quinta-feira, 27 de março de 2014

Visitando o Yokohama Sea Paradise

Hora de parar de falar de idols para falar de outro passeio que fiz ano passado e não havia ainda comentado por aqui. Como sempre digo, antes tarde do que nunca, então vamos lá! Não foi um passeio qualquer, foi para um dos pontos turísticos mais famosos e visitados do Japão, o aquário de Yokohama. Seu nome completo é Yokohama Hakkeijima Sea Paradise, um enorme parque-ilha inaugurado em 1993 e que recebe mais de 4 milhões e meio de visitantes por ano. Ele fica em Kanagawa-ken, mas bem afastado já do centro de Yokohama, no distrito de Kanazawa, bem ao sul. Apesar do nome, ele já fica a cerca de uma hora de trem do centro da cidade (sendo acessado via a linha de monotrilhos Kanazawa Seaside). Tanto se for de carro (e deixá-lo parado num dos inúmeros estacionamentos) ou de trem, você só chega na ilha andando, pois tanto a estação como os estacionamentos ficam em terra firme. E trata-se de uma ilha bem grande, abrigando além do aquário (não é tão grande como o de Okinawa, mas não é todo dia que se pode pegar um avião pra ir até lá né), shopping center, marina, parque de diversões, hotel... Tem diversão pra todos os gostos e idades e ali você não paga uma entrada para o parque todo, mas sim tickets separados para cada local que você pretende ir. Lógico que como em todos pontos de grande concentração de turistas, lá você tem que se preparar para pagar preços mais salgados e filas, muitas filas, por todos os lados. O Aqua Resorts é pedaço da ilha do aquário propriamente dito, sendo que o principal prédio, em formato de pirâmide, é o Aqua Museum. São no total 19 tanques de diferentes tamanhos e trechos onde você os avista de lado, por cima, por baixo, atravessa eles...


Tirei muitas fotos dessa viagem e aqui vou postar uma amostra apenas, para se ter idéia do local. Já digo que não foi nada fácil conseguir boas imagens no interior do aquário, não só pela lotação mas como porque ali a japonesada não é tão 'certinha' como por aí. Foi uma briga para conseguir certas imagens porque não há filas e tem muito empurra-empurra e negos que ficam plantados na frente dos tanques e não deixam os outros verem/fotografarem também. u__u Eu particularmente gosto muito de animais e ainda mais de criaturas marinhas. Quanto mais exótico, melhor. Nas partes mais escuras, onde ficam os tanques com os bichos das profundezas, é um prato cheio pra gente como eu. Ali dentro o caminho é meio labiríntico, então cuidado para não se perder.


A maioria dos turistas parece preferir os shows com golfinhos, orcas, leões-marinhos... vide a última foto acima, com o Aqua Stadium completamente lotado. Eu já não acho muita graça nisso, acompanhei bem pouco dessas apresentações. Tem um teatro com exibição de documentários ali, mas eu não entrei para ter mais tempo andando por aí. Perto do shopping, dividido em quatro prédios, vivem um monte de flamingos soltos. Entre o shopping e o Aqua Museum (que possui cinco andares) fica um tanque à parte, chamado Dolphin Fantasy. Seguindo rumo ao outro lado da ilha, já se pode avistar a enorme montanha-russa, Surf Coaster, que avança sobre o mar (é mais ou menos. já andei em melhores). No Event Square (um gramado aberto) neste dia tinha uma bandinha ensaiando.


O Fureai Lagoon é o ponto de interação com os animais. Com mais tanques de peixes e apresentações, ali você pode tocar nos bichos, alimentá-los... Ali perto, além da montanha-russa, fica a Sea Paradise Tower, a torre de observação do parque. São as duas principais e mais concorridas atrações do parque de diversões (de um total de doze, mais o gamecenter). De lá de cima dá para ter uma baita visão da ilha e do entorno. As demais atrações de espalham pelo outro lado da ilha, enquanto no meio além de um bosque com várias trilhas, fica o terminal de ônibus para excursões. Se me lembro bem, além desses dois, só fui no Blue Fall depois (aquele brinquedo de torre com as cadeiras que despencam. tem 107 metros de altura).


Haja pernas para rodar pela ilha. Se você estiver disposto a gastar uns trocados a mais, pode recorrer aos trenzinhos que rodam pelo parque. Existe também um barco que leva os turistas para um rápido passeio em volta da ilha. Por fim tem o Umi Farm, com um barco para visitação e vários tanques naturais onde se pode observar e pescar os peixes (depois você paga conforme a quantidade que você pegou). No shopping tem lojas variadas (vendendo não só as bugigangas temáticas do parque), cinema e comidas dos mais variados tipos, não só rango nipônico. Destaque pro concorrido yakiniku com frutos do mar, lotado a tarde a inteira.


Para chegar lá, saindo de Tokyo, são cerca de duas horas de trem ou uma hora de carro (sem trânsito, claro). Não precisa se preocupar que como o parque recebe muitos turistas estrangeiros, há panfletos e sinalização em inglês por todos os cantos. Impressionante como o tempo passa rápido e na hora que você se dá conta, já foi-se o dia inteiro ali. Mas é um passeio bem divertido, pelo menos.

Nenhum comentário: