quarta-feira, 6 de março de 2013

AKB48 Stage Fighter

Bom, vamos lá finalmente falar um pouco do Stage Fighter, o joguinho do AKB48 para celulares/smartphones. A bastante tempo eu queria fazer um post sobre o jogo mas... pois é. ^__^' Lançado em outubro de 2011, já se firmou como um dos carros chefe da Gree, empresa de redes sociais especializada em joguinhos, líder no mercado nipônico para celulares. Apesar de ter já um bom tempo (eu comecei a jogar por volta de julho do ano passado), notei que existe quase nenhuma info ou comentários sobre o jogo por aí (a não ser em japonês, claro). Bóra então falar um pouquinho desta praga viciante. (desde então jogo em quase todo intervalo do serviço, quando estou no trem...)

O Stage Fighter é um típico jogo de batalha de cards, onde você pode disputar missões (que lembram uma slot machine) para ganhar cards e itens ou duelar com outros usuários. Com a premissa de estar numa realidade paralela onde as membros duelam para ser a nova center, você ao longo do jogo acumula uma "center aura", que na prática não serve lá pra muita coisa. Logicamente você deve mais do que apenas colecionar, deve evoluir seus cards, fazer alianças e interagir com outros usuários (o chamado "social game") principalmente para fazer trocas (a melhor forma de se conseguir cards que lhe interessam). O jogo é gratuito, mas se você quizer ter alguma chance nas batalhas e evoluir no jogo, vai precisar gastar dinheiro... (como sempre acontece nesses joguinhos né) No final das contas, você acaba tendo que gastar uns trocados todo mês para se manter "no páreo". Isto porque os japas gastam. MUITO. Tem gente que conheço no jogo que torra mais de setenta mil ienes por mês! .___. Duro competir com esses wotas malucos.

Para se manter interessante e atrativo, o jogo a cada cerca de três semanas aproximadamente inicia um novo "evento". Os eventos têm uma historinha e objetivos próprios, distribuindo itens e cards novos (e cada vez mais fortes). Em termos de funcionamento, não são lá muito diferentes um do outro. O interessante é sempre ler com cuidado a tabela de premiações e focar em algo (missão, AKBdasu, batalhas...). O AKBdasu é o principal ralo de dinheiro do jogo. Ali você paga (dinheiro de verdade, seja usando cartão de crédito, debitando na conta do telefone, usando card de pontos que você compra por aí...) para receber um maço de cards randômicos. Preciso nem dizer que na maioria das vezes você recebe só tranqueira, né. u__u Bem, vamos logo pras fotos para ilustrar isso tudo.


Primeira foto, tela inicial do jogo. Em destaque o card que você selecionou como "main fighter". (pois é, neste momento estou usando a Yukirin do comercial de tv) Seus pontos de vida, pontos de ataque e defesa. Eles regeneram automaticamente com o tempo. Seu level, quantidade de ouro que você tem (ouro é usado para fazer as evoluções de cards), quantidade de cards que você possui, quantidade de shousan pt que você possui (shousan pt é usado para jogar no AKBdasu gratuito) e número de amigos/parceiros de batalha que você tem. Segunda foto, a tela do AKBdasu pago. (no gratuito você só recebe cards fracos) Três mil ienes por onze cards, sem garantia de receber cards bons, ou seja... Terceira foto a tela do shop onde são vendidos alguns itens. (os coin que aparecem ali são o dinheiro de verdade) Em destaque o AKBitan, que é o item que regenera suas barras de vida, ataque e defesa. Quarta foto, tela com a lista de amigos. Ao você mandar mensagem para eles, ganha shousan pt.

Quinta foto, o álbum onde você pode visualizar todos os cards que possui (ou já possuiu). Sexta foto, tela de evolução de cards. Limite de até dez cards (fracos) por vez. Card forte é de um em um que você tem de usar. Sétima foto, inventário de itens que você possui. Em destaque o gachitrap, item que você usa para proteger sua aura ou itens secretos, prevenindo que sejam roubados por outro usuário (através de uma batalha). Abaixo o fighter changer, que você usa para modificar um card por outro semelhante. O skill changer que serve para modificar (ou adicionar, caso o card não possua) o skill do card. Certos cards (mais recentes) possuem skill, uma abilidade que te ajuda nas batalhas a ficar mais forte. E por último o mini genkaidama, item que serve pra "turbinar" o card, aumentando consideravelmente seu ataque e defesa. (no caso, o mini só atua em cards SR. o genkaidama atua em qualquer card e o genkai-chance-dama é um genkaidama sem garantia de que vá funcionar .__. ) É o item mais precioso de se conseguir, por motivos óbvios. Ele deixa o card com um "+" na frente do nome e muda o esquema de cores do card, deixando-o colorido, que nem minha Yukirin lá da primeira foto. Na oitava foto, a tela de batalha entre usuários. Às vezes você recebe ajuda de um ou dois amigos na batalha, ficando com até nove cards contra sete do adversário. Na defesa não vem ajuda. (em tempo, eu ganhei aquela batalha do screenshot =D )

As batalhas consomem sua barra de ataque (ou defesa, caso você seja o atacado). Elas no mínimo te dão ouro (10% do que o adversário possui, num limite máximo de dez mil), mas você pode selecionar para roubar aura ou itens secretos dele. Itens secretos (segunda foto abaixo) servem para serem colecionados e trocados por 'itens convencionais' ou cards. Cada evento tem seus itens secretos próprios. (bem como as missões normais) Na primeira foto abaixo, a tela padrão de uma missão, seja ela de evento ou normal. Barra de progresso na fase, barra de vida sua e barra de pontos de experiência até evoluir para o próximo level. (o limite de level é 150, não sobe mais depois disso) Na terceira foto, as medalhas que você ganha de vez em quando. Elas servem para ir no mercado e "comprar" cards anunciados por outros usuários. É na verdade uma outra maneira (mais impessoal) de se trocar cards.


Na quarta foto, a tela do evento atual, entitulado "Togasakingdom". Preciso nem dizer em referência a quem né. (putz, devia ter tirado um screenshot do vilão Togasaki robô deste evento...) Quinta foto, a tela de batalha contra um dos chefões do evento. Tem esses robôzinhos toscos e tem o Togasaki robô, bem mais forte, que aparece de tempos em tempos. Nas últimas fotos, os meus decks de cards para defesa e ataque. Num é aquela brastemp, mas dá pra gasto. =/ Defesa com bônus de time A (três meninas do time no deck). E aí, a essa altura o leitor já deve estar pensando "porra, mas que saco! mostra logo como são os cards que é a única coisa que me interessa!". Ok, vamos lá: os cards são rankeados em normal (N), normal+ (N+. não tem nada a ver com o genkaidama), raro (R), super raro (SR), god (G), super god (SG), golden god (GG) e cards especias (EX. equivalem a um R. aparecem de vez em quando, como para promover um single novo do grupo). 

Todas as meninas possuem todos os cards, menos os GG que são restritos às "queridinhas". u__u Aliás, um dos grandes baratos do jogo é que nele você consegue ver claramente o "push" que é dado em certas meninas. Algo que às vezes pode parecer meio difícil de medir, mas que se você joga o Stage Fighter você percebe fácil, com cards de certas meninas mais fortes que as demais, alguns eventos trazendo cards novos apenas de algumas meninas selecionadas... Sendo assim, se você gostar de uma flopada *cof cof cof*, terá sérios problemas para ficar competitivo no jogo. Foda. Tudo bem que assim como acontece na vida real com as trading photos, conseguir trocar cards de flopadas é mais fácil... Aliás, assim como na vida real, tem gente que vende os cards virtuais na net. É proibido (e idiota, cá entre nós) mas tem gente que mesmo assim vende e compra.


 Ha! Lógico que para ilustrar os diferentes tipos de cards eu usaria quem? ;) Na ordem: N, N+, R convencional, R de evento, SR convencional, SR de evento nas duas fotos seguintes (Nonaka de chicote. bate nimin, pode bater! *__* ), G convencional, G de evento e SG convencional. Não tenho nenhum SG de evento dela ainda. ;___; E GG não tenho porque não existe GG dela. u___u O último card, apesar de fraquinho é meu card favorito: "Two hands" Kawaei. Não, sério, é ou não pra ovular horrores com um card desses?!?! S2__S2 Vale dizer que conforme as meninas graduam (ou são exiladas na Indonésia ou rebaixadas que nem a Careca...), seu contéudo é removido do jogo. Mas os cards que você já possui continuam contigo e podendo ser usados nos decks (se tiver skill, porém, ele não funciona). Não há cards de kenkyusei.

 Está aí. Acho que uma boa e abrangente introdução ao viciante joguinho. (dá pra dizer que é o único lugar pelo qual eu ainda acompanho o grupo) Mais detalhes e infos é só recorrer a este site. Claro, em japonês. Nele tem tuuuuuuuudo a respeito do jogo, até cálculos de evolução dos cards e explicação didática de como funciona cada item do jogo. Atualizado constantemente. Pra encerrar este gigantesco post, vou ser bonzinho e postar umas amostrar de cards de outras meninas que eu acho interessantes, até porque eu tenho consciência que se postar só card da Nonaka vou ter zero acessos no blog):

Um comentário:

Rodrigo Takashy disse...

mano isso é um livro!!!