segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Up Up Girls Kakkokari + baseball ~idols and sports~

Começar o post falando do show do último dia 15, no meio do feriadão. Graças à folga pude assistir a um show no meio da semana. E num lugar bem longinho de casa. Realizado no Heaven's Rock Kumagaya (na cidade de mesmo nome, mais de uma hora de viagem de onde moro), foi a edição de Saitama-ken da turnê "1st Live House Tour Upga Dainishou Kakkokari Kaisen Zen'ya", a turnê nacional do Up Up Girls Kakkokari. Estão passando por várias províncias com show final só na metade de setembro. Em Saitama, decidiram ir fazer show lá, na pequena casa com capacidade para cerca de 350 pessoas. Normalmente ali é palco de shows de rock e punk, me lembro de já ter passado por ali uma vez e tirado inclusive fotos mas... procurei no blog e no meu pc e nada. .___. Desta vez, como estava crente que tinha imagens já aqui, tirei foto nenhuma... portanto as imagens que vou usar aqui são pegas da net. Apesar do calor infernal, do local (cidade do interior), do fato de ser um grupo idol fazendo show naquela casa, em pleno dia de semana... não é que a bagaça lotou?!?! Os wotas do grupo apareceram em peso e o resultado foi uma pista abarratoda, com todo mundo espremido onde era difícil até mesmo movimentar os braços. Isso porque eu fui pra lá achando que poderia me divertir fazendo as coreografias. u___u

Elas tinham feito mais cedo um evento de lançamento do single "Summer Beam!" na mesma cidade. Depois teve o show, com akushukai. No dia anterior, tinha sido show em Gunma-ken. No dia seguinte, show em Tochigi-ken. É, uma maratona e tanto para as meninas. Que pareciam tirar de letra, estavam bem contentes e esbanjando vitalidade. Admirável. Uns MCs mais longos que de costume marcaram o show, com elas falando da cidade e de uns pratos da região. Além do calor, claro. E da turnê em si. Devo confessar que não foi tão fácil assistir o show, afinal o palco ali é baixo e com os wotas pulando e levantando seus penlights, já viu. Mas foi divertido ainda assim. Só achei duro que teve poucas músicas, foi meio curto o negócio. No total, quinze músicas apenas. Em todas as datas têm sido assim, creio que vai ser diferente só no gran finale da turnê. Vale notar que de uma data para outra elas têm mudado sutilmente a setlist. Em Kumagaya, rolou "Ginga Joujou Monogatari", "Ichiban Girls!", "Yuudachi! Through The Rainbow", "Burn the fire!!", "Samurai Girls", "Mecha Kyun Summer", "Beautiful Days!", "Bare Bare I Love You", "Up Up Typhoon", "RespecTokyo" (onde ao invés de "Harajuku now" rolou um "Kumagaya now"), "Upper Rock", "Chopper☆Chopper", "Uppercut!", "Ano saka no ue made," e "Summer Beam!".




Interessante setlist, mesclando músicas mais agitadas e outras mais lentas. No final das contas, seria rápido de qualquer maneira, uma vez que tudo que é bom, dura pouco né. As meninas dançam muito, um dos melhores grupos idols nesse quesito, fácil. Com estes shows em palcos pequenos, fica visível a adaptação do grupo para conseguir fazer movimentos mais elaborados como em "Upper Rock". Legal que conseguiram encaixar todas as danças na forma original, para algo está servindo esta turnê. =D Neste show, devido a lotação, os wotas acabaram não sendo tão empolgados como de costume. Não teria como. Foi um pouco mais light. Pelas fotos você percebe o como as limitações de espaço impediriam qualquer tipo de 'efeito especial' ou palco enfeitado e tals. Para outros grupos, faria falta. Não pro Up Up.

------------------------------------------

E para a segunda metade do post, falar do dia seguinte, sexta-feira. Dia de ir até o glorioso Tokyo Dome, estádio inaugurado em 1988 com capacidade para cerca de 46 mil pessoas no centro de Tokyo a poucos minutos de Akihabara, na área de Suidobashi. Casa do Yomiuri Giants, o time de maior torcida do Japão, fui lá para, pela primeira vez, assistir uma partida de baseball ao vivo. Curioso isso: já fui inúmeras vezes a estádios e ginásios, mas nunca para ver competições esportivas. Bem, uma vez a uns cinquenta anos atrás fui ver uma partida de vôlei em Yoyogi. E só. Dessa vez, uma experiência totalmente diferente e bem mais grandiosa. Não só o baseball é o esporte nacional, atrai atenção e multidões (apesar de realmente ser um esporte um tanto quanto maçante. principalmente pela sua duração, as partidas levam mais de três horas...) como, bem, você sabe como é o Japão. Organização, segurança, cidadania. É bem diferente de ver uma partida de futebol no Brasil, por exemplo. Até existe setor para a torcida visitante, mas mais por motivos, diria eu, estéticos, do que questões de segurança para evitar brigas e tals. Isso aqui você não vê, apesar da empolgação dos japas com o esporte. Impressionante o como eles cantam e gritam a partida inteirinha, batendo uns tambores, usando uns bastõezinhos de plástico para fazer barulho e agitando enormes bandeiras. Tudo isso em meio a um ambiente bastante familiar. No lugar onde eu me encontrava, uma área mista, praticamente só haviam famílias em minha volta. Um monte de pirralhos e nenhum wota em vista.

Wota. Pois é. A esta altura não adianta mais enrolar porque qualquer um que acompanha este blog já deve estar pensando "não. impossível que este infeliz foi fazer algo com nenhuma ligação a idols. duvido". Realmente, eu tive a idéia de ir por causa... do AKB48. >___< Ai que vergonha, perdoa eu, papai do céu! Explicando: o grupo esteve fazendo uma campanha com o Yomiuri, promovendo umas partidas em casa do time. Deve ter relação com o fato do grupo estar utilizando o estádio pros mega-shows do final do mês. Aí que algumas partidas, como a desta sexta-feira contra o Chunichi Dragons, time de Nagoya pro qual este que vos escreve torce, teriam algo especial. Fazendo compra do ingresso (ingresso para partida de baseball é barato comparado a outros tickets. que beleza) pela internet, num site especial, você receberia um ingresso personalizado com as meninas e no dia da partida receberia um clear file e duas trading photos. Neste dia, seriam da Kawaei e Mayuyu. Oras. Vou querer mais o quê?!? Partida do meu time + photo limitada (e portanto valiosa) da Kawaei (preciso nem dizer que das meninas que eu mais gosto não tinha né. Kawaei era o mais próximo delas) de presente? Já estou lá! Ainda durante a partida ficavam aparecendo vídeos com as meninas no telão, marcando o início dos inings, comemorando os pontos e tals. Tocaram vez por outra músicas do grupo também.


Nas fotos tem ainda o panfleto com info do time e da partida, que vira pôster de um jogador se desdobrar e um card de outro jogador do Yomiuri. Entregues na entrada do jogo. O estádio não chegou a lotar, mas tinha gente pra caramba. O suficiente pra saída e pegada do trem na volta serem um inferno. ^__^' Lá fora, uma banca especial da promoção era o local aonde tinha de me dirigir para pegar os brindes do AKB. Legal que na partida de baseball todas as lojas e restaurantes tanto dentro quanto fora do estádio ficam abertos, antes, durante e depois. Opções são o que não faltam. (sem falar em outras barracas com souvenirs montadas no entorno) E muita gente, como a partida praticamente não pára, vai comprar um rango durante o ataque do time adversário e tals. Quando tem outro tipo de evento como shows fica quase tudo fechado. Além disso tem as meninas vendendo refrigerantes e cerveja que ficam correndo pelos corredores da arquibancada, de lá para cá. Quer dizer, é muito bem servido. Staffs de monte para informações e para, toda vez que a bola voa na arquibancada, irem lá perguntar pro cidadão se está ok e tals... meu lugar. Fiquei próximo da terceira base, no anel superior de arquibancada. Como era junto da grade, estava próximo ainda do campo e com uma visão muito boa da partida. Abaixo à esquerda ficava a maior parte da torcida do Chunichi. A parte mais cantante da torcida local ficava lá do outro lado do estádio.

Graças à acústica do Tokyo Dome, completamente fechado, os gritos das torcidas faziam bastante barulho. Acho interessante como eles gritam o nome de todos os jogadores, conforme eles vão pro ataque (rebater a bola), variando a música e tals. Não sou grande entendedor de baseball, mas digo que as regras são bem mais simples do que pode parecer. Basicamente o time no ataque é o que rebate e só fica com o rebatedor em campo. E mais os caras que conseguiram rebater a bola, claro, que ocupam as bases e tentam correr até a última base para marcar o ponto. São nove inings (ataque e defesa) na partida com os time se alternando. Apesar da distância dava pra ver claramente quando a bola lançada era válida ou não. Se me recordo bem, tiveram só dois home runs no jogo, um pra cada lado (quando o cara rebate para fora do campo, impedindo o time adversário de alcançar. quando o defensor pega a bola rebatida de primeira, sem ela tocar no chão, o rebatedor está eliminado). Mas o placar terminou 6 a 4. Para o meu Chunichi! YAAAAAAY!!! =D Grande vitória fora de casa. O jogo teve um momento bem emocionante até, no sexto ining, quando ambos os times estavam pontuando graças a momentos ruins dos arremessadores e o placar estava aberto. O Yomiuri começou com um arremessador gringo, tal de Houlton, mas ele estava ruim demais e foi trocado logo. Pelo Chunichi, teve um tal de Madrigal que só durou um ining. Péssimo. Aliás nenhum gringo pontuou neste jogo, só conseguiram corridas. Nas breves intermissões, entravam mascotes e umas cheerleaders, mas era bem rápido. Depois do jogo, o time do Chunichi saudou a torcida e um jogador lá foi eleito destaque do jogo e deu entrevista repassada no telão.


Foi legal, uma experiência diferente e divertida. (claro, meu time ganhou...) Ah como é bom poder ir com uniforme do time visitante e poder andar e se sentar em meio aos rivais sem perigo nenhum... Do lado de fora um outdoor com a Mayuyu. Na última foto um painel com a Takayanagi que eu vi em Ikebukuro. Ok, tem nada a ver com o resto, mas enfim. =P Se o jogo não fosse tão longo (este durou praticamente quatro horas) daria pra pensar em ir com frequência e tals... achei curioso um casal que chegou lá pela metade da partida com lanche e se sentou na minha frente. Mais ou menos uma hora depois, lanche comido, levantaram e foram embora. .____. Poxa, se é assim porque não vão num restaurante logo né. Vai entender. E vale dizer que tinha bastante mulher também lá. Num era só os marmanjos, pais com filhos. Ah sem falar que teve uma bola que chegou a vir em minha direção! Pena que acabou caindo em outra fileira. (você pode levar pra casa a bola que sai do campo) Da próxima vez irei pra lá com uma rede daquelas de caçar borboleta. =P

Nenhum comentário: