segunda-feira, 5 de agosto de 2013

SKE48 kenkyuusei "Aitakatta" kouen

Bom, após o TIF, mal deu para descansar porque no dia seguinte já tinha uma viagem para fazer. Aproveitando a folga no serviço, segui até Nagoya para um novo e rápido passeio. Adoro aquela cidade. Ok, não tanto quanto Tokyo, mas enfim. Desta vez foram só dois diazinhos por lá, sendo que no primeiro deu pra fazer muita pouca coisa devido às fortes chuvas que caíam. Na verdade chovia em Tokyo também e vendo a previsão de tempo ruim pelos próximos dias, comprei já a passagem de volta pro dia seguinte logo cedo, não iria poder passear mesmo. Mas aí que só pra variar a previsão estava errada e no dia seguinte fez um baita sol. Poderia ter passado o dia todo lá passeando, mas a passagem já estava comprada... u___u Paciência. Mas aí que a essa altura alguém já deve estar perguntando "mas porque raios você viajou metade do Japão até Nagoya afinal?". Ha! Adivinha? Idols, claro. /facepalm

Como este é um post especial aqui no blog, o número 200, deixarei para falar da viagem no próximo post e aqui tratarei apenas da "cereja do bolo". O que me motivou a ir até lá. O SKE48. Eis que eu consegui ganhar um ingresso pra ir ver o grupo lá no teatro delas!!! YAY!!! Caraca, faziam séculos que eu não ganhava um ingresso! E pela primeira vez entrando no teatro delas (e no cafe & shop também). Isso porque da última vez que fui até lá, estava tudo fechado para reforma. Finalmente pude conhecer o local e comparar com as instalações da matriz em Tokyo para concluir: até nisso o SKE é melhor! =P A loja pode ser menor e ter menos tranqueiras, mas é tudo BEM mais bonito, com melhor acabamento e organização. E não estou nem comparando com a loja original do AKB no Don Quijote, mas com a nova do lado da estação. Quanto a localização, empate técnico. Ambas se localizam em local de fácil acesso e num bairro badalado da cidade. O cafe ganha pela atmosfera bem mais amigável e por ter aquele ônibus real estacionado no meio (dentro dele fica a cozinha do negócio). E o teatro... bem, se nada mais houvesse de diferente, ele ganharia pelo simples fato de NÃO TER OS "PILARES DA MORTE" no meio dos assentos. ;)
 

Saindo pela saída 8 da estação de metrô Sakae (na linha amarela, Higashiyama) você já depara de cara com o corredor com os letreiros das fotos. Detalhe pra placa de sinalização (assim como muitas pela cidade) com chinês, coreano, inglês e PORTUGUÊS. Tem muito brasileiro naquela região. Ao sair, você está no piso inferior do vão central do Sunshine Sakae (neste dia, vazio), prédio que abriga o grupo. Neste momento decorado com aquele Team Surprise e passando vídeos do mesmo no telão. Bom, naquele post da viagem anterior já tinha falado um pouco do prédio e tals né. A escadaria externa só abre no horário dos shows (é por ali que se entra e faz fila). Pra subir o prédio ou você usa o elevador ou sobe a escada rolante externa, que vai até o terceiro andar. Ali tem uma grande loja da Tsutaya com cds e livros. Logicamente, em destaque estão as prateleiras com produtos do AKB e filiais. (assim que você passa pela porta, já dá de cara) Aproveitei para comprar o photobook da vesguinha que está esgotado por esses lados. (não sou fã dela, mas ela é bonitinha e tinha lido que o photobook está muito bom. concordo. sem apelar, é apaixonante)

Para continuar subindo você usa as escadas rolantes internas que ficam no meio da loja. Do lado delas, na outra vez estavam as instalações da loja do SKE improvisada. Desta vez montaram por tempo limitado uma vitrine exibindo roupas usadas pelas meninas em clipes. (infelizmente não podia tirar foto. o guardinha me alertou e... não reclamei porque ele foi gentil. até demais, começou a puxar papo sobre quem era minha oshimen, porque eu gostava do grupo, falar sobre as roupas ali expostas...) Eu lembro que tinha uma roupa da Rena, uma da Maricones e a outra era... esqueci. ^___^' Chegando no quinto andar, lá está o cafe & shop do SKE. No painel, as apresentações do grupo no teatro e niver das meninas. Abiru... *___* Infelizmente vou ficar devendo fotos de dentro do local, sacumé... eles são cheios de frescura e não deixam tirar foto. (antes que alguém diga "pow, mas da loja do AKB você tirou e lá também é proibido...", acontece que na loja do AKB dá pra se "dar um jeitinho", já na loja do SKE seria impossível eu não ser notado, até porque era um dia útil, logo o movimento era mínimo) Pra ver como é por dentro, o jeito é visitar o site oficial. Eles só deixam você tirar foto da frente do ônibus e dos pratos/mesa. A loja fica nos dois cantos junto da entrada e não tem lá muita coisa. Tanto que só comprei um chaveiro com formato de bóia e umas trading photos da Abiru e um cartão postal 3D da Akicha. (comprei dela porque era a melhorzinha que tinha ali. só tinha das meninas do Team Surprise e a maioria estava esgotada, nem uma Yukirin sequer havia... o jeito foi pegar dela mesmo)

Eis que resolvi então comer no cafe do SKE. Já estava ali mesmo... Ah, claro! Pelo título do post você já percebeu que fui lá ver uma apresentação das kenkyuusei, não de um time pra valer. Pois é, foi o que tinha disponível naquele dia, paciência. Eu sempre caguei e andei (e continuo) pras aprendizes do AKB, que dirá então pras do SKE... só que eu não só tive sorte de ganhar o ingresso como tive ainda mais sorte de voltar de viagem tendo visto meninas do grupo pra valer (Aki Deguchi e Miki Yakata) mesmo assim!!! =O Como? Bem, quando eu estava no Tsutaya já tinha notado uma movimentação estranha com câmeras, refletores... Quando entrei na loja do grupo, logo em seguida eles entraram também e notei que estavam filmando com umas meninas. Eu estava ali morrendo de vergonha tentando fazer parte da paisagem. >___< E aí quando resolvi comer no cafe... uns caras (que acredito sejam os apresentadores do programa) se sentaram numa mesa e as gravações prosseguiram com aquele pequeno batalhão por ali. Estava uma pequena muvuca com vaivém de produtores e tals. Só depois de alguns minutos me dei conta que eram meninas do grupo e eram a Aki e a Miki. ^___^' A Aki esteve o tempo todo (fora das câmeras) com cara de cu. Já a Miki era mais simpática e dava uns sorrisos e acenava pra gente que estava por ali. Perguntei pra uma menina do cafe que programa era aquele, mas ela também não sabia. Elas pareciam mais perdidas do que eu. Imagino que seja algum programa da tv local de Aichi-ken e que estava "fazendo um tour" pelas instalações do SKE48.

A informação correu e após um tempo encheu de curiosos do lado de fora e na loja. Só que pro azar deles, quando chegaram as duas já tinham encerrado sua participação. Continuavam só os apresentadores fingindo que comiam ali no cafe. O pessoal dispersou, a gravação terminou e voltou tudo ao normal. Enquanto isso eu comia o curry da Takayanagi e tomava dois drinks. Um me rendeu um coaster da Rena (!!!) e outro um coaster de uma flopada que não sei quem é (a sorte acabou...). Gostei do rango e do como é servido. Nas mesas (por tudo quanto é lado, na verdade) tem inscrições das meninas. Sentei de frente pra uma inscrição da Kanon. =D Do lado, uma anotação da Anna Ishida (? eu acho). E na minha cadeira, da Aki. Ha! Está explicado o porque ela estava com cara de cu! (sacaram? sacaram???) Você pode ficar ali comendo por 90 minutos, mas tenho certeza que fiquei BEM mais que isso por lá (não tinha nada pra fazer até o show, graças à chuva). Talvez tenham feito vista grossa por causa das gravações. Ou esquecido de marcar o tempo mesmo. Uns moleques ao meu lado também ficaram enrolando uma eternidade. Nos telões aproveitei pra ver uns clipes do SKE que eu não tinha visto ainda. Passou também um vídeo de um evento que fizeram uns dias atrás e aí apareceu a minha linda Abiru. S2 (nos vídeos não censuraram os rostos das graduadas, que bom)


Chegada a hora do show, mesmo processo do AKB. Você primeiro vai lá e paga o ingresso, apresentando o número que veio no email avisando que você ganhou. Aproveitei para deixar uma mensagem para a Abiru numa mesa ali (as aniversariantes do mês tinham uma caixinha para deixar mensagem para elas). Ela que inclusive está com um prato especial durante este mês de agosto lá no cafe... (tudo bem eu perder o prazo dele, afinal... não parece lá muito gostoso, me desculpe Takama-san) Depois de uns minutos, fazem-se as filas de acordo com a numeração do ingresso e você pára no lugar indicado no chão. É feito o sorteio pra ver qual a ordem de entrada das filas (de dez em dez pessoas) e... eu devo ter entrado lá pela metade do processo, tanto que fiquei sentado bem no meião do teatro. Mas como eu disse, ali não tem "pilares da morte" então dá pra ficar em qualquer lugar tranquilamente, de verdade. Alguns detalhes do lado de fora: portão de entrada, mapa do local (não parece, mas é consideravelmente mais espaçoso que o do AKB), umas telas que ficam passando vídeos das meninas e atualizações em tempo real do G+ delas (dahora isso), o corredor com as fotos das membros (que foram trocadas alguns dias antes), o letreiro sobre a porta de entrada do teatro e os coin lockers no final do corredor. Tudo ainda novinho em folha, não tinha um risco na parede sequer. 

O post já está enorme e eu ainda não falei do bendito show... Pois bem. O "Aitakatta" foi usado originalmente pelo time A em 2006 (2nd stage), logo já é bem manjado né. Depois foi usado pelo time B entre 2007 e 2008 (novamente 2nd stage). O SKE passou a usá-lo em 2009 com o time KII (1st stage). E desde o ano passado, é usado pelas kenkyuusei do SKE e pelo NMB. Quer dizer, é uma apresentação que já passou pelas mãos de Nacchan, Yonechan, Katayama, Ayarin, Takayanagi... e hoje é interpretada por um monte de lolis feiozas que eu nunca vi na vida. E POR UM ANJO CHAMADO NATSUKI KAMATA. *___* Ou simplesmente Nakki. A viagem e o show não foram em vão. Serviram para eu conhecer uma substituta para a Nonaka Mokyu Mokyu que graduou e me deixou um espaço vago. A Abiru estava precisando de concorrência. ;) A exato um mês de seu aniversário de 17 anos (logo está no meu limite de idade aceitável), descobri essa graça. Não, ela não é grande cantora ou dançarina. Não é das mais engraçadas que se destaca nos MCs. Mas me chamou a atenção mesmo assim, graças ao penteado usado neste dia. O mesmo penteado da Sakichan (do Asfi) quando a vi pela primeira vez. E o mesmo olhar. O mesmo sorriso... (as bochechas são da Nacchan, porém) elas têm quase a mesma idade. Com a diferença que a Nakki é bem mais alta e digamos, bem desenvolvida. (88 de quadril já. futura dançarina de axé. =O ) Ela realmente me lembrou muito a Sakichan, até pelo jeitinho meio envergonhado. Não consegui mais tirar os olhos dela. Logo, não esperem comentários profundos do show porque fora ela não enxerguei mais nada. =P Sem falar que no youtube dá pra assistir ele inteiro (vide link acima) e... é a mesma papagaiada praticamente.

Vejo que a sua música favorita do grupo é "Okey Dokey". (Abiru aos 2:24 de vídeo. ficadica) É nóis. E que a senpai que mais admira é a Takayanagi. É nóis. Ela com sua catchphrase apontando e falando "acchi? kocchi? docchi?" me lembrou muito a Katayama com seu "anata? anata? soretomo anata?". É nóis. E ela gosta de animes e mangá. É nóis!!! (e pensar que neste dia eu fui trajando uma camiseta da Miku Hatsune... coisas da vida) Ela teve mais destaque durante "Nagisa no Cherry". Agora, salvo engano de minha memória, a versão da interpretação é diferente, tipo, nos vídeos do AKB fazendo ela por aí, é praticamente um solo (da Mayuyu, Acchan...). Tenho quase certeza que as kenkyuusei neste dia cantaram uns versos, todas elas. No resto dos momentos tive de procurá-la porque ela fica no fundão. (essa é perfeita pra mim mesmo. a flopada das flopadas. Nonaka perto dela é a Madonna!) Com exceção do encore quando cantaram o single novo "Utsukushii Inazuma" e ela ficou na primeira fila. Tudo bem que é da sexta geração e entrou em fevereiro deste ano no SKE, mas mesmo assim... outras meninas tinham fanbase considerável já, principalmente a tal de Risa (que fez o kageana e tinha uma wota -sim, umA- fervorosa sentada na minha frente. ela não calava a boca!) e a tal de Mizuho. Aquela que é de longe a mais famosa delas, Kaotan, não estava neste dia. (e provavelmente por isso eu consegui o ingresso)

O teatro lotou. Não parecia haver muita gente de cancel machi porém (aqueles que não ganharam o ticket mas ficam na espera pra poder entrar em caso de lugares sobrando graças a desistências e tal). Ali dava pra ver os wotas hardcore mesmo, alguns com camisetas encomendadas com o nome das meninas, fã clubes... por isso o show foi bem agitado e barulhento, os caras não paravam de gritar os nomes delas. Tem que ser realmente muito desocupado pra seguir kenkyuusei do SKE, na boa. Era a nata dos nerds de Nagoya ali presente. E nenhum infeliz fã da coitadinha da Nakki... tudo bem que ela não parece muito fotogênica, mas... a thread dela no 2ch tem nem 300 posts! E a comunidade dela no G+ tem 23 usuários!!! (sério, capaz da Sakichan ter mais fãs) Putz, tenho que começar a apoiar essa menina mesmo. Dela eu posso dizer com certeza absoluta que serei o único fã estrangeiro. (se duvidar, o único fã de fora de Nagoya!) O time KII tem menos meninas, logo posso alimentar o sonho de ver ela promovida. =D Apesar das outras duas já citadas ocuparem papel de mais destaque, quem me chamou a atenção também foi uma tal de Miyuka, com cara de mestiça... parecia um protótipo de Leah Dizon. =D E uma feiosa de cabelo curto que era a mais engraçada nos MCs (protótipo de Nishishi?). Inclusive, a apresentação foi até bem legalzinha, sem falhas e empolgante... (tirando o início com "Nageki no Figure" e "Namida no Shounan", que achei bem morno) porém o destaque ficou pros MCs.


O primeiro foi mais comum com as apresentações pessoais e elas falando algo novo que elas queriam (podia ser algo material ou abstrato). Mas no segundo e terceiro foi diversão pura e simples, abobado e encantador, com elas fazendo um shiritori com adivinhação e depois um MC com elas tendo de fazer uma pose sexy. Nakki até que não deixou a desejar não. Também com 88 de pandeiro, não teria como não funcionar, convenhamos. O segmento "Dakedo..." - "Sakura no Hanabiratachi" é sem dúvida o mais bonito da apresentação. E "SKE48" o momento onde os wotas piram. (compreensível. é quase tão boa quanto "Team B oshi") Encerraram em grande estilo com o hit "1! 2! 3! 4! Yoroshiku!". Me chamou a atenção como elas no geral pareciam muito à vontade durante todo o show. Treinos e mais treinos, na certa. Após a apresentação, claro, hora dos high touch no corredor das fotos. Vamos saindo em fila e... não dá pra falar muita coisa (nada, praticamente) mas ainda assim ganhei uns sorrisos e uns cumprimentos das meninas pela camiseta da Miku Hatsune. =D Ha! Sabia que faria sucesso entre as lolis com aquela roupa. A Miyuka foi a mais empolgada. A Nakki só ficou olhaaaando... não falou nada. Fiquei sem ter certeza se alguma percebeu que eu era um nanbanjin... acho que pensaram que era um japonês mestiço (naquelas "impossível um estrangeiro aparecer AQUI")...

Saí dali contente porque minhas expectativas (bem baixas, é verdade) haviam sido plenamente superadas. Diria até que se fosse possível (leia-se barato) iria mais vezes até lá ver aquelas aprendizes. Kenkyuuseis não são tão "tranqueira" como eu pensava. Bem, pelo menos a Nakki não é. S2

Nenhum comentário: