terça-feira, 5 de novembro de 2013

Alguns shows com algumas idols

Bom, deixa eu falar um pouco de alguns showzinhos que andei vendo durante as férias do blog. Boa parte deles sem fotos tiradas por mim ilustrando o post por causa do naufrágio do meu iphone, mencionado no post anterior. ^__^' Pra facilitar vou seguir uma ordem cronológica aqui. Primeiro teve um mini-live/high touch-kai do After School no dia primeiro de outubro. Não, não sou fã do grupo. De nenhum grupo coreano na verdade. Afinal... elas são koreakongs. =P Nah, não sou racista assim, é só brinks. (agora, que as koreakongs abusam das cirurgias plásticas e isso me incomoda, isso é vero) Se for kawaii, tá valendo. E aí que fui ver este After School afinal eu sabia que tinha umas meninas kawaii lá, afinal já tinha visto a sub-unit Orange Caramel antes. Tenho nada contra o K-pop, tem algumas músicas até legaizinhas, contagiantes. E o tal do After School neste dia estava promovendo o lançamento de uma dessas, o single "Heaven", primeiro single japonês delas após quase um ano e meio. Single este que veio a vender quase 20 mil cds. Não me perguntem sobre as músicas que elas cantaram, só sei que teve também a b-side "Crazy Driver" que achei a melhor música apresentada ali e outros singles anteriores. Não teve muita música afinal era um mini-live né, ali na praça da fonte, no subsolo do Sunshine City em Ikebukuro. Local onde a esta altura já vi vários mini-lives.

Seguiu o mesmo esquema de sempre, com cds vendidos numa banca lateral garantindo um ticket para participar do high touch-kai ao término das apresentações. Foram duas. Em ambas vestiam as mesmas roupas que creio sejam do single, sei lá. Estavam todas bem maquiadas, mini-saias, roupas cintilantes... pareciam pu... deixa pra lá. ^__^ O grupo além do trio do Orange Caramel, tem outras cinco meninas. Elas dançam bem mas não me pareceram tão simpáticas... fiquei acompanhando de longe o high touch-kai e elas me lembraram as meninas do Berryz Koubou, assim meio "protocolares". Tinham uns fãs com cara de coreanos e alguns caras bem estilo kimoi otaku... no final, até que tinha um número razoável de gente ali, parecido com o do evento do Berryz também. Haviam seguranças pra caramba e lembro que não consegui tirar nenhuma foto decente. =/ Lembro ainda que elas receberam um monte de presentes, mais do que estou acostumado a ver em eventos do tipo. Pra matar o tempo até que foi legalzinho ver essas 'idols coreanas'. (eu lembro de umas meninas perto de mim chegando e comentando assim "hmm quem são essas aí, você conhece?" "sim, é o After School... umas idols coreanas")

Já no dia seis de outubro foi a vez de ir até Harajuku para uma nova edição do "Harajuku Kawaii!! Fes". É um mega-evento que agita as já normalmente movimentadas ruas do bairro durante dois dias com shows, palestras e desfiles de moda em diferentes endereços. Eu fui no segundo dia do festival e só fiquei em dois locais, no Harajuku Quest Hall e no Harajuku Astro Hall. Esse evento atraiu bastante gente (inclusive muitos estrangeiros) afinal a entrada era gratuita, bastava fazer uma inscrição prévia no site. Depois era chegar lá e pegar uma sacola de pano bem "cheguei" que servia de ingresso pra entrar nos lugares. Foi legal que neste dia pude usar pela primeira vez por aí minha camiseta do Passpo com autográfo da Nachu. S2 Tirando as filas enormes, foi bem divertido. Apesar de ser voltado pro público feminino, graças à inclusão de alguns grupinhos idols no evento, tinha bastante wota por ali também. No final acabei não vendo as principais atrações (Shoko Nakagawa, Kyary Pamyu Pamyu, Denpa Gumi-inc...), mas ainda assim vi: primeiro o Tempura Kidz, um grupo de lolis que eram (ou são, sei lá) dançarinas da Pamyu Pamyu. Com todo respeito, mas aquele visual 'lady-gáguico' não é pra mim. Credo. Só vi aquilo pra poder guardar um lugar bem perto do palco para a atração seguinte: Up Up Girls Kakkokari. =D Já estava na hora de rever a Sekki. S2

Elas cantaram "Samurai Girls", "Beautiful Days!", "RespecTokyo" (claro, né. "Harajuku now!") e "Uppercut!". Detalhe que neste dia como o tempo era curto elas não fizeram a tradicional apresentação pessoal longa, com a Akari fazendo os movimentos de karatê e tals. Só falaram os nomes. Elas usavam a roupa do single "Samurai Girls", com aquelas ombreiras. Apesar de curto, foi a mesma agitação frenética de sempre. Depois elas ainda teriam akushukai e participariam dos desfiles, mas não tomei parte de nenhum deles. Perdão, Sekki! Na sequência veio o PPP! Pixion, que parece que a cada apresentação que eu vejo tem menos integrantes. .___. Razoável. Assim como a atração seguinte, You Kikkawa. Assim como o Up Up, ela é uma ex-trainee do H!P, que agora segue carreira solo. Achei ela ali ao vivo bem mais legal que nos vídeos... e bem mais gordinha também. ^__^ Tenho quase certeza que foi a primeira vez que vi ela, apesar de já ter tido inúmeras oportunidades antes em outros festivais. Para completar a sequência de idols, o Passpo. Hora de rever a Nachu. S2 Achei curioso que elas estavam vestindo o uniforme verde do best album. Macocchan estava ausente, com outros compromissos. Elas cantaram "Love Diary", "Pretty Lie", "Cosmic You" (b-side do novo single) e "Wanted!!". Apesar de curto e do grupo estar desfalcado, foi bem divertido também. (claro né, impossível não ser legal se tem "Pretty Lie" ;) ainda mais com a Nachu assumindo o posto da Macocchan)


 Essa apresentação foi especial porque teve um 'parabéns pra você' para a MioMio, afinal era aniversário (19 anos) dela exatamente nesta data. Ela não chorou mas estava emocionada. Parece que rolou surpresa das colegas no backstage. No palco só um MC um pouquinho mais longo. Bem que queria (deveria) ter ido no akushukai falar com ela, mas... nem fui também. Fui para o outro palco ver mais shows. Perdão, MioMio! (em tempo: já que estou falando de Passpo, fica aqui a dica para este vídeo da Aipon. yabaisu!) No Astro Hall foi a vez de rever a dupla Kurikamaki, que agora já não ficam mais só fazendo covers, parecem já ter algumas músicas próprias e uma fanbase fiel. Em seguida, a maravilhosa Natsuko Kondo. Não a via já a quase um ano, até porque ela anda mais focada na sua grife do que na carreira musical, o que é uma pena. Ela pode não ter muitos fãs, mas ela canta e toca MUITO. Linda e engraçada, sabe agitar e emocionar como poucas e ainda ficou apontando e olhando pra mim durante o show. *___* De longe minha cantora underground preferida, Nacchan pegaeu! Volto ao Quest Hall, que parece, surpreendentemente, mais vazio que outrora para ver pela primeira vez a tal de Shiho Nanba. Não conhecia ela, achei até que interessante. Me chamou a atenção seu vestido que parecia a antiga bandeira do Império Japonês e sua voz (não quando está cantando), fina e ofegante, parece uma personagem de anime que faz força pra conseguir falar. kkkkkk

Encerrando o festival para mim, teve as apresentações de duas bandas de meninas, o Negoto (já perdi a conta de quantas vezes as vi ao vivo. continua legal, mas acho que as músicas mais antigas eram melhores) e o Akai Kouen (um grupo que eu tinha bastante curiosidade em ouvir, afinal elas vêm ganhando bastante destaque nos últimos meses. queria ver se elas eram tão interessantes assim e... há de se admitir que são criativas e fogem do padrão, mas... não curti. principalmente a nóia da vocalista fantasmagórica e seus berros). Acho que a esta altura a multidão devia estar no outro palco vendo a Pamyu Pamyu, por isso esse palco estava tranquilo. Já no dia dez de outubro, foi a vez de ir até um local que eu não conhecia, o pequeno Shindaita Fever, para ver o show especial "10th anniversary One BIG Step Beyond" do OreSkaBand. Impressionante, elas já tem dez anos de estrada, parece que vi elas despontando ontem... como o tempo voa. Falando do local, é um bairro vizinho a Shimokitazawa, mas com bem menos bares e comércio. A casa, no subsolo de um prédiozinho, fica quase de frente para a saída da pequena estação Shindaita, que só tem uma saída de frente para uma larga avenida. É uma casa pequena, com capacidade para cerca de trezentas pessoas. Estava lotada neste dia, pelo menos. Não tinha nada de especial no palco, na verdade, só daria pra alguém perdido ali saber que se tratava de um show especial graças aos longos MCs com elas falando de tudo que já aconteceu até aqui e das mudanças que elas planejam para o futuro.

Eu estava meio cético quanto a este show exatamente por causa disso, mudanças. Elas andam com um discurso de amadurecimento, novos horizontes e blablabla. No último cd delas (Hot Number) já deu pra perceber essa mudança, com músicas menos dançantes/alegres, algumas mais pop que de costume e outras já puxando pro jazz. Não curti, achei o pior cd delas até aqui. Some a isso o fato delas terem participado de um single bobo da Mayuyu e de terem ido fazer show no terceiro mundo, da onde nem sei como conseguiram voltar vivas... (kkkkkkkk ok, isso num é demérito. foi bastante digno elas terem extendido a turnê americana até o Brasil e terem feito um show inédito por lá. agora, não é só mais dublador véio que se apresenta em terras tupiniquins...) O fato é que não esperava lá muita coisa deste dia e acabei sendo gratamente surpreendido por um baita show, graças ao fato delas terem tocado um repertório com um monte de músicas antigas. ;) Só achei o público meio 'comportado' demais. Mesma coisa que eu senti no último domingo, dia três de novembro. Fui até Daikanyama numa outra casa que não conhecia, o Daikayama Unit, para rever o Jinn no "Follow The Seeker Tour Final". Outra casa pequena no subsolo de um prédio na esquina da antiga Yamanote-doori num ponto perto da estação. Não é difícil achar, bem mais rápido que o Loop. Com capacidade de cerca de seiscentas pessoas, estava praticamente lotado para o último show da turnê comemorando o lançamento do álbum e os, coincidentemente, dez anos do grupo.

Talvez os públicos desses shows estivessem assim porque já são tudo velhos, afinal dez anos né... =P O fato é que para este show eu tinha uma boa expectativa e fui correspondido, felizmente. O Jinn assim como o OreSkaBand teve um período de certo sucesso mainstream graças a anisongs, mas depois voltou ao cenário alternativo. Porém, diferente da outra banda, eu acho que o Jinn tem melhorado com o passar do tempo e seu último cd eu considero o melhor deles. Baita álbum que seguramente estará no meu top 10 no final do ano. O show foi foda, como sempre, apesar de não terem tocado minha música favorita "Malachite". Teve dois encores e uma parte acústica (pela primeira vez com os quatro, não só a Hiitan e o guitarrista) onde tocaram uma música inédita da época amadora deles, "Aguri". Anunciaram que em breve, também pela primeira vez, farão uma tour pelos EUA. De diferente, teve um telão atrás deles passando imagens do grupo ao longo dos anos, durante a última música. Se fosse pra achar algum defeito, eu diria que... foi o fato da Hiitan não ter sensualizado como de costume. =D


Só pra não dizer que não tem nenhuma foto minha aqui: fachada do Daikanyama Unit (bom, atrás das árvores, né. ^__^' ), palco antes do show começar e na volta, já na estação aqui de casa, uma cena difícil de se ver: o trem com pintura do clássico anime Galaxy Express 999. Só tem um andando na linha, então tem que dar sorte para conseguir avistá-lo. No próximo post, mais shows das últimas semanas.

Nenhum comentário: