segunda-feira, 10 de junho de 2013

AKB Super Festival and sousenkyo. It's all downhill from here.

Vamos retomar o report do grande show do AKB48. Primeiro, sugiro ler este post ouvindo esta música. Só que antes que alguém faça uma interpretação errada, não, eu não digo que o grupo está decadente porque a Sasshi ganhou a eleição. Apesar de não gostar dela, eu acho que o fato dela ter ganho é um bom sinal. (explicações mais adiante) A decadência à qual eu me refiro é relativa ao como o grupo vem perdendo graça (e aos poucos, fãs) nestes últimos tempos. Este, dos grandes shows do grupo que eu já vi (incluindo inclusive shows que eu só vi via dvd, como o Aki Matsuri) foi de longe o mais chato. As músicas (singles) lançadas pelo grupo parecem ficar cada vez mais previsíveis (exceção só ao combo "Gingham Check" - "Uza", que bem ou mal eram diferentes). Os acontecimentos relacionados ao grupo (escândalos, graduações...) parecem cada vez mais banais e muitas vezes estúpidos e apelativos (caso Kasai, caso Minegishi...). Neste contexto todo, ou algo acontece ou o grupo vai pro saco, definhando melancólicamente. E neste sousenkyo, aconteceu. O tempo dirá se foi bom ou não.

M32. Bokura no Eureka (NMB48)
M33. Utsukushi Inazuma (SKE48)
M34. Kimi no Koto ga Suki yaken (HKT48)
M35. 1% (Itano Tomomi)
M36. Bara no Kajitsu
M37. First Rabbit
M38. Shoujotachi yo
M39. Hikoukigumo
M40. Sayonara Crawl
M41. Skirt, Hirari (Urano Kazumi, Sato Yukari, Kohara Haruka, Ohori Megumi, Hirajima Natsumi)


Na última parte do show, apresentação de algumas músicas novas, como o single do SKE a ser lançado dia 17 do mês que vem e tocado em primeira mão. Música chatérrima, mas se Deus quizer as b-sides vão salvar o single (assim como "Darkness" em "Choco no Dorei"). Solo da Miss Simpatia com uns dançarinos e encerramento com a péssima "Sayonara Crawl". Mas aí, eis que FINALMENTE algo legal aconteceu. Finalmente tive um motivo para estar ali. Depois de todo mundo sair do palco, o público já ia se sentando pro intervalo (rápido) entre show e sousenkyo quando a Cindy aparece no mini-palco oposto ao palco principal com uma plaquinha pedindo atenção. As outras graduadas que estão participando da eleição aparecem e elas dizem que tem direito a cantar algo também. Elas vestem o uniformizinho da música e cantam o segundo single do grupo, "Skirt, Hirari" de 2006. Mais nostálgico que isso, impossível. Nacchan devolta num palco cantando uma música do AKB, da época que o grupo era novo e interessante. Mágico. Aí sim fomos surpreendidos novamente.


 Como tempo é dinheiro (ainda mais quando se tem uma transmissão ao vivo), um intervalo que mal deve ter dado tempo para as meninas retocarem a maquiagem. E já entram os staffs colocando cadeiras pelo palco e aparecerem os apresentadores da cerimônia do sousenkyo. O velho é um porre, além de cometer vários erros quanto a nome e times das garotas, ele é todo educado na escola João Kléber de sensacionalismo. Interrompe, tentar forçar as meninas a chorar (quando elas já não o fazem naturalmente), fica fazendo perguntas repetitivas cuja resposta já foi dada durante o discurso anterior da garota... sabe como é né, televisão e suas táticas baixas para se conseguir audiência. O sousenkyo começou interessante (BEM mais legal que o show) mas (em parte graças ao velho) foi ficando cansativo e no final, na hora da definição do senbatsu quando os discursos e anúncios são mais longos, ficou sonífero. Eu já não via mais a hora daquilo acabar. =/ 

Primeiro foram sendo chamadas as meninas uma a uma para o palco, para se sentarem nas cadeiras da parte superior do palco, entre os telões. Nesta hora, um momento mágico (pra mim, pelo menos) aconteceu. Acho que nunca (num show do AKB ou outro grupo idol) passei por algo tão embaraçoso e triunfante ao mesmo tempo. Começou quando a Nacchan foi chamada para o palco e eu efusivamente berrei seu nome. Estou acostumado já a berrar nomes de meninas durante showzinhos idols. Só que ali a rigor não era permitido e ainda tinha muito fã casual, gente que não está acostumada com 'típico comportamento wota'. Sendo assim, um monte de gente ficou me olhando. Tudo bem, bola pra frente. Mas isso fez com que eu me intimidasse em relação a fazer o mesmo com outras meninas. Fiquei quieto. A impressão que ficou era que eu seria um Nacchan wota fervoroso. O que, vou confessar, não é assim tão ruim. Nem tão equivocado. O blog está aqui para provar o como gosto dela e a acompanho. Só que neste caso em específico, seria uma falsidade. Afinal eu não dei um mísero voto nela, apesar de querer muito que ela rankeasse. E ela conseguiu. Sexagésimo segundo lugar, lá no final da fila... mas conseguiu. Um feito e tanto. Notável, único, inédito, incrível, emocionante... gratificante.


No momento em que ela foi chamada, me levantei. E aí, aconteceu. Antes que eu conseguisse gritar novamente pelo seu nome, uma boa parte da arquibancada em minha volta já estava olhando para mim. Enquanto eu comemorava, me olhavam rindo e aplaudindo. Comentários a meu respeito eram ouvidos, olhares admirados me fitavam, dois caras até vieram me cumprimentar (!)... eu era o centro das atenções (pelo menos naquele trecho da arquibancada), era como se EU tivesse sido o responsável por ela rankear. Uma conquista minha. Dá para acreditar? Pois é, eu também não acreditei. Fiquei estupidamente feliz, me sentindo O cara. Ali eu aprendi como é ser um wota fervoroso, hardcore, daqueles que dedicam a vida pelas suas idols. Mesmo que de mentirinha. E posso confessar? Foi bom. .___. Os nomes continuaram a serem anunciados mas demorou para a ficha cair. Bem, também não há nada lá muito grandioso nesse evento. É sempre aquela coisa da menina fazer cara de espanto, chorar, agradecer, prometer mais empenho e tals. Difícil fugir disso. Comportamento idol padrão, poderíamos dizer. Dessas, gostei da Sumire. Ela eu realmente achei uma graça. Cheguei a quase acreditar em suas lágrimas. =P Sumire que assim como a Reinyan deu uma bela recuperada no ranking em relação ao ano passado. Enquanto um monte de veteranas vai caindo e dando lugar às lolis, as duas deram a volta e subiram. Motivo? Não faço a mínima idéia. Se bem que elas, principalmente a Sumire, tem um comportamento do qual falarei mais adiante...

Katayama. Trigésimo quarto lugar. Quase alcançou sua meta de entrar (novamente, após anos) no Undergirls. Grande subida, numa clara mostra de seu potencial. Tivesse ela sido menos negligenciada ao longo destes anos e hoje certamente seria um dos nomes mais lembrados do grupo. Infelizmente (ou felizmente, dependendo do ponto de vista) o push e sua subida vieram tarde demais. Não sei até quando ela dura no grupo. Caso ela não tivesse subido, desconfio que ela graduaria nas próximas semanas. Agora, deve ganhar uma sobrevida (droga! =/ ). O fato é que ela foi como sempre, profissional. Um claro contraste dela para as demais. Não esboçou choro, surpresa, nada. Sóbrea, agiu como sempre (inclusive nos akushukais) faz, postura madura e séria num discurso curto e grosso. Vale destacar no grupo das Next Girls a presença da Kuramochi, numa queda vertiginosa, coitada. Da Lovetan, subindo, numa mostra de que a ida para o HKT tem feito (quem diria) bem a ela. E Amina, outra numa forte queda. Merecida, após o ocorrido. Quebrar a fantasia, as "regrinhas não escritas", não é perdoável, tem seu preço. Uma hora ou outra se paga por isso. Os fãs casuais podem não ligar ou achar besteira, mas os wotas ligam. As eleições passadas já tinham mostrado isso, com quedas da Oba e da Sayaka, por exemplo. Além da Ayarin nunca rankear. E esse sousenkyo deixou isso ainda mais claro: Amina caiu de 21 para 33, Kitarie de 13 para 21, Minegishi de 14 para 18, Takamina de 6 para 8... você pode até incluir a Nacchan, que antes era 26 e agora 62, numa queda agravada lógico pelo fato de não estar mais no grupo.


 Takayanagi ganhou uma posição. Pouco, mas o suficiente para seguir a escrita de quase todas as meninas do SKE: para cima e avante! Repare como hoje entre senbatsu e undergirls já tem 10 meninas do SKE contra 14 do AKB. Sendo que duas delas irão graduar em breve. E sendo que três meninas do SKE que certamente pegariam um posto nas undergirls graduaram recentemente. Quer dizer... Os melhores exemplos dessa força do SKE foram a subida meteórica da Shibata (de fora do ranking para o décimo sétimo lugar!) e da Akari (primeira menina de Nagoya sem o sobrenome Matsui a rankear no senbatsu). Porra, nem as meninas com push mais forte e discarado como Paruru, Kawaei ou Iriyama conseguiram uma subida que nem a da Shibata. Chupa, Akimoto! E ao olhar o perfil das meninas que estão subindo no ranking (essas duas sendo o exemplo mais didático possível) agora, note o que elas têm em comum. Mais do que duas "tsurishi" notórias nos akushukais, ambas têm extremamente "jeito de idol". Aquela coisa encantandora, ingênua, estupidamente alegre, gentil, meiga, que se importa com os fãs. Porra, veja o discurso da Akari. Deveria ser ensinado nas escolas! (caso houvessem cursos de idol, claro) Não é a toa que as meninas do SKE vem subindo tanto, portanto. Nem porque "o SKE é melhor". Bem, na verdade, até é =P (vide vídeos como esses da Asoboat) mas enfim, o ponto é que o grupo de Nagoya é conhecido por ter mais fãs wotas que fãs casuais e ter mais meninas com postura de idol que o AKB. Assim sendo, nada mais natural que quando esse tipo de meninas passa a ser mais valorizado, o SKE suba.  

Perceba: de um lado, as meninas com "jeito de idol" estão subindo. De outro, aquelas que quebram a fantasia ou não estão nem aí para essa coisa de "idols", caem. Duas faces da mesma moeda, que talvez muita gente ainda não percebeu: os wotas estão ganhando mais força/influência. Para que isso ocorra, ou o número de wotas está aumentando (impossível. até porque wotas não procriam =P ) ou o número de fãs casuais está caindo. (isso!) Eles perdendo interesse no grupo é algo sabido e esperado. Óbvio, ninguém fica no topo das paradas eternamente. Olhando a quantidade de propaganda com o grupo e as vendas de cds (ambos em queda, lenta mas presente. single do sousenkyo à parte, por motivos óbvios), temos ainda mais sinais disso. Aquilo que eu já tinha comentado a meses atrás, do AKB voltando para o nichê de público (wotas) e saindo do mainstream já é uma realidade. Que tende a ficar mais acentuada nos próximos meses, aos poucos, progressivamente. Aquilo que eu já havia escrito na época, repito: o tempo dirá o que será do grupo quando isso se consolidar. Em outras palavras, quem (dos fãs e das membros) vai continuar no barco. Ultimamente um monte de gente tem pulado fora. A última, Mariko, anunciando no sousenkyo. (cá entre nós, finalmente né. porra, sério, a mina é mais velha que eu!) Vale dizer que enquanto o público ficava atônito ouvindo seu anúncio, eu estava gargalhando. =D Mais cruel que isso só eu durante o show torcendo para alguma menina tropeçar e cair de boca da plataforma no gramado. kkkkkkkk Sim, eu sei, eu sou mal. Não presto nada. Mas fazer o quê, era o incentivo que eu encontrei para continuar a assisitr aquilo. =P

E já que eu falei de "meninas de não estão nem aí", não tem como eu não falar dela: Myao. Uma das (junto com KK, Chisato, Sakiko, Shiichan, Wasamin...) que sofreu maior queda. Ela que foi senbatsu e uma das queridinhas da produção lá no passado, por sua postura descompromissada foi sendo deixada de lado e naturalmente foi caindo nos rankings. Num primeiro momento, dá para dizer que sua boca afiada e sua postura rebelde e nada idol eram "seu charme". (charme inclusive que, confesso, me fez começar a gostar dela) Só que tudo tem um limite. E assim como eu cansei dela (depois daquele akushukai, queria o que?), muita gente largou mão. Muita mesmo. De trigésima oitava ela foi catapultada para fora do ranking. Pela primeira vez ela sentiu o que é não rankear. E sofreu, como pôde se ver em seu blog. Quer saber, bem feito! Espero que a ficha tenha caído agora. Mas tenho minhas dúvidas se ela vai melhorar. A começar pelo fato dela creditar sua queda aos anti. Que pra começo de conversa, só existem por culpa dela própria. Quem mandou comer biscoitos sem parar agir da maneira que age, fazendo pouco caso (às vezes até ofendendo) os fãs? Pelo menos ela já andou chorando bastante (segundo a própria via G+). ALGO eu espero que ela aprenda. (já que graduar parece que ela não vai. não tão cedo)


Das últimas garotas a serem chamadas na cerimônia, destaque para a Paruru com sua eterna cara de paisagem. Desta vez aparentando estar completamente perdida, apesar da insistência do velho não conseguia encher linguiça em seu discurso de jeito nenhum. Pra mim, uma clara mostra do como ela não está preparada para ser a nova center como o Akimoto gostaria. Potencial tem, mas talvez nunca o atinja. Com apostas mais seguras no páreo, eu jogaria minhas fichas em outra menina. (Mayuyu e Jurina as mais óbvias opções) Yukirin aparenta não ter fichas para subir mais do que ela já alcançou, apesar de se esforçar em fazer a linha idol. Vale lembrar que ela é um caso raro de menina do AKB que antes de entrar no grupo já gostava de idols e que quer continuar sendo uma idol (vide seu discurso. que se não for sincero, no mínimo é bastante inteligente, vide o cenário que se desenha e eu já comentei) e não usar o grupo como plataforma como a maioria admite. Ela esbarra, antes de mais nada, no fato de ser a top menos favorecida pela produção (só porque não é uma kami seven original?!). E teve lógico o grande momento final com aquilo que já estava se desenhando pelo resultado preliminar se confirmar: Sasshi em primeiro, desbancando a Yuko. A cena toda foi longa demais, mas já era de esperar que criassem todo aquele drama, né. Televisão. O discurso da Yuko foi impagável, tirando sarro da situação e da Sasshi (melhor parte: Sasshi diz que o próximo single com ela de center vai ser estranho. pede para a Yuko um conselho. a Yuko: "não tem problema se for um single estranho. é você que estará de center, não eu, então =P "). O único momento realmente divertido e interessante daquele segmento final.

 Por fim, Sasshi coroada como a nova número 1 do grupo, de acordo com o público. Espanto, admiração, surpresa, lágrimas... ela deu volta olímpica no estádio mas não sentou no trono. Vai ver estouraram o tempo. O ponto é que eu vejo com bons olhos a escolha dela. Não só porque é alguém diferente, mas porque (em uma época de graduações a cada semana) ela no primeiro lugar tem um valor simbólico muito grande. Ela é uma menina antiga, que começou como kenkyusei (ou seja, do zero). Foram anos na sombra, ganhando espaço devagar na medida que mostrava seu potencial cômico. Diferente de muitas, ela não foi jogada na frente dos holofotes de uma hora para outra. Ela só passou a ter mais visibilidade em 2010 e depois que viram seu potencial perante o público (em parte por auto-identificação, por ela ser uma menina feia, desajeitada, sem confiança, wota...). Ela gostemos ou não conquistou o seu espaço. Claro que ter ganho a simpatia do Akimoto ajudou e nos últimos tempos foram dados espaços e oportunidades a ela que a outras, nem em sonho. Aí você some o fato de ter passado por escândalo, com direito a saída do grupo (e ida para o HKT) e tudo. Pronto. Você tem a imagem perfeita de alguém que passou por tudo e conseguir "chegar lá". Quer uma mensagem melhor que essa para as novas gerações de membros? 

Não quero bancar o sabichão, mas quando teve a "punição", eu escrevi aqui que aquilo não era um castigo coisa nenhuma, seria bom para ela. Ela não tinha margem de crescimento mais no AKB, mesmo com o Akimoto passando a promovê-la. Foi mandada para HKT. E cresceu (assim como o grupo, graças à ela). Como membro (ganhando liderança e respeito das demais meninas do HKT), como pessoa (mais profissional e dedicada) e perante os fãs (conquistou mais fãs do que perdeu). Resultado: conseguiu aquilo que antes não poderia. Eu não acreditava que a ida dela para lá seria suficiente para alçá-la ao topo, talvez roubar o lugar da Yukirin... Mas ela, aí tenho de admitir, superou as expectativas e nos surpreendeu. Virou um monstro (no bom sentido) e chegado o sousenkyo... como já disse, mais votos dos wotas e menos dos fãs casuais (para quem muito da evolução dela é invisível) e aí: surpresa feita. Tenho certeza que por essa nem o Akimoto nos seus mais molhados sonhos poderia imaginar. Que aquele push e a punição mandrake resultariam na nova número 1. Algo que não deixa de ser um problema para ele, uma vez que está ocupando um lugar que deveria ser de uma das "substitutas da Acchan". Entre prós e contras, o primeiro lugar da Sasshi é o emblema maior desses novos tempos no grupo. Vamos ver daqui pra frente se serão bons ou ruins. Se essa mudança vai ser suficiente para evitar de o AKB virar um novo moribundo como o Morning Musume.


Nenhum comentário: