quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Janken taikai 2013 = in Santa Claus we trust

Bom, como estou sem nada melhor pra fazer e estou bem injuriado após mais uma partida pífia do meu Grêmio, decidi fazer este post falando daquele evento anual besta do AKB48, o Janken taikai, realizado ontem no Nippon Budoukan. Eu já tinha feito um post no ano passado mesmo... Não, eu não fui lá assistir. Nem pensar, aquilo é chato demais. Nem pela tv não consegui assistir, após alguns minutos já mudei de canal e fui ver um documentário da Discovery sobre pescadores de caranguejos. Fala sério, entre assistir a Fresh Lemon fazendo caretas e assistir um cara em alto-mar furando a unha para tirar o pus acumulado debaixo, o que você acha que vou preferir??? =P O evento deste ano veio pra ratificar aquilo que eu já havia escrito antes (eu só retiro minhas críticas ao "Uza". a música não é tãããão ruim assim. ou talvez as outras é que sejam ruins demais a ponto de fazerem aquela parecer razoável. enfim...) e pra deixar bem claro que aquilo não passa de teatro. Sério, se alguém depois do que aconteceu ontem ainda teimar em acreditar que aquilo não é combinado... olha, escreve pro Papai Noel pedindo um revólver de presente e se mate.

Ano passado trataram de fazer a Paruru ganhar para ser center de um single. Claro. Afinal se colocassem ela de center "por métodos normais" o bafón seria grande demais. Com aquilo tinham 'uma desculpa' pro ato. E no final até que foi bem sucedido, ajudou a menina com carisma de pepino a subir várias posições no sousenkyo e se firmar como um dos rostos mais conhecidos. Talvez seja pouco ainda pra suceder a velha guarda (Acchan, Yuko), mas tudo bem, sem pressa. Eu já havia escrito como acreditava que o Akimoto tiraria a "nova Acchan" do trio Mayuyu-Jurina-Paruru. A última já recebeu o push necessário e agora é por conta dela. Chegou a vez de outra, Jurina. Mais uma vez, colocar a center do SKE como center do AKB "por métodos normais" geraria muita controvérsia, então bóra recorrer ao Janken. Antes que alguém fale de "Uza" ou "Oogoe Diamond", em ambos a Jurina foi center AO LADO de Yuko e Acchan, respectivamente. Outra história. É engraçado notar como eles nem se dão ao trabalho de disfarçar (parecem políticos brasileiros) o teatro... ano passado a Paruru ganhou usando 'tesoura' em todos os rounds. Desta vez, Jurina ganhou usando 'papel' em todas as batalhas... que coincidência incrível, né? u___u O fato é que os caras não confiam na memória das meninas e mandam elas usarem a mesma porcaria todo round, mais simples e seguro. Basta se assegurar que nenhuma sem noção vá lá e jogue 'tesoura', sob risco de perder o emprego.


O plano dando certo, os fãs passarão a engolir melhor a idéia da Jurina como membro do AKB e não como uma 'participação especial' ou 'menina transferida'. E assim, ela deve subir algumas posições no sousenkyo também, se distanciando finalmente da sombra Rena. Continuo achando ela a melhor aposta para 'sucessora'. E seguindo o plano, ano vem que seria o ano da Mayuyu. Mas eu não creio que façam isso, simplesmente porque não é necessário. Ela não precisa de tanto push assim e já foi center antes em "So Long!" (por "métodos normais", sem gerar protestos afinal sua rejeição é menor). Sendo assim, quem poderia ganhar o próximo janken? Bom, depois do primeiro evento, com a Ucchi (quem?) como vencedora e o flop nas vendas, já deu pra ver que a lição foi aprendida (leia-se as manipulações começaram) e não temos mais zé-ninguém ganhando. Mariko, Paruru, Jurina... ano que vem não será diferente. Alguém já bem famosinha ganhará. Provavelmente a Kawaei, outra queridinha tida como futura top. Cairia muito bem nela um push desses. (center de beside -BKA48- foi só um teste preliminar) A única chance de ela não ganhar ano que vem seria se outra menina se mostrasse mais promissora/lucrativa neste meio tempo. Tipo uma Iriyama ou Miyawaki. Não sei, acho difícil...

Voltando a falar da edição de ontem, a mesma patacoada de sempre. Ou quase. Não teve aquele comediante do cabelo tigela como juiz... li num site por aí que ela tinha compromisso já pro dia, então... Tivemos os mesmos confrontos meticulosamente planejados (como Mayuyu x Yukirin) e as mesmas desconhecidas tendo 15 segundos de fama. Lógico que nem todos os confrontos são armados. Só os importantes. Sendo assim, boa parte do senbatsu acaba sendo decidida na hora mesmo. E aí que neste ano foi legal porque eles se ferraram legal. Das dezesseis, somente DUAS famosas, Jurina e Kitarie entraram. Nunca antes na história deste país grupo tivemos um senbatsu com tantas zé-ninguém. Sério, eu não conheço metade destas meninas. Se tem alguém aí que reconhece todas, por favor, vá arranjar algo útil pra fazer na vida porque né, Mizuki Uno?!? Da onde raios saiu este demonho!?!?! Por essas e por outras que creio que vai ser difícil este single passar do um milhão em vendas. Só a presença da Jurina não será capaz de tanto. Pode esperar que se utilizarão de táticas agressivas de marketing para tentar garantir o feito. Já fizeram isso ano passado, mas desta vez terão que ir além. Eu imagino que farão coisas do tipo colocar de besides músicas dos próximos stages em primeira mão, 2 shots ao invés de akushukais, clipe bafônico, coisas assim...


Mas vamos deixar isso tudo de lado e nos concentrar na única coisa legal deste evento: como sempre, o figurino das meninas. Tudo bem que boa parte delas não usa lá muita criatividade, mas vamos começar por quem mandou bem. Hirata (aquela menina que eu só conheço porque ela sabe falar inglês) de Estátua da Liberdade, Tanamin de monstro do Ultra Seven, Sumire de odalisca (sua linda! ovulei litros) e Chikarina de sereia. Aplausos.


Minha Katayama, linda guerreira. S2 Seira como de costume, causando. Desta vez até que tinha bastante pano, mas o que interessa estava à mostra, como sempre. Harucan de wota, um sarro. Sakiko de Momoiro Clover Z. Sim, isso mesmo. A menina vai no evento do AKB com roupa do principal rival. Quer dizer... pode esperar que o titio Akimoto vai fazer ela comer o pão que o diabo amaçou nos próximos meses. Quanto a mim, tiro o chapéu. Ganhou muitos pontos. Quem me dera a Nonaka tivesse a mesma cara-de-pau da amiga. Reinyan de noiva... eu casava. Gordamina estava bonitinha de chapeuzinho vermelho, mas... aquele cabelo... .___. Porque, Amina, porque!?!?!


Não tão bonitas, mas ainda sim chamando a atenção teve a obesa da Myao de tanuki (tudo bem que ela vive usando essa roupa, mas pow. não tem nada que combine mais com ela do que uma personagem que adora beber, comer e fazer os outros de bobo, convenhamos), a Yuko com a roupa de policial do "Gingham Check" (ou seria a Ayarin com roupa de Yuko? ou uma policial com cara da Ayarin? ou...), KK fazendo uma homenagem ao brasilzão e indo de passista de samba e Ucchi (quem?) de iwa agora with lasers! =D E falando nela, do pouco que vi, Ucchi, Sakiko e Kuramochi (que decepcionou... devia ter ido que nem na capa do photobook dela. aí sim) falaram pra entrevista da tv sobre graduação... bom, agora que nenhuma delas conseguiu o tão sonhado lugar ao sol, podemos esperar por graduações em breve, então? Já peguei minha pipoca...


Teve ainda minha Nonaka como de costume, mal, muito mal. De boa, acho que ela deve sempre chegar atrasada no camarim e aí, como todo mundo já pegou o que queria, sobre pra ela se virar só com o resto da feira... só isso explica. Teve Akicha que perdeu logo de cara, afinal usou a bandeira do Brasil no vestido. Bem feito. =P Teve a Tano vestida de Jurina, digo digo, de Michael Jackson. E ainda no mundinho pop, teve uma menina lá de Lady Gaga. Eu acho. Sei lá. Tava tão ridícula quanto.


Só que nada, NADA, supera minha Haruu de menino (M-E-D-O) e a Suzuran de campo de golfe. O horror, o horror. Oba até que estava engraçada de cientista. Ave Abe Maria foi direto de um velório pro Budoukan. Minhas condolências. Fora as roupas, chamou a atenção o senbatsu do próximo single com Minegishi, Iriyama, Kawaei, Lovetan... oi? E Kojiharu de center. Impossível não pensar em outra coisa senão 'presente pré-graduação'. Mas não se preocupem, ela deve anunciar em breve mas só sair daqui um ano, que nem fizeram Miss Simpatia e Acchan. ;) Nestes próximos meses, só as Nakamata da vida vão cair fora pra valer.


Que beleza. Senbatsu com dez estreantes, onde os rostos mais conhecidos fora Kitarie e Jurina são Shiichan, Ayarin, Reinyan e Abe Maria. Quer dizer, Akimoto vai ter bastante trabalho pela frente. Bastante. Será que teremos "Jyuri Jyuri Baby" 2.0? Bom, se tiver o mesmo instrumental, até que num será de todo ruim...

Nenhum comentário: