sábado, 28 de julho de 2012

O paraíso chamado Japão

Pequena pausa nos posts relacionados a idols e música. Hora de fazer um daqueles posts mais sérios visando informar as pessoas. Esse mundo está muito cheio de achismos, des-informação e ignorância. Creio que qualquer movimento que nós façamos para mudar isso, por menor que seja, é bem vindo e de utilidade imensurável. Por exemplo, um post neste pequenino blog.

Sou muito crítico em relação aos weaboos, esse monte de gente que acha que o Japão é um lugar encantado e que tudo feito no Japão (games, música, animes...) é melhor do que o resto. Superestimam esse lugar e essa cultura, sem conhecê-los de verdade, nem ao menos minimamente. ACHAM que conhecem. Até porque eu fui, durante certo tempo, um weaboo também. Tive que vir morar aqui pela primeira vez, sofrer muito com as diferenças culturais, idioma, clima e principalmente xenofobia (o maior problema deste país, profundamente enraizado e muitas vezes sem nenhuma preocupação em ser disfarçado), pra finalmente saber do que este lugar se tratava. E tive de regressar ao Brasil para me certificar de que com todos os inúmeros problemas e dificuldades, ainda assim isto aqui é um lugar melhor pra se viver. PRA MIM, fique bem claro. Tenho certeza que muita gente que paga-pau pro Japão (e coisas oriundas daqui) se conhecesse realmente este lugar, chegariam a uma conclusão diferente e mudariam seus conceitos.

Através de meus posts em geral creio que dá pra se fisgar algumas coisinhas sobre o cotidiano e sociedade. Num tenho nem tempo muito menos erudição pra chegar e fazer um estudo aprofundado ou uma tese desconstruindo o Japão idealizado. Mas com algumas imagens, alguns relatos e informações eu creio que posso contribuir. Assim, quando a pessoa vier aqui (e eu sinceramente espero que possa vir, afinal viajar e conhecer outras culturas é muito divertido e edificante), já sabe um pouquinho do que esperar, onde ir, como funciona... e tudo é muito diferente daquilo imaginado afinal o Japão idealizado é muito mais colorido que o Japão de verdade.

O Japão é um país de economia extremamente vulnerável uma vez que importa quase toda a matéria-prima que precisa e tem uma população cada vez mais envelhecida (menos gente contribuindo e mais gente recebendo). Essa fragilidade, abalada ainda por acontecimentos de causa natural (como terremotos e tsunamis), além de seguidos governos falhos e inaptos, acaba por gerar uma instabilidade que se reflete no cotidiano. Vide o alto custo de vida, desemprego e comércio estagnado, gerando um número cada vez maior de sem-tetos.

Uma cultura milenar, tradicionalista, conservadora, gerando uma sociedade opressora, com muitas responsabilidades sobre cada indivíduo. Pressão que muitos não conseguem suportar, como visto num enorme índice de suicídios. Sobre esse tema existem vários documentários disponíveis no youtube, como o Secret Life of Japan e o Land of Rising Suicide. Viver em Tokyo sem nunca ter tido seu trem atrasado por causa de suicídio é quase impossível. Sempre que você pegar um trem que possua aqueles monitores eletrônicos sobre a porta e ver mensagem de tal linha atrasada por 人身事故 (jinshin jiko), que eles traduzem (quase num eufemismo diria eu, levando em conta a natureza do ocorrido) para "passenger injury", saiba que se trata muito provavelmente de um suicídio (ou tentativa de). Assim como a mensagem de "cleaning tracks" normalmente é relacionada à retirada de restos mortais e objetos pessoais de vítimas.

Pressão notada também no sério problema de bullying notado nas escolas do país, com casos noticiados constantemente e com o agravante de as autoridades aqui serem extremamente lenientes sobre o tema. Mesma leniência notada nos casos de abusos sexuais. De alguma maneira parece que existe uma má vontade geral em discutir e buscar soluções para esses problemas escolares, numa espécie de crença de que o modo como o sistema educacional funciona hoje é o melhor possível e de que são necessárias essas dificuldades no aprendizado para que os jovens tornem-se mais fortes e preparados.

Ao invés de demonstrarem preocupação com os problemas acima, o governo se mostra mais preocupado em aprovar logo medidas mais drásticas de controle sobre a internet, punindo com prisão os downloads ilegais. Já foi aprovada, na surdina, claro, a nova lei que entra em execução dia primeiro de outubro. Apesar da maioria das pessoas não saberem exatamente do que se trata, o interesse é tentar custe o que custar e com urgência preservar os lucros das grandes gravadoras, produtores e distribuidores. Comenta-se em não poder fazer mais nenhum download gratuito na internet, de vídeo ou música. Especulam-se sobre medidas de inclusive cercear o acesso a sites de streaming, como youtube e dailymotion. A China é logo ali...

Conhecer o Japão real, do dia-a-dia, é saber que ao sentar-se num trem o último lugar a ser ocupado será o que fica ao seu lado. É saber que você não pode entrar em certos estabelecimentos. Que terá dificuldades pra conseguir alugar um imóvel uma vez que a maioria dos locadores não aceita estrangeiros... Pra morar aqui mais do que um visto de permanência, é preciso se acostumar com essas coisas e conhecer os problemas do país, que são muitos como em qualquer outro lugar. Na minha opinião, graças à falta de cidadania, violência pública e aversão ao conhecimento, entre outros, ainda é preferível isto ao Brasil. Estou certo? Possivelmente não. Mas sabe, eu enxergo um futuro mais negro pro país do futebol que pra terra do sol nascente...

2 comentários:

Jü Almeida disse...

Eu vejo muito disso, pessoas que sonham em morar no Japão, eu mesma já tive esse sonho por um tempo, desde criança (mesmo sendo uma até hoje, rs) eu houvia sobre o preconceito que brasileiros sofriam por ai, mas quando me apaixonei por animes comecei a idealizar muito, hoje tenho vontade de apenas visitar, ver meus ídolos, comprar umas coisinhas (ninguém merece o frete que eu pago por cds) mas isso só vai acontecer só Deus sabe quando (quando eu tiver um bom trabalho, ou seja, daqui muito tempo), gosto muito da minha terrinha e pretendo morar por aqui.

Rodrigo Takashy disse...

li isso e andei ate revendo meus conceitos sobre o Japão, e meu grande desejo de ir pra la.

Caio divulguei isso no facebook colocando o link do seu blog, vamo ver a reação do povo agora rs.