terça-feira, 27 de novembro de 2012

Visitando Nagoya -parte 2-

Continuando de onde parei, após a agitação do Rondonrats, um momento mais calmo. Era o último show da noite, com o The Cat Loves Strawberries, nova banda da Hiro, ex-vocalista da saudosa banda Ketchupmania. Já comentei um pouquinho antes sobre a banda, que ainda está começando, e sobre a aparência esférica da nova Hiro. >___< O som deles é díficil, tem uma pegada punk rock mas tem elementos de pop, folk... no final acaba saindo uma mistura meio insossa. A Hiro, quem idealizou este show e convidou as amigas Chinatsu e Mamiko, conta que apesar de eles serem de Nagoya esta é a segunda vez apenas que se apresentam na cidade. Hiro que apesar de parecer ter engolido a Myao, foi a simpatia em pessoa durante todo o show. Uma graça. Agora, que eu preferia o som de antes, preferia. O show foi bem legal e o destaque pra mim acabou sendo quando o Rondonrats tocou minha música favorita, a linda Aoharu Heroes. Pra meu espanto, afinal é uma música antiguinha e que eles dificilmente tocam ao vivo.

Terminado o show, vou até o centro de Nagoya, mais precisamente ao bairro mais badalado e agitado da cidade, Sakae. Este lugar é como se fosse a Shibuya de Nagoya. Ali passei a noite num media cafe Popeye, localizado no último andar daquele prédio Become Sakae. Que diga-se de passagem, apesar do nome, fica ao lado da estação de Yabachou, não de Sakae. Sempre que faço essas viagens curtas eu pego e passo a noite num desses cafes. De longe a melhor (leia-se mais barata) opção. Por míseros mil e quinhentos ienes você passa a noite lá, numa cabine com computador, tv a cabo, sofá pra se esticar, suco a vontade... esses cafes da Popeye contam com um monte de revistas e mangás pra você ler, banheiro com ducha, máquinas com comida pronta (este você tem que pagar)... Sério, é melhor que muito hotel por aí. O único problema nesta unidade de Sakae foi que os banheiros estavam bem sujinhos, diferente dos outros que já visitei.

 Sakae é cheia de shoppings um do lado do outro, muitas lojas de todos os tipos, bares, boates, serviços, por ali tem de tudo um pouco. O bairro é cortado pelo grande parque central da cidade, o parque Hisaya Odori. Com mais de dois quilômetros de comprimento, ele é uma praça estreita que segue desde a estação de Yabachou até Shiyakushou. Em baixo dele fica um enorme estacionamento público. Em cima, uma grande área verde com muitas estátuas, fontes, terminal de ônibus... e a torre Nagoya TV Tower, a mais antiga torre de tv do Japão, erguida em 1954. Não subi nela porque já tinha ido no outro observatório né. Na sexta foto, a entrada iluminada do Ran no Yakata, um orquidário (que eu visitei no dia seguinte) que fica no começo (ou seria fim?) do parque. Já na nona foto, uma primeira visão do Sunshine Sakae, um shopping famoso do qual irei falar mais adiante. Não tem como não percebê-lo na paisagem, graças a inconfundível roda-gigante. De qualquer maneira, ele fica na saída 8 da estação de Sakae. Você sai do metrô já para dentro do shopping, praticamente.

No Hisaya Odori, chamam a atenção umas construções feitas fazendo referências a outros lugares do globo, como o espaço Los Angeles (décima quarta foto) com direito a mini calçada da fama e tudo. Tem ainda esculturas copiando as originais de Sidney, Cidade do México e Nanquim. Tudo pra dar um ar cosmopolita à cidade. Vale dizer que este parque foi construído após a segunda guerra, numa área destruída da cidade. Hoje em dia, além de ser uma área que abriga festivais e feiras, também serve como área de refúgio em caso de terremotos fortes.

 Ao lado do Hisaya Odori e da Nagoya TV Tower, outro complexo com terminal de ônibus, este bem modernoso, lojas e restaurantes, o Oasis 21. Ele é marcado por essa enorme estrutura metálica envidraçada que cobre o vão central. Uma camada de água sobre o vidro superior cria um efeito interessante. Dentro do complexo, chama a atenção o Parassaurolofo de plantas. Saio dali e vou pra entrada da estação de metrô quando... uma loja da Tora no Ana?! Estou em Akihabara?! Ao entrar na estação e me deparar com o mural na parede... não, não. Estou é em São Paulo! .___. Sigo dali via linha Meijou do metrô (é a equivalente da linha Yamanote de Tokyo, fazendo um círculo pelos principais pontos do centro expandido) até...

 o glorioso Nagoya Dome! Construído em 1997 e com capacidade pra 40 mil pessoas, é a casa do time de baseball Chunichi Dragons. Time para o qual eu torço. ^__^ Nem sou lá muito chegado em baseball, mas do Chunichi eu gosto, afinal é azul e tem um pokemon no símbolo. XD (sério, aquele bicho lembra muito um Dratini da vida) Na estação Nagoya Dome Mae Yada, um monte de murais do time já criam um clima. Neste dia havia gente pacas, em especial crianças, no local afinal estava havendo o tradicional dia de confraternização com os fãs, que todos os times de baseball por aqui realizam ao final da temporada. Eu infelizmente num pude tomar parte do evento afinal os ingressos foram vendidos (e esgotados) a bastante tempo já. Rolam gincana, exibições, palestras, apertos de mãos, essas coisas. No entorno, shopping, centro cultural... e claro, a loja oficial do time. A tempos eu queria comprar umas tranqueiras do Chunichi mas não tem jeito, só na loja oficial mesmo. Cada região do país só comercializa produtos do time local, sacumé, a ligação entre time e cidade/província é muito forte. Por onde moro é só coisas do Seibu Lions.

Torrei uma boa grana lá e dentro do shopping... mais dinossauros?! Esse povo de Nagoya gosta mesmo de dinossauros hein? E de estátuas de gente nua, se vocês repararem nas fotos destes posts... =P Algumas das tranqueiras compradas: camiseta do Rondonrats, o álbum recém lançado da diva Miliyah Kato, que veio com adesivo e botões, a edição mais recente da revista Bomb... que logicamente eu não comprei por causa do trio do NMB ali né. Acontece que me avisaram que teria Afilia na revista mas... DUAS PÁGINAS! WTF! De qualquer modo, alguma hora posto os scans aqui. De quebra, pelas compras ganhei ali umas tranqueiras do Momoiro Clover Z, mas da menina roxa... ela é feia, blargh. Tinha que ser da A-rin. Quanto as bugigangas do Chunichi, bastõezinhos de brinquedo, toalha, chaveiro, uma pelúcia do pokemon mascote, uma bola autografada pelo Yohei Oshima (um dos favoritos da torcida) e um uniforme do domenicano Tony Blanco. Na verdade eu gostaria de ter um uniforme do monstro Tyrone Woods, mas como ele aposentou-se, peguei do jogador que substituiu ele. Tá valendo, rebate muito também.


Continua na parte 3...

Nenhum comentário: