segunda-feira, 11 de junho de 2012

Afilia Saga East FTW!

Ok. Eu tenho de fazer um report do show do último sábado, o terceiro (na verdade quarto) show one-man delas. O primeiro no qual eu fui. Acompanhando o grupo a apenas algumas semanas e já pude ver elas ao vivo. =) Só que iria ficar muito sem noção eu fazer o report sem antes apresentar o grupo. Pois é, já devia ter feito este post, mas... não deu tempo.

Bom, começando do começo. O Afilia Saga East é um grupo idol. Mais um de milhares que existem por todos os cantos do Japão. Ele apresenta uma peculiaridade em relação à maioria, que é o fato de ter como membros maids. Isso mesmo, MAIDS. O Afilia Saga East nada mais é que um senbatsu composto pelas doze meninas mais famosas/populares dos maid cafes da Afilia Group. Bom, acho que todos que por algum acidente da natureza acabaram acessando este blog e estão lendo este post já ouviram falar em maid cafes, sabem mais ou menos do que se trata e sabem que no Japão eles são razoavelmente populares.

Basta entrar no site que você já percebe que Afilia Group não são maid cafes convencionais. Eles tem toda uma historinha por trás, site com aparência de jogo, meio RPG. Mundo encantado, aprendizes de feiticeiras (as maids), magia, pontos pra evolução, etc e tal. Atualmente existem cinco franquias, uma em Osaka, uma em Nagoya e três em Tokyo (Roppongi, Ueno e Ikebukuro). Todas com ambientações diferentes, como sendo um cenário do tal jogo. A principal é a de Ikebukuro, que representa o colégio. É o maior dos cafes do grupo. As meninas do grupo musical, portanto, não apenas cantam e dançam como em outros grupos, mas elas também trabalham diariamente (a não ser, lógico, quando tem show ou evento) nos cafes, servindo o pessoal. Por motivos óbvios de logística, apenas meninas das franquias de Tokyo fazem parte do grupo musical. A concepção é de que o grupo existe pra difundir magia para mais gente, além dos domínios do mundo encantado (leia-se dos maid cafes). Sendo assim, você vai sempre ver elas nos vídeos, músicas e nas redes sociais (blogs, twitter, mixi) falando sobre magia, aprendizado, blablabla. Devo comentar com mais detalhes sobre este aspecto do grupo (os maid cafes) depois que eu for em um deles. =)

Feita esta intro, ao que interessa: o grupo idol. Nos cafes rola um sistema de pontuação das meninas, com o qual elas sobem de nível e se tornam feiticeiras mais poderosas (assim como os clientes, que sobem de nível ganhando cartões com direito a desconto maior no serviço). Num português claro, existe uma diferenciação entre as mais e menos populares, que culmina no grupo musical. Para ele são mandadas as mais populares. Assim, existe um ranking das meninas que é usado para, de tempos em tempos, oferecer caras novas ao grupo e graduar determinadas membros. Mas uma graduação aqui não é como no AKB48, onde a menina simplesmente é apagada (literalmente) da história do grupo. As graduadas, salvo aquela que logicamente decidir largar o emprego/carreira, simplesmente voltam a apenas atender nos cafes, caso atualmente das ex-membros Lily, Rose e Meena.

O conceito do Afilia foi criado por Chiyomaru Shikura, produtor da 5pb, empresa dedicada a jogos e animação. O grupo musical em si surgiu em 2008, numa parceria dele com a Haruko Momoi, seiyuu (trabalhou por exemplo em Seto no Hanayome, Tales of the Abyss e Steins;Gate) e compositora. Eles são os responsáveis pelas músicas e letras do grupo. De lá para cá, já lançaram sete (o oitavo sai nesta próxima quarta) singles, um álbum e um dvd. Dos singles (Luminus no izumi, Meridian no inori, houkago Romance, watashi Love na otome, Knee High Egoist, la la la Lavolution e mirai ga watashi wo matte iru), os três últimos conseguiram um certo destaque, alavancando o grupo ao status de um dos mais famosos idol groups *underground* da atualidade. Mirai ga (cujo clipe encena a graduação da dupla Rose e Meena) chegou inclusive a vender mais de 10 mil cópias! (favor não fazer comparações com certos grupos mainstream, ok?) Se você for fã de Steins;Gate, certamente já ouviu algo delas, sem talvez dar muita atenção.

Elas já somam um considerável número de participações em festivais de idols, já lançaram um photobook (muito bom diga-se de passagem, um dos melhores que eu já vi), fazem constantes participações em programas de tv e rádio dedicados ao gênero, além de possuírem um programa só delas na Sky Perfect Tv (tv por assinatura), o Afilia Saga Quest. Quanto a shows one-man, fizeram por enquanto apenas três (sendo o último deles no Gotanda U-port Hall, primeiro show em um teatro), mais um show especial de graduação da já citada dupla de ex-membros.

Atualmente são doze as integrantes do grupo (sim, os nomes delas são assim, engraçados/estranhos mesmo. sacumé, pra colaborar com o enredo):

-Louise Sforzur- trabalha em Ikebukuro; membro original; capitã; pegaeu S2

-Aria M Milvana- trabalha em Ikebukuro; membro original

-Kurumi Lala Milk- trabalha em Ueno; num lembra um pouco a Hnnnnnacchi?

-Kohime Lit Pucci- trabalha em Ikebukuro; membro original; BEM MENOR que a Takamina, com apenas 1,40 m. Chupa AKB! =D

-Meiry Malonfeel- trabalha em Ikebukuro; a mais feinha, imo; pikoon!

-Yukafin Doll- trabalha em Ueno; a avoada com pinta de modelo (Kojiharu, alguém?)

-Ayami Chercy Snow- trabalha em Roppongi

-Karen Classica- trabalha em Ueno

-Miku Doll Charlotte- trabalha em Ueno; a mais gostosa, imo S2

-Emiu Weilschmidt- trabalha em Roppongi

-Maho Sotto Voce- trabalha em Ueno; num parece a Mariyanu de cabelo curto?

-Laura Sucreine- trabalha em Ueno

Isto foi um ponto importante pra me chamar a atenção: as meninas. O Afilia tem meninas num nível de beleza acima da média dos idol groups por aí, quando você vê uma ou outra realmente bonita. É nível do AKB. O outro ponto são os valores de produção presentes nos vídeos: coreografias, cenários, figurino, maquiagem, efeitos... tudo muito bem feito, nem parece um grupinho semi-famoso. É nível superior ao AKB. Completando, as músicas. Algumas músicas com pegada mais pop rock, outras alegrinhas "idol like", outras com batidão... nada muito especial, mas o suficiente pra cativar com algumas pérolas como Knee High Egoist e hiko jisshu ~Learn To Fly~. Tá no nível do AKB. E claro, a principal característica do grupo, moe level over nine thoooooousand! Afinal, são maids né. Eu como gosto de açúcar, aprovo essa moe fest. Tá no nível do AKB Lucky Star. =D

Quando tiver um tempo pretendo fazer um post pra cada uma delas, falando mais sobre as meninas. ^__^ Por hora, para mais infos e fotos, recomendo além claro do site oficial, a thread sobre o Afilia no fórum Jphip (fórum este que também tem uma thread dedicada ao BiS, único local da internet com infos em inglês sobre o grupo) e o blog Afiririru, especializado em traduções pro inglês dos blogs da meninas. Bem, esses dois são provavelmente OS ÚNICOS lugares pra um fã não japonês conseguir infos do grupo... ^__^' Tudo dando certo, este blog será a outra opção. =)

Nenhum comentário: