terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Rocking F**king Idols

Hora de fazer um report rápido de três shows bem distintos (talvez nem tanto) vistos por mim na semana passada. Começando pela sexta-feira 13, fui até Shibuya, novamente ao Tsutaya O-East. Para ver outro festival idol contando com a presença do Passpo. =D Porém devo confessar que fui lá meio a contra-gosto. O Afilia Saga que eu não via a séculos estaria em Shinjuku fazendo um evento de lançamento com as meninas todas de cosplay. A Raymee por exemplo foi de enfermeira. *___* Tentador, muito tentador. Mas optei por usar o bom-senso e deixar pra vê-las no dia seguinte afinal eu já iria pra um show num local próximo a onde elas estariam, então... O Next Shojo Jiken estava tendo um show especial em Ikebukuro, comemorando um ano de aniversário do grupo. Outro que eu não vejo a muito tempo já... mas como entre os convidados estaria o Gouhou Lolita Syndrome com seus "trash wotas", sem chance. Desculpa, Mai. Aparentemente só me restava ver o "Platinum Sonic 2015" mesmo. Errado. No meio do caminho checo o blog do Up Up e vejo que a Azunyan havia escrito que elas fariam uma apresentação surpresa (não constava no calendário do grupo nem em site algum) num festivalzinho de 'idols universitárias'. Fuuuuuuuuuuuuuuuck! Se eu tivesse visto antes... mas já era tarde demais, não dava pra mudar de caminho mais. ;___; Paciência, quem não tem Azunyan, caça com Nachu mesmo. Este festival, como o nome indica, contaria apenas com os grupinhos da agência Platinum Production. Ou seja: Passpo, Predia, Palet, 3min e FYT. Os dois últimos participando em apresentações mais curtinhas, como opening acts. Ainda bem. =P A programação do evento tinha a venda de goods começando às três e meia da tarde, bem antes dos shows. Eu como não aprendo nunca, ao invés de ir lá e garantir já os goods que eu queria (bem como os tickets pras atividades), deixei pra comprar tudo após o término do festival, quando rolariam os akushukais e 2 shots. (3min e FYT fizeram os seus mais cedo, durante a apresentação do Predia. Palet teve atividades durante e após o festival) Uma grande burrada. -___- Isso porque eu queria muito ir tirar fotos com as meninas do Predia, aproveitando pra finalmente comprar o single de dezembro... mas já estava esgotado. E as trading photos à venda não dariam tickets. Quer dizer, já era. Nada de Yuu, Akane ou Runa pra mim nessa noite. ;___;

Bom, pelo menos na banca do Passpo a regra era outra, então peguei umas fotos da Sakotii, só por pegar mesmo. E pelos tickets, óbvio. Mas falarei deles mais pra frente. O primeiro a se apresentar foi o caçula FYT. Não notei a presença de seus (poucos) fãs no local... Aliás, foi outro festival sem casa cheia, que nem o @Jam. Mas este ainda que era compreensível por se tratar de um dia útil. (e não ter a Azunyan =P ) Rápida e chata apresentação. (poderia ser melhor se a Sayaka usasse bikini =D ) Segue-se o 3min. Apesar de musicalmente não serem tão diferentes (o Palet também), foi bem mais agitado. Havia um número considerável de fãs delas. Facilmente notados pelo uso de uma camiseta escrito "pure fucking idol". o___O Ahn? Tipassim, isso é tão aleatório, diferente, provocativo, tão... BiS! Curti. kkkkkkkk Dando uma pesquisada na net, pelo visto um fã delas é o responsável por esse modelito e anda imprimindo sob encomenda. Pena que não curto esse grupinho, senão pediria uma pra mim. =/ Acabou virando meio que um 'uniforme' dos wotas do grupo (até porque se duvidar o 3min deve ter camiseta à venda ainda). Há de se tirar o chapéu pro cidadão, que conseguiu fazer até as próprias idols gostarem e usarem a camiseta. (a Riona do Palet já foi vista usando várias vezes por aí) A propósito, não é curioso que no 3min tem uma integrante chamada Mayu Watanabe? =D Obviamente os kanjis são diferentes da robótica idol do AKB48, mas mesmo assim... Pena que o apelido dela não é Mayuyu também, seria épico. Bom, após o showzinho delas, todos os grupos apareceram no palco pra saudação inicial e um pouco de papo furado. Yui do Palet, Yuzuka do Predia e Oppaipon do Passpo eram as mestres de cerimônia da noite. Vale dizer que um negócio bem chato durante o festival foi que toda vez que os grupos voltavam ao palco, eles cumprimentavam novamente o público. Ficou muito repetitivo, afinal eles se alternavam constantemente e não ficavam mais que alguns minutos sem aparecer. Logo, pra que falar toda a ladainha de novo? =/ Bom, o Passpo no seu uniforme sarampo cantou "Step & Go" e "Candy Room". Palet e Predia (em seu uniforme preto e branco, cantando "Kowareta Ai no Hate ni") cantaram uma música cada. Após esse 'aperitivo', novo MC de introdução dos grupos. A seção do Palet se iniciou em seguida, com elas cantando seis músicas. A primeira foi uma cover de "Hey Now" do Predia.


Nova parada nos shows, agora pro MC mais longo da noite. Foi realizada uma disputa de cabo de guerra entre os três grupos principais. Não preciso nem dizer quem ganhou né. Quem tem Morishi, tem tudo. Deu nem graça. Nachu ficava enrolada na ponta da corda, servindo de peso morto. Faz sentido. Durante as comemorações (e praticamente durante todos os MCs da noite), só dava a Annya roubando a cena. Ela já é faladora e desbocada, mas neste dia estava mais. Muito mais. Deve ser por causa da presença de sua mãe na platéia (sentada no segundo andar junto da coreógrafa Takenaka). Ela estava inclusive descontrolada durante os shows, deixando a dança de lado e fazendo o que bem entendia no palco. Durante "Step & Go" já é meio que 'tradição' ela e a Nachu ficarem zoando, mas a Annya aprontou em todas dessa vez. Nessa música, inclusive, as outras também zoaram e praticamente só sobrou a Oppaipon levando a sério. .___. Uma coisa bem nítida é que o grupo como um todo parecia bem mais alegre e disposto neste dia que no @Jam. Como a disputa foi mais rápida do que o previsto e o Predia não teve tempo pra se arrumar, o Palet voltou ao palco pra cantar mais duas músicas. Seus wotas foram ao delírio. Fiquei surpreso quando uma delas comentou que o uniforme novo do grupo foi criado pela MioMio. Não achei nada de especial, mas melhor do que ela costumava bolar pro próprio grupo. =P Aí então veio a seção do Predia, com sete músicas, começando com uma cover de "Wing" do Passpo. =O Akane owneando. Cantaram ainda "Dream of Love", "you slipped away", "Namonaki Shiroi Hana wa Kieyuku", "Utsukushiki Kodokutachi", "Going to Ride" e "Baby Kiss". Atóóóóron a coreografia dessa última. O show foi menos agitado que os outros dois, mas já era de se esperar. A fanbase do Predia tem faixa etária mais alta e pessoal mais chegado em tirar fotos do que ficar pulando. Pra encerrar, o grupo principal, Passpo. Começaram com uma cover de "Ichigo Kibun", do Palet. Ficou aquele gostinho meio estranho, afinal é uma música muito 'alegrinha' pro atual estágio do grupo, acho. Depois cantaram "Material Girl", "Love Diary", "Kucha Love", "Pretty Lie", "Cosmic You" e "Himawari". Amei essa setlist. Principalmente porque tem vários solos da Nachu. ;) Não sei por qual motivo, mas neste dia tinham muitos fãs dela. Quase dez. A única vez na vida que tinha visto tanta gente de penlight laranja tinha sido no show de aniversário dela.

Talvez a história de que ela ficou sem ninguém no akushukai do show passado tenha se espalhado pela net e incentivado os Nachu wotas a saírem do armário? O fato é que nós ainda fomos agraciados com uma performance de "Shojo Hikou" no encerramento, com todos os grupos cantando juntos no palco. Com a saída da Macocchan, Nachu ganhou mais destaque nessa música. Amo muito tudo isso. Um MC final de agradecimento e despedida se seguiu, com foto sendo tirada com o público, que acenou uma toalhinha roxa feita pelos Annya wotas pro seu aniversário. Isso que já tinham sido acenados penlights roxos durante "Pretty Lie". E já tinha acontecido comemoração no show passado. Quer dizer... que diferença né. Enquanto uns tem tanto (Annya), outros tem tão pouco (Nachu). =/ Alguns minutos depois, todas voltaram ao palco pra um high touch, com a Annya carregando uma das toalhinhas. Não participei porque era preciso comprar algum good especial do evento pra receber o ticket. Aguardei. O Passpo veio a fazer suas atividades em cima do palco, enquanto Palet e Predia faziam no hall de entrada. Usei meus dois tickets pra falar com Nachu e Sakotii. Ambas lembraram de mim, ponto positivo. A Nachu durante o show estava usando um chapeuzinho de morango por causa da cover do Palet. Comentei sobre isso com ela. Nachu, a 'ichigo tantou' do grupo. Ela até criou uma vozinha fina pra personagem. Eu disse que não combinava muito com ela... ela leva mais jeito pra abacaxi. =D Ela ficou rindo, com certeza não deve ter sacado. Já com a Sakotii... ah, Sakotii. S2 Ela é uma daquelas (raras) meninas que vai com a minha cara, me tratando sempre de maneira diferenciada dos demais. O papo com ela flui. Comentei sobre minha ida ao "Magic Spice" pra comer o mesmo curry ardido que ela. Sakotii ficou espantada que eu fui até lá e riu muito quando comentei o quão "gostoso" é aquele prato. Assim acabou a noite, uma pena não ter mais dinheiro pra falar mais com a Sakotii. Fica pra próxima. Ah, claro! A grande surpresa anunciada foi que o Passpo está com novo álbum pra ser lançado em 13 de maio. Yay! Já estava na hora de um álbum novo ("Tracks" não conta, é compilation) mesmo. Sem título ainda, terá quatro versões. No aguardo pelas músicas inéditas deste novo Passpo. No dia seguinte, sábado, foi a vez de ir até Kichijouji, cidade vizinha a Tokyo. Praticamente no meio do caminho entre minha casa e a capital.


Visitei pela primeira vez o local, que possui um ar meio interiorano meio agitado, lembrando Kunitachi. Porém com mais (e maiores) lojas, num centro comercial (nona foto) bem mais extenso. Uma das maiores lojas do local é exatamente a Yodobashi (segunda foto), loja de eletrônicos, meu primeiro destino nesse dia. Apesar da loja da Tower Records (na oitava foto, pôster autografado por Akari e Azunyan do Up Up, dentro da loja) ser localizada no sexto andar, o mini-live do Afilia Saga foi realizado no segundo, num espaço lateral do prédio. Bom, faz sentido até porque a loja é pequena e naquele espaço cabe um número razoável de gente. Os wotas compareceram em peso e fizeram bastante barulho. Além de comprar muitos cds. Vi vários carregando CAIXAS de cds. .___. Não à toa esse single fechou a semana em quarto lugar no ranking da Oricon, com mais de 18 mil unidades vendidas. Uma bela recuperação em relação ao single anterior e uma vitória tranquila sobre os outros grupos idols que tinham lançamento na mesma semana. Aproveitando o clima 'dia dos namorados', o grupo esteve oferecendo bastante fanservice, com direito até a entrega de cartinhas românticas escritas pelas membros e gravação de videozinhos com seu celular. Num dos MCs, Louise e Yukafin ficaram tirando sarro uma da outra ao lerem pro pessoal um exemplo de cartinha da colega. Diferente dos demais, eu não estou podendo, então tive de me contentar com cinco cds "apenas". Que me garantiram participação duas vezes no kobetsu akushukai e um 2 shot tirado pela menina. Como não havia palco, o pessoal da frente ficava sentado no chão e a turma mais no fundão, de pé. Este evento da campanha de lançamento do single "Never say Never" contou com duas sessões. Vi uma de pé e a outra, sentado. Como sou um nanbanjin e não tenho dado as caras ultimamente em shows delas, notei certos olhares. Deviam estar me achando um 'turista' por ali. Mas isso até que foi bom: em certo momento, um wota se aproximou de mim, perguntou se eu era fã da Raymee e me presenteou com um mini-photobook de bolso, montado (por algum fã. talvez ele próprio, não perguntei) com imagens dela. =D Quanta bondade. Depois ainda dizem que wotas são uma raça desprezível. tsc tsc tsc

Elas estavam trajando os uniformes novos do single. Gostei deles, com ar meio policialesco e uns toques sexys. Um dos meus favoritos do grupo até aqui. Assim como gostei do single. Comprei três das versões, não peguei as duas cd+dvd. Achei justo colocarem de center a dupla veterana Louise e Yukafin. Elas são a alma do grupo. Musicalmente acho até que é o melhor single do Afilia até hoje, com pegada mais rock e com direito a uma faixa, "Megami-sama no Point Card", em ritmo skacore. Loko. O clipe e a coreografia achei meia-bocas, mas merece destaque o momento onde as meninas ficam 'tocando guitarra' com as pernas das colegas. kkkkkkkkkkk E também gostei do novo brasão do grupo, mais classudo. É curioso o como apesar do Afilia teoricamente estar melhor (e mais bem produzido) do que nunca, eu não sinta mais tanta atração pelo grupo como antes. =/ A única explicação que eu consigo imaginar seria pelo fato do grupo hoje em dia ter meninas demais (pro meu gosto) e com uma formação já BEM diferente daquela que eu conheci em 2011. Apesar de que minhas oshimens ainda estão lá (Louise - a velha, Raymee - a nova). O grupo perdeu certo charme, creio. Ainda mais quando decidiu parar de recrutar apenas meninas que já trabalhavam nos maid cafes da franquia e eram populares entre os otakus. As quatro 'novatas' são tão sem-graça... Nos MCs, Yukafin comanda. Mas as outras costumam participar. Das 'novatas', só a Alice se atreve. E tenho notado Maho e Kohime apagadinhas, não sei por qual motivo. Não é a toa que a Kohime andou perdendo fãs ao longo desse tempo. Já a Raymee eu não faço a mínima idéia do porque ela é uma 'flopada' hoje em dia. Linda, fotogênica, com serviços fora do grupo, atenciosa, bem humorada, super simpática... eu considero ela a mais tsurishi do Afilia. No entanto, suas filas são menores até que uma das novatas. Os Afilia wotas sabem de coisa que eu não sei (namorado, dorgas, envolvimento com o estado islâmico...) ou então... ela só é tsurishi comigo. Vai entender. .___. Bom, elas cantaram "Venus to Aoki Nanatsu no Umi", "Japonesque x Romanesque", "Koi no Wizard Hyakunen Sensou" e "Never say Never" na primeira sessão e "NeptuneSagashite", "Knee High Egoist", "Spark In My Heart ~Sekai ga Owaru to Shitemo~" e "Never say Never" na segunda.


Aprecio esse esforço delas em procurar cantar músicas diferentes nas sessões e cantar algumas mais antigonas pra agradar certos fãs (como eu). Na hora das apresentações, as 'novatas' pareciam já bem enquadradas na coreografia. Apesar do frio, Laura suava litros. Após cada sessão, as atividades. Ao falar com a Raymee, ela logo lembrou de mim e perguntou o que tenho feito. Eu comentei que minha última vez vendo-a de perto tinha sido no Tokyo Game Show, mas que estou sempre seguindo seu twitter. Ela posta fotos muito kawaii. =3 Comentei que moro não muito longe dali. (o que é verdade. porém, não há linha de trem direta de casa pra lá. na ida, tive de fazer QUATRO baldeações!) Ela me fez prometer que ficaria pra ver a segunda sessão. Nem precisava né. Nas atividades após a segunda sessão, fiquei pensando em ir falar com a Louise. Trocar uma idéia sobre "Kantai Collection". =D Louise é nerds roots mesmo, diferente da maioria das idols por aí que ficam jogando "Love Live!", ela joga KanKore. Toca aqui, menina. o/ Mas como a Raymee não tinha fila, acabei voltando nela. ^__^ Comentei de como gostei das novas músicas e novo uniforme. E do meu momento favorito do clipe: a careta que ela faz enquanto 'toca guitarra' com a perna da Kohime. kkkkkkkk Ela só ficou rindo. Depois retornei pra tirar o 2 shot que aparece lá em cima. Fiz uma pose bem kimo wota e ela se segurou pra não rir. Depois ficou querendo saber o porquê daquela foto. Bom, eu tinha ainda outro compromisso no dia, então não pude ficar até a saudação final delas. Do jeito que nego gastou dinheiro, deve ter durado bastante tempo... A campanha de lançamento ainda não terminou, com mais eventos nos dias 21, 22, 23 e 7. O calendário do grupo despois ficará bem vazio, apenas com um one-man em Taiwan no dia 28 e festivais nos dias 21 de março e 4 de abril. Com um monte de grupo partindo pra 'turnês nacionais' ultimamente, me surpreende que elas não tenham algo do tipo planejado. Ah! A faixa principal do single está sendo utilizada como tema de abertura do anime "Isuca", que estreou em janeiro. Como se trata de mais um daqueles desenhos de ação/fantasia com harém e muito ecchi, passei bem longe. Credo. u___u

Só pra encerrar, na foto ainda aparecem as abas dos cds, que como já virou costume do grupo, se você juntar e enviar, concorre a vários prêmios. Entre eles passeio no parque com a oshimen, ida ao boliche, ao karaoke... Eu vou mirar na cartinha escrita por ela. Prêmio menor mas creio que mais fácil de ganhar. (já ganhei uma vez um cartão postal da Raymee né) Voltando a falar do Passpo, ainda ninguém está gravando e upando o programa do site LoGiRL, o que é bastante frustrante. Ainda mais porque numa gravação recente teve a Sakotii aprendendo dança-do-ventre. *___* Pra piorar, o carinha que costumava sempre upar no youtube o "Free Flight", por algum motivo, parou. Já são duas semanas sem vídeo, o último sendo o do dia 29 de janeiro. =( Só resta assim recorrer ao "Muriyari", que anda bem chato. Essa idéia de 'ferrar' com as meninas mandando elas pra lugares sem grandes atrativos (pra jovens) está ferrando também com os espectadores. Na primeira parte do episódio 22, Morishi e Sakotii andam sob chuva pelas ruas da área de Nishi-Asakusa. A "empolgação" da Sakotii é contagiante. XD Esse episódio pelo menos serve pra mostrar que além delas não cozinharem, são péssimas com inglês e não conhecem nem ícones pop famosos como Gene Kelly e Frank Sinatra. o__o' Ainda entregam a Oppaipon dizendo que ela não consegue fazer rigorosamente nada na cozinha. Bom, eu cozinharia, lavaria a roupa e limparia a casa fácil pra ela. =P Por fim, encerrei a noite seguindo de Kichijouji para Shimokitazawa, via linha Keio Inokashira. Não, não fui lá me submeter a comer nenhum rango ardido desta vez. Fui até o pequeno Shimokitazawa Cave-Be, uma das várias casas de shows underground da região, para ver o mini-festival "Kaba no Dai Ichi Wakusei". Perdida no subsolo de um prédio com lojas e restaurantes, a casa é uma das menores do bairro, abrigando no máximo 150 pessoas. Deviam ter pouco mais de cinquenta nessa noite, contando com os membros das bandas e seus amigos e familiares. Não só eu era o único nanbanjin ali, mas fiquei com a nítida impressão de que era um dos poucos espectadores sem relação nenhuma com ninguém.





Era basicamente eu e mais uma meia dúzia de fãs do sugar'N'spice. E fomos os únicos que agitamos um pouquinho aquela bagaça. Minha intenção era rever essa maravilhosa banda de rock underground, vinda de Osaka e que a séculos eu não via ao vivo. Foi bem divertido e elas cantaram uma música inédita. Devem lançar cd (independente) novo em breve. Já está na hora mesmo. Kyao, a vocalista, estava trêbada como de costume. Uma pena que essa banda após tanto tempo de estrada nunca tenha conseguido 'decolar' e esteja até hoje fazendo showzinhos para meia-dúzia de gatos pingados. =/ Mereciam mais, até porque o que se tem feito de "rock" por aí ultimamente... As outras bandas que se apresentaram eu nunca tinha visto antes. O tal de BeRRYMe eu achei o melhorzinho, fazendo um pop rock contagiante. Mas a vocalista carece de melhor desenvoltura e carisma. O Hiragana Rosen, assim como o sugar'N'spice é composto só por mulheres. Também mais pop rock, achei fraco. Mas dou um desconto por terem pouco tempo de experiência. E uma baterista bonitinha. =D O grupo que encerrou a noite, anfitrião do festivalzinho, era o Wakusei Hippopotamus. Criado ano passado por ex-integrantes de outras bandinhas underground, faziam ali sua primeira apresentação ao vivo. Com vocal cagado e um pouco de experimentação sonora, achei uma porcaria. Com certeza nunca mais vou ouvir aquilo. Um dos caras pegou uma barra de chocolate pra jogar pro público e quase matou neguinho, com tanta força que ele atirou. .___. Aliás, nem sei se vou voltar a ir neste tipo de festivalzinho underground mais. Antigamente eu ia bastante, mas quase nenhuma banda das que eu gostava ainda está na ativa. E me senti tão estranho ali... deslocado, perdido no meio de gente apática... pois é, prefiro um showzinho idol. Acho que cheguei num ponto irreversível onde só showzinhos idols em meios a wotas barulhentos me alegram. Em outros shows falta... algo. Não sei explicar bem, mas sei que a 'wotice' está consumindo meu ser. Oh! E agora quem poderá me defender??

Nenhum comentário: