quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tokyo Idol Festival part.1


Bom, aí que tá na hora de começar a falar do maior evento de música idol do Japão, o Tokyo Idol Festival, realizado no último fim de semana. Eu estive presente no segundo dia do evento, apenas. Até que seria interessante ter comparecido ao primeiro dia, daria pra ter visto mais idol groups diferentes... e principalmente, daria pra ter visto o momento impagável do SKE48 se apresentando num dos palcos secundários (minúsculos) do festival, apesar de a lógica dizer que elas deveriam se apresentar no palco principal e ser O grande nome do evento, tendo em vista que, nada nada, as vendas do SKE são maiores que as de todos os outros 110 grupos somados...

Já que comecei com este tópico, vamos lá: porque o evento, realizado desde 2010 e aumentando a cada ano a passos largos não conta com os grupos do Akimoto? Bem, segundo comentou-se pelo 2ch, isso se deve a uma má relação entre os organizadores do festival e o chefão do AKB. Eles não se bicam, num português bem claro. Basicamente porque o Akimoto (e isso é vero) é visto como um cara arrogante e que se acha o fodão, 'o criador da indústria idol' e tals (o que dizer do estapafúrdio slogan "idols que você pode encontrar" criado por ele? porra, todas as idols você pode encontrar! akushukais já existem muito antes do AKB ser criado...). Os realizadores então optaram por fazer algo independente dos grupos 48. Mas porque o SKE participou deste ano então? Por pressão dos patrocinadores (em comum). Ambos os lados engoliram o orgulho e ficou firmada a participação da filial de Nagoya neste ano. Mas sacumé, eles podiam dar uma alfinetada no Akimoto não dando ao SKE o merecido espaço. E assim o fizeram, relegaram o grupo a um palco secundário, com apresentação única de pouco mais de meia hora. Todos os outros grupos se apresentaram duas ou três vezes por dia. E com shows mais longos conforme a relevância do grupo, digamos assim. Vide o show do Passpo com mais de uma hora de duração.

Falando agora do festival propriamente dito, vamos com umas considerações gerais primeiro. Rapidamente ele se tornou O ponto de encontro dos wotas, atraindo uma multidão vinda de todo o país. Some a isso o fato de estar ocorrendo uma feira infantil no mesmo local e os turistas que normalmente passeiam pelo bairro... voi lá. A produção acertou portanto em escolher um local amplo, realizando o evento por vários pontos de Odaiba. Mas pecou em fazer palcos TÃO longe assim um do outro. Você tinha de caminhar horrores para ir do Hot Stage (que consistia no palco do Zepp Diver City) até o Smile Garden ou Welcome Marquee (o equivalente a duas estações de trem, pra se ter uma idéia). E isso debaixo de um sol infernal. Ok, quanto à época do ano, num tem muito o que reclamar. Praticamente todos os grandes festivais japoneses de música são realizados nesta época, afinal no verão as chances de chuva (melando o negócio) são mínimas. O verão japonês, oposto ao brasileiro, é quente e úmido mas praticamente sem chuvas. Chove um pouco no início da estação e depois MUITO no outono, época dos furacões. Mas no auge do verão, nadinha.

Filas e a distância a ser percorrida de lá pra cá, portanto, impedem você de ver tantos grupos assim. Eu consegui ver dezesseis grupos diferentes. Três deles duas vezes. Queria ter visto mais, mas num tinha como. Principalmente porque, pra ferrar com tudo, vieram eles, os atrasos. Aqui a organização escorregou muito feio, com quase todos shows começando fora de horário, alteração na ordem das apresentações em quase todos os palcos e pra piorar, informação sendo passada errada. No site oficial, pelo celular, você via uma programação alterada em relação à original, mas que também não batia com a programação sendo executada! Tinha de perguntar pros staffs (que felizmente eram numerosos) o que raios viria depois e tals. Foda.

kit básico de sobrevivência: guia com a programação, leque e suquinhos =D
Assim, em meio ao calor de agreste e andando feito barata tonta de lá pra cá, até que foi divertido. Os grupos se espalharam em dez palcos, nos mais diferentes lugares. Desde palco no meio da praça até palco no terraço do prédio e palco em estúdio de tv. Tirando o Hot Stage, todos os demais eram pequeninos. Nos situados em local aberto ainda dava pra juntar bastante gente. Mas o mesmo não podia ser dito por exemplo do Fantastic Theater, montado num corredor. (!) Fica de curiosidade a info de que o palco Doll Factory foi montado num estúdio da Tv Fuji, vizinho ao estúdio onde é gravado o famoso programa Hey!Hey!Hey!. Duro que pra entrar nele era necessário dar a volta no prédio e entrar pelos fundos, num lugar escondido sem sinalização nenhuma. Num é a toa pouca gente se aventurava naquele palco. Vale o registro que na saída cruzei com duas meninas sendo levadas aparentemente desmaiadas em cadeiras de rodas, ás pressas. Devem ter passado mal durante ou depois de alguma apresentação, tadinhas. Também pudera, usando roupas nem sempre condizentes com o calor infernal que fazia, pulando e cantando em palcos ao ar livre sem proteção nenhuma... era de se imaginar que coisa assim acontecesse. Inclusive, sobre problemas com o calor, teve um momento do show do Denpa Gumi.inc em que elas, como parte da coreografia, se deitavam no chão do palco. Num deu outra, as coitadas pulando e se contorcendo pelo calor da madeira. Foi engraçado. =P

Além dos palcos, havia o Greeting Square, local onde eram realizados os akushukais e o Grand Market, com grandes tendas onde eram vendidos os goods e cds. Indispensáveis se você quizesse ir num akushukai. O foda aqui foi outro desleixo da organização, ao não disponibilizar nenhum mísero cartaz com a programação do Greeting Square. No panfleto do evento tampouco havia esta info. Só mesmo consultando a internet. =/ Mesmo board com mapa dos palcos... só haviam dois.


Dois dos palcos eram abertos pra qualquer pessoa ver, os dois situados em meio às praças, Smile Garden e Welcome Marquee. Ali juntava bastante transeunte, família e turistas pra ver os shows junto com os wotas, na base da curiosidade mórbida, sacumé. =P Fico imaginando as mães apontando pros wotas e falando "tá vendo aquilo, filho? NUNCA se torne um daqueles, ou então mamãe vai ter expulsar de casa a pontapés, ok?". =D Por falar em turistas, tinha alguns nanbanjins por ali. Perdidaços, só pensando "WTF?", pra variar. Com exceção de uma dupla de (creio eu) escandinavos. Eles pareciam se interessar por essa coisa de idols e vieram me perguntar como eram os esquemas pra ver os shows, akushukais e tals. Eles não tinham ingresso e pelo visto chegaram já bem tarde ao local.

Quanto a alimentação, havia o shopping Diver City ali, além de kombinis e muitos ambulantes. Um deles até com bandeira do Brasil (ê mal gosto) estendida na barraca, devia estar vendendo caipirinha. Num posso comentar muito a esse respeito porque devo confessar que, preocupado em ver os shows, num comi nada o dia inteiro. Só na base de bebidas e raspadinhas. ^__^' Nem no akushukai eu tomei parte, apesar de ter uma penca de ingressos do Afilia. Vou ter de gastá-los em algum evento futuro. Isto porque eu torrei uma senhora grana comprando UM MONTE de chekis. *___* Sacumé, num é todo dia que tem chekis à venda...

Vou me aprofundar mais em detalhes de como foram os shows e impressão dos grupos no próximo post. Vou falar também da parte mais divertida do festival, encontrar as idols por aí, pela rua. =D Por hora, algumas fotos da chegada:

painéis do Idoling!!! loga na chegada na estação Tokyo Teleport


estação da linha de trens automáticos Yurikamome. afinal os palcos estão longe demais uns dos outros, manolo!
feira infantil. tinha muita menina menor de idade em Odaiba neste dia. MESMO!

entrada do Zepp Diver City. imagem de uma espécia rara: Afilia wotas! =O


Nenhum comentário: