sábado, 9 de novembro de 2013

Kashiwagi Yuki 3rd Solo Live

Antes de finalizar os posts com shows antigos, deixa eu falar de um show recente. Fresquinho, acontecido na última quinta-feira. Foi a vez de ir até o Yokohama Arena ver o show "Nete mo Samete mo Yukirin World ~Motto Muchuu ni Sasechauzo~" da graciosa Yuki Kashiwagi, também conhecida como Yukirin, uma das top do AKB48. Ela não figura entre minhas meninas favoritas do grupo, mas sem dúvida é de longe aquela que eu mais respeito entre as senbatsu. Porque ela, diferente da esmagadora maioria, sempre quiz ser uma idol, gosta de ser uma idol e quer continuar sendo uma idol. Aliás, "uma" não. "A". E cá entre nós, está se saindo muito bem nesta empreitada. Para garantir mais um pretencioso passo nesta direção, ela realizou o seu terceiro show solo no famoso ginásio construído em 1989, com capacidade para 17 mil pessoas. Tirando a área do enorme palco e quipamentos... haviam cerca de dez mil lugares à disposição. O dobro do segundo show, em fevereiro. E de longe o maior show solo já realizado por uma membro (ou ex) do grupo até hoje. Ingressos via sorteio para quem comprasse o seu segundo single, via sorteio por site na internet (onde eu ganhei o meu), via venda convencional e... ainda sobraram alguns ingressos, devidamente vendidos no dia, lá na porta. Sim, apesar da dificuldade óbvia de juntar tantos wotas (fãs da Yukirin, aquela top que o Akimoto gosta de relegar a um segundo plano) em pleno dia útil, eles conseguiram e lotou.

Saindo da estação de Shin-Yokohama já dava para ver a movimentação. Seguindo para a esquerda, você vai para o Nissan Stadium, para a direita, você vai para o Yokohama Arena. Basta seguir pelo elevado que você chega até a porta do local. Muita gente... maioria homens, maioria wotas, muitos do tipo hardcore... ao chegar no local e me deparar com o mar de gente na porta do ginásio, eu tive a certeza: o negócio vai ser épico. E foi. Como cheguei cerca de uma hora antes do show, a fila para a banca de goods do lado de fora já estava pequena. Não curti muito as tranqueiras, achei feinhas. Camisetas, toalha, penlight, chaveiros... esses últimos sim, eram dahora mas como o limite era até dez por pessoa, já viu. Esgotou rapidinho. u___u Me restou me contentar com uma toalha (que tem uns "bolsos" nas pontas para colocar as mãos. que engraçado) e um penlight (luz constante ou pisca-pisca. oito cores diferentes. num é brinquedo não!). Creio que já havia ido antes ao local uma vez para ver um show, mas faz tempo, antes desse blog existir. Muitos arranjos florais e muitos staffs. Me dirijo até meu local, que como pode-se ver pela última foto, era na segunda arquibancada, bem longe mas de frente pro palco. Mas deu pra ver ela mais de perto no decorrer do show, detalhes adiante. A produção não deixou a desejar e o que se viu foi, na minha modesta opinião, o melhor show relacionado ao AKB já feito até hoje. Simplesmente impecável em todos os aspectos. E sem precisar recorrer a "anúncios bombásticos" para chamar a atenção.


Fácil fácil eu diria que este show foi mais bonito que os outros do grupo que eu já vi. Palco enorme parecendo um castelo com um 'circo' no lado direito onde ficava a orquestra. (sim, teve uma orquestra além de banda. e claro, ela cantou tudo, nada de lip synch) Um pequeno palco central com formato de bolo. Sete telões. Uma gaiola que a erguia sobre o público e passeava do palco até a outra ponta do ginásio, perto de onde eu estava, e que era usada para deixar ela no palco central. Mais uma grua que a erguia (como no segundo show) sobre as pessoas, que também se movimentava, andando pelo corredor central (seta menor). Para dentro desse corredor ficavam as pessoas sorteadas pelo cd. Do lado externo, o resto. Luzes, som, papel laminado, fumaça, bolas autografadas que ela atirava... teve de tudo que alguém poderia querer e tudo muito produzido. Se tivesse que achar um defeito... diria que foi o fato de ter começado quase dez minutos atrasado. E só. Ela apareceu pendurada numa cadeira no centro do ginásio e desceu até o palco cantral, vestida de noiva. Apoteótica abertura, com direito a cada um dos telões mostrando imagens de uma câmera/ângulo diferente. Ela cantou "Birthday Wedding" e "Seigi no Mikata ja nai Hero". Transportada pela gaiola para o palco principal, rápida troca de roupa e os hits do AKB "Flying Get" e "Give Me Five!" com um pandeiro. MC e um vídeo fazendo introdução para sua aparição com novo figurino e, usando a grua pela primeira vez, ela canta "Romance Kenjuu" (amei! meu momento favorito). Seguem-se "Kuchi Utsushi no Chocolate" e "Namida ni Shizumu Taiyou".

Segundo MC e ela fala da pressão e da expectativa em torno deste show. Fala das muitas idéias de coisas para fazer que ela teve, então ela pega um violão e canta "Rainy Day". Já diria aquele apresentador, "quem sabe faz ao vivo". Quantas no grupo poderiam fazer isso? Yukirin mitando. Troca de roupa, ela reaparece num lindo vestido vermelho e canta, acompanhada pela orquestra, "Shortcake", "Chinmoku" e "Kazanbai". Neste momento ela é erguida pela gaiola e vai até a outra ponta do ginásio, sendo deixada lá embaixo no final. Se me recordo bem, foi aqui também onde ela esqueceu a letra por um instante. /Ayumi Hamasaki feelings Quando reaparece, já no palco principal e com outro figurino, uma breve introdução e ela canta "Anata to Watashi", música que ela compôs e dedica ao fãs. Seguem-se "Demo ne Zutto" e "Ashita mo Waraou". Mais uma troca de figurino (foram inúmeras, até perdi a conta) e ela canta "Skirt, Hirari". Um MC com ela falando da ligação com os fãs, que seus sonhos são também os sonhos dela. "Gingham Check", "Juuryoku Sympathy" e "Kimi no koto ga suki dakara" com uma intro no violão. Um dos momentos onde o público mais se animou. Para fechar, breve discurso e "Yokaze no Shiwaza". Ela se retira, acabou o show. Mas claro que tem encore. E aí, vídeo mostrando momentos do "French Kiss"... já deu pra imaginar o que viria. Contagem regressiva na tela e, ressurgindo das trevas, lá estava a sub-unit reunida novamente. Akicha e Kuramochi se apresentam, elas falam de como faz tempo que o trio não se via e cantam "If".

Já se foram vinte músicas e mais de duas horas de show, mas nem parece. Depois segue-se um medley com "Kakkowarui I Love You", "Saisho no Mail" e "Romance Privacy", com as três andando pelo corredor externo (seta maior), ficando em contato direto com os fãs. Para encerrar a aparição do trio, breve discurso e elas cantam o primeiro single, "Zutto Mae Kara". Elas se despedem, mas ainda teria mais. Segundo encore, só com a Yukirin agora. Com efeitos especiais ao fundo, ela canta o single mais recente do grupo, "Heart Electric". Discurso de agradecimento final, com ela falando da felicidade que sente e de como aquilo já estava reservado para ela como destino. Yukirin não só gosta de ser idol como se esforça de verdade para ser uma. E ela sabe como fazê-lo, sabe como escolher bem as palavras em seus discursos, de maneira a "fisgar" os fãs. É interessante como ela ao longo do show usa as palavras "ouen shite kudasai", passa para "tsuite kite" e termina, em sua despedida após finalizar a noite com "Enkyori Poster", usando "koishite". E ainda manda um beijo pro público. S2 Querer mais o quê? Só me resta tirar o chapéu mesmo, a mina é foda. Bela setlist, bem diferente da anterior e misturando músicas mais lentas e outras mais "idol". Também meticulosamente planejado por ela. Teve como sempre caretas, momentos emocionados... faltou chorar, Yukirin! =( Se tivesse idol tears, esse show seria antológico. De qualquer maneira, eu recomendo que assistam o dvd quando sair, para verem o que é um mega-show de uma idol de verdade.


Leio num site que foram ao todo dez figurinos. Num show de quase três horas de duração, bem mais longo que os anteriores. Em um dos vídeos mostrados no telão, já no final do show, teve imagens dela em eventos e akushukai, mostrando a interação com os fãs. Fãs que participavam do espetáculo trocando as cores dos penlights conforme as músicas, iluminando o local hora de azul, vermelho, branco... Depois de "Heart Electric" ela atirou pro público o dedal característico do single, que ela mesma confeccionou em formato de coração. (daqui alguns dias deve aparecer em algum leilão virtual sendo arrematado por 200 mil ienes...) No final das contas, só fiquei sentindo falta de algumas lágrimas e... faltou ela graduar. =P (pow faz tempo que ninguém gradua no grupo né. que coisa incômoda!) Agora mais do nunca tenho certeza que ela, saindo do AKB, terá um belo futuro pela frente. Mayuyus, Parurus, Jurinas e outras similares tem que comer muuuuuito arroz e feijão pra chegar nesse nível. E tenho dito.

Nenhum comentário: