domingo, 11 de agosto de 2013

E lá vamos nós com mais showzinhos idols...

Eu ia utilizar o título "descobrindo mais idols" mas aí lembrei que já usei tantas vezes esse padrão que nem sei mais como utilizá-lo sem repetir igualzinho. =P Este post é para falar de dois típicos showzinhos de grupinhos idols desconhecidos. O primeiro, na verdade, um festival. Ocorrido no último dia 4, o "Shinseido presents iPop Station Live vol.2", no Tokyo FM Hall. Estava aí um atrativo para me fazer ir até lá: conhecer um novo local de shows. Afinal não havia nenhum grupinho lá do qual eu fosse fã (mesmo hoje em dia eu sendo fã de tantos...). No início da tarde, o vol.1, com quase os mesmos grupos presentes. Preferi ir na edição do final da tarde. Até por ter mais gente wotas e tals. O palco desta vez foi um lugar não usual para shows de idols, localizado na sede da rádio Tokyo FM, no centro de Tokyo, ao lado do palácio imperial. No segundo andar do grande prédio, uma sala de shows ampla, feita para abrigar apresentações de música clássica, creio eu. Chama a atenção o teto bem alto e a gigantesca luminária. Abriga cerca de trezentas pessoas sentadas. Como os assentos não são fixos, neste dia retiraram boa parte deles abrindo uma pista mais ao fundo. Claro, afinal showzinho idol sem wotas pulando, fazendo rodinha e praticando wotagei, não é um showzinho idol de verdade. ;) E isso requer espaço.

A produção ainda providenciou mesas no longo corredor em volta do salão. Ali eram vendidos os produtos e feitas as atividades com os grupinhos. Cada um se apresentava e logo em seguida ia lá pra fora. Tudo bem típico. E tosco, bagunçado, barulhento, já me acostumei com isto. Fiquei o tempo todo do lado de dentro, porém. Afinal queria ver as apresentações, uma vez que tinham vários grupos que eu ainda nunca tinha visto ao vivo se apresentando. As fanbases eram pequenas, não mais que uma dúzia de wotas pra cada grupo. Negos uniformizados com as camisetas dos grupinhos, que vinham, viam suas idols e caíam fora. Assim, o local em nenhum momento lotou. Vale destacar a fanbase do Bellring, onde mais uma vez tinham... gringos. Nanbanjins. Não sei explicar este fenômeno, não tem nenhuma menina sequer mestiça no grupo, elas nunca saíram do país... são um grupo até bem jovem, com pouco mais de um ano de existência... Mesmo assim possuem uma fanbase considerável (para os padrões desses grupinhos) e o pior: com vários gringos dentre eles! Toda vez (a esta altura, infelizmente, várias já) que as vejo tem lá uns quatro, cinco. Porra, nem em show do Passpo ou Denpa Gumi tem tanto estrangeiro assim, sou normalmente o único...


Alguns poucos curiosos (como eu) e pronto. Estava composta a platéia. Ah, claro! Tinha ainda as meninas dos próprios grupos, que nos momentos livres se juntavam a nós para assistir. Nisso, se apresentaram: Karatto (umas lolis bem fraquinhas), Meguriai (se me lembro bem conheci no mesmo festivalzinho onde vi o BiS pela primeira vez... ah bons tempos. é legalzinho até), Seifuku Koujou Iinkai (grupo idol mais padrão que esse, impossível. achei sem graça. curioso que o grupo existe desde 1992, tendo sido desfeito em 2006, mas voltou à vida em 2010), Station (esse eu acho legal pacas. tudo bem que a premissa delas serem maquinistas é bem besta, mas quem sou eu pra criticar? um cara que curte um grupo onde as meninas são aeromoças...), Chu-Z (interessante. ganha uns pontos por ter umas meninas bem mais velhas que a média do festival), PPP! Pixion (continuo achando fraco, mas admito que elas melhoraram MUITO desde a primeira vez que as vi até hoje) e então, o grande momento: Seishun Gakuen. A segunda metade do festival contou com grupos mais conhecidos que os primeiros, começando pelo famigerado Seishun.

Muita gente torce o nariz para o grupo por causa da presença de dois caras (um deles, main vocal). Outros torcem o nariz pelo fato do grupo ter shows yabai, bem mais agitados que a média. Outros porque o grupo tem oitocentas meninas, nenhuma digna de nota no quesito beleza. Mas o fato é que os shows do Seishun são de se tirar o chapéu. Não conheço catarse coletiva mais autêntica que isso. Simplesmente incrível e nesse dia, não só praticamente todos que estavam do lado de fora vieram pra ver, como as meninas desceram do palco e se misturaram com o pessoal, pulando e dançando junto com os wotas. O único momento quando o salão lotou. Um dos melhores shows idols que eu já vi até hoje, alegria contagiante em estado puro. Pena que durou pouco e em seguida veio aquela aberração chamada Bellring Shoujo Heart. E junto sua legião de fãs gringos. Sério, acho que se eu ver de novo este grupo vou precisar de internação numa clínica psiquiátrica. >___< Na sequência: HR (sigla para Hakata Reboot. pois é, são lá do outro do país. incrível como uma grupinho comum desses consegue ter teatro próprio e tudo), Mai Kotone (cativante como sempre), Tokyo Cheer2 Party (nada especial, parece que cada vez ficam mais parecidas com um certo grupo famoso...) e encerrando o dia, The Possible (esse em compensação parece ficar mais parecido com o Passpo...). Na apresentação delas foi legal o momento que apagaram todas as luzes e ficaram só elas dançando com umas bolinhas com pisca-pisca em mãos.

No final das contas, foi divertido. Mas não tanto quanto o show deste último dia 10. Desta vez, hora de ir rever o Predia, no seu "Predia Private Party". Depois de terem feito a melhor apresentação do último Tokyo Idol Festival, ando fissurado no grupo. Comprei cd e tudo. Vi que teriam um one-man (elas são da mesma agência do Passpo e parece que seguem o mesmo modus operandi. fazem regularmente one-man shows, têm o mesmo esquema de akushukais...) num dia livre meu, aí... não pensei duas vezes. Bóra iniciar o feriadão de agosto com o Predia. =D Estou prestes a virar wota do grupo a esta altura. O show, num lugar chamado Hatsudai The Doors (pequena casa de shows underground perdida num bairro próximo de Shinjuku e Yoyogi. não conhecia, parece que abriu não faz muito tempo, tanto que nem dá pra ver no Google Street View) foi bem mais flopado e consequentemente animado do que eu esperava. Não deviam caber mais que umas setenta pessoas ali e certamente não havia tudo isso. A maioria dos wotas presentes, tiozões claramente bem mais velhos que eu. Achei que o grupo com suas músicas dançantes, quase um Perfume, atraísse mais gente. E jovens.


Mas não tem problema, foi legal de qualquer maneira. Cheguei a pensar que elas seriam flopadas por terem pouco "jeito de idol" (a começar pelas músicas), mas me enganei. Nas atividades, após o show, deu pra ver que elas são tão ou até mais simpáticas que o primo famoso, Passpo. Pode não parecer (afinal são velhas) mas elas sabem como se portar como idols, o que falar e tudo mais. MCs rápidos mas divertidos, encore com direito a público pedindo mais e... elas atendendo ao pedido e rasgando o script para cantar mais duas músicas escolhidas pelos fãs... O nível de fanservice foi tão elevado que já não bastava suas roupas reveladoras (o tema da coisa era usarem roupas pessoais, do dia-a-dia. Akane como boa troll que ela é, foi com um vestido azul de festa, cintilante. =P ) ainda podia tirar foto à vontade! =O Não sabia que o grupo tinha dessas. Se soubesse teria ido preparado (como os tiozões) com câmera profissional para tirar altas fotos dahora de qualidade. =/ Paciência. Seguindo o tema do show, exibiram uns vídeos pessoais das integrantes, mostrando fatos engraçados de suas vidas privadas. (que a esta altura já foram upados no youtube. pena que fizeram isso sem as legendas, fica difícil entender alguns)

Neste dia comemoraram o aniversário de uma membro, a Sakurako. Seu fã clube (leia-se três caras) prepararam uns leques comemorativos, entregues a todos os presentes, inclusive a elas. Não rolou parabéns, porém. (quando ficamos velhos é assim, aniversário não se comemora mais. se lamenta) Gostei que cantaram todas as músicas mais legais do grupo, inclusive algumas que nem conhecia mas hoje já atóóóóóron. S2 As danças não são muito difíceis de serem acompanhadas. E se num rola wotagei, pelo menos dá pra bater cabelo na pista como se não houvesse amanhã. Akane e Rumina são as encarragadas dos vocais (tipo Morishi e Aipon no Passpo). Algumas delas só dançam. Mesmo assim, acabado o show e iniciados os akushukais, tive uma surpresa: nenhuma das vocalistas figura entre as mais populares. Tinham pelo menos outras quatro meninas (entre elas a Seiko e a Izumi. não decorei o nome de todas ainda...) com filas bem maiores que as duas. Na hora dos 2 shot (em seguida. com dois tickets você tirava foto) o cenário se repetiu. Sendo assim, eu que não sabia com quem gastar meus tickets pela compra do cd, fui lá tirar foto com a Rumina. Ela estava disponível mesmo... Só é foda o staff num ter encaixado direito o foco. ¨#@&¨#&**#(&(! Ela foi legal, falei que gostava de sua voz e seu jeito de cantar e ela ficou toda contente me agradecendo (até em inglês).

Se eu já tinha uma boa impressão do grupo, agora ficou muito muito muito melhor. Passpo que se cuide. Ah e elas não lembram o SDN48 não. São trocentas vezes melhores. (apesar da Umeda, da Chiaki e da Nontii) Quando puder, estarei de novo vendo-as.

Nenhum comentário: