terça-feira, 17 de março de 2015

Dois one-man em Saitama

Neste post vou falar de dois shows ocorridos neste último final de semana. Em dois Heaven's Rock localizados no interior da província, longe de casa e meio afastados de Tokyo já. Interior, não tiveram ingressos esgotados mas receberam um bom público. No sábado, retornei até a filial de Saitama Shintoshin, próxima de Omiya para um show da turnê "Hime Kyun Dengeki Tour 2015", do Hime Kyun Fruit Can. Iniciada em janeiro, a turnê durará praticamente quatro meses, se encerrando no dia 18 de maio. Primeiro e último shows, na casa do grupo em Ehime-ken. Por causa dessa turnê, o grupo anda participando de poucos festivais e eventos por aí. E eu consequentemente acabo ficando mais tempo do que eu gostaria sem vê-las. Fica difícil criar uma maior empatia com o grupo desse modo. Musicalmente já comentei por aqui que o Hime Kyun é consistente nos seus lançamentos. Sempre com singles muitos bons e álbuns numa nítida crescente em termos de qualidade. O que falta um pouco pro grupo é beleza carisma, mas vou comentar sobre isso mais adiante. Até hoje falei poucas vezes com elas (pra ser mais preciso, com a MaiMai) e foi meu segundo one-man apenas. Portanto ainda sou um 'novato' em termos de Hime Kyun. Deviam haver uns 300 wotas ali, de perfis bastante variados. Havia uma molecada com pinta de roqueiros, mas mesmo eles só agitaram a pista nas últimas músicas e no encore. No resto do tempo, aquele público parado de costume (com apenas alguns, como eu, fazendo oshi jumps). Tudo bem que ficar agitando sem parar num show delas é complicado, uma vez que elas cantam praticamente non-stop, uma música emendada na outra. Mas mesmo assim... Bom, no finalzinho sim o pessoal agitou bastante e fez o local me lembrar dos primórdios do BiS. =) Já é um começo. Gosto da introdução que elas usam, criando um 'clima' pro show. Durante a maior parte da apresentação usaram umas camisetas folgadas num estilo mais punk. No encore usaram aquele uniforme de caveira. E nas atividades, após o show, vestiam roupas casuais. Como tinha ingresso de numeração alta, fiquei meio afastado do palco, próximo de uma das parades. Mas pelo menos deu pra pular tranquilo ali (depois que o pessoal em volta abriu uma clareira =P ).

No palco, apenas uma grande bandeira com o símbolo da turnê. Elas cantaram: "Sore Joudan! Kore Honki!!", "Watashi Daiichi Kibou", "Crime Crown", "Tobikau Fool", "Moratorium", "Kimi no Mirai", "Koi no Binetsu", "Andante", "Revenge -tora no maki-", "Karappo... Aitsu", "Kimi Kara no Mahou" (o solo da Yuria, na música escrita por ela. mais calminha, serve pra dar uma descansada nelas e no público), "Paradigm", "Dengeki Frustration", "Free Note", "Harukaze Memories" (que foi uma novidade pra mim, afinal essa beside do single "Haru Kanata" veio numa versão do cd que eu não tenho), "Kimi to Egaita Mirai" (outra calminha. desta vez com todas elas cantando alinhadas na frente do palco, mais sérias), "Koi ga Tomaranai" (uma das poucas músicas mais 'idol' delas), "Seize the days!", "Strawberry Kiss" (a mais 'idol' de todas. música obrigatória do grupo) e "Buzzword" (não é uma das minhas favoritas, mas certamente tem uma das coreografias mais legais que conheço). No encore, mais três: "Try Again" (música bem alegrinha, só presente no single "Koi no Binetsu". outra que ouvi pela primeira vez), "Killer Tune" e "Tatoeba no Monster". Uma bela setlist com várias faixas mais antigas e 'fora do comum'. Só senti falta de "Tasogare Wonderland", o solo da Sakurako. =/ Paciência. Nos MCs é onde aparece a falta de carisma das meninas. Eles são bem sem graça, com elas não sabendo muito bem o que falar e dependendo do público pra informar sobre certas coisas (como alguma comida típica de Saitama-ken, nesse dia). Em um deles, elas comentaram sobre o show do dia seguinte, em Gunma-ken, que até o momento tinha apenas cem ingressos vendidos. E ficaram implorando pro pessoal presente ali aparecer lá também. Na despedida, como de costume, elas no palco e o público todos de mãos dadas acenando ao som de uma música com vibe 'Superman'. Na banca de goods tinha muita coisa legal (curto muito os goods do grupo. são o avesso dos goods do Passpo =P ), mas comprei apenas uma toalha ("não coma frutas estragadas, coma-nos!". .___. como diria o Mano Mendigo, "fica quieto"...) e um strap. Ah e comprei também dois tickets para 2 shot. Agora eu finalmente começo a entender como funcionam as atividades do grupo. ^__^'


É meio estranho porque o Hime Kyun adota um 'sistema híbrido', digamos assim. As atividades e entrega de tickets não funcionam nem em um sistema adotado por grupinhos mais famosos, nem em outro adotado por grupinhos obscuros. Os 2 shots são comprados, não são conseguidos juntando-se mais tickets (exemplo: no Passpo, três tickets de akushukai equivalem a um 2 shot). Mas você pode tirar um cheki (só ela na foto) juntando mais tickets. O akushukai é na verdade um signkai onde elas assinam um papelzinho e conversam com você durante um minuto (ficam portanto sentadas, atrás de uma mesa). Usam um cronômetro mas os staffs não são rigorosos, pessoal pode enrolar um pouquinho a mais. Se pedir, a menina pode assinar no cheki ao invés do papel, mas aí ela escreve menos. Achei curioso que a compra dos 2 shots também conta no recebimento de tickets pra akushukai (cada 1000 ienes, um ticket). Sendo assim acabei recebendo seis tickets de akushukai, muito mais do que eu planejava. Como não estavam permitindo o uso de vários tickets de uma só vez, resolvi então usar um com cada integrante e um último com aquela que fosse a mais simpática. Os 2 shots eu gastaria com a Honoka e Mayuri, sem motivo especial, só pra variar um pouco mesmo. Parecia um belo plano. Parecia... Só que as atividades duraram exatas uma hora e meia, com o pessoal que tinha um outro ticket (conseguido via encomenda do próximo single) tendo prioridade. Galera tinha ticket pra caramba e as filas ficaram enormes. Tanto que se estendiam pro lado de fora da pequena casa de shows. .___. Fizeram a gente ter de ficar esperando lá fora na calçada, encarando um belo vento frio. Que maravilha. u___u Como eu tinha de ficar indo e voltando várias vezes nas filas, já viu... não deu tempo de usar todos os tickets. Felizmente um staff me informou que eles são atemporais e podem ser usados em qualquer outro show (menos em mini-live de campanha de lançamento). Ah! Deve ser por isso então que sempre até hoje eu via uns caras alinhando nas atividades do grupo aparentemente sem terem comprado nada na banca antes. No próximo show delas que eu for (que sei lá quando vai ser), me juntarei a essa 'turma'. E pretendo então concluir meu plano.

Por hora, tive mais um encontro com a MaiMai e minhas primeiras experiências com a (ultimamente loira) Honoka e a Sakurako. Levando em conta os relatos do amigo alemão e minha experiência própria, agora compreendo o motivo das filas da Mayuri e Yuria serem maiores. Bem maiores. =/ MaiMai como sempre é uma graça, extremamente simpática e alto astral. Apesar disso e de ser a center/main vocal, os wotas não devem curtir muito ela por causa de sua memória ruim. Ela mais uma vez não se lembrou de mim e desconfio que isso aconteça com todos. Ou pelo menos com a maioria. Já Sakurako e Honoka além de serem as mais feinhas, são as menos simpáticas. Sakurako ainda que se esforça, já a Honoka... péssima. u___u Sempre achei ela com uma pinta meio blasé por aí, cara de quem está pensando "ai que saco, quando será que essa porcaria vai acabar?". Mas nunca se sabe né, talvez fosse só uma impressão errônea. Não é o caso. Ela foi bem 'seca' comigo. Falava e sorria com uma falsidade que me incomodava de tão nítida. Já estava se despedindo de mim antes mesmo de tirarmos o 2 shot. Que ela tirou numa baita má vontade. Credo. Mesmo se for apenas uma 'personagem' dela... definitivamente não é pro meu gosto. Nunca mais passo nem perto dela. Sakurako já foi bem melhor, mas longe do nível da MaiMai. Comentei basicamente as mesmas coisas com ela e a Honoka: que eu era brasileiro, que tinha ido num show da turnê anterior, que nunca fui pra Ehime-ken... Sakurako disfarçava muuuuuito melhor seu desconforto e se esforçava pra tentar ser simpática. Ela se desculpou quando escreveu errado meu nome e fez outro cartão. Disse que tinha me visto durante o show e apontou o local exato onde eu estava. Não apressou e ficou pedindo pra eu aparecer novamente pelo menos no show de Tokyo da turnê. Já a MaiMai... ela é outro nível. Ela demonstra realmente estar feliz com aquela interação e não força nada. Age espontâneamente e com um sorriso de orelha à orelha o tempo todo. Encantadora. Quando falei que não poderia ir no show do dia seguinte porque iria num one-man do Passpo, ela me deu um tapa e resmungou. kkkkkkkkkk Comentei sobre o fato dos shows delas serem bem puxados, sem intervalos entre as músicas. Bom, foi uma noite interessante, apesar de que poderia ter sido melhor (né Honoka?).

Tudo ocorrendo dentro dos conformes, no próximo akushukai terei encontros divertidos com as outras duas integrantes que me faltam. Só pra encerrar, no youtube achei esse vídeo de uma nova campanha comercial do grupo, para um banco local. Hime Kyun é um "local idol" exemplar, com raízes e envolvimento na cultura de Ehime-ken bem profundos. Representam mesmo sua terra de origem. Enquanto isso soltaram mais infos do novo single, a ser lançado dia 15 do mês que vem. Diferente do que se imaginava, ele se chamará "Tear Drops". "Otona Collection" será uma das besides, apenas. Achei legal a capa com o 'vulto' delas. Espero que consiga boas vendagens e elas marquem alguns eventos de lançamento por essa região. Ah! Quem quizer ver fotos desse show, sugiro uma visita ao blog da MaiMai. =) No dia seguinte então, domingo, fui até a filial de Kumagaya. Pouco depois de Omiya, também já havia passado por ali antes para ver uma apresentação de idols. Um pouco menor, estava quase lotada para receber o Passpo na turnê "One-man Flight Tour 2015 ~More Attention~". Antes de mais nada, devo confessar que eu não estava lá muito empolgado pra ver essa primeira turnê do grupo após a saída da Macocchan. Ao contrário do show do Hime Kyun. Em parte porque o HKFC lançou um baita álbum no fim de ano enquanto o Passpo decidiu soltar mais um compilation album. Vinha achando o grupo (e seus programas) meio cansativos e achando as novidades (Hacchake Tai, "band Passpo"...) sem graça. Meio que... deu. Era hora de algo diferente. E elas não decepcionaram. Foi um show muito divertido e saí de lá com meu carinho pelo Passpo rejuvenescido. Não o suficiente pra suplantar o Up Up porque né... Azunyan é muuuuuuuuito melhor que a Nachu, mas enfim. =P O fato é que eu achei esse show, particularmente pra mim, quase perfeito. Quem me dera se o grupo seguisse assim daqui em diante em todas as apresentações (improvável). Apesar dos uniformes novos, com pinta de garçonete americana de lanchonete de beira de estrada no Wisconsin, a proposta dos shows dessa turnê é legal. Até certo ponto me lembrou a experimentação que o Up Up costuma fazer nos seus "teiki kouen". Posso estar enganado, mas me pareceu uma tentativa de resgatar um pouco das origens do grupo e os fãs mais antigos (wotas).


Duas coisas que não devem agradar a muita gente (mas que eu achei mara) foram constantes durante a apresentação: muitas músicas mais antigas na setlist. E músicas mais 'alegrinhas'. Ainda fizeram uma encenação e uma nova 'roupagem' nas músicas deixando tudo bem 'kawaii', mais 'idol' do que de costume. Outro ponto foi o menor papel da Oppaipon nos MCs, comandados pela Annya e maior papel durante as músicas pra Nachu. Isso mesmo, Nachu! Eu estava crente que dariam a maioria das partes da Macocchan pra Oppaipon, seria o caminho mais simples e lógico. Mas não. Nachu foi quem recebeu a esmagadora maioria dos solos da ex-colega. O único que eu me lembro de cabeça que passou pra Oppaipon foi o solo em "Pretty Lie". =/ Exatamente o que eu mais queria que fosse dado à Nachu, mas enfim. Não se pode ter tudo nessa vida né. O fato é que agora, após cinco anos de grupo, minha querida Nachu finalmente passa a desempenhar um papel respeitável nos shows do Passpo. Ela até parece uma integrante normal como as demais! =D Amo muito tudo isso. Obrigado por ter saído, Macocchan. Só o tempo dirá se isso se refletirá em mais fãs pra ela. Mas por hora estou adorando ver ela cantar tanto quanto a MioMio ou Sakotii. Isso vai ajudar horrores a melhorar sua desenvoltura e auto-estima. Chega desse papinho besta de "dame ningen". Nachu pode não ter a voz da Morishi, o corpo da Oppaipon, o carisma da MioMio ou a inteligência da Sakotii... mas ainda assim ela é gente e merece respeito! Notei ela bem sorridente durante toda a apresentação. Uma pena eu não poder ir falar com ela num akushukai pra sentir mais de perto seu novo ânimo. Isto porque os produtores têm essa péssima mania de colocar as atividades antes do show. Eu fiquei com preguiça de ir pra lá tão cedo e quando cheguei as atividades já tinham acabado. ^__^' Se fizessem como praticamente todos os demais grupos, com atividades após os shows, eu teria assunto pra caramba com elas. Só não digo que teria gasto muito na banca de vendas porque havia um limite bobo de cinco tickets por pessoa. E os goods que eu mais queria comprar, as novas trading photos especiais dessa turnê, já estavam esgotados. =( Sendo assim não comprei nada. Meu bolso agradece. Espero em breve poder parabenizar a Nachu. ps: porque raios só a Yukky e a Naomin usam mini-saia colada nesse novo uniforme? Porque não a Nachu? =(

No palco apenas uma grande bandeira com o mesmo desenho dos novos tickets de akushukai. Indo de encontro com a proposta 'american girl band' (entitulada "Strawberry Girls" durante o 'musical'. bem nome de grupo de k-pop né, mas enfim) do grupo no momento. Um desenho que, diga-se de passagem, é muito bem feito pra ser obra da MioMio. =P Num dos MCs elas comentaram sobre ele, com a Annya mente poluída imaginando besteiras sobre o porquê daquela expressão facial na mulher. Em outro MC, a caçula do grupo veio com uns papos acerca da última vez que haviam se apresentado por ali, quando ficaram presas na estação por causa da neve que parou os trens. Numa incrível coincidência, os pais dela estavam num desses trens e o véio abriu a porta do vagão com as mãos pra filha poder entrar. .___. Então tá né. Elas ainda comentaram sobre essa nova proposta do grupo, sobre a turnê, o futuro álbum, os novos goods... Achei os designs feios como de costume. E acho a proposta/visual de gosto meio duvidoso, mas neste show até que funcionou bem. Será interessante se daqui pra frente mudarem de turnê em turnê. Agora garçonetes americanas, depois idols coreanas do k-pop, em seguida panicats brasileiras... =D Falando sério, gostei de ver que o grupo deixou de ser tão 'barato' e usaram diversos itens durante a apresentação. Até pouco tempo atrás, só rolava aquelas porcarias feitas em papelão. Nesse show teve itens cenográficos mais bem feitos (corações, telefone, livro...) e ursinhos de pelúcia, leques com longos panos coloridos de 'cauda' (criou um efeito bem bonito, meio ginástica artística e que me lembrou o uso de fitas pelo Denpa Gumi.inc em "DenDen Passion")... Somado com a pequena encenação contando uma 'historinha' de background para algumas das músicas (que incluíam novas intros e mixagens nas mesmas. ficou parecendo um musical teatral. a personagem principal era a Oppaipon, mas chamavam ela de Airin) e novas coreografias mais descontraídas, o resultado ficou bem legal. Nada de outro mundo ou tão criativo, mas perto do que o grupo vinha fazendo ("band Passpo") ficou um contraste bem interessante. Como o musical era bem 'fofinho', vimos um Passpo mais 'idol' e parecido com os primórdios do grupo.

Desconfio que certas membros *cof cof MioMio cof* não devam estar curtindo muito isso, mas enfim. Elas cantaram: "Break Out!!", "Material Girl", "Natsuzora Hanabi", "Himawari", "Seishun Hakusho D" (nome dado ao 'musical'. nada mais era do que uma colagem de "GPP", "Love Diary", "Let It Go!!" e "Kucha Love", com novos arranjos), "Fake", "Wish on a Star", "Shang Shang Chandelier" (o ápice com aquela performance usando os novos leques), "Kibun wa Saikou! Saikou! Saikou!" (numa apresentação especial por causa da data. 3/15 = san ichi go >> sa i kou), "La La Love Train ~koi no katamichi kippu~", "Kimi iro no Samba" (grande surpresa. eu jurava que com a graduação da Macocchan essa música seria uma das 'engavetadas', afinal ela participava bastante. nunca foi uma música muito cantada mesmo, ninguém sentiria falta. mas não. agora é a música da Nachu. Nachu - samba - Brasil - eu... tudo a ver S2 ), "Jya ne...", "Pretty Lie", "Wanted!!" e "Honey Dish" (inédita. está sendo cantada nessa turnê como aperitivo do próximo álbum "Beef or Chicken?". achei um pop rock legalzinho, lembra "Candy Room" por ser bem 'açucarada' e alegre). No encore (trajando a parte de baixo do uniforme e uma camiseta da turnê em cima) teve "Perfect Sky" e "Step&Go". Um total de 17 músicas (na verdade 20), mas que com os vários MCs, resultou num show razoavelmente longo. Como são elas próprias quem estão bolando essas alterações e experimentos, há de se louvar o esforço das meninas. O palco pequeno não permitiria coisas muito mais elaboradas mesmo. Me preocupa o cabelo da MioMio, que me pareceu bem cagado. Bom, depois de tanto tingir com trocentas cores, meio natural que aconteça isso né. Yukky está bem estranha com aquele cabelo mais curto. E a Aipon parecia estar forçando uma voz fina mesmo fora da encenação. Enfim, valeu a pena e espero que com mais tempo livre elas continuem exercitando bastante a criatividade. Isso porque o programa "Owarai Theater Hall" acabou. Daqui pra frente seguirão com o "Free Flight" (que ninguém mais voltou a upar no youtube ;___; ), "Good Luck!! Stream" (quinzenal), o programa do LoGiRL (que continua 'sumido') e com o "Muriyari", em ritmo mais lento por causa da turnê. Apenas um episódio novo, o 24 (primeira parte). Continuam ainda com o mesmo (chato) roteiro delas andando por aí.


Nesse episódio, Aipon, Yukky e Moritii perambulam por Kofu, em Yamanashi-ken. E colhem morangos, além de falar um pouco da turnê. Fora isso, no youtube tem o videozinho gravado após esse show em Kumagaya. Inclusive, já ia esquecendo... no 'musical' a Nachu vivia o papel de uma mexicana. o___o Vai entender. Qualquer dia desses vou testá-la pra ver se sabe falar espanhol. =P E já que falei no site, no LoGiRL encerraram os ensaios com o Lyrical School (fotos tiradas no entorno da estação Seibu Shinjuku) e com o FYT (pra minha frustração, a Sayaka está vestida =P ). Duro que agora partiram pra um monte de lolis feiosas de grupinhos dos quais eu não gosto. Enfim... acima algumas fotos de meninas do Passpo com o Up Up. Porque né: Passpo + Up Up Girls Kakkokari = epic win. Sem falar que a Oppaipon curte Lyrical School e estava outro dia desses assistindo o dvd do grupo. Amo muito ver a boa relação entre os meus grupos favoritos. Quem sabe não rola uma parceria de show com Passpo e Up Up né. Sonhar é de graça...

Nenhum comentário: