terça-feira, 21 de maio de 2013

Visitando Daikanyama - Tchau Tomochan...

Hora de post novo, primeiro um rápido passeio por Daikanyama, bairro vizinho a Shibuya que eu não costumo visitar com frequência. Apesar do tempo não ter ajudado, uma vez que começou a chover... deu para tirar umas fotinhos do pedaço. Passei por lá novamente para ver um show no Daikanyama Loop, pequena casa de shows underground. Desta vez da maravilhosa Rie Fu, Artista com "A" maiúsculo mesmo. Sério, não tem como não ser fã dela. Canta, toca vários instrumentos, compõe, pinta, fotografa, esculpe... e graças a ter estudado na Universidade de Artes de Londres, tem um inglês perfeito. Mesmo terminado o curso ela continua entre Japão e Inglaterra, por isso dá para contar nos dedos as vezes que ela faz shows por aqui ao longo do ano. Fazia um tempinho que não via ela ao vivo então... agora ela começou com esta história de usar loop machine para tocar sozinha sem banda e tals. Interessante. Já vi outros artistas fazendo uso do recurso, mas poucos tirando tanto proveito como ela. Tocaram neste dia também uma tal de Anri Kumaki (boa cantora. engraçada, simpática... mas achei chato seu show, as músicas todas iguais, parecia um repeteco sem fim) e a dupla Paranoa (apesar da mina cantar muito, ela é tão mortinha... não passa emoção nem nada... eles têm um estilo meio deprê demais pro meu gosto mas não vou ficar falando muito mal deles afinal... tocaram uma cover do Jackson 5, é brincadeira?! aí sim fomos surpreendidos novamente).


 Saindo da estação de Daikanyama, primeira foto. "Nos fundos" de Shibuya, o bairro parece uma mistura de Shibuya com Akasaka. Morros, ruas residenciais estreitas e desertas de imóveis caros... Mas também algumas avenidas largas onde se concentram lojas caras e restaurantes. Saindo da estação logo do lado tem um pequeno shopping. Caminhando ali perto pela Kyu-Yamate Dori, a principal rua do bairro... você descobre a grande graça da área: a arquitetura unusual de vários (para não dizer quase todos) dos prédios que se estendem ao longo dela. Chega a ser... bizarro. Desde galpão de fazenda até aquele mausoléu egípcio (?!?). A certa altura você se depara num semáforo com a entrada para o parque Saigouyama (já visitado antes). Praticamente do outro lado da rua... eis a loja da penúltima foto, onde embaixo fica o Loop. No momento da foto, fila do pessoal para entrar no show. O raio do Loop é minúsculo. Muito. Chorando devem entrar uns cento e poucos ali. Mas não se deixe enganar pelas aparências. Não é a toa que a Rie Fu e outros artistas do gênero gostam de se apresentar naquele muquifo. O sistema de som do local é perfeito. Pura e simplesmente. Não há casa de shows deste porte (nem mesmo muitas das maiores, tipo Zepp ou Blitz) que possua som que nem ali. Acústica digna de teatro municipal, sério.

O bairro (a não ser pelos prédios estranhos) não tem lá muito o que se ver... eu pelo menos não tenho. Mas no minímo vale uma visita pra conhecer o local da quarta foto: a Tsutaya Shoten. Não é "uma" livraria, é "A" livraria. Lojas da Tsutaya tem pelo país inteiro, vendendo cds e livros. Mas esta filial é especial. Especializada em obras escritas, é uma loja enorme e refinada, cujo charme já começa no letreiro com o nome escrito em kanji. (todas as outras filiais tem nome escrito em letra de forma apenas) A loja tem kombini próprio, cafeteria, restaurante, jardins e área para brincar com seu cachorro de estimação. Coisa de outro mundo.
-----------------------------------


E aí volto a falar do AKB48 neste blog porque... graduação. Mais uma. Nenhuma novidade. Ainda mais em se tratando da Tomomi Nakatsuka, menina que assim como a Matsubara e a Komori decidiu não participar do sousenkyo deste ano. A partir do momento em que as outras duas anunciaram a saída do grupo para breve, passou a ser questão de tempo, inevitável, que o mesmo fosse acontecer com a Tomochan. Dito e feito. Segunda-feira, dia 20 de maio de 2013, durante uma apresentação miada do time A no teatro (lembremos que o revival ainda está rolando e as mais famosas do grupo estão dedicando-se atualmente só a estes shows), onde os nomes de maior destaque eram ela, Ayarin, Sumire... sua amiga Sakiko... Tomochan resolve anunciar sua saída, após cinco anos no grupo (data exata ainda a definir). Membro da quinta geração (geração esta da qual Kitarie e Sasshi viriam a se tornar os nomes de maior destaque), foi promovida ao time B no início de 2009, na penúltima apresentação do antológico stage "Pajama Drive". Sendo assim, não chegou a fazer parte deste; seu primeiro stage foi o B4th, "Idol no Yoake". Ao lado de Katayama, Yukirin, Mayuyu, Yonechan, Nacchan... sua amiga Moeno, graduada a alguns dias atrás... Certamente isto pesou para ela tomar a decisão. Ela, Moeno, Sakiko e Nonaka eram muito próximas, viviam saindo juntas. A turminha das flopadas do time K (para onde ela foi transferida em 2010), meninas boazinhas, simpáticas, esforçadas... mas que recebiam zero atenção dos produtores. Tudo bem que isto mudou nos últimos tempos e todas (ela inclusive) receberam um pouquinho de espaço para aparecer. Graças ao G+ e ao cargo de "chefe de culinária" do grupo, ela deixou de ser tão anônima assim.


Lógico que isso foi muito pouco para ela, depois de tanto tempo e dedicação. Mas nenhuma novidade até aí, tantas outras já passaram e passarão por essa situação... Interessante que em seu anúncio no blog, ela fala disso. "Será que sou importante aqui?", "Será que está bom em continuar assim?" são alguns dos questionamentos que passaram pela sua cabeça, segundo ela relata. Certamente são coisas que passam pela cabeça de várias das meninas do grupo, mas poucas têm a sinceridade de externar isso assim como ela fez. A proximidade da maioridade (fará vinte anos de idade mês que vem) a fez refletir sobre muita coisa... ver que ela podia mais. Que ela deveria buscar algo mais. Junte tudo isso e pronto: eis que apesar do suporte das colegas e dos fãs, ela decidiu pôr um fim a essa coisa de idol. O que ela vai fazer exatamente, ela também não sabe. Mas quer poder tentar coisas maiores, "um novo início" ela diz. Só resta esperar e torcer pra que ela consiga se dar bem nesta nova e dura jornada daqui pra frente. 

Tomochan, menina com cara de mestiça e que por isso ganhou o apelido de "Chris", em referência à modelo e apresentadora Christel Takigawa. Tomochan, uma das meninas que ficou para trás na concorrência ao assinar com uma agência menor (Dress Code) e que só pôde sentir o gostinho do que é um senbatsu graças ao janken. Menina emotiva, chora fácil, fã de K-On!, com dois irmãos e que gosta de (tentar) cozinhar. Fora os programas relacionados ao AKB (onde aparecia de vez em nunca), apareceu em alguns espetáculos, programas de rádio... seu mais notório trabalho foi na dublagem do famoso anime Naruto. Onde mais aparecia mesmo, fora claro o teatro do grupo, era no cafe shop para as gravações do "Anta, Dare?". Sem falar no seu solo event, claro, realizado ali também. Menina com um jeito às vezes meio displicente, um ar meio insolente... mas que depois fui ver que era mais fruto do nervosismo que qualquer outra coisa e que na verdade ela era... uma moleca, adorável. Que por ficar escondida na sombra do grupo, tinha dificuldade em "aparecer". (mesmo caso da Nonaka) Após sua saída do grupo, fatalmente ela não terá mais esse problema...


Mais uma garota que deixa o grupo. Mais uma daquelas que nove em cada dez não irão nem perceber que ela está ou não lá, mas que EU vou sentir muita falta. Mais do que apenas uma menina que me acostumei a ver, uma menina que vi evoluir tanto. Principalmente no aspecto físico, poucas meninas mudaram tanto (para melhor) no visual como ela. Pena que não haverá nenhum photobook para comprovar tal fato... =/ E foda, triste mesmo, você ver que na pequena repercurssão na mídia que sua graduação teve, os caras ainda escolhem a pior foto possível para ilustrar a matéria. >___< Tomochan merecia coisa melhor.

Nenhum comentário: