sábado, 4 de maio de 2013

Conhecendo o Asfi

Finalmente criei vergonha na cara e aqui estou eu para fazer um post introdutório ao meu grupo idol obscuro favorito, o Asfi. Desde o primeiro encontro com o grupo, meio por acaso, até agora já andei vendo elas inúmeras vezes e consequentemente postando muito sobre o grupo e principalmente sobre minha oshimen Sakichan por aqui né. Basta uma rápida pesquisa nos posts para se verificar isso. A partir do momento que me assumi como um wota do Asfi, tornou-se necessário dar uma atenção especial ao grupinho fazendo por aqui uma apresentação afinal... QUEM conhece o Asfi? Nem thread no 2ch elas num têm! E aí reside o meu grande problema na hora de fazer este post, problema que me deteve até agora: onde conseguir info sobre elas? É duro quando se fala sobre um grupinho cuja fanbase não passa de sei lá, cinquenta pessoas se muito. (vale dizer que oito em cada dez grupos idols que existem por aí caem nessa categoria)

Como não sou amigo nem do tiozão de cabelo espetado nem do magrelo de óculos que sempre veste camiseta de baseball com o nome da Jun inscrito atrás (dois caras que SEMPRE estão presentes, provavelmente são os primeiros fãs que o grupo conseguiu conquistar), não estou por dentro de muitos detalhes ou infos de bastidores e tals. Felizmente o grupo criou um site oficial e este, tanto como o blog oficial, andaram passando por grandes mudanças nestas últimas semanas. Passaram a dispor de mais info e a serem atualizados mais regularmente. Ainda assim o grupo deve ter por trás não mais que uns três ou quatro staffs, sendo assim... não dá pra se esperar muita coisa, mesmo nos shows, onde frequentemente as próprias meninas ajudam a tirar fotos, vender cds... O lado bom é que por toda essa limitação, as coisas são bem mais informais e a relação idol-fã acaba sendo bem mais direta e intensa. As meninas realmente conhecem os fãs e a ilusão que compõe a sub-cultura idol otaku, onde você se imagina íntimo delas, um amigo/namorado/irmão/seja-lá-o-que-você-quizer acaba não sendo tão ilusão assim... Você realmente fica próximo delas, aí o grande barato de um grupo idol obscuro como o Asfi. E o Asfi tem a seu favor além de meninas consideravelmente mais bonitas que a média por aí (me refiro a outros grupos idols do mesmo calibre), meninas que esbanjam energia a la Momoiro Clover, apesar de musicalmente lembrarem mais um grupo do Hello Project (não por acaso elas vivem fazendo covers de músicas do H!P).


  

Uma idéia de um dos produtores por trás da casa de shows Shibuya Deseo, o grupo foi criado a exatos dois anos atrás, em março de 2011. Com cinco integrantes, compunham o Asfi original Miyu Otsuka, Anko Kurusu, Kecy Mizusawa, Nanao Hamasaki e Sakura Takizawa. Num sistema de gerações e promoções semelhante ao AKB48, neste tempo muitas meninas passaram pelo grupo. A formação original mesmo só durou meros quatro meses. Foi quando entrou a mais antiga integrante do grupo atual, Jun Watase. Izumi Nanase, a segunda mais veterana, entrou em janeiro de 2012, na mais drástica mudança pela qual o grupo passou até aqui, com quatro graduações de uma só vez. Numa nova reformulação em maio do ano passado, entraram a Rie Ishii, Saki Ichikawa e Akane Asaoka (que no grupo usa apenas o primeiro nome, Akane. não me pergunte o porquê). Quando eu descobri o grupo em outubro ele era formado por seis meninas, as cinco citadas acima e mais uma renshuusei, Natsumi Aoi. De lá para cá, parece que o grupo tem finalmente se solidificado e apenas uma saída ocorreu, a graduação da Rie. E entraram Dariyl Hoshikawa e Kanae Shiina. Caso eu não esteja ficando louco, Natsumi e Dariyl já foram promovidas a membros oficiais, tanto que aparecem em fotos promocionais e no cd. Já a Kanae, que acabou de entrar, logicamente é renshuusei e deve permanecer assim por um tempo, menos ativa que as outras.

O grupo ainda não tem muitos cds ou produtos afinal continua indie, sem gravadora por trás. Logo de cara lançaram o single "Without You/Hi★speed Love". O segundo single foi "Doki Kyun" lançado em junho do mesmo ano. Em dezembro, terceiro single, "Jyo kigen Paradise". Os três cds hoje já não são mais encontrados à venda. O quarto single, o primeiro ao qual tive acesso, foi "Ae Night ~alone~/HAPPY DRIVER", lançado em junho de 2012. Em setembro saiu "Selling Now/Yume no Tobira -Asfi version-" e no último dia 29, o sexto, "Respect Cover vol.1". Discografia pequena ainda e composta por várias covers do H!P, com exceção à "Yawarakai Heart" (cover do Idolling!!!) e "Yume no Tobira" que é uma cover do Allover, outro grupinho obscuro, formado por meninas de vários grupinhos de diferentes agências (é como um "all stars" ou um "senbatsu"). No Allover participam o trio Akane, Jun e Izumi (ao lado de meninas do NatoKan, Candy Go! Go!, Anna S, Honey Squash...). O fato das próprias meninas gostarem de H!P ajuda um bocado. Já a música mais conhecida, o "hit" delas até aqui, é "HAPPY DRIVER", único clipe do grupo disponível por enquanto. Felizmente existe um número razoável de vídeos delas durante shows no youtube para compensar.

  

Talvez o mais notório do grupo, pelo qual ele é "famoso" por aí, seja o seu logo parodiando o logo da Lego. Vale dizer que Asfi é uma sigla para Actress, Singer, Fighter e Idol. Elas se descrevem como um "variety unit" e não exatamente como "idol group". Isso porque elas fazem dos mais variados trabalhos, sejam sessões de fotos, MCs em eventos, participações em peças ou vídeos... O principal trabalho fora dos palcos até aqui tem sido o programa de rádio delas, na radio Rainbowtown FM. Durante cerca de um ano ele foi quinzenal e entitulado "Emotional Beat", mas mês passado virou mensal e entitulado "Asfi no Carina". Continua nos mesmos moldes com elas entrevistando convidados e apresentando músicas escolhidas pelas próprias, em cerca de uma hora de duração. E sendo gravado num estúdio envidraçado com o pessoal podendo acompanhar do outro lado. (no vídeo acima dá para ver o tiozão do cabelo espetado, tirando fotos logo na primeira fileira)

Por participarem de muitos eventos de grupinhos idols obscuros (chegando até a fazer três apresentações em locais diferentes num só dia), são bem conhecidas no meio e possuem muitas amizades por aí. E nisto deve residir um dos principais motivadores delas: a possibilidade de fazer amizades com outras meninas (idols) por aí, além claro de conhecer gente nova (fãs inclusos). Claro, afinal motivação financeira é que não há né. Levando em consideração o quanto ganham meninas de grupinhos mais bem estabelecidos, eu diria que as coitadas não devem receber mais que uns trocados e um dinheiro pra marmita. E olhe lá. ^__^' Tem também o fato de fazer parte de um grupinho idol poder abrir portas por aí, não muitas afinal o grupo é underground, mas... Graças ao "boom" da sub-cultura idol otaku nestes últimos anos causado pelo sucesso sem precedentes do AKB48, a visibilidade, mesmo destes grupinhos, aumentou consideravelmente. Só pra começo de conversa, hoje em dia existem muuuuito mais festivais idols do que a uma década atrás. (festivais como o Tokyo Idol Festival, assunto de um tópico em breve) Bem, sem mais delongas, vamos fechar o post com o principal, as meninas:


-Jun Watase
-nascida em 7 de outubro de 1991
-1,56 de altura, three sizes: B85 W61 H85
-apelido JunJun
-gosta de doramas, natação e ovo
-membro do Asfi segunda geração
-já andou fazendo pontas em vídeos, inúmeras participações no rádio... é não só a mais veterana como a que possui uma carreira fora do grupo mais consolidada


-Izumi Nanase
-nascida em 20 de setembro de 1993
-1,49 de altura, three sizes: B78 W58 H80
-apelido Icchan
-gosta de comida picante, coreano, Hello Project e instrumentos de sopro
-membro do Asfi terceira geração
-alguns trabalhos em eventos fora do grupo


-Saki Ichikawa
-nascida em 10 de abril de 1997
-1,50 de altura, three sizes: B78 W57 H76
-apelido Sakichan
-gosta de dançar, caminhar e brincar com o cachorro; não sabe andar de bicicleta
-membro do Asfi quarta geração
-a "irmãzinha inocente" do grupo, apesar de já ter feito cinco dvds de grabia e frequentemente participar de sessões de fotos (com direito a fotos de bikini)
-descendente de filipinos


-Akane
-nascida em 30 de junho de 1993
-1,66 de altura, three sizes: B90 W59 H87
-apelido Akanepyon
-gosta de dançar, assistir a shows e moda
-membro do Asfi quarta geração
-a "menina séria" do grupo, encarregada de puxar os cantos e agitar o público; recentemente participou de uma peça de teatro e tem alguns trabalhos como modelo


-Natsumi Aoi
-nascida em 3 de setembro de 1998
-1,55 de altura, three sizes: B80 W60 H80
-apelido Nacchan
-gosta de mangá, chocolate e da Miss Simpatia (!!)
-membro do Asfi quinta geração ou renshuusei privilegiada (?)
-super tímida, quase não fala. É a segunda menina mais ativa fora do grupo, com várias participações em vídeos e peças


-Dariyl Hoshikawa
-nascida em 14 de março de 1995
-1,55 de altura, three sizes: B80 W59 H84
-apelido Darichan
-gosta de coreano e moda
-membro do Asfi quinta geração ou renshuusei privilegiada (?)
-alguns trabalhos como modelo fora do grupo
-outra feiosa que nem a Nacchan, é descendente de alguma coisa, chuto que indianos


-Kanae Shiina (Kanae Mori)
-nascida em 22 de março de 1990
-1,58 de altura, three sizes: B89 W61 H88
-apelido KanaKana
-gosta de acessórios, basquete e morango
-membro do Asfi renshuusei
-pouca coisa dá pra se saber da devassa, afinal entrou faz cerca de um mês no grupo. O que eu descobri é que ela já andou participando de sessões de fotos e fazendo um dvd de grabia bem... err... digamos que, "provocante"

Nenhum comentário: