sábado, 28 de fevereiro de 2015

Revisando os shows atrasados part.1

O título do post é auto-explicativo. Nesse período de pouca atividade no blog nos últimos meses, vários shows foram vistos por este que vos escreve. Eu poderia deixar passar em branco mas... não consigo. Tenho que fazer um report deles por aqui, nem que seja breve e super atrasado, a esta altura do campeonato. Enfim, antes tarde do que nunca. Nesta série de posts vou falar desses shows, um pouco fora de ordem cronológica. ^__^'

Wake Up, Girls! Festa. 2014 Winter ~Wake Up, Girls! vs I-1 Club~



Ocorrido no dia 14 de dezembro, o maior evento relacionado ao anime já promovido até hoje aconteceu no Makuhari Messe, ocupando dois pavilhões. Em um deles, o grande palco (até que simples, tirando o enorme telão e o prolongamento que vinha em meio ao público). No outro, uma área com a venda de goods (já mostrados no post sobre a viagem para Sendai), cadeiras e uma pequena exibição. Naquele dia também esteve ocorrendo um festival relacionado a outros animes, no mesmo palco, horas antes. Algumas das dubladoras do WUG inclusive participaram deste outro show pois também emprestam suas vozes a estas outras séries. Mas a cereja do bolo era mesmo o evento do WUG, realizado na mesma data em que ocorre a fictícia competição de grupos idols dos episódios finais da série. Sendo assim, ele também teve uma competição, entre o WUG e as dubladoras do I-1 Club. Eu peguei um lugar bem longe do palco então dependia mais do telão mesmo pra acompanhar tudo. O público estava bastante empolgado e barulhento, apesar das cadeiras que dificultavam um pouco a movimentação. O Shintarou Asanuma (dublador do manager Matsuda) mais uma vez participou como mestre de cerimônias, bem humorado. Bateu papo com as meninas e apresentou os goods. O WUG cantou "Gokujou Smile", "16 sai no Agape" e "WUG Zoo Zoo". Esta última com as meninas vestindo as roupas de bichinhos que nem no anime. Uma graça. Aí vieram os solos: Mayu cantando "Hajimaru", Miyu cantando "Woo Yeah!", Minami cantando "Uta to Sakana to Hadashi to Watashi", Airi cantando "Okashi no Kuni", Nanami cantando "Ookami to Piano", Kaya com "Suki Kirai Night" e Yoshino cantando "Stella Drive". A cada mudança de menina no palco, o público de cerca de 5 mil fãs mudava as cores dos seus penlights. Em seguida, todo mundo de penlight vermelho para a apresentação do grupo rival I-1 Club (as sete meninas principais). Foi a primeira performance das dubladoras ao vivo. Cantaram "Gella" e "Little Challenger", sendo a segunda apenas com as representantes da primeira geração do fictício grupo, as dubladoras Yuka Otsubo (Shiho), Emiri Kato (Mai) e Minami Tsuda (Megumi).

Foram exibidas cenas do filme no telão e então o WUG voltou pra cantar "Tachiagare!" e "7 Girls War". Foi realizada uma disputa entre WUG e I-1 Club (que já havia sido iniciada em eventos promocionais ao longo do ano) de janken. Cada menina contra a sua correspondente rival no outro grupo. O WUG estava na frente e... assim permaneceu. Para surpresa de todos, foi anunciado um segundo filme da série, produzido pela mesma equipe e com estréia prevista pro meio deste ano. O primeiro filme eu achei bom, espero que este mantenha o nível. Apesar de que não sei que raios de história poderá ser contada nele. Pelas imagens, a Yoshino aparece diferente, de cabelo curto. No encore, o WUG cantou "Kotonoha Aoba" e os dois grupos juntos cantaram "Gokujou Smile" novamente. Antes de irem embora, alguns brindes foram arremessados pro público. Pro próximo dia 18 está previsto o lançamento do best album da série, em versão cd e cd+dvd. Haverão alguns eventos com as dubladoras pelo país para promovê-lo. Enquanto isso, na web vinha sendo exibido o "WUG Zoo", com seus episódios curtinhos e engraçados. O décimo e último episódio foi disponibilizado quarta-feira passada. Infelizmente é meio complicado de assistir (de graça) a série... tomara que lancem depois um dvd com todos os episódios. Ainda não joguei o joguinho do WUG pra celulares (mesmo estilo dos jogos do Idolm@ster, Love Live!...) mas dei uma olhada nas personagens disponíveis e achei bem curioso que tem uma (Kurara Matsumoto) que é descendente de brasileiros. =D E tem várias com nítida inspiração em idols de verdade, do AKB e outros grupos. As dubladoras ainda continuam com o programa de rádio no segmento All Night Nippon (iniciado neste dia) e com o programa de web radio "Wake Up, Radio!". Uma vez por mês tem gravação especial, com imagem. Acho bem divertido, mais do que os programas do Showroom feitos por Up Up e Passpo.

Ai Otsuka "AIO Piano vol.2"





Dia 21 de dezembro foi a vez de ir até o Tokyo International Forum (próximo da estação central de Tokyo) para ver um show da maravilhosa cantora Ai Otsuka. Todo ano tenho de vê-la pelo menos uma vez né. =) Ela se apresentou no hall C, diante de mil e quinhentas pessoas. Trajava um vestido simples e longo, branco e preto. O palco tinha uma cerca, uma espécie de coreto e o seu piano. Até que simples, mas com o show de luzes ficou lindo. E de muito bom gosto. Esse é meu principal motivo por continuar gostando tanto dela (agora já mãe e com 32 anos nas costas), diferente de outras cantoras que eu... larguei mão. Ai envelheceu muito bem, com classe, uma verdadeira dama. Sem perder seu bom humor meio moleque e malevolente. Sua música amadureceu junto e hoje, ao invés de ficar com roupinhas curtas se comportando feito periguete *cof cof Ayu cof*, ela se apresenta assim, solo no piano e esbanjando estilo. Amo muito tudo isso. Pena que nem todas saibam envelhecer assim... da minha geração, de cabeça me lembro da Sabrina Parlatore e só. O fato é que nas vésperas de natal, foi uma apresentação sensacional e emocionante. Nos MCs ela brincou com o público como sempre, muito simpática, e falou dessa fase da vida dela. As dificuldades da maternidade e do casamento. Haviam muitos goods dessa mini-turnê à venda, mas só comprei um penlight e um strap. Além dessa apresentação, ela passou por Taiwan, Shiga-ken e Osaka. Com algumas poucas alterações na setlist de um show pro outro, ela misturou músicas antigas e mais recentes, além de cantar algumas covers e apresentar três músicas novas. Que estarão no novo álbum, seu sétimo, entitulado "Love Tricky" e que será lançado em 22 de abril. Não esperava por um cd tão cedo... Mas achei interessante essa arte do álbum com foto em infravermelho. Combina com seu 'novo rumo' mais eletrônico. Estou ansioso pra conferir.

Ela cantou "Kuroge Wagyu Joshio Tanyaki 680 en", "Happy Days", "Sora to Kujira", "360º", "5:09am", "Chu x Chu", "Romance" (cover do Dreams Come True, de 1995), "Yozora no Mukou" (cover do SMAP, de 1998), "Ame no Naka no Melody" (amo demais essa música), "Friends", "Ren'ai Shashin", "Himawari", "Kaerimichi", "More More" e "Smily". Algumas delas já são meio tradicionais de ela cantar ao piano, mas outras como "Happy Days" ficaram bem diferentes do usual. Gostei. Eu estava no segundo andar e pude ver de maneira panorâmica o espetáculo de luzes e cores enquanto ela cantava. No encore, as coisas mudaram consideravelmente. Voltou com banda pra um trecho mais 'animado' do show, onde cantou "Is", "Yumekui" (numa versão remixada), as inéditas "Reach for the Moon" (usada numa campanha publicitária), "Parallel World" e "End And And ~10.000 Hearts~" e encerrou com seu maior hit, "Sakuranbo" (também remix). Eu curti, ficou um contraste legal. Andei lendo na net muitas críticas a essas músicas novas. Acho injusto. Acho que é válido ela experimentar um pouco e por mais que essas músicas "não sejam nada de especial", estão longe de serem ruins. Não gostaria se ela passasse a adotar esse eletropop em todos os seus lançamentos daqui pra frente, mas um álbum... ok. Variedade é bom. Vale dizer que "End And And" foi gravada numa campanha bem esquisita da Ai com a operadora NTT. Eles coletaram a pulsação do coração de 10 mil pessoas em eventos pelo país para usar de fundo nessa canção. Um pouquinho dessa apresentação e uma entrevista com ela podem ser vistos aqui. Ai não está mais tão ativa como antigamente, tendo de cuidar da família e saúde, mas se continuar voltando vez por outra para shows e lançamentos de qualidade, estará ótimo. Antes isso que sumir de vez que nem a Utada.

Hime Kyun Fruit Can campanha de lançamento do álbum "Dengeki Princess"


No dia 27 de dezembro, fui até Shibuya para um dos eventos dessa campanha, realizado na loja da Tower Records, mais precisamente no chamado Cutup Studio, no subsolo. Acima, fotos de um enorme painel do Love Live! na estação, caminhão com propaganda do novo álbum do Yousei Teikoku que estava circulando pelo bairro, telão exibindo clipe do Kamen Joshi na entrada da loja e stand com o cd do grupo. Comprei se me lembro bem dois cds pra conseguir os tickets da foto: tickets de entrada pra segunda e terceira sessões e tickets pra 2 shots. Aproveitei para tirar duas fotos com a MaiMai e uma com o grupo todo. Nos mini-lives elas usavam a roupa do cd, mas nas atividades vestiam trajes diferentes em cada sessão (hanten na última). Na verdade a idéia inicial nossa (o alemão estava comigo. mais tarde ele iria assistir outro show no bairro) era ver todas as sessões, mas a primeira acabamos perdendo por causa de um bêbado cretino na estação. =/ O cara resolveu folgar pra cima de mim, eu sou meio esquentado... já viu. Treta. Os guardas da estação vieram nos separar e nos mantiveram em custódia por um bom tempo. A alegação pra tal é que o bêbado exigia uma retratação formal minha (!). Vê se pode. Coisas que um estrangeiro tem de enfrentar no Japão, país mais xenofóbico do mundo. Só fomos liberados quando a polícia de verdade chegou e eu ameacei fazer um boletim de ocorrência e acionar a justiça. Iria dar merda (e trabalho) pros caras, afinal nós não tínhamos razão legal pra estarmos detidos. Bom, tentando olhar pelo lado bom... se isso não tivesse ocorrido, eu teria gasto mais dinheiro tendo de comprar outro cd pra entrar na primeira sessão. E nela as meninas estavam usando nas atividades umas perucas afro horrorosas. Credo. >___< O evento não foi muito concorrido, apesar da numeração nos tickets não deviam haver mais de 100 wotas ali. Número já esperado pra um grupo obscuro como o Hime Kyun.

Como de costume, público bem morno sem muitos gritos ou pulos. =/ Me chamou a atenção que nas atividades desse dia a fila da Yuria estava bem longa. Muuuuito mais do que as demais. .___. Não era aniversário dela, ela não estava diferente (a Honoka é que estava bem loira)... sei lá o porquê daquilo. Elas cantaram "Dengeki Frustration", "Crime Crown", "Haru Kanata", "Ukiyo Shigure" e "Sore Joudan! Kore Honki!!" em uma sessão e "Dengeki Frustration", "Tobikau Fool", "Revenge -tora no maki-", "Karappo... Aitsu" e "Sore Joudan! Kore Honki!!" na última. Como eu ainda não tinha escutado o álbum, foi uma novidade atrás da outra. Fiquei boiando mas ao mesmo tempo impressionado. Diferente do alemão que não achou grandes coisas (bom, quem gosta de Bellring não tem opinião que deva ser levada a sério mesmo =P ), eu achei muito foda. Principalmente "Crime Crown" que tem uma vibe bem 'quentin tarantínica'. =D Não a toa depois eu viria a considerar aquele álbum um dos melhores do ano. No evento chamamos uma certa atenção, lógico, dois estrangeiros por ali... Principalmente ele, que é loiro, alto e de olhos azuis. Eu nem tanto porque né, sou um mero latino com cara de maloqueiro. XD Inclusive a MaiMai não lembrou de mim. =/ Paciência. Ouvi comentários muito positivos do alemão que foi lá tirar fotos com a Yuria e a Mayuri, me deixando com vontade de em um evento futuro ir encontrar com elas ao invés de sempre investir na MaiMai. A Mayuri principalmente, ela não é de se jogar fora... Nas últimas fotos, pôsteres do grupo no corredor de entrada do estúdio e cheki delas num mural ao lado do elevador. Tem ainda um broche e um clear file que comprei um dia desses em Akihabara numa loja de usados e... foto delas com um itasha (!) do grupo lá em Ehime-ken. Na campanha de promoção do álbum, fizeram parceria com várias lojas locais, incluindo uma concessionária. Loko. Up Up podia fazer algo do tipo. Eu compraria o carro sem nem pensar duas vezes!

Um comentário:

wattstax disse...

I wonder who the "blonde" guy is, you were mentioning :P Did we really stand out that much? Have no such memories, to be honest. Just seems that the girls were very pleased to see foreigners. At least Mayuri. I have to repeat: She is fantasticly sweet and nice! I am even contemplating of attending their Nagoya show on 03.28. If not for Party Rockets having a Two Man on the same date in Tokyo...

But seriously, regarding Himekyun: I listened to their album some time now. Still my opinion I posted on my blog stands: Soem songs are extraordinary (Paradigm, それ冗談! これ本気!!), and some just don't convince me, for sounding over-produced (浮世シグレ).