sábado, 16 de março de 2013

BiS "Who Killed Idol?" at Kokugikan

Chegado o grande dia, dia de Afilia! de BiS! No ginásio Kokugikan, construído em 1984 para abrigar competições de sumô, basicamente, e com capacidade para mais de dez mil pessoas! o__o Desde o anúncio deste show, lá atrás, eu estava preocupado. Afinal, como iria o BiS, um grupinho idol controverso com pouco apelo popular sair de showzinhos em muquifos underground com pouco mais de uma dúzia de wotas e chegar a um ginásio deste tamanho em pouco mais de um ano? Ok, as vendas mostram que o grupo está numa forte subida (último single BiSimulation fechou em décimo quarto lugar no ranking da Oricon. excelente posição, pouquinho abaixo do single em conjunto com o Dorothy Little Happy). E o naipe do pessoal que tem ido aos shows delas mostra que elas tem atraído um público mais variado, que nem acontece com o Denpa Gumi. Mas ainda assim, dez mil... bem, segundo comenta-se na net, até três dias antes do show haviam cerca de seis mil ingressos ainda não vendidos. .___. Por causa disso, resolveram fazer umas alterações na montagem de palco e tudo mais e...

Bom, ainda assim não dá pra se chamar isso de um fracasso, um flop. Afinal se lá estavam cerca de quatro mil pessoas, isso não só é um número por si só respeitável pra um grupo idol (dá pra contar nos dedos os grupos capazes de num one-man reunir isso ou mais gente), como levando em consideração o que eu já disse antes, do passado não tão distante do grupo... Um marco. Este show não só foi a despedida da Waki, como foi um marco para o grupo. Talvez nem seja o show mais importante da história do BiS até aqui, mas certamente é um capítulo importante. Show que teve MCs super rápidos, choro (claro) na hora da despedida final, muitos agradecimentos (acho que "arigatou gozaimasu" foi a palavra mais repetida na noite) e os anúncios de que elas estarão fazendo uma audição em breve para achar uma nova quinta integrante (aqui a expectativa é boa. afinal, quanto mais famoso o grupo, mais meninas se candidatam e aí podem escolher uma melhorzinha né, não ir na base do "ah num tem outra vai essa mesmo" =P ) e que para cobrir os prejuízos originados com este show (lol!) elas farão em agosto uma semana de apresentações diárias na casa de shows Shimokitazawa Shelter.

 No final das contas, montaram um palco simples, só com o logo do grupo de fundo e um palco menor no meio da arena. Bastante distância entre os palcos e o público, que na arena ficavam além de em lugares numerados com cadeiras, cercados. No primeiro andar, onde eu estava, era o lugar dos masu-seki (um assento tipicamente japonês, encontrado em alguns ginásios e teatros mais tradicionais e antigos. é como que sentar no chão, num tatame) devidamente lotados. No segundo andar, lugar dos assentos convencionais... sem nada. Estava vazio. (engraçado na hora que a Pour Lui gritou "vamos lá, pessoal! quero ouvir vocês! arena!! (yeah) primeiro andar!! (yeah) segundo andar!! ops, num tem ninguém lá" kkkkkk) Somando o segundo andar, os espaços da arena, mais a parte atrás do palco... dá pra entender onde foi parar a lotação original de dez mil pessoas. Sendo assim, nada de mosh, diving, aquela doidera de sempre. =( Mas pelo menos o pessoal estava bem barulhento. E aqui devo dizer que mesmo estando mais longe, nos masu-seki era bem melhor porque dava pra pular e dançar com mais liberdade, graças ao tamanho do negócio e ausência de cadeira.

 Como já havia comentado antes, não haveria nenhuma atividade no dia. As atividades pros interessados seriam realizadas no dia seguinte em outro local (abraços e 2 shots), sem a participação da Waki. Sendo assim não havia preocupação (pelo menos de minha parte) em chegar logo e entrar na fila dos goods. Acabei por comprar só um bluray do desenho delas (são dois volumes) afinal viria especialmente com um DVD-R junto. Qual o conteúdo? .___. Claro, como bons trolls que eles são, o conteúdo misterioso é aquele vídeo xarope promovendo o desenho, só que repetido à exaustão em N 'versões'. u___u No final das contas você assiste o negócio e fica louco, ou quebra o monitor ou se empolga com a Pour Lui e tasca-lhe um beijo. <__< Ah, comprei também uma camiseta (tinham vários modelos novos lá)... os cds do single já tinha encomendado naquele evento anterior, então ok. Mas de qualquer maneira fui mais ou menos cedo para lá pra poder tirar fotos da área, que eu não conhecia.

 Para chegar até lá, uma baldeação na estação Ochanomizu, nas margens do rio Kanda. Rio este que um pouco mais pra frente se encontra com o rio Sumida, que cruza a área do centro velho de Tokyo (que engloba entre outros, os bairros de Asakusa e Ryogoku). Na terceira foto, a estação de Ryogoku, numa área conhecida como "berço do sumô", com centros de treinamentos de sumô, templos, parques e claro, o grande Kokugikan, hoje o maior palco do esporte na cidade. O ginásio fica rigorosamente ao lado da estação, de um mercado antigo e do arrojado Edo-Tokyo Museum (museu de história focado no período Edo). Vale dizer que assim que cheguei respirei mais aliviado, ao ver uma grande quantidade de jovens com camisetas do BiS (certamente uma visão rara por aqueles lados) perambulando na área. O show teria público, que bom. ^__^' Dali, sigo alguns quarteirões até o pequeno mas aconchegante parque Kyu-Yasuda Teien. Este parque antigamente abrigava a residência de um samurai e um lago formado pelas águas do rio Sumida.

O rio ficou poluído, um grande terromoto no início do século passado destruiu a residência... mas o parque foi remodelado em 1971 e está aí, aberto para visitações. Um lago cheio de carpas, tartarugas, muitos pássaros, verde... velhos dormindos nos bancos... ^__^' Um belo tesouro perdido no meio da agitada cidade. Ali perto tem ainda outros dois parques, maiores inclusive, mas estes vão ter de ficar para uma próxima visita.

 Estico a caminhada até o rio Sumida, margeado por um grande caminho para corridas e para se apreciar a paisagem. Despoluído recentemente, o rio abriga um dos festivais de queima de fogos de artifício mais famosos do país. Ele é cruzado por pequenos barcos, entre eles as balsas que transportam turistas de Asakusa (ao norte) até Odaiba e Hamamatsu-cho (a sudoeste). Poderia andar mais, mas como neste início de primavera as tardes costumam ser bem geladas, fui pro Kokugikan logo, já lotado. Na penúltima foto abaixo, uma idéia de como são os masu-seki. Postados nos lugares, haviam sido deixados por algum grupo de fãs o bilhete e o penlight. Era para todos usarmos o penlight na hora do encore, gritando pela Waki. (em tempo: meu vizinho de assento era um cara totalmente alheio à coisa toda, tanto que num sabia nem que tinha de 'quebrar' o penlight pra acender... essas pessoas normais esses n00bs...)

Começando com alguns minutos de atraso, o show já veio logo com a cover "survival dAnce ~no no cry more~", uma das mais agitadas músicas. Não só elas não estavam muito pra papo furado (teve apresentação pessoal, os anúncios e mais uma coisinha ou outra só de MC) como pareciam bastante entusiasmadas, mesmo a Waki que estava de saída. Seguiram-se "Give me your love zenbu", "nerve", "My lxxx" e "Chelsea". Só os hits do grupo. O público reagia bem e se não havia telão nem nada, pelo menos as luzes e som estavam impecáveis. Depois teve "IDOL", "BiS", "I wish I was SpeciaL", "taiyou no jumon", "Ash" e "gugigi". Com exceção de "taiyou", o ritmo continuava acelerado e elas não pareciam sentir o peso da maratona de show e eventos recentes.

 Após "Blew", pela primeira vez elas vêm ao palco da frente pra cantarem "primal.". Seguem-se "Paprika" e "Crack Crack" no palco principal e depois "nerve" (sim, de novo) no palco da frente. Não reclamo de repetirem "nerve" porque essa música é divertida demais. Vale dizer que "primal." foi a melhor apresentação da noite, em minha opinião. Pelo singelo motivo de que ali, num raro momento, as meninas pareciam realmente unidas. (é impressionante o distanciamento da Pour Lui e da Yufu. tipo, nem disfarçam mais, elas não se olham, ficam quase sempre em pontos distantes do palco... para irem ao palco da frente, as duas desceram juntas a escada e eu cheguei a torcer pra que rolassem algumas palavras pelo menos mas... acho que seria pedir demais. =( ) Décima sétima música, "YELL!!". Então o single novo, "BiSimulation", seguido por "eat it" e "tofu".

Dava para notar claramente como o público reagia mais às músicas mais recentes. Claro, wotas hardcore (aquela uma dúzia de antigamente) ali eram poucos né. Ah, tinha inclusive um nanbanjin lá além de mim! =O Parecia americano. Hora de usar o penlight branco que havia sido deixado e chamar pelo encore, que volta exatamente com a música composta pela Waki, "Hokousha Tengoku no Zattou de Sakende Mitakattanda". Completaram o encore "urge over kill of love" (com sua coreografia que eu atóóóóron) e "hitoribocchi". Um encore mais "com cara de Waki" que esse, impossível. Elas aqui vestiam já camisetas ao invés da roupa alvinegra. Acabou?? Nada, eis que ainda viria um segundo encore, desta vez para cantarem "PPCC", "Hide out cut" (beside do último single e cujo clipe já está online. essa música é o rock melódico que eu esperava que a a-side fosse...) e "Refief". Durante "Hide out cut" elas desceram do palco, jogaram o protocolo de lado e começaram a correr pelo ginásio, passando inclusive no meio do público. Era a saidera. Para encerrar um longo agradecimento... parecia até que elas não sabiam como encerrar... ou não queriam. Lágrimas rolaram, inclusive da Nonchan o que fez a Pour Lui comentar "caramba, agora é sério. até a Nonchan está chorando! =O ". Fizeram a Waki sozinha no palco se despedir, meio sem graça... e com seu jeito moleca ela sai de cena. Adeus, Waki.

Waki é mais uma a deixar o grupo, paciência. Agora já é passado. Assim como a Rinahamu e a Yukiko (que estavam lá presentes no público. estava lá também, segundo dizem, o diretor do anime Psycho-Pass). Agora é olhar pra frente e torcer pra que as duas lá se ajeitem... perder a Yufu seria a treva para o grupo. >___< E falando em desenho, vi que a Pour Lui participou da música de abertura de um desenho tosquérrimo aí. Sem comentários. Tudo dando certo, em breve comento por aqui dos episódios do desenho do BiS que ficaram faltando na época. Fui!

Nenhum comentário: