sábado, 21 de fevereiro de 2015

"A Wake Up Up Girls Adventure" part.1

E lá vamos nós com o report da minha grande viagem de inverno. Atrasado, mas pelo menos está sendo posto online antes do final da estação. ^__^' Eu nunca tinha ido pra Sendai, uma das maiores cidades do país e com mais de um milhão de habitantes. Capital de Miyagi-ken, é a principal cidade da região norte (Tohoku) da ilha Honshu, situando-se a cerca de 300 quilômetros ao norte de Tokyo. Sempre tive curiosidade de conhecê-la, ainda mais depois do catastrófico terremoto e tsunami em 2011, que deixou muita destruição por lá. Quase quatro anos após, andar pela cidade hoje é se deparar com obras para todos os lados. Parecia não haver uma rua sequer sem obras de infra-estrutura ou novos edifícios sendo erguidos. Muitas pessoas ainda vivem em abrigos nas áreas mais periféricas de Sendai. Meu amigo alemão Tobias estava de passagem por aqui (ele havia chegado pouco depois do natal) e deu de querer ir até lá, mesmo sabendo das despesas e do frio, pra ver um one-man do Bellring Shoujo Heart na cidade. Pois é... não vamos julgá-lo, afinal ele é doente, tem problemas na cabeça. ;P Fomos então juntos nessa aventura. Ou melhor, mais ou menos juntos. Ele é rico, então pode ir e voltar de shinkansen (10 mil ienes só ida. leva cerca de duas horas de viagem). Eu não, então parti de busão noturno mesmo. São quase seis horas de viagem, durante a madrugada, pagando um valor entre 5 e 8 mil ienes. Varia muito de acordo com a companhia e principalmente pelo dia da semana. Sexta, sábado e domingo é mais caro. Recomendo tomar certo cuidado na escolha e pagar alguns trocados a mais. A melhor opção é um ônibus chamado "Dream", que possui até video-game nos assentos. Os mais baratos não chegam a ser que nem os "cata-lokos" do Brasil, são confortáveis, mas você viajará com um monte de gentalha. (aquele pessoal que deixa mala no corredor, crianças pequenas correndo e gritando pelo ônibus, etc) Não tive esses problemas nesta viagem, felizmente. Sendo assim, nos encontramos já em Sendai, na enorme estação central da cidade. O alemão não tinha nenhum plano de viagem, mas eu me preparei bem. Depois de ler a "WUGpedia", eu anotei os lugares que aparecem no anime "Wake Up, Girls!", cuja história se passa por lá, para conferir os correspondentes na vida real. Não deu pra visitar todos, infelizmente.

Alguns deles se localizavam já fora da cidade, no entorno, em pontos inacessíveis pelas poucas linhas de trem de lá. Sacumé, Sendai não é que nem Tokyo com oitocentas linhas de trem e metrô e estações a cada um quilômetro. É apenas uma linha de metrô norte-sul. E um ônibus turístico (Loople Sendai) pra auxiliar o deslocamento. Em dois dias de viagem, não teria como acessar certos pontos portanto, mesmo se eu fosse a pé ou pedindo carona feito a dupla BBQ e Tani do SKE48. Precisaria de mais tempo. Mas procurei visitar o máximo de locais relacionados ao anime possível. E mais alguns relacionados ao meu grupo idol favorito, Up Up Girls Kakkokari. Graças ao fato da líder Sengoku ter nascido lá, o grupo tem certo vínculo com a cidade, já tendo feito muitas apresentações e passeios por Sendai. Com apoio daqueles dvds do programa "Joujou Shoujo's", anotei também alguns locais pelos quais o grupo já passou ao longo desses anos. =) Seria assim, mais do que uma mera viagem turística, um roteiro otaku ideal por Sendai. =D A cidade, conhecida como 'cidade das árvores' por suas muitas áreas verdes, se localiza num ponto entre o mar e as montanhas, com clima bem mais rigoroso que o de Tokyo (enfrentamos neve durante o passeio, mas por sorte, fraca). Ela me lembrou Hiroshima, no sentido que apesar de ser grande, não tem aquela mesma agitação de Nagoya, Osaka ou Kyoto. Tem um ar mais interiorano e sossegado. Tirando os quarteirões centrais da cidade, a oeste da estação central, que são mais agitados e com largas avenidas, o resto da cidade tem prédios menores e comércio pequeno. Nas fotos abaixo, a enorme estação central de Sendai, inaugurada em 1887. Olhares mais atentos perceberão que ao longo destas próximas fotos, sempre que possível tentei fotografar em ângulos e posições semelhantes aos retratados no anime. Mas nada tão hardcore. Quem quizer ver comparações mais minuciosas, sugiro visitar este blog. Do lado leste da estação, em meio a obras, o espaço que antigamente era ocupado pelo Zepp Sendai, onde o Up Up se apresentou em junho de 2012. Cerca de um mês depois a casa foi desativada. Do lado oeste, no coração de Sendai, o grande centro de comércio e entretenimento da cidade: a Hapina Nakakecho/Clis Road. Uma longa avenida coberta com tráfego apenas de pedestres, repleta de lojas e restaurantes de todos os tipos.


Nas cercanias, localizei os seguintes pontos que aparecem no anime: a loja Taikichi (matriz Nakakecho) especializada em doces (taiyaki), onde elas fazem um report gourmet; o restaurante Aji no Gyuutan Kisuke (filial Ekimae Chuo), onde também fazem um report e a Minami enche a pança de carne; a loja Abekamaboko (matriz) que vende doces e frituras (hyoutan age), local de outro report das meninas (ps: a loja passou por reformulação ano passado então está diferente do anime); a casa de shows Live & Club Macana, a mais famosa da cidade, com capacidade para 250 pessoas (o WUG se apresenta ali, assim como quase todos os grupos idols ao se apresentarem em Sendai); o bar Sen'ichiya, que foi bem difícil de achar pois estava fechado e portanto bem diferente do que aparece no anime (além de ficar perdido num labirinto de muquifos conhecido como Iroha Yokochou. a Tange e o Matsuda aparecem bebendo por lá) e a loja de discos J & B (filial Kitamemachi) onde o Matsuda compra um cd do I-1 Club. Na última foto acima, a entrada da casa de shows Sendai Darwin. Localizada no subsolo do prédio, tem capacidade para mais de 350 pessoas. O Up Up se apresentou ali em março de 2014. Nas fotos abaixo, o Idol Stage Luvya, local onde a Miku trabalhava antes de entrar no WUG. Lembra muito o Akihabara Backstage Pass, só que bem menor, claro. As meninas ali não trabalham vestidas de maids como no anime, porém. Apenas o fizeram durante a campanha especial "maid in Sendai" durante junho do ano passado, numa parceria com o WUG. Muitas coisas relacionadas ao anime tanto dentro como fora. Falarei com mais detalhes em breve sobre esse maravilhoso local. =) Num game center ali perto, também referências ao desenho. Na oitava foto, a entrada da casa de shows Sendai Rensa. Localizada no sétimo andar do prédio, é a maior casa da cidade com capacidade para até 700 pessoas. O Up Up já se apresentou ali várias vezes, seja sozinho ou com o Team Makenki. Na foto seguinte, a estátua no meio do corredor de zelkovas japonesas, no canteiro central da Jouzenji-doori. Que nem aparece no desenho. Ou quase. ^__^' Como é inverno, árvores sem folhas e visual não tão bonito. Uma das principais avenidas de Sendai, ela estava toda enfeitada com iluminação pro fim de ano. Mas nos dias em que estive ali, não acendeu que nem no clipe de "Kotonoha Aoba". =/


Cheguei alguns dias tarde demais pra festa, portanto. (essa viagem foi feita nos dias 9 e 10 de janeiro) Paciência. Depois tem fotos do parque Koutoudai Kouen, com destaque pro pequeno palco central onde o WUG fez seu primeiro show, ainda no filme antes da série televisiva. Nas três últimas fotos acima, outros três cenários importantes do anime: o restaurante Gyoza no Tenpari, onde a Kaya trabalhava antes de entrar no grupo; o Kimachi-doori Shimin Center, centro comunitário que aparece no filme, sendo local das audições pro WUG e a loja de doces Kumagaiya (matriz), local onde a família da Airi trabalha. Quando chegamos, estavam fazendo umas filmagens, provavelmente pra tv local. Nas primeiras fotos abaixo, um pouco do interior da loja, cheia de referências ao anime. Os caras ficaram surpresos com a visita de fãs estrangeiros da série. Comprei uns doces relacionados à Airi que aparecem na segunda foto. Pra guardar, não pra comer, claro. Nas fotos seguintes tem: o escritório da agência Green Leaves, a agência do WUG. Na vida real, ali funciona uma espécie de cursinho. A alguns metros dali, o Café Bijou, cafeteria onde as meninas do grupo se reúnem. Outra cafeteria que também aparece no desenho é a 38mitsubachi, esta já mais refinada e numa avenida maior. Também numa avenida mais movimentada fica o hotel onde nos hospedamos, o Hokke Club Sendai. Pelo custo-benefício, uma das melhores opções de estadia da cidade, sem ter que andar muito da estação central. Nas fotos seguintes, o já citado ônibus turístico Loople Sendai. Ele tem todo um estilo clássico e roda pelos principais pontos turísticos (convencionais) da cidade. Dentro tem televisor que mostra em vários idiomas informações sobre esses locais. O problema é que são poucos veículos na frota, então você tem de aguardar cerca de meia-hora até o próximo vir. E eles não são lá muito pontuais em relação à programação. Além de pararem de circular bem mais cedo que os ônibus comuns. Através dele chegamos no Castelo Sendai (ou pelo menos no que sobrou dele, após guerras e terremotos. também é conhecido como Castelo Aoba), localizado no topo de um monte fora da cidade. No local há templos, restaurantes e um museu, no qual não entramos.


Certas áreas estavam inacessíveis por causa das obras de reconstrução. No local onde se localizava a edificação principal do castelo, foi erguido o Miyagi-ken Gokoku Jinja em 1904. Dali se pode ter uma bela visão panorâmica da cidade. Que aparece no encerramento do anime. Junto daquelas grades, as meninas do grupo posam pra imagem/pôster mais famosa do WUG pela net. Entre as estátuas do local, destaque para a do lendário Date Masamune, daimyo fundador da cidade. Após receber permissão do shogun Ieyasu Tokugawa, ele ordenou a construção do Castelo Sendai no topo do monte Aoba. O centro planificado da cidade também foi idéia sua. A Sengoku do Up Up gosta de falar no Masamune como sendo sua 'fonte de inspiração'. Outras estátuas nas fotos abaixo são do poeta Bansui Doi e uma parte da asa do grande milhafre-preto que compunha o memorial Shochuhi, erguido em 1902 em homenagem ao exército imperial. Esse memorial foi completamente destruído pelo terromoto de 2011. Na nona foto abaixo, uma loja da Shiromatsu ga Monaka (fabricante de doces) com imagem da Mayu na entrada. Depois, seguem-se fotos do monte Kyogamine, quase vizinho ao Aoba e localizado a sudoeste da estação central. Nele, se encontram outros templos, cemitério e o famoso Zuihoden, o mausoléu onde foram postos os restos mortais de Date Masamune.


Dos pontos turísticos convencionais, é o local mais imponente, pela riqueza de cores e detalhes do mausoléu. Na edificação principal, os restos de Date Masamune. Nas secundárias, os restos de seu filho e neto. Outros membros do clã repousam em túmulos mais simples. Também há um museu ali, mas não entramos nele. Bom, por hora é isso. No próximo post, continuarei com mais fotos e infos da viagem por essa bela cidade. =)

Nenhum comentário: