quinta-feira, 1 de maio de 2014

Wake Up, Girls! Festa.

Finalmente post novo, iniciando o mês com o evento ocorrido no último domingo no Stellar Ball em Shinagawa. Claro que eu não poderia deixar de comparecer ao "Wake Up, Girls! Festa. ~event, yarasete kudasai!~", afinal acompanhei toda a série (inclusive escrevendo dela aqui) e... por mais que tenha tido muitos defeitos, foi interessante. Esse foi o grande dia do até então primeiro show propriamente dito do grupo de dubladoras (antes haviam feito aparições rápidas em festivais e alguns eventos menores). Como eu já havia comentado antes, elas já tem outras aparições marcadas pelos próximos meses, incluindo uma mini-turnê com shows em Tokyo, Osaka e Sendai (onde se passa a série) e participação no Animelo Summer Live deste ano, o maior festival do gênero no país. Mas neste dia era o grande teste. Hora de ver como elas se sairiam e como seria a resposta do público. Resultado: um tremendo sucesso. Não só a casa lotou (quase 1900 pessoas) como foi uma bela apresentação com o público (otakus) reagindo efuzivamente. Talvez seja impressão minha, talvez até já tenha comentado disso antes por aqui... o fato é que os otakus seguidores desses grupinhos de dubladoras conseguem ser ainda mais empolgados e barulhentos que os wotas padrão (leia-se wotas que seguem grupinhos idols não chamados BiS, Cheeky Parade, Idoling!!! ou Up Up). É de se admirar o como costumam ser agitados esses tipos de shows e o do WUG não foi diferente. Eu me senti tão diferente, tão 'normal', ali no meio daqueles malucos. ^__^' Quanto às meninas... se elas não são lá grandes coisas em termos de beleza, pelo menos são engraçadas e aparentam já ter boa desenvoltura no palco, inclusive quando tiveram um problema no som.

O evento foi basicamente um mini-live + talk show, contando ainda com a participação do Shintarou Asanuma. Ele é o dublador do inútil Kohei Matsuda, manager do grupo no desenho. Ali ele encarnou seu papel também, conduzindo o evento e sendo peça importante nos momentos mais engraçados. Ele já é um cara experiente, tendo participado de animes como "xxxHolic", "Da Capo II", "Minamike", "Sket Dance", "Accel World", "Moshidora", "Psycho-Pass"... ao contrário das meninas, que são iniciantes na área. Eu cheguei em Shinagawa cerca de uma hora antes da abertura da casa, que ainda receberia mais tarde no mesmo dia um show da dupla (também de dubladoras) Kato*Fuku. Por causa disso o evento do WUG começou cedo, por volta de uma da tarde (era para começar meio-dia e meio, mas enrolaram tanto pra liberar a entrada que já viu... u__u ainda bem que o sol não estava tão forte nesse dia, senão eu já teria virado um camarão naquela fila). Já havia gente pacas no local. A venda dos produtos já tinha sido interrompida, mas minutos antes do show começar abriram novamente e aí eu pude comprar uma toalha, um mini-pôster, broches de todas as integrantes e três sets de trading photos, com cinco em cada. (haveria ainda à venda camiseta e uma bolsa/kit com todos os produtos mais uma trading photo especial, ambos já esgotados naquela altura. além disso, vendiam os cds e dvds da série) Para minha sorte não veio nenhuma photo repetida. No corredor de entrada, junto da banca de venda de produtos e dos coin lockers, um monte de arranjos florais (foto só dos que eu achei mais bonitinhos). Antes de começar, era projetada na cortina uma imagem do símbolo do evento e vez por outra um comercial do novo dvd à venda (o volume dois).


O kageana teve participação de todas elas, encenando uma confusão nos bastidores com o áudio vazando e elas desesperadas sem saber o que fazer. Destaque para a Miyu 'ensinando' as outras como serem 'kawaii' e agradarem os otakus. =D Nesse momento só apareciam as silhuetas delas por trás da cortina. Quando o negócio começa pra valer, elas vestem aquele uniforme verde e branco e cantam "Tachiagare!" para delírio da galera. Ao término da música, apresentação pessoal delas e entra o Shintarou. São colocadas umas cadeiras para as meninas. Começa então o talk show. A primeira atividade proposta foi cada uma delas mostrar uma cena marcante do desenho. A menina fazia alguns comentários e era exibida a cena num telão. Miyu escolheu a cena dos wotas se emocionando com o show do WUG naquele festival contra o I-1 Club. ^__^ Mayu escolheu a cena da discussão dela com o Shiraki, Kaya a cena do retorno à cidade-natal destruída pelo tsunami... Depois teve a atividade do julgamento. Elas tinham de apontar defeitos nos comportamentos das outras e o público ficava a cargo de julgar se a menina em questão era culpada e tinha de se desculpar ou não. Pegaram no pé da Yoshino Aoyama e mandaram ela pro centro do palco duas vezes. Primeiro porque ela costuma acordar de mau humor. Depois porque ela esquece demais objetos por aí. Em ambos os casos o público não perdoou e julgou ela culpada. Para piorar, quando veio a vez dela dar o troco e reclamar do banho demorado da Kaya e da Airi... o público as julgou inocentes. =P E teve mais, sobrou pra ela de novo, acusada de ficar vendo filmes de terror e não deixar as outras dormirem. (ps: não sabia que elas conviviam tanto assim. ou andam dividindo apartamento em Tokyo ou fazem mais viagens juntas para eventos por aí do que eu pensava...)

A terceira atividade, agora sem a intermediação do Shintarou (que ficava falando umas besteiras e diversas vezes teve seu nome, ou melhor, do seu personagem, gritado em coro pelos otakus), foi o "Kaette Kita Wake Up, Radio Kakkokari". Num evento promocional ano passado antes da estréia do desenho já tinham feito esse programinha de rádio. Aqui re-encenaram ele. (e mais tarde anunciariam mais edições futuras dele) Mayu e Yoshino na apresentação. Perguntaram para as demais quais personagens elas gostariam de fazer no lugar de si próprias (Miyu gostaria de fazer a Kaya), quais seus trechos favoritos do script, fizeram imitações umas das outras e depois responderam algumas perguntas enviadas pelo público. Na principal delas, tiveram de responder quem elas preferiam, se o Matsuda ou o Tasuku. No que elas responderam que o Tasuku era um personagem mais legal, o Shintarou voltou pro palco nervoso. =P Ele inclusive contou uns 'causos' interessantes de bastidores, como o fato do Shiraki ser o mais popular e querido nas gravações em estúdio (ao contrário do odiável personagem) e de um episódio quando o grupo de wotas do WUG pediu para ele escolher um broche e falar qual sua oshimen (no que ele escolheu da Mayu). Inclusive os dubladores dos wotas também estavam presentes, no segundo andar, área para os convidados. (foram bastante saudados pelo público, fizeram o mesmo 'grito de guerra' do desenho e tals) Assim como o diretor Yutaka Yamamoto (conhecido como Yamakan). Ele foi bastante aplaudido e fizeram coro pedindo por uma segunda temporada, algo que o deixou meio sem graça. Depois enquanto o Shintarou apresentava os goods disponíveis ali e outros a serem lançados (como figures e nendoroids, por enquanto só da Mayu), além de fazer mais algumas brincadeiras com o público, as meninas saíram de cena para se trocarem. 


Quando retornam, vestiam o novo uniforme do grupo, aquele azul e amarelo usado no festival dos últimos episódios. Recomeça o mini-live com "7 Girls War", seguida pela baladinha "Kotonoha Aoba". Cantam "16 sai no Agape", pela primeira vez ao vivo e com a Airi de center. Fim. Mas claro que após alguns minutos elas voltariam para o encore. Aparecem trajando a camiseta do show, e cantam novamente "Tachiagare!", afinal sacumé... o repertório de músicas é pequeno ainda. =P Shintarou reaparece e é feito o anúncio das próximas atividades/eventos, a maioria já era conhecido porém. Falaram do programa de rádio cujos detalhes ainda serão divulgados, da mini-turnê... de uma participação no festival de dois dias @Jam 2014 no final deste mês, ao qual eu irei (mas em outro dia, logo não as verei)... e tiveram, claro, os agradecimentos finais de todas, com algumas falando sobre a meta de conseguirem outros papéis de dublagem por aí e tals. Ninguém chorou, ficaram no quase. Inclusive, achei curioso quando alguém (acho que o Shintarou) foi se referir ao 'rival' Idolm@ster e chamou de "blablabla-master". =D Quem dera o WUG tivesse o sucesso do Idolm@ster... Mesmo o tal de Love Live! parece ter mais fãs, mas enfim, isso num é problema meu. Foi um evento legal e agora só resta esperar para ver o que virá pela frente, em termos de produtos oficiais, continuidade do grupo das dubladoras e uma possível segunda temporada do desenho. Conforme for sendo divulgado e confirmado, vou acompanhar e comentar por aqui futuramente.

Nenhum comentário: