terça-feira, 19 de junho de 2012

Another:Beat

Finalmente uma pausa nas postagens de idols, idols, idols... deixa eu escrever um pouquinho sobre música de verdade. E qualidade. Fazia tempo desde que eu escrevi sobre o então recém lançado single Strength, da Kou Shibasaki. Excelente, diga-se de passagem. Eis que última quarta ela lançou um novo single, Another:World, música tema do dorama Mirai Nikki.

Mirai Nikki que fez o mesmo caminho de boa parte dos mangás de sucesso. Do papel pra tv, na forma de anime (cuja abertura tem uma música do Yousei Teikoku. adoooooooro o Yousei, tenho que escrever aqui sobre o grupo algum dia. e tenho de conseguir ver outro show também, tou com saudades já). Da tv pro videogame. E do joguinho de volta pra tv, agora em live-action. Mas ela só participa com a música, não atua. Aliás ela não atua desde o começo de 2011... só num dá pra dizer que a carreira de atriz já era porque ela anda envolvida num novo filme, 47Ronin, um remake que deve estrear começo do ano que vem e tem o Neo Keanu Reeves no elenco. Eu como sou cético quanto a essas produções americanas-nipônicas, num tenho grande expectativa sobre o filme não. Devo dar uma conferida só por causa da Kou mesmo. Aliás, Kou não. Ko. Sei lá porque mas ela resolveu adotar uma nova romanização pro seu nome artístico (seu nome real é Yukie Yamamura) a partir deste single.

Bom, fato é que o single é foda bagarai. Mais um. Ok, pareço um fanboy babão que acha tudo que seu ídolo faz o máximo. Eu sei. Mas quer saber, da Ko eu sou fanboy mesmo. Artista com A maiúsculo. Porra, veja isso. Pop rock básico, clipe simples, basicamente ela e banda num fundo branco... mas não. Não é algo ordinário, comum. Ko quando faz arroz com feijão parece um banquete perto do que o resto anda fazendo. Mas o detalhe é que essa não é a melhor música, a b-side Adrasteia no teikou é o que vira. Ouça só a intro, com piano e bumbo subindo o tom. A parada. O seu vocal inconfundível. O ritmo de corrida, alucinante, com os providenciais solos no piano. Meu, lindo isso. Pra não dizer que mudou tanto assim em relação aos últimos singles, o cabelo bicolor ela manteve. =D E o clipe alternativo, em animação, segue a linha multi-cor psicodélica de Strength.

O tempo passou e ela voltou arrazando. Já eu, até agora ainda num ouvi o cd da Ayu. ^__^' E percebo também que até agora num postei nada da minha diva, Miliyah Kato. Fala sério, deixa eu tirar o atraso.

Tudo bem que eu exagero quando digo que as duas são o que se salva no J-pop atual. Tem outras coisas também. Meia dúzia. Mas tem. Por exemplo, Natsuko Kondo e Sebastian X. Mas em termos de canto, potência vocal... me desculpem as demais, mas a Miliyah não tem concorrentes. Isso, claro, porque a Utada está parada. Miliyah, de garota tímida, mero ícone fashion, modelo meio garu... aos poucos foi evoluindo, se transformando, experimentando além dos limites do j-urban e virou isto que é. Na minha opinião a melhor cantora da atualidade. Densa, provocante, com aquela cara de drogada, pálida, loira aguada, magérrima... poderosa. Estourou alguns hits pro grande público, como Dear Lonely Girl e Love Forever, mas no geral costuma vender pouco. É uma cantora de música "difícil" mesmo, entende-se. 

Pra mim, desde 2009 só lança música foda. Muita gente critica, o pessoal que curtia mais o começo quando ela não saía do j-urban. Normal. Um monte de artistas passam por essa reprovação ao longo das mudanças na carreira, vide Perfume e Mika Nakashima. Roman no fim do ano passado já tinha sido um arraso, música potente e emocionante. Aí veio este ano com AIAIAI, lançada último dia 6. Voltando a uma pegada mais rock, como em Why. Miliyah descabelada, topzinho a la Madonna, piercing no nariz... putz, não consigo olhar pra esse clipe, ver seus olhos e não lembrar da Fiona Apple. S2 A b-side doukoku tem também uma pegada rock, mas com mais cara de anos 80. Num curti muito, principalmente os arranjos quase infantilizados e os solos fracos. Pra fechar o single, remix de yuushatachi, o single mais fraco desde período, imo.

Nestas últimas semanas ela voltou a dar as caras, além deste single tem também a participação na campanha promocional da Coca-Cola para a Olimpíada. Com direito a música nova, Heart Beat, com lançamento marcado pro dia 8 de agosto. Pelo pouco que dá pra ouvir da música, num parece ser grande coisa, mas como Miliyah é diva, no mínimo uma b-side matadora deve vir. =)

Expectativa alta pros álbuns das duas que, espero, saiam ainda este ano. E se num for pedir demais, espero também turnês. É foda que ambas não costumam participar muito de festivais por aí, então são poucas as oportunidades de vê-las ao vivo ao longo do ano. =/

Lonely girl, sabishiinja nai yo

Um comentário:

ミヒ disse...

Yousei Teikoku, nem lembrava mais, hehe