quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Visitando a Tokyo Skytree

Hora de finalmente fazer um novo post. Retomando a série de fotos, como prometido, com um passeio pela grandiosa Tokyo Skytree. Como dito antes, ela foi construída a alguns quarteirões do Sensouji, atravessando o rio Sumida. Saindo de Asakusa, fica a apenas uma estação de trem (ou duas de metrô). Apesar da economia japonesa estar estagnada a muito tempo, um grupo de empresas de telecomunicação encabeçado pela NHK (canal público japonês, logo, dinheiro dos contribuintes...) resolveu investir rios de dinheiro no projeto, visando melhorar a cobertura de sinal da região. Isto porque o velho cartão postal da cidade, a Tokyo Tower, ficou pequena demais, comparada ao mar de arranha-céus em volta. 

A escolha do local a ser construído não foi por acaso. Como comentei, aquela era uma região antiga e decadente da cidade. A torre, logicamente, não veio só. Veio acompanhada de nova estação de metrô, linhas de ônibus, um imenso shopping center... Vale notar que também a altura dela foi escolhida de propósito: 634 metros, fazendo referência ao antigo nome daquela região da cidade (6-mu, 3-sa, 4-shi = musashi). Com todo este tamanho, ela é atualmente a torre mais alta do mundo e só perde em altura para o arranha-céu Burj Khalifa em Dubai. Muito mais alta que a Tokyo Tower (com seus 333 metros).

As construções começaram em 2008 e acabaram este ano, com a inauguração sendo feita em maio passado. Eu fui lá em setembro e, apesar de uns bons meses já terem se passado, estava abarrotado de gente. Tem sido sempre assim. Gente do mundo inteiro lota o local, todos os dias o dia inteiro. Por isso, filas quilométricas pra tudo, necessidade de chegar de manhãzinha pra garantir o ingresso pra subir, shopping lotado onde você mal consegue andar... e lógico, preços acompanhando a torre, lá nas nuvens. u__u Tudo novinho, muito bonito, muito verde, muitos staffs pelo local orientando, mas a lotação torna o passeio bastante desgastante.
 A torre vista de perto realmente impressiona. Fui de dia, então não dá pra ver as luzes que a enfeitam e a deixam colorida noite adentro. Primeiro, uma andada pelo shopping... nada de mais. Muita tranqueira relacionada à torre, de bolachas a quebra-cabeças... Legal foi eu e meu primo indo na loja da Lego, dando um chega pra lá na pivetada e montando um AKB48. =D Fazer o que né, bobo-alegre que num teve infância é assim. ^__^' Umas imagens dos jardins que enfeitam o local, tiradas de dentro do shopping. Depois, já no hall pra subir na torre, detalhe pra aquelas simpáticas telas exibindo uma animação que representa a cidade. Impressão minha ou tá tendo show do French Kiss ali?? =D O acabamento interno é muito caprichado, com detalhes diferentes dentro de cada um dos elevadores. Na última foto, o elevador subiiiiiiiiindo. Rápido pacas, apesar da altura você chega num piscar de olhos.
 Algumas fotos tiradas lá de cima, no primeiro observatório a 350 metros (bem amplo, diga-se). Tem outro menor a 450 metros, mas as filas me fizeram parar por aqui mesmo. u__u Dá pra ver grande parte da metrópole... com um pouco de sorte, num dia bom, pode-se até ver o Monte Fuji. Ali dentro: um cafe shop, lojinha de produtos, banheiros, lugar pra tirar fotos (pagas), alguns concorridos lugares pra se sentar e uns locais com o chão envidraçado pra você ver a terra firme, lá longe. .___. 

Sem dúvida um lugar interessante pra se conhecer, tirar umas fotos... mas prepare os bolsos e disponibilize um dia inteiro livre, porque os preços e a lotação não são brincadeira. Na saída, devolta ao chão, a imagem da pivetada se refrescando na fonte. Parece até Brasil né não?!
No próximo post, fotos do passeio por Heiwajima, local das corridas de lanchas, pra efeito de contraste. Afinal lá a quantidade de nanbanjins é zeeeeeeero. E porque eu preciso falar do Afilia, que há muito tempo num falo delas aqui, coitadas. >__< Tenho inclusive de fazer um novo post de scans do grupo... até lá!

Nenhum comentário: