quinta-feira, 7 de maio de 2015

The run of Nezumiiko (from Shibuya to Yokohama)

Pois bem, nestes últimos dias tenho aproveitado o tempo livre (feriadão no Japão) para ver o meu grupo favorito várias vezes. Seguindo-as feito um wota hardcore daqueles bem devotos mesmo. =P Tem uns caras que acompanham o grupo em todo e qualquer lugar, parecem viver pelo Up Up Girls Kakkokari, de verdade. Eu não cheguei (nem pretendo) a esse ponto, mas é legal uma vez me misturar a eles para saber o como é. E eu hoje posso dizer: não é fácil, haja força de vontade. ^__^' Dores pelo corpo, cansaço, insolação, garganta inflamada... só não foi pior porque pelo menos minha carteira escapou quase ilesa, tendo em vista que boa parte das atividades foi gratuita. Eu poderia até ter comprado alguns goods/cds (repetidos) como o pessoal faz, mas... prefiro não passar pelo embaraço que são aqueles terríveis group akushukais super rápidos delas. De vez em quando eu tenho umas recaídas e até penso em participar só pra dizer um "oi" pra Nyansan mas... tenho me controlado (tarja preta) bem recentemente. =D Neste post vou começar falando das atividades dos dias 30 e 3. No último dia do mês de abril foi comemorado o aniversário de 24 anos da Nezumiiko. Com mais um show no Shibuya www, entitulado "Sengoku Minami Tanjoubi Special ~bushi onnadou~". Assim como no ano passado, o público estava quase todo de vermelho (tirando um ou outro zé ruela como este que vos escreve) e a líder do grupo trajava o uniforme antigo de samurai. As demais apareceram com o uniforme colorido da turnê nacional mesmo. Novamente houveram duas sessões, uma "extra" e a sessão principal. Como eu não sou bobo, não cometi o mesmo erro de novo. Dessa vez comprei ingresso para a sessão principal, na expectativa de ouvir o discurso dela e possivelmente seu anúncio de graduação, de acordo com os boatos. Na sessão "extra" novamente teve mais conversa e menos show, com cada uma das membros falando um pouco sobre a aniversariante e dedicando uma música a ela. Nessa sessão estavam todas com o uniforme da turnê e não rolou presença de alguma convidada especial (leia-se You Kikkawa. ela tinha show agendado).

Eu me surpreendi que haveria venda de ingressos na porta, não estavam esgotados. Fui assim um dos cerca de dez wotas que entrou a poucos instantes de a apresentação começar. A casa abriga cerca de 450 pessoas, mas nesse dia certamente caberiam menos. Isso porque uma boa parte da pista (em forma de escada, a la arquibancada de estádio de futebol com grades e tudo. uma desgraça) estava reservada para as câmeras que transmitiriam ao vivo o show no Nico Nico Douga. Para falar a verdade, acho que nem deveriam ter deixado a gente entrar, porque o local já estava abarrotado. .___. Tanto que tive de ficar lá no último 'degrau' da pista, no fundão, onde o teto é baixo e não dá pra fazer oshi jump. Expremido, mal dava pra eu ver direito o palco. Um grupo de wotas hardcore estava por ali também, então na base do 'quem não tem cão, caça com gato', fiquei participando dos calls e wotagei com eles. Tem sempre uns caras (em show de qualquer grupo, praticamente) que se dedicam mais a 'criar o clima' do show do que assistí-lo pra valer, abrindo rodinhas e ficando de costas para o palco. Normalmente eu priorizo ver a apresentação, mas como ali eu não podia ver muita coisa mesmo... Mas foi divertido ainda assim, isso que importa. =) Após um aquecimento com "Born Slippy Nuxx" e o tradicional "overture", Nezumiiko apareceu para cantar três músicas solo: "Namen na! Ashi Girls", "Rainbow" e "Bare Bare I Love You". Ela agradeceu a presença do público e as demais vieram pro palco, carregando um bolo de aniversário. Cantaram parabéns pra ela. Um breve discurso no qual ela disse estar surpresa com o bolo, achou que não ia ter. Afinal as demais já tinham dado presente antes (chocolates e uma camiseta simples. as seis fizeram vaquinha para juntar uma grana e o que conseguiram dar foi isso. tem como não amar essas idols pobres??? ^__^' ). Nezumiiko ficou olhando pra Akari com receio, já esperando uma tortada. XD Mas não rolou, a Akari disse que desta vez preferia comer o bolo. ^__^ Hora de retomar o show agora com o grupo reunido.





Cantaram "Bijo no Yajuu", "Kari wa Kaesuze☆be your soul", "Survival Girls" e "Up Up Typhoon". Ultimamente a menina erguida nesta última tem sido a Nyansan, mas neste dia ergueram a Nezumiiko, por motivos óbvios. Todas as músicas tiveram ela em destaque. Novo MC com elas falando da transmissão ao vivo. Então veio o grande momento: a apresentação da nova música, o solo da Nezumiiko, "Samuraidol ~bushi onnadou no ue yori~". Com as outras membros de back dancers, em coreografia planejada pela Konatsu. Achei engraçada, podiam lançá-la em algum cd. Melhor ainda, podiam fazer uma música solo pra cada integrante né. Outro MC, falando sobre a música. Aqui a Konatsu criou uma brincadeira com o público no qual ela comandava as palmas do pessoal. Fez várias vezes. O que deixou a Nezumiiko com ciúmes afinal a Konatsu estava se destacando e divertindo mais do que ela própria. ^__^' (mas mais tarde a Nezumiiko conseguiu fazer o mesmo gesto) Foi feito um anúncio, felizmente nada bombástico. Anunciaram uma nova rodada de 'teiki kouens' em Akihabara, no dia 21 do mês que vem. Um deles será especial em homenagem ao Berryz Koubou, enquanto os outros dois serão comemorativos do aniversário de duas meninas. Detalhe que três (Konatsu, Nyansan e Akari) fazem níver mês que vem, o que significa que uma delas acabará 'sobrando'. =/ Se for a Nyansan, eu juro que mato alguém! Elas cantaram "Kono Melody wo Kimi to" e então as seis se despediram do público. Nova parte solo da líder. Primeiro um novo discurso, com ela comentando sobre a camiseta especial feita para o seu aniversário e sobre a sua espada. Ela revelou que finalmente se decidiu sobre um nome pra valer a ser dado pra espada: "sensekitou". Usando os kanjis do seu sobrenome, vermelho (sua cor) e espada. Impressionante que ela demorou um ano pra bolar esse nome tão trivial. .___.' Cantou "Sakura Drive" (com o pessoal de penlights rosas em mãos) e "Runway". Talvez por causa do clipe ser centrado nela, achei que esta última ficou bem legal na versão solo.

Para fechar, ela cantou "Samurai Girls" explicando que tinha tudo a ver com o título do show e com ela. É verdade, faz sentido. Na hora não fez muito, porque ela se enrolou toda pra explicar. ^__^' Nezumiiko é assim, sempre meio abobada e se atrapalhando nos discursos. Isso se repetiu minutos depois, no encore. O momento de apreensão, com alguns até em pose de oração temendo pelo pior (sério). Foi o discurso mais longo dela, onde ela citou a letra da sua música solo e fez um paralelo com o futuro do grupo, sua idade... Gelei. Parecia mesmo que ela iria anunciar sua graduação. Não sei se foi planejado, de propósito. Mas o discurso foi todo feito de maneira a parecer que ia rolar mesmo. Só deu pra galera respirar aliviada no final, quando ela encerrou dizendo que no momento seu grande objetivo é ir com o Up Up até o Budoukan. =) Quer dizer, pelo menos enquanto o grupo não conseguir fazer um one-man no Budoukan, Nezumiiko não sai. Ufa! Como eu não creio que elas vão conseguir o feito tão cedo, dá pra engavetar esse fantasma por um bom tempo. Ela encerrou a noite cantando "Dateline". Depois haveria akushukai, sem a presença das mais novas Manami e Nyansan. Eu, como já disse, fui embora. Meu encontro sequinte com elas se deu três dias depois, desta vez em Yokohama. No centro (novo) da metrópole vizinha à Tokyo, esteve ocorrendo a 63ª edição da "The Yokohama Parade". Essa tradicional festividade ocorre para celebrar a reconstrução da área do porto do Yokohama, hoje em dia cheio de áreas verdes, shoppings e museus. A parada propriamente dita percorre um percurso de cerca de 3,5 quilômetros, saindo do Yamashita Kouen ao lado do mar e entrando até Isezaki-cho 6 chome, em meio a estreitas ruazinhas comerciais com tráfego só de pedestres. Participam da parada bandinhas representando escolas, empresas e instituições locais, tinha até uma da base militar americana. Havia a presença de autoridades, muitos blocos de crianças, carros de som e a apelidada "Yokohama Kawaii Parade". O meu motivo pra ir lá encarar aquele forte sol.


Nas fotos acima, um pouco do parque. Na primeira, o 'palco' montado em frente a uma grande fonte, local que no dia seguinte abrigaria vários shows de grupinhos idols. Haviam também preparado várias bancas de comidas e mesas pelo gramado. O parque apresenta de um lado a torre Marine Tower, um observatório de 106 metros de altura inaugurado em 1961 (e que passou por reformas durante 2006 a 2009). Do outro, o mar e o grande navio Hikawa Maru ancorado permanentemente. Trata-se de um cruzeiro usado durante 30 anos para fazer a rota Yokohama - Seattle/Vancouver. Desde 1960 ele se encontra parado ali, transformado em museu. A 'dispersão' onde as bandinhas participantes se preparavam era no cais do porto, em local de acesso restrito. Porém haviam alguns ensaiando no próprio parque. Na grande avenida, fechada para trânsito, muito policiamento e turistas, famílias... curiosamente não pareciam haver muitos wotas. Notei que haviam escoteiros ajudando na organização da parada. (não sei porque mas acho a visão de japoneses escoteiros ainda mais bizarra que a de japoneses rappers, mas enfim) Parece que o desfile foi transmitido ao vivo na tv, mas segundo comentários, as idols quase nem foram mostradas. Ainda bem que fui lá acompanhar em pessoa então. Primeiro teve uma cerimônia de abertura com dança e discursos do prefeito, organizadores e umas misses. A primeira parte do desfile foi composta por bandinhas infantis das mais variadas. Os lolicon pira. =P Eu tive de me mudar de posição pra tentar me proteger um pouco do sol. Acabei terminando o dia torrado feito camarão do mesmo jeito. =/ Mas pelo menos mantive-me num ponto estratégico. Na sequência vieram os primeiros blocos adultos, com bandas marciais, carros alegóricos, grupos de dança e até um dragão chinês.


Abaixo, o que realmente interessa: o bloco das idols. =) Quem puxava era o mais famoso grupo presente, o Denpa Gumi.inc (que já andou participando ano passado) acompanhado por outros performers do Dear Stage, fazendo cosplay e tals. Em seguida, isolado, vinha o Negicco, não sei o porquê. E então as meninas dos demais grupos, misturadas. Entre elas, buscando fazer um pouco de auto-promoção com faixas, flyers e um carro de som que tocava músicas de cada um dos grupos alternadamente, vinham as integrantes do Pottya, Mousou Calibration, Linda Sansei, Tokyo Clear's e claro, do Up Up. Se elas me reconheceram ou só notaram meu boné do grupo (indicando se tratar de algum fã), nunca saberei. Tirei um monte de fotos delas, principalmente depois que abandonei minha posição e passei a seguí-las. (pena que poucas fotos ficaram realmente boas) Ali percebi que não estava sozinho, haviam alguns wotas hardcore do grupo fazendo o mesmo. Uns vinte no total, não mais que isso. Mas éramos claramente mais numerosos que os stalkers fãs de outros grupos, mesmo do Denpa Gumi. Eu creditaria isso ao fato dos fãs (antigos) do Up Up serem wotas originalmente do H!P (assim como elas eram membros). E vocês sabem que wotas do H!P são uma raça peculiar né. Digamos assim, muito... dedicados. ^__^' O fato é que notei a confirmação de uma desconfiança antiga minha: Konatsu e Ayano são mesmo as duas que mais vão com a minha cara. .___. Apesar de a rigor serem exatamente as duas membros pelas quais eu menos me interesso, a esta altura tenho de começar a valorizá-las mais. Já relatei neste blog, no passado, do como elas costumam acenar pra mim em apresentações. Durante o desfile então... eu fui quase ignorado pelas demais (em especial pela Nyansan que só olhou uma vez ;___; ), mas as duas estavam toda hora olhando, sorrindo e acenando pra mim. Na penúltima foto abaixo, inclusive, eu tinha feito um gesto me declarando pra Nyansan, mas quem olhou foi a Ayano, que começou a rir. Horas depois ela viria a apontar contente pra mim numa apresentação, quer dizer... troquei de oshimen por acidente. =O


Nas fotos abaixo, o trecho final do percurso, nas ruas estreitas com o povo bem próximo. Muita gente sentada no chão, fazendo piquenique. Nos momentos em que elas paravam por causa de semáforos fechados (nem todas as ruas tinham tráfego interditado), parávamos junto com as meninas e ali ficava bem nítida a diferença de comportamento entre elas. Os wotas ficavam gritando seus nomes e pedindo poses para fotos. Enquanto Ayano, Konatsu e Nezumiiko eram as mais solícitas, as outras tentavam nos ignorar ao que parece. Nyansan principalmente parecia focada em apenas distribuir high touches e sorrisos para os populares e crianças. =/ Não que isso não faça certo sentido, mas o que custaria ser um pouquinho mais simpática? Eu entendo que é uma situação um pouco embaraçosa, sem privacidade com alguns caras 'abusando' um pouco, mas enfim... Numa das fotos dá pra ver claramente a nova manager do grupo, que as acompanhava na caminhada. Terminaram o trajeto pegando um ônibus de volta pra 'dispersão' no porto. Detalhe pra Ayano acenando pra mim lá de dentro. =3 No parque haveria uma cerimônia de abertura dos showzinhos com a presença do Denpa Gumi.inc entre outros. Como o Up Up não estava escalado, me mandei direto pro shopping Yokohama Vivre, próximo da estação de trem Yokohama. Já visitei ano passado o local, que não é dos melhores. Naqueles dias estavam agendadas uma série de mini-lives no pequeno palco externo, compondo o "Tower Records Yokohama Vivre-ten Open 1 Shuunen Kinen Event". Era a comemoração de um ano de abertura da filial da loja de discos no local. Eu cheguei a tempo de poder assistir o ensaio e apresentação do dela, um grupinho de Nagoya que lançou recentemente seu quarto single. Criado em 2012 e com mais de uma dúzia de integrantes, seis delas estavam presentes. As músicas são até razoáveis, mas o nome do grupo (uma abreviação para Delightful Enchanting Lovely Angels) é uma baita propaganda enganosa. Só tem menina feia naquilo! =P Havia um bom número de wotas do grupo presentes, somados aos curiosos tinha talvez umas 200 pessoas por ali.



Mas logicamente eu não havia ido até aquele local pra ver o dela. Mais tarde quem apareceu foi o Up Up, assim como o resto da galera que esteve as acompanhando no desfile. E mais alguns wotas. O local encheu bem, quase o dobro de pessoas do showzinho anterior. Uma pena que parte eram fãs do Idol Renaissance... pois é. De novo inventaram de fazer uma apresentação conjunta dos dois grupos. u___u Devem saber que eu não suporto saporra e fazem de propósito, só pode! Nyansan (que se dá bem com umas meninas do grupo) que me desculpe, mas aquilo é ruim. Demais. Sempre ainda colocam elas pra se apresentarem primeiro, me obrigando a ter de assistí-las. No ensaio do Up Up, continuavam com o uniforme da turnê mas usavam por cima outras roupas. Um tanto quanto estranho a Nezumiiko de casaco, com o calor que fazia. E imagino que tendo ido direto de um evento pro outro, elas deviam estar suadas e fedidas... Mas enfim, quem vai ter de lavar a roupa depois é ela né, então... =P Deram uma ensaiada com "Kira Kira Mirai" e trechinhos de outras músicas. Na apresentação pra valer, cantaram "Uppercut!", "Beautiful Dreamer", "Bijo no Yajuu", "Kira Kira Mirai" e "Kono Melody wo Kimi to". Fotos eram proibidas, mas pular e gritar podia. Porém achei estranho que só eu e mais uns dois ou três estávamos fazendo oshi jumps. No MC, minha nova oshimen Ayano agradeceu a presença do pessoal nos dois eventos. Comentaram sobre a agenda do grupo pros dias seguintes e sobre a data especial para elas. Exatos quatro anos antes, o Up Up ganhava sua formação atual com a entrada da Akari. (o grupo, ainda Up-Front Girls Kakkokari, havia sido criado cerca de dois meses antes pelas outras seis) Os hardcore wotas não esqueceram e levaram uma faixa pra estender. Pena que ela estava bem amassada e até rasgada após a correria de horas antes. ^__^' As meninas acharam graça. Após a apresentação rolou group akushukai no interior da loja, mas eu voltei pra casa porque o dia seguinte me reservava mais aventuras. Nyansan usava tiara, algo não usual e continuou não dando tanta bola pra mim, diferente da colega de roxo. Prefiro acreditar que movida por ciúmes. =P

Nenhum comentário: