sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Koda Kumi "Premium Night ~Love & Songs~"

E aqui vamos nós, pra um rápido report do show da última terça-feira, dia 13. Fui ao famoso Nippon Budoukan, ginásio no coração de Tokyo (ele fica localizado logo atrás do Palácio Imperial, no parque Kitanomaru), criado para abrigar eventos esportivos (judô, wrestling, karatê...) mas que também é frequentemente usado para grandes shows. Ele abriga mais de 14 mil pessoas, tem uma arquitetura inconfundível, com seu giboshi (ornamento com forma de bulbo, bem no topo do ginásio) dourado que pode ser visto de longe e fica já dentro das muralhas do palácio. Já tinha ido lá antes para ver um concerto da turnê da diva Miliyah Kato e agora voltei para ver um show desta mini-turnê especial da Kodeeeeeeenha.

Eu já tinha visto a Kodeeeeeeeenha ao vivo duas vezes antes (se num me falha a memória), mas nunca num show só dela. Resolvi ir neste, até porque seria interessante ver ela depois de todos os causos do casamento, gravidez, shows cancelados, declarações polêmicas... que ela andou se metendo nestes últimos um ano e meio. E agora ela estaria comemorando 12 anos de carreira, né. Numa coincidência incrível, assim como já havia acontecido antes com o show da Ai Otsuka, eu fui exatamente no show realizado no dia de aniversário da cantora. Sério, eu nem fazia idéia de que seria niver dela neste dia (nem lembro o dia do MEU niver, vou lá saber a data do niver dessas cantoras...). Neste show, o primeiro dela no Budoukan em sua carreira, rolou a gravação do dvd e um tal de 'Fancam', no qual um americano veio lá com uma câmera e fotografou a platéia toda de maneira que visitando este site, você pode se ver lá e tals. (eu apareço bem mal, quase nem dá pra ver, por causa do escuro onde eu estava)

Esse show, assim como o da Ai Otsuka, foi dominado pelo fã clube. Só tinha japinhas lá naquela joça. Não que eu esteja reclamando disso, claro. Mas o foda é que a setlist da apresentação foi determinada por votação via internet, exatamente com votos de quem? Dessasporra de meninas... Que trataram de encher a setlist de baladinhas chatas, que eu ZzzzZZzzzzZz. Já disse milhões de vezes antes, Kodeeeeenha = batidão, dedinho na boca e danças insinuando atos sexuais. O resto é conversa fiada. Hunf! Logo, pra mim, rolou uma certa decepção com a apresentação... A própria Koda no primeiro MC comentou do como a setlist estava cheia de baladas, músicas que talvez muita gente não conheça (não mesmo, querida. das vinte primeiras músicas, reconheci só Butterfly, Crazy 4 U e Suki de, Suki de, Suki de. sendo que as duas primeiras não são baladinhas. cabe destacar que Crazy 4 U foi a música com a qual eu conheci a Kodeeeeenha a sei lá quantos anos atrás, nostalgia...).


 Na primeira foto, saindo da estação de metrô, deparo com a calçada lotaaaaada de gente e barraquinhas vendendo tranqueiras falsetas (comentei delas a alguns posts atrás né). Entrada do Budoukan, com a enorme e luxousa banca de venda de produtos (na qual eu só fui depois do concerto. afinal a fila estava gigantesca, só pra variar). Chega o inverno e os dias no Japão ficam cada vez mais curtos. Apesar de serem umas seis horas da tarde, a impressão é de que já era bem mais tarde pelas fotos né. A escuridão me impediu inclusive de tirar mais e melhores fotos do local. =(

 Ok, na verdade, apesar da setlist sonífera, num posso reclamar muito não. Primeiro porque consegui o ingresso na venda normal, sem tem de recorrer a cambista e pagar o olho da cara, como normalmente ocorre neste tipo de show. Segundo porque meu lugar, no primeiro anel de arquibancada era muito bom. Só não conseguia ver os telões, que ficavam pendurados no alto, acima do palco (a laje da arquibancada de cima num deixava). Isso graças ao fato de terem montado um enorme palco circular no meio da arena, sem fundo. Assim, você podia ver de todos os lados do ginásio. Logicamente havia uma 'frente', mas ela e os dançarinos estavam toda hora rodando pelo palco, assim em inúmeras vezes pude vê-la de frente e bem de perto, afinal a construção do ginásio é meio 'reta', assim como no Tokyo Dome... quer dizer, as arquibancadas superiores não vão afastando da arena, são tudo uma sobre a outra.

O palco. Ele tinha uma borda de girava automaticamente e um centro que se erguia bem alto, como um bolo. Enfiados numa espécie de 'buraco' no palco, ficava a banda. Antes do show começar, o centro do palco estava coberto com uma manta vermelha, como se fosse uma colina, com uma enorme rosa vermelha no topo. Quando o show finalmente começou (com uns quinze minutos de atraso... ainda assim tinha gente entrando quando as músicas começaram), umas imagens de flores se desabrochando no telão e a rosa some pra dar lugar à Kodeeeeenha. O 'bolo' se ergue e ela canta as primeiras músicas lá no alto. Em diversos outros momentos da apresentação ela foi erguida novamente. Algumas horas ela veio rebolar na passarela que ligava o palco aos bastidores e que ficava bem abaixo de mim. Adoooooooooro. O palco foi muito bem feito, com direito a estouro de rojão, lançamento de papel laminado, uns postes de luz retráteis (que foram usados em determinado momento pra dar um 'clima' especial), lança chamas... fora o show de luzes, claro. Já comentei antes que este é o principal barato de ir ver estes grandes shows de cantoras pop nipônicas, o espetáculo em si. Difícil ver em outro lugar do mundo algo no mesmo nível.

Ela usou um total de oito roupas diferentes durante o show, a maioria uns vestidões suntuosos. Destaque pra participação muito boa dos dançarinos (geralmente num dou muita bola pra isso, mas aqui eles estavam com coreografias bem legais e agitando bastante); pro momento quando ela chamou uma menina da platéia pro palco e cantou com ela numa poltrona; pro momento, lógico, quando teve o "parabéns" ao ritmo da música Birthday Eve, levando a Kodeeeeeenha às lágrimas (na verdade ela chorou váááárias vezes ao longo da noite); pro MC onde rolou a filmagem do 'Fancam', com a Kodeeeeenha fazendo umas palhaçadas, falando de dieta, flertando com o americano e fazendo pose pra foto com o dedinho na boca... ESSA SIM É A KODEEEEEENHA QUE ADORO. =) Ela fez um emocionado discurso no final do show, agradecendo ao pessoal, em especial ao fã clube por todo o apoio e se desculpando por coisas que aconteceram no passado... falou dessa coisa de hoje ser casada, mãe e estar aí, no palco, tendo essas experiências pela primeira vez (nunca tinha feito um show em seu niver antes). Ah! Destaque também pro enorme bolo com mais de um metro de altura, que obrigou os staffs a se desdobrarem para conseguir levá-lo embora. =P



A setlist. Como disse, muita música que eu nem conhecia. Ou melhor, conhecer até conhecia mas são daquelas músicas que a gente ouve no cd e nem se dá ao trabalho de passar pro mp3 player depois, sacumé... Na primeira parte de show, foram: Ai no Kotoba; show girl; Butterfly (essa é legalzinha); Gentle Words; Taisetsu na Kimi he; anytime; Promise; Suki de, Suki de, Suki de.; flower e Crazy 4 U. A destacar mesmo, pra mim, só a última. Foram no total 30 as músicas escolhidas lá por votos (mais de quinhentos mil, segundo li por aí), que prosseguiram com: 1000 no Kotoba; hands; you; Rain; Pearl Moon; Ai no uta; Anata dake ga; Unmei; come back; Brave; Moon Crying e Someday. Ufa! Em uma das músicas, rolou uma 'neve' caindo, foi bem bonito (não me pergunte em qual...).

Depois, finalmente a show ficou legal (pra mim), com a entrada do DJ Shintarow pra tocar um mix de Pop Diva, bling bling bling, Ko-So-Ko-So, Cutie Honey, V.I.P. e Be My Baby. Só música foda. ISSO É QUE É SHOW! Pena que o mix foi curtinho, deu nem pra bater cabelo direito. Na sua volta ao palco, usando o único traje mais "putanhesco" da noite, Kodeeeeeeenha prosseguiu a contagem rumo à música mais votada com Pop Diva; Taboo; Universe (as únicas faixas decentes dessa votação. Hunf!); a recente Go to the top; Take Back; All for you; walk; Comes Up e Lady Go. E assim acabou a apresentação, com a despedida e tals. Ou deveria ter acabado. Não estava programado encore, mas as meninas começaram a cantar uma música (não me pergunte qual) e aí a Kodeeeeeeenha se viu obrigada a voltar, para mais um discurso de agradecimento e aproveitou para cantar, sem banda, a música a ser lançada mês que vem, Koishikute, em primeira mão. (durante o show rolou uma premiére do clipe também, mas como eu num enxergava direito o telão... rolou também o anúncio de uma 'arena tour' ano que vem, a partir de março...)

Na saída, passo na banca pra garantir uma toalha e um penlight (bem estiloso, diga-se de passagem. nem vou tirar da embalagem). Entre os panfletos que foram entregues, um explicando o tal do 'Fancam', um raio de um card fazendo propaganda de um aplicativo da Koda pra celular e uma propaganda do Countdown da Ayumi Hamasaki... sabe, deu vontade de ir. SE eu conseguir ingresso, o que não é fácil, estarei lá denovo. (já vi o Countdown dela no longínquo ano de 2006...) E assim, termina mais um report, de um show legalzinho, mas com uma Kodeeeeeeenha "domesticada". Quero minha devassa devolta. ;___;


*ps: preciso nem dizer que além de ser um dos poucos homens, ainda era o talvez único nanbanjin do pedaço... .___.

Um comentário:

akio disse...

caramba nesse show eu queria ter ido!!
show dela deve se bem legal