segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Musical "Go, Jet! Go! Go!" com a Nacchan (+Denpa Gumi.inc)

Antes deste mês acabar acho que dá tempo pra mais uma postagem. Primeiro eu deixa pedir desculpas pela minha ignorância e falta de cultura. Escrevi no post anterior que o pôster do Denpa Gumi.inc era só uma brincadeira das meninas, acerca de um filme fake. Pois bem, na verdade, não que não seja uma brincadeira... mas o pôster é referente ao dvd que elas lançaram recentemente "Dempa Connection", contendo uma reunião de episódios da série de mesmo nome que vai ao ar todo sábado na TVK (um canal de tv de Kanagawa-ken que infelizmente não tem sinal por aqui). Sim, elas se empolgaram com a paródia de Sabotage e além de música resolveram fazer um seriado. Elas que já tem um programa pra internet chamado "Denpa no kamigami" (no ar toda sexta-feira)... e que lançarão single novo dia 16 de janeiro, "W.W.D/fuyu he to hashiridasu o!" (que me deixa intrigado se será uma nova cover/paródia ou não, afinal tem uma música com título muito parecido "fuyu he to hashiridasou" razoavelmente famosa do rapper Kasekicider...).

Ainda sobre o Denpa, elas sairão em turnê pelo país em janeiro, com último show no Zepp Tokyo dia 20. Se eu estiver vivo até lá, são grandes as chances que eu vá. ^__^ Ah! Uma coisa que acho que nunca comentei aqui é que o grupo surgiu dentro do bar Dear Stage em Akihabara. As cinco membros originais todas trabalhavam lá, seja de garçonete, seja fazendo apresentação no palco. Aí que elas, todas com interesses em comum (anime-mangá-idols) resolveram certo dia se juntar num grupo. Começaram se apresentando ali mesmo, ganhando fãs, crescendo, crescendo até o Dear Stage ficar pequeno demais pra elas e conseguirem contrato com uma grande gravadora. =) Ainda hoje elas batem cartão lá no bar, de vez em quando. Que nem as meninas do Afilia, nos maid cafes do grupo. Mas com uma crucial diferença: no site oficial do grupo é possível ver a programação da aparição delas no bar, com dia e nomes das garotas que estarão presentes. MUITO melhor que no caso do Afilia onde é loteria, você tem que ir até lá pra ver se dá sorte de ter alguma membro no dia... =/

Pois é, esse negócio de idols está acabando comigo... ainda não me curei plenamente do AKB48 e já estou mergulhado no fandom do BiS e do Afilia, me preparando para saltar com o Denpa Gumi e Passpo... isso que eu nem conto o Perfume como idol group... Bem, mas o motivo do post na verdade é outro, bóra pro assunto principal logo: Nacchan.


Ontem foi um domingo especial, apesar da chuva e do frio. Um tempo realmente feio e que me impediu de maiores andanças por aí. Fui apenas para o compromisso que eu tinha: assistir o musical "Go, Jet! Go! Go! ~I love you ga ienakute~" no Shinjuku Space 107. Porque eu fui ver esta peça? Simples, por que teria a presença dela, a adorável Natsumi Hirajima, também conhecida como Nacchan. Ex-AKB48, ex-Watarirouka Hashiritai, uma das membros mais kawaiis e apaixonantes que o grupo já teve. E que levou um pé na bunda (merecido, ok) no início deste ano após aquele escândalo de namorado/fotos/bebidas/putaria envolvendo a sua amiga de longa data, Yonechan. Acho que já escrevi isto aqui, mas enfim: elas mereceram a punição (graduação). Mas não do jeito que foi feito. Ainda mais levando em conta toda a história que a Nacchan tinha naquele grupo. Bom, mas isto é passado. Meses se passaram e ela sumiu. Até hoje ainda não abriu novo blog nem nada. Então, vê-la neste musical era uma oportunidade única de saber como ela está.

Saindo da estação, deixo os grandes prédios comerciais pra trás e entro pelas ruazinhas adentro. Ali, meio escondido, acanhado, fica o tal Space 107, no subsolo de uma loja da Aoki (grande rede de lojas de roupas do Japão). O anúncio na entrada não deixa dúvidas, é aqui mesmo. Logo na entrada deparo com os arranjos florais de parabenização mandados pelos mais diferentes remetentes (entre eles o próprio AKB48), que se seguem escada abaixo. Lá dentro, tudo muito apertado, uma pequena mesa pra deixarem presentes/bilhetes pros atores e uma banca com alguns produtos relacionados à peça. Não comprei nada, apesar de ficar tentado em fazer uma pré-compra do dvd do espetáculo, a ser lançado em março. O teatro é bem pequeno, cabem menos de 200 pessoas. Eu tinha um belo ingresso em mãos, segunda fila, pouco mais de um metro de distância do palco. Neste dia ocorreriam as duas últimas apresentações (eu fui na primeira delas) da curta temporada. Segundo relatos no 2ch, na segunda houve cerimônia de cumprimentos após o encerramento. E falando em 2ch, lá a recepção do pessoal foi muito boa, muitos elogios. E um usuário comentou que parece que a próxima peça da Nacchan será no verão do ano que vem, entre abril e julho. (é melbeim, este blog de vez em quando tem infos exclusivas =D )

Antes de falar deste musical, deixa eu comentar sobre o segmento como um todo. É notório o como os japoneses pagam pau pra americanos e tudo que vem da América, apesar das duas bombas atômicas que levaram na cabeça. O domínio americano estabelecido no pós guerra sobre o país, principalmente no campo cultural, foi extremamente bem sucedido. A ponto de ainda hoje o primeiro lugar romântico ideal a ser citado pelas japonesas ser a Tokyo Disneyland... Entre as "americanices" que os japoneses importaram estão as peças musicais da Broadway. Que rapidamente caíram no gosto do povo por aqui, mesmo com a total diferença em relação ao teatro tradicional japonês. Bem, talvez exatamente por esse contraste eles tenham atraído interesse... o fato é que esse segmento da indústria de entretenimento se desenvolveu muito. E aí eu tiro meu chapéu, pra qualidade das peças que são feitas hoje aqui. Um belo exemplo foi este musical. Mesmo sendo uma peça menor, sem grande marketing/investimento, teve não só grandes representações por parte dos atores, como belas coreografias, músicas, figurino, cenário, texto... tudo impecável. Eu já tinha ido antes nos musicais Dump Show! (com Amina e Hnnnnnnacchi) e Blues in the Night (com a minha Katayama), ambos produções com grande investimento e em teatros maiores. E digo: não só este musical não deixa a dever em nada em relação aos anteriores, como ainda foi o que eu achei mais divertido. Bom, claro né. Eu estava na segunda fila e podia apreciar de perto as grossas coxas da Nacchan...



Na primeira foto, minutos antes do espetáculo começar, o palco. O cenário como se vê é um bar. Cenário e figurino (aliás até os nomes dos personagens) inspirados num modelo americano das décadas de 50-60. Algo comum nos musicais japoneses, mesmo quando se tratam de produções originais (como esta peça). Na segunda foto, logicamente não tirada por mim afinal está muito boa, as "Go, Jet! Girls" cantando e na última os papeís que eu peguei, com infos da peça. Peça inclusive que faz parte de uma espécie de trilogia de espetáculos, que continuará tendo apresentações com outro elenco e tals.

Aproveitando, vamos falar então do elenco. Master é o dono do pequeno bar, vivido pelo ator cômico Mister-chin. Com ele trabalha sua filha, Akane, vivida pela Rurika Yokoyama, membro do Idoling!!! e linda de morrer *____* quase me fez esquecer da presença da Nacchan. As garçonetes aspirantes a cantoras, que formam o imaginário grupo "Go, Jet! Girls" são Mizuki (vivida pela Nacchan, de verde), Natsuyo (vivida pela atriz Mai Nakahara, de rosa) e Saki (vivida por outra famosa ex-AKB, Cindy, de vermelho). Um frequentador assíduo do local é o tímido Jet, vivido pelo ator Kousuke Kujirai. Seu melhor amigo, Daichi, é interpretado pelo ator Ryosuke Takahashi. Sua irmã mais nova, Megu, é vivida pela jovem atriz e modelo Tsugumi Shinohara. E completando tem a amiga dos tempos de faculdade do Jet, Misato, interpretada pela atriz Tomomi Fujita.

O roteiro. Pra não me alongar muito, a história gira em torno da incapacidade de Jet em se declarar para Akane. Apesar do evidente sentimento entre eles, nenhum consegue 'abrir o jogo'. Todos os demais tentam de alguma forma ajudar o casal, quase sempre de maneira desastrada. Com exceção de Misato, que acha que Jet é apaixonado por ela e após levar um pé na bunda passa a assombrá-lo (literalmente). Tem ainda a Megu, uma menina pentelha e abusada, que com ciúmes do irmão tenta atrapalhar também. No final da peça, lógico, eles terminam juntos, mas na última cena Megu telefona pro pai e tira uma foto dos dois juntos antes de sair, deixando uma brecha pra uma continuação (deve ser daí que continua a trilogia, com o Jet tentando aprovação da família e tals). Como toda comédia romântica, tem alguns momentos bonitinhos e muita palhaçada, os personagens são bem caricatos e as ações todas exageradas (destaque pras caretas do Jet). O texto é bem feito, principalmente as intervenções do Daichi, sempre pagando de gostosão e se dando mal. Ele pra mim foi o mais engraçado da peça. Quanto ao trio de cantoras cabe, além de tentar unir o casal bolando planos furados, puxar as músicas e danças. Aqui, devo dizer que as três estavam perfeitas. 

Falando da Nacchan em específico, ela estava com uma aparência muito boa, mais "encorpada"... diferentemente da Yonechan e da Yukiko, que como comentei antes ficaram com aparência mais madura após graduarem de seus respectivos grupos, Nacchan parece a menininha doce de sempre. Uma graça em todos os seus movimentos e expressões. Seus principais momentos na peça, imo, são quando ela e Jet tentam imitar o chute no ar e pose vitoriosa da Saki (a Saki sempre que tem alguma idéia faz um pose assim, sendo imitada pelos outros a sua volta), de maneira desastrada e totalmente sem sincronia. =D E quando ela fica encarregada de levar o copo a ser usado para um "beijo indireto" do balcão até o Jet e dele até a Akane. É engraçado ela mandando o Jet beber mais (ele não consegue porque está muito ruim a bebida) e depois na hora que ela vai entregar para a Akane... o Daichi aparece pra sacar-lhe da mão e tomar tudo. >___<

Pra encerrar este post que já está grande demais, devo dizer que gostei muito do musical. Bem feito, engraçado, Rurika linda pegael, Nacchan adorável como nos velhos tempos... Após a peça uns breves agradecimentos do elenco, a Tomomi brincando com a Rurika que ela esqueceu seu nome numa apresentação anterior... O trio saiu por último, Nacchan se agachou no chão e ficou dando tchau toda espevitada... um sarro. Cindy copiou e aí as duas forçaram a Mai a fazer o mesmo. XD Ah! Na platéia, claro, tinha uns wotas (não, não estou falando de mim u__u ), que incentivavam bastante. Devem ser do fã clube da Nacchan. Provavelmente os mesmos com os quais eu conversei num daiakushukai e deixei uma mensagem pra Nacchan, não sei ao certo... sacumé, minha memória, ainda mais pra lembrar rosto de homem ;) , é muito ruim. Na enquete sobre o espetáculo, deixei uma mensagem pra ela e me identifiquei como daquela vez, "de um fã brasileiro"... Espero que chegue a ela. Só sei que a Nacchan deu um belo passo nessa sua nova carreira, que eu pretendo acompanhar. =)

Nenhum comentário: