dentro do top 10, também num precisa de taaanto push assim. Ela de center (junto com a Yuko) no próximo single já tá bom. Já Paruru, correndo por fora... vigésimo terceiro lugar... esta ainda precisa de MUITO push pra poder chegar lá. Destaque num dorama - confere. Destaque em comerciais - confere. Destaque num cd - faltava. Agora num falta mais, center do single após vencer o janken. Tudo friamente calculado, como diria o outro. Nada de "acaso".


Agora sim saporra de evento valeu a pena. *___* Chikalinda, pegaeu!

Só o tempo dirá que tipo de single nós teremos. Minha sugestão, Akimoto: depois de um "ue kara Mariko", que tal "shita kara Paruru"? Faz sentido. ;) Mas certamente deve vender bem. O mesmo vale pro próximo single. Tudo bem que "Uza" (sério, é este o título? oi?) é péssima, uma tentativa fuleira de fazer eletro-pop com quase tanto auto-tune quanto um cd da britney spears. Mas geralmente o AKB tem a-sides fracas e b-sides que compensam né. Ultimamente nem as b-sides vinham salvando, mas em "Gingham Check" parece que as coisas voltaram aos trilhos. Akimoto voltou a colocar um pouco de esmero nas músicas. A tendência é que o mesmo ocorra neste próximo single, até porque ele TEM que fazer isso. Depois da bomba que foi a graduação da Miss Tequila, o grupo precisa voltar a ter boas músicas pra vender bem, manter sua identidade e continuar atraindo os fãs casuais (que são aqueles que compram cd pela música, não pelas trading photos ou ingressos de akushukais). Os experimentos no segmento do eletro-pop mostram que o Akimoto está disposto a algumas mudanças pra não deixar o grupo cair num marasmo.

O fato é que será um single importantíssimo pra ela, Paruru. A hora H. Ou vai ou racha. Depois dele, sua repercurssão e seu retorno pessoal, saberemos se ela tem condições de brigar com as outras duas pelo posto ou se é mais uma aposta que não vingou, a la Yuihan. 

Bom, como eu disse antes, o que interessa nesse evento são as roupas, então as melhores, imo: Reinyan (a mais bonita), Ayarin, Mayuyu, Matsubara, Yuihan, dupla Sumire e Hnnnnnacchi (entram nas duas listas) e Karen (a mais dahora).

'Troféu Kasai' de erotismo: Kana (pra variar), Kasai (a própria. comportadíssima, nem reconheci), Hikawa (esse NMB só tem devassa mesmo), Seira (a campeã de 2012. parabéns. daqui pra frente, é a "peladona do janken"), Chikalinda (ai se eu te pego, ai ai) e Milky (cê jura?).

Minhas meninas me decepcionaram, ninguém apelou. =/ Super comuns. Exceção pra Nonaka que foi com um vestido HORROROSO, acho que nem a Mariko usaria aquilo. >___< Toma juízo, menina! Meu alívio é que pelo menos o 'Troféu Marina Kobayashi' de monstro do dia foi pra Shiichan, não pra ela. Aquele cosplay dela ficou pavoroso, de assustar criancinhas mesmo!

--------------------------------------------------------

Bônus! Uns videozinhos. ^__^ Primeiro, um vídeo em homenagem a minha querida Katayama, que manteve-se firme e forte bem longe do senbatsu. video

Trechinho da Komori mostrando toda sua coordenação motora num episódio antigo do Nemousu Terebi. video

Amin se zoando. Reparem na reação da Yukirin. video

Ayarin lesada. Ô dó. video

E por fim, se a Moeno num ganhou o janken taikai, pelo menos esta eleição ela levou! Parabéns! video Se bem que a mensagem subliminar da Young Magazine aponta pra outra menina... E eu particularmente acho que a Marina e a Fresh Lemon são imbatíveis, mas enfim...

Nenhum comentário: