segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Visitando o Sensouji

Começar este mês de outubro cumprindo o prometido: posts com fotos de alguns lugares que eu andei visitando ultimamente e alguma info pra quando o leitor passear pelo Japão, ter alguns lugares já em mente pra visitar e o que procurar. Eu particularmente prefiro passear pela primeira vez nos lugares 'às cegas', sem conhecer quase nada do local onde vou. Assim você acaba conhecendo lugares que a maioria das pessoas, especialmente os "turistas padrões", não faz idéia de que existem. Mas lógico que isso nem sempre é tão simples assim, ainda mais se você não falar o idioma local... então, sem mais enrolação, vamos lá.

Este primeiro post da série (ui que chique, tou me sentindo repórter do National Geographic =P ) é para apresentar Asakusa. Mais precisamente o principal ponto turístico e mais movimentado local do bairro, o templo budista Sensouji. É um dos mais famosos templos do país e o mais antigo de Tokyo. Fica no coração do bairro, um dos mais antigos e tradicionais da cidade, localizado a nordeste, próximo a Ueno. Pra chegar nele o mais fácil é usar as linhas de metrô Asakusa ou Ginza. O bairro já foi o principal ponto de entretenimento de Tokyo, mas ficou para trás. Hoje é um daqueles bairros decadentes, de ruas estreitas, comércio de bugigangas, mais frequentado por idosos... o Sensouji é bastante visitado por turistas estrangeiros, logo, espere preços salgados na área, pra comprar qualquer coisa, mesmo as tradicionais bolachinhas japonesas com gosto de nada.

O bairro fica numa parte baixa da cidade, cortado pelo rio Sumida. É palco de muitos festivais tradicionais (com destaque pro Sanja Matsuri, toda primavera) e também do carnaval de Tokyo, a la brasileira mesmo. Recentemente construíram não muito longe dali a grande e imponente Tokyo Skytree, segunda estrutura mais alta do mundo. Ela logicamente veio acompanhada de um grande complexo de lojas e diversão, visando revitalizar toda a área. Mas da Skytree eu falo mais em outro post. Vamos pras fotos.

 Como curiosidade, vale notar que o nome Sensouji é escrito com os mesmos kanjis de Asakusa, apenas com outra leitura. A viela que vai até o templo, cheia de lojinhas é conhecida como Nakamise-dori. E o personagem da estátua da última foto é Shagara, um dos oito ryuou (literalmente "rei-dragão") a ouvir o Buda apresentar o Sutra do Lótus, usado como base da escola Nichiren, a mais tradicional linha budista do Japão.

No próximo post, uma visita a outro templo, desta vez um dos mais importantes da outra religião tradicional do país, o Xintoísmo.

Nenhum comentário: