segunda-feira, 24 de março de 2014

AnimeJapan 2014 (com a Nakayan)

Nesse sábado foi a vez de retornar ao Tokyo Big Sight para participar de um evento. Um GRANDE evento. O AnimeJapan 2014. Até o ano passado existiam dois grandes festivais relacionados a animes aqui em Tokyo: o Tokyo International Anime Fair (realizado a 11 anos nesse mesmo local e que atraiu 105 mil pessoas em sua última edição) e o Anime Contents Expo (com 2 anos de vida, realizado no Makuhari Messe. tinha atraído 70 mil pessoas). Nesse ano as principais empresas do setor voltaram a se entender e assim surgiu o AnimeJapan, substituindo os outros dois. (só para entender: o TAF era organizado por empresas privadas em acordo com a prefeitura, mas em 2011 com as novas leis de controle sobre as publicações consideradas 'ofensivas' sendo aprovadas, parte das empresas resolveu boicotar o evento e criar o ACE. naquele ano, por causa do tsunami, ambos foram cancelados, mas nos últimos dois anos os eventos estiveram rivalizando, sendo realizados com alguns poucos dias de intervalo. no final do ano passado, a poeira baixou e eles chegaram à óbvia conclusão de que seria melhor para todos voltarem a se unir em torno de um único festival. montaram então um comitê para regí-lo de maneira independente, só com as empresas do setor e sem a presença de gente do governo) O novo evento atraiu nestes seus dois dias (22 e 23) de realização cerca de 111 mil pessoas, sendo considerado portanto um grande sucesso. (apesar de ainda ter ficado longe dos 132 mil alcançados pelo TAF em 2010) Eu fui nesse primeiro dia porque nele haveria uma presença especial... Sayaka Nakaya, a ex-AKB48 nerdinha de óculos. ^__^ Uma das mais flopadas que já passou por aquele grupo, membro original do team B.

Muita gente a essa altura já nem lembra mais dela... Eu também não (kkkkkk) mas quando fiquei sabendo desse evento e vi entre os nomes dos convidados o nome dela... "Ah! conheço esse nome de algum lugar!". Pois é. Bem, eu já iria de qualquer modo só pra ver o que haveria relacionado ao "Wake Up, Girls!", então... Nakayan que hoje em dia se encontra tentando engatar sua tão sonhada carreira de dubladora de desenhos, após ter passado por uns momentos mais complicados ao ser reprovada em um teste de admissão. Acabou tendo de trabalhar em lanchonete por aí (segundo dizem. ela diz que era numa loja chique...). Hoje ela se encontra contratada pela mesma agência das meninas do Afilia Saga. (Nakayan nova membro do Afilia? =D ) Após sair do AKB, tinha conseguido apenas três pequenos papéis de dublagem... Mas 2014 promete ser um ano melhor para ela. Já começou com ela sendo chamada para cantar a música de abertura do famoso desenho infantil "Pretty Cure" (atualmente em sua décima primeira temporada, entitulada "HappinessCharge"). E aí já viu: no AnimeJapan programaram um stage especial do desenho. Assim, ela e a Hitomi Yoshida, que canta a música de encerramento atual e já cantou várias outras das temporadas passadas (além de músicas de outros desenhos) foram escaladas para a tarefa. Foi um mini-live de cerca de 40 minutos, com elas cantando um pouco (solo e em dupla), falando sobre o desenho, fazendo umas brincadeirinhas com as crianças no público... Na verdade era pra estar cheio de criança ali, afinal olha o naipe do desenho. Mas no final estava cheio é de marmanjo mesmo, só os otakus. ^__^' Nakayan se saiu bem, isso é o que importa. Não tanto quanto a colega, mas seria sacanagem compará-las levando em conta a bagagem que a tal de Hitomi já tem, né.


Como eu tirei foto pra caralho, vou tentar dar uma selecionada rigorosa no que vou upar pro blog. ^__^' Nas primeiras fotos a parafernália já na estação de Kokusai Tenjijou. Que continuou por todo o caminho até o Big Sight. O evento ocupou seis pavilhões do local. Na hora que cheguei, pouco depois da abertura, já havia aquela senhora fila. Detalhe que durante o tempo em que fiquei lá não parecia tão lotado assim. (a não ser alguns determinados stands) Mas certamente durante o decorrer do dia deve ter enchido mais. Eu fiquei algumas poucas horas lá, apenas. Sacumé, meus dias de fã de animes e anisongs já estão num passado distante, então não me importei em ver nenhum outro stage programado, só o da Nakayan mesmo. (tinham alguns, os principais, que eram realizados nuns grandes palcos isolados, onde era necessário cadastro à parte pois tinham lugares limitados e tals) E se num fosse para ficar vendo stages/entrevistas/workshops, o que eu faria lá? Num sou chegado em ficar fotografando cosplayers... (ainda mais que tinha muita menina feiosa lá. =P mesmo aquelas que ficam entregando flyers, salvavam-se poucas ali) O lugar estava dominado por gente estranha mesmo. Eram otakus, fujoshis, crianças, estrangeiros... impressionante a quantidade de gringo que tinha ali, das mais variadas nacionalidades. Os americanos você reconhecia fácil, porque eles adoram pagar mico vestindo adereços toscos (tipo chapéu do pikachu) né. =P Na penúltima foto, o palco onde a Nakayan se apresentou. Tirei foto clandestina dela também, mas por causa da iluminação ficou muito ruim...


Acima, imagens dos stands do estúdio Bones, do Nico Nico Douga, da rede de lojas Tora no Ana, da Ameba... a banca de goods oficiais, venda de roupas para cosplay... Inclusive destinaram uma área bem grande para os cosplayers se arrumarem e depois ficarem tirando fotos, com direito a alguns cenários montados e tudo mais. Nos camarins improvisados tinha fila de gente esperando para entrar. Por todos os cantos do Big Sight, claro, tinha negaiada sentada nos bancos, no chão... comendo, batendo papo, dormindo... fala sério, eu se durmo num lugar cheio de otakus assim, tenho pesadelos! =P


Stand da Toei Animation, umas tranqueiras do "Wake Up, Girls!" e do "Lucky Star" expostas, itasha do jogo Blade & Soul... e várias montagens com animes famosos, inclusive no Brasil. "Dragon Ball", "Cavaleiros do Zodíaco", "Pokemon", "Neon Genesis Evangelion", "Haikyu!!"... tinha personagens de quadrinhos americanos marcando presença também.


Stand da Tv Tokyo, da Good Smile Company... montagens com o "Pac-Man", "Shingeki no Kyojin" (dahora essas maquetes), "Kantai Collection", "Naruto"... e claro, mais "Wake Up, Girls!". Talvez não dê para ver direito, mas os pôsteres estavam autografados pelas dubladoras. É uma pena que os produtores não tenham programado nada mais elaborado do anime por lá, seja com um stand próprio (e grande), seja com stages... pelo menos as dubladoras podiam ter dado as caras por lá, né. =( Bom, vou encerrar esse post por aqui para não ficar pesado demais. Na parte 2, mais fotos e... AKB?!?

Nenhum comentário: