quarta-feira, 31 de julho de 2013

Tokyo Idol Festival 2013 -fotos e nostalgia-

Retomando o report do glorioso Tokyo Idol Festival, após o belo show do 7cm, foi a vez de retornar ao Smile Garden para ver o Up Up Girls Kakkokari, figurinha carimbada já neste blog. Na verdade eu estava na fila para pegar o elevador para o Azure Stage, onde eu pretendia ver o Pre-dia. Mas enquanto esperava, eis que começa a tocar Up Up ali perto. Que se dane a fila, claro. Fui lá correndo e vi elas cantarem "Cyalume", "Chopper☆Chopper", "Uppercut!" e "Summer Beam!". (já deu pra ver que aos poucos começam a surgirem vídeos no youtube de diversos shows né) Vale notar como tinha mais gente naquele momento vendo o Up Up que no dia seguinte vendo o HKT48 no mesmo palco... (tudo bem que o calor -o HKT se apresentou no meio da tarde- e os shows concomitantes explicam parte da diferença) Logo em seguida viria a Mai Kotone, cuja apresentação foi interrompida pela metade por causa da chuva. Rápida e forte, o suficiente pra cancelar as demais apresentações do final do dia (entre elas a do Pre-dia). Sem muitas opções parte do público foi embora e outra parte se aglomerou nos palcos cobertos que ainda tinham show, entre eles o do Zepp. Que foi para onde eu retornei para ver o Idol Club Night. Esse segmento de showzinhos curtos já havia acontecido no ano passado, porém tinha sido mais longo e mais tarde.

Ele havia sido criado para ser uma opção madrugada adentro para aqueles que quizessem ficar direto por ali, emendando um dia no outro. Porém, este ano eles encurtaram o segmento e fizeram ele terminar pouco depois da dez horas. Ou seja, perdeu todo o sentido. E perdeu também o foco ao contar com shows de gosto pra lá de duvidoso e principalmente, nada (ou muito pouco) a ver com idols. Eu diria que esse segmento deveria ter sido entitulado "show dos horrores" ou "noite de terror". Sério, foi ruim demais. Ayaman Japan, Seiko Omori e Okite Porsche (em parceria com o Vanilla Beans) podem até ser interessantes pra alguns japas (para mim não, eu estava quase gorfando) mas não deveriam estar ali. A presença deles no TIF é assim tão absurda quanto o Momoiro Clover Z num festival de heavy metal. ... oh wait! Além destes, de (aí sim) idols teve Izukoneko (salvando o segmento. falem pra Erepyon aprender com ela como se faz), hy4_4yh (que eu queria a bastante tempo ver, por elas serem muito comentadas no meio. dá pra se ver o porquê. achei uma enorme porcaria, mas dou um crédito por tentarem algo diferente, ainda que sem muita criatividade -visível e fortemente inspiradas no Beastie Boys-. haja dorgas na veia pra curtir aquilo) e por fim, o BiS. 

Sim, meu BiS. Hora de explicar-me melhor sobre meu descontentamento com o grupo, que provavelmente vai me fazer deixar de seguí-lo. (a prova de fogo será no próximo one-man dia 1 de setembro. se lá as coisas continuarem como estão, tchau) Eu já havia dito por aqui que estava feliz de ver que as novas membros são meninas interessantes e doidinhas o suficiente para a proposta do grupo. Parecia tudo muito bem. Parecia. Após mais algumas apresentações e agora vejo que o grupo não é mais o mesmo. Elas parecem meio blasé, forçadas e prepotentes... não vejo mais a mescla de perversidade e ingenuidade de antes, não vejo mais a naturalidade e simplicidade de quando Waki e principalmente Yufu estavam no grupo. Diria até que parece que a fama tem subido a cabeça delas. Isto ou elas resolveram largar de vez o "mundinho idol" e rumar para outros campos. Nada contra, mas perde o "charme", para mim. Mas o que fode mesmo é que este problema nelas não é o principal. Eu diria que é... 20% do meu descontentamento. O grande problema mesmo está é na frente do palco, nos fãs.


Pour Lui ultimamente tem sempre nos MCs feito comentários (irônicos) do tipo "ah mas vocês são idol otakus né". Pois é, éramos. Foi-se o tempo que o BiS era um grupinho idol provocador que atraía umas dezenas de wotas mais despojados. Este blog é testemunha de como eu fui conhecendo e me apaixonando pelo grupo, substituindo o AKB48 que ia ficando cada vez mais chato e envolvido em escândalos. Bons tempos aqueles, cerca de um ano e meio atrás, quando o BiS era uma tiração de sarro, alegria e confraternização. Só. Mas os tempos mudaram. Após a ida para uma grande gravadora e exposição do grupo cada vez maior, muita gente passou a acompanhar o grupo. E assim como ocorreu com o AKB, muita gente não idol otaku. Problema? Teoricamente nenhum. Só que esse pessoal passou a ocupar os shows do grupo. E a platéia foi assim se modificando. Ainda mais depois da saída da Yufu, a mais idol delas. Muitos fãs mais antigos pararam de acompanhar o grupo. E agora sinto que é minha vez. Os shows delas não são mais divertidos como antes, não existe mais a mesma curtição de outrora. Agora eles são dominados por um grupo de caras (alguns moleques, outros mais velhos que eu) que fingem (ou tentam) ser wotas, mas não o são. Wotas vão em shows idols para se divertir e esquecer dos problemas do dia-a-dia. Eles vão ali para aparecer. E se acham donos do pedaço. O momento em que eles ficam se erguendo durante as apresentações pessoais para fazer palhaçada e gritar coisas para as meninas, atrapalhando não só quem está em volta mas o próprio andamento do show, é a melhor mostra disso.  

Já deu pra perceber que não era uma brincadeira de um ou dois shows. Veio pra ficar. Mesmo com as próprias meninas já se mostrando incomodadas e pedindo para parar. Não importa. Eles vão continuar porque para eles o mais importante ali são eles próprios. Se acham o centro das atenções. Te empurram e olham feio para você se você "ousa" assistir o show em "seu" território (perto do palco). Não querem saber de confraternização, se acham mais que os outros. Mais fãs, talvez. O irônico disso é que eu não me lembro de ver nenhum daqueles rostos em shows do BiS antes do one-man no Akasaka Blitz. Quer dizer, se acham mais fãs mas na verdade embarcaram na onda bem depois de mim e outras pessoas. Esse grupo de caras desconhece que os wotas são parte do espetáculo, mas não a parte principal. O grupo tem certa culpa ao fazer parcerias com artistas malucos e assim acabar atraindo imbecis para os seus shows. Como Pour Lui parece disposta a ir cada vez mais longe em sua 'viagem', a tendência é não só que esses imbecis continuem por lá como se tornem cada vez mais numerosos. E nós, os fãs de outrora, os wotas, vamos ficando cada vez mais de lado. Não, eu não preciso disso. Existem milhares de grupinhos idol por aí para acompanhar e incentivar. Elas também não precisam mais de mim. Sou apenas um número em meio a uma massa. A quantidade de camisetas do BiS que se vê por aí hoje em dia é uma mostra disso.

Bem, o show. Cantaram apenas "DiE", "nerve" e "primal.". Rapidinho e graças a esse novo perfil de fãs na platéia, foi bem menos divertido do que costumava ser. Não valeu a pena a espera e ter engolido aqueles Ayaman da vida. =X A Uipon apareceu com uma maquiagem gótica na cara, parecia uma defunta. Dali eu já exausto segui para casa para tentar recuperar as energias para o segundo dia que me aguardava. Mas antes de falar dele, algumas fotos que andei tirando:


O Odaiba Gasshukoku visto de longe. O Zepp Tokyo. No vão que separa o Mega Web do Venus Fort, uma instalação do Hooters (aquela rede de restaurantes cujas garçonetes usam roupas de dançarina do É o Tchan e fazem umas dancinhas). O Venus Church. O Grand Market (área de venda dos goods). O parque tomado de gente, com barracas vendendo comida ao lado do prédio do Wangan Studio e ao fundo o Smile Garden. A fila para subir o elevador até o Azure Stage. Já lá em cima, o caminho que você ainda tem de percorrer até finalmente chegar no topo do modernoso prédio.





A visão de lá de cima. Tirando o sol de rachar, um baita lugar pra se fazerem shows. Visão privilegiada e experiência única. O palco do Enjoy Studium. (não tenho foto do Doll Factory, era semelhante ao Enjoy mas com uns enfeites de frutas, flores, bóias... bem verão mesmo. Por fim as poucas tranqueiras que comprei: chekis e um leque tradicional de papel (sensu) do Afilia (que me renderam tickets pro akushukai descrito no post anterior); camiseta e umas trading photos (tamanho família) da Sekki do Up Up (que não me renderam ticket nenhum porque quando fui na banca pra comprar, os tickets para aquele dia já haviam acabado) e uma toalha do Lucky Color's, meu provável novo grupo a acompanhar. É tão legal andar por aí com toalha de grupo que ninguém conhece, mais ninguém usa, dá um ar tão underground-hardcore-real-wota. =P

No segundo dia, fiquei bastante tempo de bobeira por aí me hidratando e vendo o movimento de grupinhos andando pra lá e pra cá. O horário dos shows para este dia estava bem cruel comigo, com muita coisa que eu queria ver acontecendo ao mesmo tempo e longos espaços vazios sem nada de interessante para acompanhar. Sendo Assim, vi menos apresentações. Pelo menos elas foram no geral melhores que o primeiro dia. Sobre elas, um terceiro post se faz necessário. =)

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o blog, parabéns! É bem dificil de encontrar uma boa fonte sobre idols em português (tirando AKB, Hello! Project e coisas do tipo), então muito obrigado :) UHHAAUHA