terça-feira, 10 de março de 2015

Revisando os shows atrasados part.4

E agora vou finalmente fazer meu report do último show atrasado que faltava: o Tokyo Idol Festival do ano passado. Antes tarde (bota tarde nisso ^__^' ) do que nunca. Após decepções e críticas, cheguei a questionar se eu deveria mesmo ir nessa edição. Até porque teria no mesmo final de semana o festival Rock In Japan (em Ibaraki-ken) com show do The Brilliant Green e tals. (que diga-se de passagem foi a única apresentação deles até agora, desde o seu "retorno"... u___u ) No final acabei indo nos dois dias de festival que nem no ano anterior, movido principalmente pela presença de vários amigos por lá. Encontrei com o Akio, com o Tobias e naquela ocasião encontrei pela primeira vez com o californiano Shaun. É interessante como apesar das diferenças nos damos bem (até eu descobrir que ele é Obamista, aí a história mudará =P ), principalmente porque ele é bem debochado como eu, além de ser outro profundo conhecedor de idols com trajetória semelhante à minha (começou acompanhando AKB48 e dali, evoluiu). A grande peculiaridade dele é que o Shaun é muito, muito tarado. Bem mais do que eu. =D (nada que os leitores do blog dele já não devam ter percebido, mas enfim) Durante os muitos shows, ele foi quem menos esteve em minha companhia, afinal ele sempre procurava chegar cedo nos palcos pra garantir um lugar na grade, de cara pro palco. Pra poder ficar babando pras coxas das meninas. XD (ele vai negar isso até a morte, mas é vero) Acho curioso isso porque morando na California, eu podia jurar que ele já está acostumado com mulheres de pouca roupa. E mulheres essas bem mais volumosas que as lolis que ele curte... Mas enfim, talvez Freud explique. O fato é que foi uma maratona bem desgastante pra mim, não só pela minha idade avançada tendo de andar quilômetros em baixo de um sol saariano, mas porque tive de virar a noite do sábado (primeiro dia de TIF, 2 de agosto) num McDonald's em Odaiba pois fiquei sem trem. ^__^' Ficamos batendo papo noite adentro e fiquei sem ter como voltar pra casa. De manhãzinha retornei apenas pra um banho e já tinha de correr pra Odaiba novamente. Lembro que num passado não muito distante haviam shows madrugada adentro pra quem quizesse 'virar' no festival, mas infelizmente acabaram com isso. =(

No primeiro dia as apresentações começaram por volta das 9:30 da manhã e foram até as 22 horas e no segundo acabaram um pouco mais cedo. Contando com um total de 138 grupos (contra 111 do ano anterior) e um público de mais de 41 mil pessoas (contra 33 mil do ano anterior), era um festival bem grandioso. Mas muito mal organizado. Foi a pior organização em todos esses anos, que eu só consigo comparar com a (des)organização da Comiket. Acho que nem no Brasil fariam algo daquele jeito. Sério. Fora as mudanças de cronograma (sem aviso) e atrasos (em praticamente todas as apresentações, algumas vezes chegando a horas), já costumeiros no TIF, esta edição teve algumas peculiaridades que eu gostaria de destacar:

-Com mais público e mais idols, a lógica seria montarem mais palcos. Mas não, foram novamente sete palcos. E ainda substituiram o maior (Zepp Tokyo) e o mais bonito (no shopping Venus Fort) por dois novos palcos externos. Quer dizer, a intenção era fazer os wotas tostarem no sol MESMO. Afinal além desses dois palcos, poderiam ter sido utilizados o Zepp Divercity e o Megaweb, cobertos. =/ Tenho certeza absoluta de que os organizadores ODEIAM wotas. Deram sorte de que não choveu, senão o resultado teria sido catastrófico. (lembram os shows cancelados no ano anterior? pois é)

-Outra coisa a se notar em relação aos palcos era de que quatro deles (mais da metade) podiam ser vistos por gente sem ingresso. Isso porque o palco principal deste ano, localizado no meio de um parquinho familiar temático (Shintairiku Dokidoki Land), exigia ingressos pra quem quizesse chegar mais perto (onde haviam bancos e um toldo). Mas podia ser tranquilamente visto por pessoas do lado de fora das grades. Qual o sentido disso? A lógica deveria ser estimular as pessoas a comprarem ingressos (para faturarem) oferecendo 'aperitivos' em um ou outro palco, não ter a maioria deles disponível para qualquer um. Me senti um troxa de comprado ingressos. (e sobre ingressos, segundo relato do Shaun, ainda rolou racismo com os staffs fazendo os estrangeiros aguardarem numa fila à parte, mais demorada, para conseguirem suas pulseiras de entrada. lamentável)

-O palco principal (Hot Stage. já foram realizados outros eventos no local como o Mezamashi Live. bem menores, porém) merece destaque especial. Pequeno e com visão prejudicada, ele possuía um verdadeiro labirinto de grades para ser acessado. Filas enormes e muita confusão se formou ali. Um batalhão de staffs para impedir que o pessoal pulasse as grades, fizesse moshing ou lifting. (enquanto em todo o resto do festival, staffs eram objeto raro de ser visto) Quer dizer, um palco horroroso e de difícil acesso, localizado num ambiente estranho, cercado por famílias com crianças pequenas e meninas (que haviam ido no parque para ver uma exposição relacionada ao Exile)... genial. u___u

-Mudaram também o Grand Market e Greeting Area, área de vendas de produtos e akushukais para um novo endereço. Mais afastado e ocupando um enorme estacionamento descoberto. Mais uma vez, tudo pra fazer os wotas derreterem. Era irônico o forte esquema de segurança e revistas na entrada do local (certamente movidos por aquele incidente do AKB em Iwate-ken), sendo que a segurança nos demais locais era nula. Por essas e por outras, entrei ali rapidamente só pra comprar um boné do Up Up, sem participar de atividade alguma.

-Interessante notar como parece que a área da ilha ocupada pelo festival aumenta a cada edição, fazendo com que você perca cada vez mais tempo se deslocando de um ponto a outro. Deviam de colocar logo de uma vez shows no Makuhari Messe e no Studio Coast em Shin-Kiba também. u___u Mas apesar das distâncias, nada de mapas ou placas de sinalização como em outros anos. Mesmo banheiros e bancas de vendas de comidas e bebidas, eram todos insuficientes. Eu já sou macaco-velho, mas imagino um coitado (ainda mais se for estrangeiro) tendo de se virar pra achar os palcos. Se perderia com certeza.

-As filas estavam como sempre enormes pra se conseguir entrar no Doll Factory e Enjoy Stadium, ou subir até o Sky Stage (no topo do prédio Wangan Studio da Fuji TV. no térreo haviam o Info Centre e o TIF Studio, locais com talk shows e gravação de programas). Aliás não entendo até hoje porque são utilizados dois elevadores para descer mas só um para subir. E só liberam elevadores até metade do caminho, forçando os wotas a subir o último trecho de escadas. Ele é externo, mas existem elevadores que sobem até o topo. Porque não usá-los?

-Péssimo merchandising. Os poucos goods do festival, especialmente a camiseta, eram horrorosos. Não comprei nada e não conheço alguém que tenha tido vontade de comprar algo. Feito nas coxas mesmo.

-Fora as inúmeras ausências de peso (seja por serem grupos famosos ou relevantes no meio. ou ainda por serem grupos dos quais eu gosto), anunciaram como 'carro-chefe' a presença do HKT48. De novo. Quer dizer, mais anti-climático do que isso, impossível. Ter de aturar insolação até vai, mas Sasshi aí já é demais. Cadê a faquinha de passar manteiga pra eu cortar meus pulsos?

-É compreensível que a organização dê sempre um destaque especial pro Idoling!!!, afinal o grupo é criação da Fuji TV, mas em 2014 passaram dos limites. A grande novidade da vez era uma série de colaborações entre grupos idols. Ou melhor, de grupos diversos com o Idoling!!!. u___u Seria legal poder ver parcerias entre outros grupos, sabe... não só fulana e ciclana cantando com Amimi e cia. Inclusive o grande acontecimento da edição foi exatamente o anúncio de graduação da Ami Kikuchi no Idoling!!!. Como o grupo já anunciou que vai acabar este ano, imagino que o TIF 2015 vá ser AINDA MAIS centrado nelas. =/ Talvez até chamem o festival de 'Tokyo Idoling!!! Festival 2015'...


Bom, diante de tudo isso, o leitor já deve estar pensando "putz, foi uma porcaria então". Sim, foi. Mas teve algumas coisas que fizeram a desgraça valer a pena. Além da companhia dos amigos, ocorreram alguns encontros com as idols se deslocando pela área e ganhei alguns acenos. Me recordo da Nachu rindo ao me ver. E claro, algumas poucas apresentações que foram muito boas, memoráveis mesmo. Infelizmente no youtube uparam trocentos vídeos do TIF, mas exatamente das duas melhores performances... nada. =/ Elas foram do Up Up Girls Kakkokari no My Navi Stage (um palco novo ao lado da entrada térrea do prédio principal da Fuji TV, aquele com a 'bola' gigante) e do Passpo no Smile Garden. Ambas já no finalzinho de cada um dos dias, com o sol se pondo e o brilho dos penlights iluminando as frenéticas platéias. No do Up Up, havia ainda uma iluminação especial no prédio, por vezes escrito o nome do grupo em letras gigantes. O local não era dos melhores e estava dominado por Idoling!!! wotas por causa de um show anterior. Mas aí mesmo que ficou legal porque pude dar umas de top wota e puxar a galera, ignorando as advertências dos staffs. Foi tão agitado que até as meninas se emocionaram, com direito à Akari voltando pro palco para gritar que nos adorava. =) No do Passpo, fiquei mais contido vendo de longe. Rolou moshing nervoso como nunca visto antes na história desse país do grupo, com direito até a gente ferida. (o Tobias teve seu óculos destruído) Ali a agitação dos fãs (?) do grupo passou dos limites. =/ Começaram até a jogar penlights pro alto (que nem eu havia presenciado uma vez num Summersonic durante show do Momokuro). Pior: alguns deles caíram no palco, quase atingindo as meninas. O show não foi interrompido, mas depois eu lembro de ter visto a Macocchan e a MioMio repudiando o ocorrido no twitter e tals. Se não me engano chegaram até a publicar post sobre conduta dos fãs no blog oficial.

Além desses dois grupos (vi o Passpo num total de duas apresentações e o Up Up em quatro. fora o showzinho do Team Makenki, que foi importante porque teve o anúncio do primeiro single da parceria), vi ainda: Predia (duas vezes); Starmarie (acho sem graça mas é um grupo importante no 'terceiro escalão' idol, na ativa desde 2008 e com fanbase grande); Dream5 (tranqueira. e mandem o garoto pra uma boyband ffs); Mai Kotone (idol exemplar. assim como a RioRio, conta com uma das mais animadas fanbases); Denpa Gumi.inc (achei que o Hot Stage fosse à loucura com elas mas nem. foi-se o tempo que Denpa Gumi era sinônimo de wotagei frenético); Sakura Gakuin (tranqueira. só vi porque fui obrigado pelo cronograma); AeLL. (descanse em paz); Afilia Saga (duas vezes); Through Skills (tranqueira. mas fez um show bem agitado e por um algum motivo uma das membros estava de maiô .___. ); Vanilla Beans (fraco. não sei porque mas a Rena começou a me seguir no twitter. com certeza ela não entende português, caso contrário ao ver o que costumo escrever da dupla por aqui, ela me bloquearia ao invés de adicionar =P ); Idol Renaissance (tranqueira. teve uma época em que o meu "grupo encosto", aquele que me persegue em tudo quanto é lugar, era o Dorothy Little Happy. hoje em dia são elas); Especia (tranqueira. mas dou um crédito por fazerem algo diferente do usual); Power Spot (descanse em paz. mas não faz falta nenhuma); Houkago Princess (legalzinho. mas tem muitas mudanças de membros); Barbee (dentro das limitações do grupo, até que é razoável); Palet (velho conhecido que tem melhorado bastante com o tempo); GEM (outro velho conhecido. tem a sua 'graça'. e tem "Do You Believe?"); Doll Elements (duas vezes. acho genérico mas tem certas pessoas que gostam... =/ ); Lyrical School (achei muita sacanagem não escalarem elas pro palco principal); Akishibu Project (apesar de tudo, acho legalzinho. fico imaginando se a Rinahamu se arrepende de ter saído do grupo...); Bakusute Sotokanda Icchome (a rigor é tranqueira, mas respeito porque o maid cafe delas é bem divertido); Linda Sansei (grotesco. esse eu não respeito e nunca respeitarei =P ) e uma parceria do Idoling!!! com o AeLL.

Na lista dos grupos que eu vi pela primeira vez (acredito eu) no TIF: Nananon (o novo projeto da querida "tofuchan" aka Naaboudoufu@nana com uma tal de Nozomi Maeda, modelo/atriz. apesar de tudo... eu tenho certa simpatia pela "tofuchan". confesso. acho que a dupla não vai muito longe, mas por serem extremamente simpáticas e graciosas, têm o meu apoio moral); C.M.T (tranqueira. um daqueles grupinhos que aposta mais na dança do que na beleza no resto); Oyayubi Princess (muito esforçadas mas... tranqueira); Miyu Koike (acho que a melhor definição seria: a Kohime do Afilia cantando solo. bom, tem gente que gosta né); Versus Kids (o horror. tenho pesadelos até hoje. tão ruim que o fato de serem um grupo irmão do Shizukaze & Kizuna me fez passar a gostar menos desse último); Rinne Yoshida (lugar de criança é na escola); Le Lien (nessa linha "grupinho idol que toca instrumentos" acho que é um dos melhores, apesar de serem lolis inexperientes. tocaram umas covers legais... bom, melhores que o "band Passpo" elas são =P ); Spl∞ash (tranqueira. conheço outro grupo com o mesmo nome e fui lá achando que ia ver aquele. u___u não é nada especial, mas muito melhor que essas lolis feiosas); Juice=Juice (o grupo caçula do H!P. só digo uma coisa: aquele modelo já está ultrapassado. e faz tempo) e Pla2me. Um dos pontos altos do festival era exatamente conferir a estréia do novo projeto da Mari (ex-Izukoneko) com a Saki (ex-BiS). A primeira impressão foi muita boa (apesar daquele figurino medonho). Elas agitaram bastante com um EDM fudido e o público (muitos ex-BiS wotas presentes, claro) reagiu bem. Torço pra que a Mari consiga se dar bem nessa dupla, mas... preferia o som de antes. Já disse por aqui como a música delas soa melhor no cd e apesar de estarem bem produzidas, não curto muito certas opções. Por exemplo, elas criaram um sistema de pontos (normal. um monte de grupos também tem) conforme os seus gastos em compras e shows. Oferecem como recompensas fanservices tradicionais... mas também uns meio 'apelativos' pro meu gosto, como passar um dia com a menina, receber um telefonema dela ou ir numa loja pra ela escolher as roupas e mudar seu visual. Tipassim, é muito Nzero isso. ^__^'


Mas como não tem mais volta (nem mesmo a chance da Mari cantar as antigas músicas no show da dupla), só me resta torcer pra que dê certo isso aí, desse jeito. Espero que não estejam atraindo 'trash wotas' e certos fãs xaropes do BiS. Afinal algum dia ainda pretendo ir num one-man delas. Até porque nunca falei com a ex-Izukoneko pessoalmente. Bom, foi um total de 34 grupos vistos, número razoável. Ao longo do post algumas fotos tiradas por mim no festival. Pra quem quizer mais detalhes sobre como foi o TIF, sugiro visitar os blogs dos citados amigos. Lá tem mais informações e curiosidades (ou não). E este post atrasado... fica de alerta. Dentro do próximo mês uma nova edição do TIF deve estar sendo anunciada (a última?) e aí, aos possíveis interessados em participar, saibam de antemão o que vos espera. Se fosse eu, seguiria o conselho do Chaves e iria ver um filme do Pelé. ;P

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