quinta-feira, 14 de maio de 2015

Um one-man e muitas notícias

Estes últimos dias andam bem movimentados de notícias e novidades (Up Up à parte. a única coisa a relatar é que hoje elas estiveram fazendo uma gravação nova pro UFZS, o grupo de k-pop covers delas. em breve devem upar um vídeo no youtube. talvez já estejam preparando algo diferente para o festival "Dream On! vol.12" que foi anunciado para o dia 30 de agosto, dia seguinte ao grande "@Jam Expo 2015" do qual elas participarão. se tudo ocorrer dentro da normalidade, elas deverão marcar presença novamente e eu espero poder assistir a isso ao vivo, finalmente. se não me falha a memória, ainda nunca fui neste festival. a lista dos times participantes do concurso só sairá em julho, porém. longa espera...), mas eu vou começar o post falando do (segundo) one-man do Up Up Girls Kakkokari em Tokyo válido pela turnê "Zenkoku 47 Todoufuken Tour 2015 ~Run! Upga Run! Dash~". O primeiro tinha sido realizado em Shinjuku, abrindo a turnê e teve um report aqui. Este segundo show foi marcado para dar chance a aqueles que não puderam as ver anteriormente (seja porque tinha sido feito num dia útil, seja porque os ingressos esgotaram) vê-las na capital. Ocorreu no dia 6, uma quarta-feira, no Kichijouji Club Seata (a rigor ali não é mais Tokyo, cidade, mas como ainda é Tokyo, província, acho que está valendo né). Como era feriado (último dia do feriadão japonês), desta vez fizeram duas sessões. Eu estive presente na segunda, portando um ingresso comprado de última hora. A casa fica localizada no subsolo de um prédio-garagem literalmente ao lado da loja Yodobashi (onde no mesmo dia haveria um mini-live do Otome Shintou) visitada por mim outro dia desses, comportando até 600 pessoas. Não lotou mas esteve bem próximo disso, tanto que tive de ficar no fundão junto do mesmo grupo de hardcore wotas novamente, quase expremido. ^__^' A venda de goods começou ainda pela manhã e os group akushukais foram realizados minutos antes de cada sessão. Não me preocupei em participar, mas queria comprar umas trading photos novas (lançadas no decorrer da turnê)... fiquei na vontade. Já estavam esgotadas quando cheguei. =/ Vou ter de tentar comprar numa próxima oportunidade.

Foi minha primeira visita a essa casa de shows e não curti muito. O palco é muito baixo e com uma pista aberta mas plana, ficava difícil enxergar direito lá de trás. Some a isso um teto mais baixo no meio da pista e nem parte da iluminação chegava lá. Assim como da outra vez, a grande atração do show era a iluminação especial dando um ar de 'balada' pra coisa. Mas como o sistema de luzes da casa não é tão bom quanto o do ReNY, o impacto visual era consideravelmente menor. O conteúdo do show foi idêntico, com enfoque mais EDM, cheio de remixes e medley, com poucos MCs. Não preciso nem dizer qual uniforme elas trajavam né. Após os tradicionais "Born Slippy Nuxx" e "overture", elas vieram ao palco e cantaram "Bijo no Yajuu" e "Zenryoku! Pump Up!!". Breve MC de saudação com as apresentações pessoais e retomam com "Kira Kira Mirai", "Mecha Kyun Summer" e "Bare Bare I Love You". Uma dobradinha nostálgica surpreendente. Conheço gente que teria gostado de ter visto. =) Aí veio o primeiro MC mais longo, puxado pela Ayano mas com participação das demais. Comentaram sobre os últimos eventos do grupo e a Akari falou sobre o aniversário de quatro anos de sua entrada, comemorado dias antes. Relembrando momentos do passado, emocionou a Ayano, que ficou com os olhos cheios de lágrimas. Tão bonitinha essa união entre as meninas... que foi quebrada logo em seguida, quando sugeriram fazer um show divididas em sub-units de acordo com a cor do cabelo. Dois trios e deixaram a Ayano com seu cabelo tingido quase loiro de fora, sobrando. =P Tranquilo, ela é mara e poderia se virar sozinha mesmo. S2 Depois teve a remix especial "Yuudachi! Niji iro Rainbow" e o mega medley remix com "Burn the Fire!!" (quase certeza que essa e "Survival Girls" não foram exatamente remixadas, apenas encurtadas), "Samurai Girls", "Upper Rock", "RespecTokyo", "Starry Night (y0c1e Remix)", "Runway", "Itadaki wo Mezase!", "Shooting Star", "Sutorera! ~Straight Up!~ (fu_mou Remix)", "Survival Girls", "Kari wa Kaesuze☆be your soul" e "Waidoru Seven (y0c1e Remix)". Ufa! Em novo MC, comentaram sobre os shows futuros, a viagem pro Havaí no fim do mês e Ayano, indo de encontro com um pedido meu feito aqui no blog, pediu que todas as membros ganhassem músicas solos, não só a Nezumiiko. Great minds think alike. =3


O segmento seguinte teve o 'andamento normal' das músicas de volta com "Jumper!", "Chopper☆Chopper", "Onegai Miwaku no Target" e "Uppercut!". No encore retornaram com os mesmos uniformes para finalizar a apresentação em 24 músicas. Cantaram "Up&Up!" e "Party! Party!", com um MC mais longo entre as duas. Diferente dos demais puxados pela Ayano, nesse foi a Nyansan quem mais falou (e gesticulou, inevitavelmente). Elas brincaram um pouco falando que tinha muita gente de óculos no público e fizeram uns movimentos para se comunicar corporalmente com o pessoal do fundão que não estaria ouvindo direito. A Nyansan fez um "ureshii" com o corpo curvado e os braços em "C" e depois no agradecimento final falou que tinha sido o show no qual ela mais tinha 'se desdobrado' até hoje. ^__^' Mas foi na hora do papo sério que o show teve seu grande momento. Nada de anúncios, nem bons nem ruins. Mas teve elas falando da jornada até aqui, das dificuldades pela frente e a Nyansan dizendo que o Up Up só existe e pode prosseguir graças a nós fãs. Disse que elas vivem em nossa função. Foi um belo discurso. ;___; Para matar de vez os rumores recentes de graduações, fim de grupo, ou sei lá o que. Vida longa ao Up Up! (ps: já que a Nyansan andou comendo a Ayano... tenho de deixar registrado que eu também comeria fácil. as duas. =3 pois é, eu não podia encerrar sem esse comentário infame kkkkkk) No calçadão em frente à estação de Kichijouji estava rolando uma feirinha com direito a palco com música ao vivo. Não pude deixar de imaginar que o Up Up bem que poderia se apresentar ali também, após o one-man. Fôlego para tal eu sei que elas têm, então... Falando das notícias, a principal que apareceu ontem foi a de que um certo grupinho do qual eu simpatizava não terá mais muito tempo de vida. =( O Shizukaze & Kizuna está com o dias contados, irá acabar neste próximo verão. Colegas de gravadora do Up Up e com quase o mesmo tempo de existência, o grupo idol rock mais notório de Nagoya irá se separar para cada membro seguir seu caminho daqui em diante. O que motivou a decisão foi uma conversa das meninas com os staffs após o anúncio de graduação de uma delas, a Haruko Mizuno, por motivos de saúde.

Ela deixará a carreira artística e quanto as demais... só o tempo dirá. Anunciarão em breve o que vai acontecer, quais serão os últimos shows... Elas já possuem alguns marcados. Por enquanto não aparecem ainda na lista de grupos confirmados para o "Tokyo Idol Festival" ou "@Jam Expo 2015", mas a lógica leva a crer que deverão participar, em caráter de despedida, de ambos. Seria curioso se elas decidissem parar exatamente no @Jam tendo em vista que ano passado já tivemos uma despedida né. =/ E fica desde já a expectativa de para qual grupo seus wotas migrarão. Talvez pro Hime Kyun? O grupinho rock de Ehime-ken já garantiu presença no @Jam e em um festival de música em sua terra natal, o "Sun Burst Rock Festival 2015". A ser realizado numa praia em julho, contará com a presença de vários grupos de rock famosos e algumas idols. Além do Hime Kyun, terá Up Up, Lyrical School, Kamen Joshi, 9nine, Baby Raids Japan, entre outras. O Lyrical School inclusive, além da presença garantida nos acima citados festivais, tem uma agenda cheia de apresentações até o fim deste mês. E já no dia 31 iniciarão uma turnê nacional entitulada "Lyrical School Tour 2015 'date spot'", a maior delas até hoje. Passarão por Okinawa, Fukushima-ken, Fukuoka-ken, Osaka, Nagoya e Tokyo. O encerramento será dia 25 de julho no Zepp DiverCity. Só me incomoda um pouco que com muitas apresentações... elas acabam passando bastante tempo em vans e trens se locomovendo. E a Ayaka costuma passar hora fuçando no twitter de outras idols. Tipassim, nada contra, é até legal isso. Mas quando feito de uma maneira saudável né. Só que ela de uns tempos pra cá está exagerando, 'kimo wota' demais! .___. Fica flertando com tudo quanto é menina que ela encontra pela frente, tá loko! Saudade dos tempos que ela só fazia isso com a Nyansan... Ontem foram lançados o novo single da You Kikkawa e o novo álbum do Passpo, "Beef or Chicken?". Como eu ando meio 'desiludido' com o grupo, optei por baixar na internet a comprá-lo. Não me arrependo. Achei um cd inferior aos dois álbuns anteriores. Já começa por ter poucas faixas (12 ou 13, dependendo da versão. a bonus track é aquela música xarope do Hacchake Tai), sendo 7 músicas novas (mais a intro).


Destas, só duas ("Fairy Tale" e "Not in Theory", que é de longe a mais pesada do álbum) possuem uma pegada mais séria e madura, que é exatamente o que eu gostaria de ouvir. As outras cinco não são ruins, mas são bubblegum rock a la "Candy Room". Que enjoa. Compreendo que esse estilo encaixa bem com a proposta atual delas iniciada na turnê passada, com o visual (do cd e uniformes) e visa a atrair mais fãs novos ao mesmo tempo que traz de volta os wotas antigos, na medida que o grupo volta a suas origens bem 'pop-rock alegrinho'. Mas eu queria algo diferente, confesso. Levando em conta o discurso delas de amadurecimento e querendo virar banda, olhando o como os singles delas têm ficado ao longo do tempo mais sérios na temática e com letras mais profundas... Eu esperava que elas dessem o 'próximo passo', que não veio. Talvez venha em breve, após a "novidade" do fim do mês. Vamos ver. O fato é que agora, apesar da idade das membros, o Passpo está mais infantil enquanto o Hime Kyun, quem diria, está mais criativo e sério. Os papéis se inverteram, o que não deixa de ser curioso. Bom, mas gostando ou não do novo álbum, de maneira alguma eu gostaria que acontecesse o incidente da última madrugada. Para quem não ficou sabendo, de novo o grupo foi vítima do ataque de algum fã (?) desocupado. Desta vez hackearam o twitter da pobre Sakotii para ficar postando besteiras e 'causar'. Nos tweets que eu cheguei a ver, ela zombava dos wotas e admitia que rolavam uns 'serviços sexuais' (o famoso teste do sofá) nos bastidores. Rapidamente deletaram a conta dela e os staffs procuraram desmentir aquilo. Encaminharam o caso à polícia e a Sakotii foi obrigada a se desculpar pelo incidente. Assim como o grupo todo tratou de fazer durante uma transmissão no showroom minutos atrás. Na verdade elas não fizeram nada de errado, mas esse é o protocolo né. As colegas ao longo do dia também comentaram no twitter a respeito, desmentindo e tentando tranquilizar o pessoal (Annya até em tom de brincadeira escreveu "se a agência fosse ruim assim eu já teria fugido faz tempo na velocidade da luz!"). Mas dá aquela manchada na imagem do grupo, mesmo assim. =/ Sem falar no alvoroço provocado no 2ch.

Na imagem da agência Platinum a mancha não faz muita diferença, afinal eles já são uma agência meio mal vista por diversos incidentes e procedimentos controversos no passado (sendo o mais grave o caso do suicídio da grabia idol Miyu Uehara em 2011). A Platinum é sempre criticada e vítima de comentários maldosos no 2ch, assim como a Alice Project. Não que eles não façam por merecer em certos casos, mas enfim... Acho que deveriam atacar as agências e seus produtores, não as idols que são meras funcionárias. Pelo menos no final das contas parece que elas estão bem e não se abalaram, nem a Sakotii. Na transmissão do "Free Flight" e em fotos e comentários recentes, ela já vinha com um ar meio 'murcho' mesmo antes do incidente. Imagino que por causa da sua saída (por tempo indeterminado) do grupo daqui a alguns dias. Inclusive, já que ela vai sair mesmo, acho que nem precisam restaurar o twitter dela né, deixa assim. =P Elas estão agora em meio à semana de eventos da campanha de lançamento do álbum, bem atarefadas. E pelo menos no que diz respeito ao programa no showroom, o incidente acabou é ajudando-as: bateram o recorde de espectadores (mais de 5200) e receberam vários brindes dos fãs (pelo menos o equivalente a uns 100 mil ienes, muito acima da arrecadação usual). Resta ver se essa (má) propaganda involuntária vai gerar também maior interesse nos eventos e aumentar as vendas do cd. Se foi trabalho de um hater, bem capaz de que o tiro saia pela culatra e o grupo acabe saindo fortalecido dessa história. Quer dizer, "ai que burro, dá zero pra ele!". =P Falando em "Free Flight", louvemos os deuses! Aquele usuário que sempre postava no youtube as gravações voltou à ativa! =D Entre variados vídeos do grupo, ele upou: o programa do dia 19 de fevereiro, com MioMio, Nachu e Yukky; do dia 26 de fevereiro, com Morishi, Naomin e Annya; do dia 5 de março, com o grupo todo reunido para comemorar o início da turnê; do dia 12 de março, com Naomin, MioMio e Sakotii; do dia 26 de março (no dia 19 não teve gravação), com Sakotii, Yukky e Annya; do dia 9 de abril (o do dia 2 ele ainda não upou =/ ), com a dupla aloprada Annya e MioMio; do dia 16 de abril, com Oppaipon, Sakotii, MioMio e Annya (para compensar a ausência da Sako na semana anterior)...

Do dia 23 de abril, com MioMio, Annya e Sakotii (impressão minha ou elas viraram membros regulares da parada? cadê as demais? tá parecendo o programa do Up Up onde só a Nezumiiko aparece...); e do dia 30 de abril, com Nachu, Yukky e Morishi, recebendo a visita da Reiko e Yuu do Predia. Vamos ver se ele (ou outra pessoa) upará o da semana passada e o episódio que ficou faltando. Espero que sim. =/ Pelo menos o cara fez a gentileza de upar o episódio do "Good Luck!! Stream" no qual eu e o alemão estivemos presentes. =D Já no canal oficial do grupo, uparam alguns episódios novos do "Muriyari". No episódio 26, curtinho, acompanham a Oppaipon no estúdio de gravação do álbum. Impressão minha ou ultimamente ela e a MioMio andam mais exageradas nos gestos e palhaçadas do que o usual? Parecem forçadas, estranho... No episódio 27, outro rápido, hora da Morishi falar um pouco do álbum, nas mesmas circunstâncias. Com participação especial da Yukky. No episódio 28, o staff se encontra com o quarteto do Hacchake Tai para discutirem sobre um novo uniforme para a sub-unit. E elas aparecem numas imagens ajudando na limpeza pública. .___. Tão fazendo arubaito de garis para pagar as contas? Que fase! No episódio 29, para compensar as várias edições chatinhas anteriores, MioMio (ou melhor, Gonzales kkkkkk) volta a aprender a fazer um udon. "Koshi", o retorno. XD A intenção dela era fazer o velho instrutor comer o udon preparado por ela dessa vez, mas... ele recusou-se. =P No episódio 30, outra reedição. Oppaipon volta pro zoológico de Saitama-ken para rever os macacos voltar a contar algumas curiosidades sobre o grupo. E aproveita para fazer uma propaganda básica da peça "Daruma", na qual ela estará contracenando com a loli Ayano Umeta do AKB48. A peça estará em cartaz entre os dias 18 e 23 do mês que vem. Após dois anos e meio afastada do teatro, a Oppaipon voltou a atuar mês passado na peça "Hoshi no Koe" e pelo visto pegou gosto pela coisa. Pois é, não é só a ex-membro Macocchan quem anda investindo na carreira de atriz. Por fim no episódio 31, fresquinho, o Hacchake Tai dá prosseguimento ao projeto de novo figurino, primeiro confeccionando 'novos' óculos. Destaque para a Naomin com seu medo de pombos. kkkkkkk

Vale dizer que o Passpo até o final do mês, quando acontecerão os grandes e decisivos one-mans em Osaka e Tokyo, tem vários compromissos agendados. Depois desta campanha de lançamento do álbum que se estende até o domingo, terão participações em festivais nos dias 20 e 28. E eventos de lançamento do novo photobook do grupo nos dias 23 e 24. Dizem que haverão fotos mais 'calientes', quero só ver. No primeiro final de semana do mês que vem estarão se apresentando em Hokkaido. Isso se o grupo não acabar no dia 31 né. =P Ah! Eu não cheguei a comentar sobre o novo clipe delas, da música "Honey Dish", por aqui ainda. Achei engraçadinho e bem feito, mas a criatividade foi zero né. Devem existir uns 500 clipes idols parecidos, com o mesmo conceito festivo. E aí... sou mais um "Heavy Rotation" afinal as meninas pelo menos aparecem de lingerie. =P Outro lançamento recente que eu pensava em comprar mas acabei só baixando da internet foi o single "Relax In The City/Pick Me Up" do Perfume. Disponibilizado dia 29 do mês passado, é mais um bom lançamento do trio. Porém as faixas principais são pouco criativas, muito parecidas com outras músicas delas. Achei de longe a melhor faixa exatamente a beside "Toumei Ningen" que não recebeu a mesma atenção das outras. ^__^' O Perfume já anunciou que se apresentará este ano no "Sonicmania", aquela noite de shows pré-Summersonic. Legal, mas gostaria que aparecessem também no lineup principal. Algo que não deve acontecer pois elas estarão cantando no "Rising Sun Rock Festival" em Hokkaido, logo em seguida. Ainda falando em grandes festivais, elas já se garantiram também no "Rock in Japan Festival" e "Monster Bash" desse ano (ambos também a serem realizados em agosto). Quer dizer, só não irão ao "Fujirock", que já costuma ser sempre o festival ao qual eu menos tenho vontade de ir mesmo... =P Para celebrar os dez anos de carreira, abriram um site especial e farão durante os meses de setembro e outubro uma série de sete shows entitulados "Perfume Anniversary 10days 2015 PPPPPPPPPP", em Tokyo e Hiroshima. Gostaria muito de ir, mas certamente vai ser um inferno pra conseguir um ingresso. Melhor nem criar (falsas) esperanças... =/


Outras coisas a serem comentadas são: apesar de terem lançado um mini-album ano passado, parece que agora, finalmente, o Crayon Pop está 'debutando' pra valer no Japão. A gravadora Pony Canyon abriu um site pro grupo e elas estiveram durante estes últimos quatro dias fazendo gravações aqui no país. Uma pena que não tenha rolado nenhum showzinho ou pelo menos um fan-event que nem os que elas costumam fazer na Coréia. Fala sério, que inveja dos fãs coreanos. *___* Isso é que é fanservice (e tosqueira. kkkkkkk evento na calçada do lado de uma avenida qualquer. guerrilla event ftw!), sem dúvida. Tem como não amar um grupinho assim tão pobre? Me lembra o Up Up num passado não muito distante. Aliás, esses grupos pequenos de k-pop lembram bastante os idol groups japoneses né. Seja na simplicidade, proximidade com os fãs, fanbase majoritariamente masculina (otakus? pelos vídeos, tem pinta)... Estive conversando a respeito com o amigo alemão (que conhece muito mais de k-pop do que eu) e realmente, seria um paralelo interessante a ser pensado. Assim como os grupos mais famosos mudam completamente de atitude em ambos os países, deixando um pouco de lado esse contato mais direto com a fanbase. (por razões muitas vezes compreensíveis, mas enfim...) Agora, não sei se é por causa daquela velha história do "a grama do vizinho é sempre mais verde", mas me parece que na Coréia o nível do fanservice é maior que aqui... Eu devia estudar coreano e me mandar pra lá. =3 Falando em grupos mais famosos, correm boatos de que no After School está pra rolar mais uma graduação, desta vez da E-Young. Eu espero que não ocorra, porque a Jooyeon saiu a tão pouco tempo atrás... o grupo já demora para lançar mais músicas e fazer shows por aqui, se ficar nessas de membros saindo toda hora... já era. Falando em graduações, nos grupos ~48 chegamos naquele período do ano de marasmo, sem muitas meninas caindo fora por causa do compromisso firmado com o sousenkyo. Que ocorrerá no começo do mês que vem. Recentemente teve um novo draft, com novo aporte de lolis feiosas... mas não posso criticar muito afinal uma das minhas garotas favoritas hoje em dia, Koishi, veio por um draft né. No AKB continuam 4 membros com graduação anunciada (Shihorin e Morikawa saem ainda este mês).

No SKE, que já acumula 10 saídas este ano, um milagre: nenhuma membro no momento está com graduação agendada. =O Assim como no HKT. No NMB, que acumula 6 saídas em 2015, duas meninas anunciaram graduação para breve: Kanako Muro (18 anos, team N) e Yui Takano (21 anos, team M). Agora, o que interessa mesmo é que soltaram os tradicionais videozinhos de campanha para o sousenkyo. Logicamente só assisti mesmo alguns poucos, mas olhando por cima... Por acaso tem alguma regra nova estabelecida de como elas devem se comportar, o que pode ou não fazer...? Porque é impressionante a mesmice, falta de criatividade e graça nos vídeos. =/ Para um espectador comum como eu, dá pra contar nos dedos de uma mão aqueles que chamaram a atenção. No AKB tem uma loli com roupa de batata (oi?), outra com vídeo de temática natalina (ooooi?), Hirata com um porco-espinho de estimação (ooooooooi?), KK com uma roupa horrorosa... mesmo meninas que costumavam ser engraçadas como Myao e Shiichan estão robóticas. De bom, só ela, Haruu. Não a toa é a única menina pra qual eu dou bola atualmente. Apesar de ela ter emagrecido bastante, a fama de 'gorda' continua. Então o que ela fez? Não falou uma palavra e só ficou comendo. =P Entre HKT e NMB, só me chamou a atenção a tal de Naiki, fazendo um prato ornamental de frutas. Ela parece levar jeito pra coisa. No SKE, uma decepção os vídeos da Koishi, Sumire, Nakki, Kumazaki, Akari... todos bem 'comuns' e sem atrativos. Só destaco a Tani, sempre aloprada e ela, Takayanagi. S2 Ok, sou suspeito pra falar. Mas caramba, sempre ela salvando essa bagaça?! Bolando algo diferente, dando seus gritinhos e se divertindo. E esse é o ponto chave: apesar de tudo que a produção faz com ela e da saída de suas amigas, a Churi ainda consegue se divertir no SKE. Por isso não sai. Só posso admirar uma menina dessas, mesmo. Em julho entrará em cartaz um filme de terror com ela nos cinemas, "Jyourei Tantei". Bom ver ela conseguindo trabalhos fora do grupo. Só para finalizar, o Luvya (aquele grupinho obscuro encantador de Sendai) ganhou uma sala temática do grupo num karaoke próximo da estação central. =D Interessante. Fiquei arrasado quando descobri tardiamente que elas estiveram em Tokyo fazendo uma rara apresentação exatamente no mesmo dia ao qual eu fui ver esse one-man do Up Up. ;___;

O Predia também teve show importante nessa data, mas como se trata de um grupo ao qual posso conferir ao vivo com frequência e facilidade, tudo bem. Nyansan que me desculpe, mas pelo Luvya eu trocaria o show do Up Up. (hoje em dia, provavelmente é o único grupo capaz desse feito) Pelo menos tive uma grata surpresa ao comentar no twitter da Madoka e... ela lembrou de mim! Mais: respondeu-me com uma mensagem tão fófis de que queria ter me encontrado novamente... S2 E depois ela ainda não se considera uma 'idol' de verdade, imagine só. Deixa no chinelo 90% das idols que conheço por aí, fácil. Madochin, pegael! Agora resta esperar por um nova vinda delas pra capital (no TIF? sonhar é de graça...) e tentar não vacilar outra vez. Ou quem sabe ir até Sendai (quando o Up Up finalmente anunciar seu show na província pela turnê nacional?)... Legal que deram uma melhorada no site oficial, já era tempo. Bom, no próximo post, report daquele que possivelmente foi o melhor show (idol) do ano de 2015, aguardem! =)

Nenhum comentário: