sábado, 3 de maio de 2014

Nico Nico Chokaigi 3 part.1

Hora de falar do grande evento ocorrido no último final de semana (eu fui no sábado apenas) no Makuhari Messe. Sendo realizado pelo terceiro ano seguido, o evento recebeu cerca de 125 mil visitantes nos dois dias (bem como 7 milhões e 600 mil visualizações na transmissão online em tempo real) no mais famoso centro de convenções do país. Para quem não conhece, o Nico Nico Douga é digamos o Youtube nipônico. Até pouco tempo atrás a japonesada usava muito pouco o mais famoso site de vídeos da internet, preferindo a "versão caseira". Aos poucos isso tem mudado, mas ainda assim o Nico Nico é peça importante na cultura jovem do país. Assim como no Youtube, existem regras razoavelmente rigorosas de conteúdo, mas dentro desses limites você encontra quase de tudo por lá. Essa feira, criada para promover o site e estreitar a relação não-virtual entre os usuários (tanto quem assiste como quem upa vídeos) é uma amostra perfeita do Nico Nico. Eu fui pela primeira vez e fiquei realmente impressionado. De longe a feira mais eclética, maluca e non-sense que eu já vi. Tinha um pouco de tudo por ali: aquilo que você veria numa Comiket, Autosalon, AnimeJapan, Wonfes... você encontraria sem dificuldades por lá. Tinha para todos os gostos (otakus). =D Vou postar abaixo foto pra caramba, então aqui vou procurar escrever pouco. Como de costume, não fiquei tirando foto de cosplayers e garotas dos stands. Quem quizer ver fotos disso, pode entrar aqui. Assim como no site do Nico Nico, não haviam muitos gringos por lá. Tinha mais gringo trampando do que passeando (havia um stand do exército americano, promovendo aquela Operation Tomodachi e tals).


Sem dúvida o momento mais chato e complicado (o ponto ruim da feira) era a entrada. Cheguei pouco antes da abertura dos portões e já havia um mar de gente na fila. Foram mais de uma hora e meia até entrar, até porque depois de passar o portão eles te faziam dar uma volta completa ao redor dos pavilhões antes de entrar. u__u' Isso quase me custou o showzinho do Up Up Girls Kakkokari, que estava começando enquanto eu corria pelos pavilhões. Pois é, eu só fui nesse raio de feira por causa, só pra variar, das idols. ^__^' Elas se apresentaram no palco principal da feira, 'Chou-ongakusai 2014' (primeira foto abaixo, tirada durante a apresentação da famosa banda Base Ball Bear), que teria apresentações de grupinhos idols, dubladoras, game music, etc. Ali eu só fiquei para ver as duas primeiras performances do dia mesmo. O Up Up, trajando o uniforme branco do final do ano passado, cantou "Jumper!", "Kari wa Kaesuze☆be your soul", "RespecTokyo" e "ChopperChopper". Tinha uma quantidade pequena de Up Up wotas presentes, então eu era um dos poucos empolgados durante o showzinho. Um rápido MC e foram embora. Não pra casa, porém, afinal elas ainda participariam de uma gravação mais tarde no stand da Dwango. Um programinha sobre idols que iria ser exibido ao vivo no site. Eu queria ver isto também. Mas fiquei querendo. ;___; Pra minha infelicidade, todos os palcos e gravações da feira (que não eram poucos. tinha câmeras filmando pra tudo quanto é lado e uma barulheira frenética) aconteciam em locais abertos onde não era preciso ticket ou senha para entrar. Mas nessa gravação da Dwango, SÓ NESSA, JUSTO NESSA precisava. u__u Aí já viu: quando cheguei lá as senhas já tinham esgotado e portanto não pude acompanhar, nem de longe, uma vez que o stand era fechado com lona. PQP!


Bom, paciência. A apresentação seguinte foi da tal de Pikarin Shiina, uma modelo/cantora de 19 anos (parece menos). Achei uma bela porcaria. Na verdade só fiquei ali vendo aquilo porque ela estava acompanhada pelos caras do Ginyu~tokusentai, fazendo wotagei ao fundo. Na segunda foto acima, a banca enorme de comida, que como sempre ocorre nessas feiras oferecia só uns lanches sem vergonha por preços inflacionados. Nas fotos seguintes tem o stand do anime Ghost in the Shell Arise com réplica do Tachikoma e uma pequena pista para voce andar em primeira mão com o robô de transporte pessoal Winglet, desenvolvido pela Toyota, num modelo novo pro desenho. Tinha uma seção da feira dedicada aos densha otakus, só com stands de goods relacionados a trens. Tinha também uma seção enorme dedicada ao Vocaloid e com destaque, claro, pra ela: Miku Hatsune. Havia um tal de 'planetário' com exibição de imagens dela, mas nem entrei. Assim como no test drive do Winglet, a fila era imensa. Só fiquei um pouco no palco vendo algumas apresentações de uns DJs tocando músicas da Miku. Os otaku pira. =D Num stand eram tiradas fotos da galera com as personagens do software, num esquema onde os movimentos eram coordenados por sensores no corpo de uma mina ao fundo. Tinha ainda parede de escalada, vários palcos com performances de odotte mite, que estavam entre os mais concorridos... Com aquela quantidade de stands e gente, logicamente era meio complicado de andar pra lá e pra cá, mas nada nível Comiket. Com exceção de alguns palcos e stands. E da seção de, adivinha: doujinshis. ^__^'


Lá havia stand grande de Airsoft, com direito a demonstração das armas e tudo mais. Aliás tinha gente pacas com roupa completa de soldado, SWAT e tals andando pela feira. Tinha stand de projeção de imagens, de maquetes, daquelas esculturas de balões, de dobraduras, de carrinhos de controle remoto, de cards, palestras, work shops... tinha até, acredite, um ringue (dohyo) de sumô! Talvez para atrair o público mais velho pra feira, sei lá. Só sei que estava concorrido, até porque tinha vários lutadores (rikishi) famosos ali presentes, inclusive uns estrangeiros. (a uns tempos atrás eu lembro que um dos mais badalados lutadores era o Kotooshu, nascido na Bulgária. mas pelo visto ele já se aposentou, algumas semanas atrás) Nas fotos abaixo, a banca dos goods oficiais, stand com head-mounted displays à mostra, stand do exército japonês com helicóptero em exposição (do lado de fora tinha uns tanques e outros veículos), o 'Chou-uchuu booth' com réplicas de foguetes e satélites, roupa de astronauta, um pequeno submarino...


Interessante que havia muita coisa interativa, podemos assim dizer. Eram cartazes, murais e até carros onde o pessoal podia escrever e deixar sua marca. Havia réplica de templo japonês, stand do 'Shingeki no Kyojin' com camas elásticas pras pessoas "voarem" como os personagens da série e um stand da Microsoft com muitos jogos disponíveis e um palquinho onde aconteciam umas apresentações... mas deste local eu falo mais no próximo post. =) 

Nenhum comentário: