domingo, 15 de fevereiro de 2015

Tokyo Auto Salon 2015 (+ Predia)

Bom, hora de regressar no tempo, mais precisamente ao dia 11 de janeiro, quando fui até o centro de convenções do Makuhari Messe pra uma nova edição do Tokyo Auto Salon. Uma feira de carros e acessórios, mais voltada para os amantes de tuning e para os tarados que se aglomeram para tirar fotos das modelos. Lotado, era difícil andar por vários pontos dos corredores, em meio a máquinas possantes e extravagantes para todos os gostos. Todas as grandes montadoras japonesas e empresas de acessórios e componentes mecânicos comparecem com enormes stands. Para tentar atrair o público, além das mulheres, apresentações e palestras, além da exibição de carros de corrida e concepts. Dois anos após minha primeira ida à feira, novamente eu estava movido por interesses excusos. Desta vez não teria Passpo, mas teria o Predia. =) Realizada nos 9, 10 e 11, a feira teve demonstrações de drift no lado externo e alguns showzinhos no Event Hall. Com direito a idols, pra alegria dos poucos mas animados wotas. Inclusive, todo ano o Auto Salon apresenta um novo time de garotas para compor o chamado A-class, um grupinho de 'image girls' do evento. Desta vez, vejam só, entre as quatro selecionadas estava a Megumi, ex-Predia. Será que com trabalhos desse tipo ela está ganhando mais do que na época de grupo? Bom, o fato é que não pude ver a apresentação delas. Como eu estava preocupado em tirar o máximo de fotos possível (dos carros!), só me sobraria um tempinho pra ver os três grupos idols presentes rapidamente e mais nada. São apenas seis horas para percorrer 11 pavilhões, não é moleza. Abaixo, algumas fotos do local e alguns carros que me chamaram a atenção.


Japoneses adoram carros. E adoram extravagância. Sendo assim, o público desse evento é bem variado, não só composto de rapazes. São muitas famílias, mulheres, idosos... Entre os equipamentos, você podia encontrar de tudo. Todas as novidades na área de tuning podiam ser vistas e compradas. Eu destaco a parte de som automotivo, com algumas montagens muito insanas à mostra. Tinha uma van flamejante com sub-woofers na porta, que se abria pra cima, com formato de turbinas de avião. Barbaridade, tchê! Logicamente nem todas as máquinas expostas podem sair rodando por aí, principalmente alguns carros super rebaixados ou com enfeites espalhafatosos demais. Ah! Destaque também pro Toyota 86 da Good Smile Racing, com a Miku Hatsune poderosa. *___*


Abaixo, mais carros e destaque pro Honda CR-Z personalizado do Nogizaka46. (mais fotos dele aqui) Promovendo a campanha "Oshimen to drive now.", uma parceria do grupo com a Autobacs. Foram produzidos cinco mil unidades de um navegador onde a voz que lhe indica as direções é a voz de uma das meninas do grupo. Não todas, porém. São dezesseis opções pra você selecionar. Não tinha a voz da minha prima expulsa, por exemplo. Não manjo nada do grupo, mas segundo um amigo, são as 'senbatsu' do Nogizaka. Achei curioso fazerem esse tipo de campanha envolvendo justo esse grupo, conhecido por ser o que possui mais atração entre meninas adolescentes na família ~48. Teoricamente acho que faria mais sentido colocar a voz de meninas com maior apelo entre homens adultos né, mas enfim...


No hall superior, além da venda de comidas, haviam alguns stands especiais. Como um do jogo Gran Turismo, com simuladores pro pessoal brincar um pouco. Um amigo meu foi lá passar um pouco de vergonha. =D Bom, falando logo do que interessa: os showzinhos. Não me é estranho ver um show de idols naquele lugar, mas sem dúvida é meio chato ver um show onde a esmagadora maioria do público é de 'curiosos'. Meus amigos e mais alguns wotas meio aloprados (leia-se bêbados) fizeram o possível pra animar. Primeiro se apresentou o trio AyumiKurikaMaki. Faziam séculos que eu não as via. Naquela época ainda eram uma dupla e cantavam basicamente covers famosas (como do AKB48). Hoje em dia já possuem várias músicas próprias. Que eu não curti muito. Preferia antigamente. =/ Pelo menos ainda continuam usando as roupinhas de urso. O segundo grupo, que eu vi pela primeira vez, foi o tal de FYT. Abreviação de 'funky yankee teachers'. Vai vendo. .___. As membros (apesar da mais velha ter 18 anos) são chamadas de 'sensei', os wotas de 'seito' e os shows de 'jyugyou'. Tudo pra manter a idéia 'escolar' da coisa. Pareceu familiar? Alguém lembrou do Passpo? Pois é, não é mera coincidência. O FYT é o mais novo grupo criado pela agência Platinum Production, a mesma do Passpo e Predia, em agosto passado. Por conta disso, elas ainda possuem poucas músicas e fanbase minúscula. Achei o grupo bem meia-boca, mas um dos meus amigos adorou. Ele ficou perdidamente apaixonado pela tal de Yoshimi (que na verdade se chama Yuuko. nesse grupo todas usam codinome). Bom, pra quem é fã da Milky do NMB48 não dá pra se esperar muita coisa né. =P Curioso que a líder, tal de Risa (Sayaka) é bem danadeeeeenha, já tendo feito um monte de ensaios sensuais de bikini. (ela inclusive aparece na infame propaganda do filme de terror "Kami-sama to Iu Toori") Hmmm usaram o mesmo critério adotado no Passpo, pra escolha da garota principal, né. Entendedores entenderão. ;) Outra garota, a Eiko (Miria) já foi integrante do Shibuya Dominion. E a Kyouko (Kyouka) integra simultaneamente o Namikibashi Hi-School. (que eu ainda nunca vi ao vivo)


Por último, claro, o melhor da festa: Predia. Elas já haviam se apresentado no dia anterior, trajando os vestidos vermelhos do segundo single major (que lançado em dezembro passado conseguiu a impressionante terceira posição no ranking da Oricon. ainda melhor que o anterior. Predia bombando mais que o Passpo, o mundo dá voltas mesmo!). Mas no domingo foram com o novo uniforme preto e branco do álbum a ser lançado no próximo dia 18, "Kokou no Dahlia ni Kuchizuke wo". Uniforme este que eu acho bem feinho. =/ Cantaram "Crazy Cat", "you slipped away", "Utsukushiki Kodokutachi", "Going to Ride" e "Re:start game". Curto, mas divertido, com setlist mais 'antiga'. Após a apresentação, tiveram venda de goods e atividades num espaço do hall de entrada da arena. Felizmente não era só aquilo programado pra este dia, os três grupinhos (e seus fãs. eu incluso) seguiram, após o fechamento da feira, pra um espaço externo do shopping Aeon Mall Makuhari Shintoushin. Localizado a alguns quarteirões dali, o enorme shopping foi inaugurado no final de 2013. Nunca tinha ido ali. Me chamou a atenção a arquitetura do local, com direito até a uma mini-cachoeira numa das entradas. Haviam ainda iluminações do fim de ano e apesar do frio, até que um número razoável de gente se aglomerou pra ver as idols, que se apresentaram na mesma ordem e trajando os mesmos uniformes. No caso do Predia, aquele mini-live valia já pela campanha de lançamento do álbum. Como eu não estava a fim de fazer pre-order de cd, não participei das atividades ali também. Nesta segunda apresentação, setlist mais 'recente'. Cantaram "Namonaki Shiroi Hana wa Kieyuku" (eu já tinha ouvido essa balada em primeira mão no one-man de novembro passado, cujo report eu fiquei devendo. ^__^' havia sido a última vez em que eu tinha visto o grupo, antes dessa data. gostei do clipe, classudo, mas é uma das poucas músicas do Predia que fica melhor no cd do que ao vivo), "Utsukushiki Kodokutachi", "Kowareta Ai no Hate ni", "Tokyo Love Affair" (nunca tinha ouvido. achei repetitiva, não curti muito) e "Dream of Love".

Mais agitado e barulhento, mas o frio atrapalhou um pouco o show. Assisti elas de cima, pelo segundo andar, com visão boa do pequeno palco. Elas não olharam pra cima em nenhum momento, porém. =( Após as apresentações, ao invés de irmos embora, meu amigo quiz stalkear a menina do FYT. Ficamos por lá até elas irem pra estação. Aí ele desistiu da idéia de seguirmos elas no trem, deve ter batido um bom-senso. ^__^ Bom, comemos lá no shopping, no curioso Village Vanguard Diner. Pois é, uma lanchonete (de hamburgueres gigantes) da rede de lojas especializadas em tranqueiras mais famosa do Japão. Não fazia idéia de que existia isso. Em 2003 abriram a primeira e desde 2013 existem 10 lanchonetes (essa inclusa) espalhadas pela região de Tokyo. Interessante. Atóóóron Village Vanguard e curti o lanche de lá. Recomendado! O Predia nesse meio tempo andou fazendo vários mini-lives e um grande one-man no Yakult Hall (capacidade para 570 pessoas) no final do mês passado. O site oficial foi completamente remodelado e uma mini-turnê passando por Osaka, Nagoya e Tokyo foi agendada pros meses de abril e maio. 2015 promete pro grupo. Só pra encerrar o post, pra não deixar os tarados de plantão sem nada, algumas das modelos que eu fotografei. =)

Nenhum comentário: