quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Sakichan e Up Up nas vésperas do natal

Sim, o natal já passou mas eu ainda tenho de falar de mais aventuras ocorridas antes do dia 25. Este período de fim de ano borbulha de atividades disponíveis por aí e segunda-feira foi dia de ir até Takadanobaba, um bairro no qual eu não costumo andar muito, para ver a peça com a Sakichan, do Asfi, da qual eu havia comentado antes. O bairro fica entre Shinjuku e Ikebukuro, mas não tem o mesmo 'prestígio' dos outros dois. Cortado pelo rio Kanda (o mesmo que passa por Akihabara e por perto do Tokyo Dome), abriga uma das principais universidades de Tokyo, a Waseda. Por isso tem uma mescla de residências com comércio, principalmente bares. Por ali tem umas quebradas bem sinistras (pros padrões japoneses, claro) e numa delas fica o minúsculo teatro Rabinest. Saindo da estação, você depara com o Big Box, que abriga boliche, restaurantes, karaoke, piscinas... Descendo até a Waseda-doori (a maior avenida do bairro), basta seguir à direita alguns quarteirões até chegar numa grande loja de roupas da Aoki, num cruzamento. Ali você segue para a esquerda e esquerda novamente na primeira quebrada. O tal Rabinest na verdade seria a garagem subterrânea de uma pequena casa que abriga um restaurante em cima. Não dá pra esperar grandes coisas portanto das instalações, bem precárias. Um muquifo mesmo. O tal teatro não abriga mais de umas setenta pessoas, expremidas nuns bancos duros com uma almofadinha em cima.

O palco surpreendentemente é até grande, perto do resto. Do lado de fora, na rampa, estavam os arranjos florais. No hall improvisado, a banca de goods, onde peguei as trading photos da Sakichan e o panfleto autografado pelo elenco. Isso mais o ingresso, comprado na hora, me renderam alguns pontos na cartela de prêmios. Acumulando pontos você pode receber brindes, fazer akushu, tirar 2 shot... sei lá se vou algum dia voltar naquele lugar, mas peguei a cartela de qualquer modo. Em meio a um público formado só de japas de meia-idade, daqueles otakus bem estereotipados, me senti um pouco mais confortável quando no som ambiente, antes da peça começar, colocam Rondonrats pra tocar. =D Sério, muito loko isso, tocou até a cover de "Banzai Venus" do SKE48. A peça "Luculia Clear", organizada por um grupo de teatro chamado Megamiza Athena, esteve em cartaz nos dias 21, 22 e 23, com duas sessões em cada. Eu fui na última sessão. Além da Sakichan, estavam no elenco as duas cabeças do grupo, Hiromi Yamakawa (vivendo a protagonista Luculia) e Yuiko Koga (comediante conhecida pelo apelido de "Shanghai". vivendo a rena Loccas). As duas eram as mais velhas do jovem elenco, onde durante o decorrer da peça as meninas viviam suas personagens principais mas também quebravam galho interpretando coadjuvantes. O figurino era até bom, pra uma produção com tanta cara de 'pecinha de colégio' como essa. 


A historinha girava em torno de uma escola de aprendizes a papai noel (ou mamãe noel, no caso). Nela, as alunas de mais destaque (e rivais) eram a Luculia e a Krema, vivida pela Sakichan. Tinha ainda a Viola (Kazuno Sato) e o Dugan (que seria o único garoto -ou seria uma lésbica? enfim, tanto faz- do pedaço. tarado, claro. vivido pela Asuka Maeda), além da rigorosa professora Illumina (Yuzuki Akiyama). As alunas têm de conseguir realizar um pedido de natal de alguma pessoa para serem aprovadas. Aí a Luculia e a Krema resolvem ajudar as amigas Mizuki (Saemi Shinohara, a mais engraçada delas. já fez parte do finado Ebisu Muscats) e Koeda (Risa Mitadera), respectivamente. Elas são muito próximas e estudam artes plásticas, tendo aulas com a maluca professora Touno (Mizuha Tsujino), por algum motivo fissurada em roupas íntimas. .___. Mas o destino acaba separando elas, quando a família da Koeda se muda para adivinhem onde? O BRASIL!!!! Muito loko isso, depois dizem que coincidências não existem. Tanto Luculia quanto Krema acabam tendo sucesso, à sua maneira, e conseguem ser aprovadas. Luculia, mais boazinha e passional, com a ajuda das renas Loccas e Mark (Alice Hino) leva a Mizuki até o Brasil para reencontrar a amiga e se desculpar, por terem brigado antes da separação. Krema, personagem egocêntrica e arrogante, termina para elas o projeto de quadro que elas tinham mas ficou inacabado. Tem ainda a bruxa Semiramis (tiraram da mitologia grega esse nome), também interpretada pela Mizuha, que tenta atrapalhar em vão a Luculia.

O principal toque cômico é dado pela Yuiko, fazendo caretas, piadas e imitações. Rola um certo improviso na peça e chama a atenção quando elas, para ilustrar o Brasil, aparecem uma com roupa de carnaval, outra fazendo cosplay de paniquete e uma de jogador de futebol com máscara do Neymar. kkkkkkkk Cabe um aplauso pra Kazuno por, fazendo a paniquete, ter se dado ao trabalho de aprender umas palavrinhas em português ("bom dia", "você é japonesa?", "fala português?" e tals). Eu estava na segunda fileira, de cara pro palco e pude acompanhar tudo bem de perto. Na hora que as renas levam Luculia e Mizuki para o Brasil, elas atravessam uma tempestade de neve e aí caiu do teto espuma de sabão sobre o palco e sobre nós ali na frente. =D Teve ainda o momento quando a Touno mostra pras alunas sua "obra-de-arte", um tapete de sutiãs... ela pegou e ficou jogando o tapete sobre o público, pra enroscar de propósito na cabeça do pessoal. =P Ainda bem que ela não jogou na minha direção, que vergonha. Já bastava eu ser o único gringo ali (se duvidar o primeiro a pisar naquele muquifo até hoje... =P ). Em termos de atuações, achei muito boas a Saemi e a Risa, que diga-se de passagem é da agência Horipro, a mesma de Myao, Kasai, Sumire... Do resto, não dava pra exigir muita coisa. A proposta nem é essa, não há grandes pretensões ali. Diferente de outras peças maiores que costumo ver, ali era pra ser encarado tudo como uma brincadeira. E pelo visto elas se divertiram bastante, conforme seus discursos emocionados ao término da apresentação, na despedida.


Só a Saemi e a Yuiko não choraram. A Sakichan... chorou horrores, parecia que tinha perdido a mãe. Ela nitidamente se esforçou bastante, mas não leva muito jeito pra coisa. ^__^' (o que também não importa tanto, convenhamos. está cheio de ator e atriz sem o dom pra profissão, seja no Japão ou mesmo no Brasil) Ela não errou ou esqueceu nenhuma fala, já é um começo. Vale lembrar que foi a primeira vez dela fazendo algo do tipo, logo de cara numa das personagens centrais da história. Vou ter de encontrá-la algum dia pra falar que estive lá, porque creio que ela do jeito que estava nervosa nem percebeu. No seu blog ela comentou do aprendizado, insegurança, nervosismo e no final, tristeza pelo fim da peça após ter se dado tão bem com as outras do elenco. Vamos ver se ela receberá outras oportunidades do tipo. Espero que sim. Em tempo: durante a peça usaram como trilha sonora várias músicas de artistas ocidentais, incluindo Avril Lavigne (que SEMPRE toca antes dos shows e eventos do Passpo...). Bem, vou aproveitar o post para falar também da terça-feira quando fui ver de novo o Up Up Girls Kakkokari (eu tinha prometido pra Manami né, promessa é dívida). Mas antes de ir para lá, passei em Shinjuku na loja da Tower Records para dar uma atualizada em como andam as coisas por lá e comprar os dois cds e o dvd da foto lá em cima. Um é o álbum "Pinpoint" do Bump.y. Melhor que o anterior no geral, mas peca por ter só dez faixas e nenhuma delas é tão cativante quanto "Kiss!". O estilo meio infantil do cd combina com uma parte das faixas. Ele veio com uma capa alternativa adivinha de quem? Nanami. S2

O Outro é o single "Niji iro Mosaic/Enjoy!! Enjo(y)!!" do Up Up, que eu comprei ali ao invés de pegar no evento de lançamento em seguida porque: 1- eu não iria participar do akushukai e 2- comprando ali eu teria direito a um trading card randômico. Num momento de sorte rara (papai noel?), tirei um card da Sekki. S2 Eu gostaria de pegar o mini-pôster, mas em Akihabara teria o da Akari apenas. Da Sekki só em Nagoya. ;___; O single é legal mas não se aproxima dos melhores delas no ano. Principalmente porque "Enjoy!! Enjo(y)!!" no cd tem muita distorção de voz, achei uma porcaria. Ao vivo é muito melhor. E por fim peguei o dvd novo delas com imagens da última turnê e na íntegra o one-man em Akasaka, ao qual eu não pude ir. Vou assistir ele algum dia desses. Na seção de idols da loja, um monte de coisa do Up Up. Stand da Izukoneko, do Watarirouka (com direito a roupa do clipe "Shounen yo Uso wo Tsuke!") e dois stands do Denpa Gumi.inc (com direito a roupa, imagens num televisor e fotos do filme "Innocent Lilies", cujo dvd começou a ser vendido neste natal). Bem, o mini-live. Ele foi realizado do outro lado da cidade, já em Chiba-ken na verdade, no enorme shopping LaLaport Tokyo-Bay. Nesta época do ano escurece cedo e aí deu pra conferir a iluminação do local, nada muito grandioso. Saindo da estação de Minami Funabashi (um pouco antes do Makuhari Messe), você segue por um caminho embaixo da linha do trem até o shopping, em meio a colunas coloridas e jardins.



O showzinho foi realizado num grande espaço no térreo do prédio norte (o shopping tem três prédios distintos). E nisso eu cheguei em cima da hora já, porque me perdi por lá. .___. Eu estava procurando no prédio errado. ^__^' Ao chegar, me deparo com aquela pequena quantidade de wotas (cinquenta?) e mais alguns curiosos. Estava bem vazio mesmo, por vários motivos compreensíveis: elas estão com vários shows nesta época; era um dia de semana; véspera do natal; feito num local já fora da cidade; concorrendo com vários outros eventos e shows por aí (como o mega-show do Perfume no Tokyo Dome); frio... Não dava pra esperar muita gente, mas pelo menos os bravos fãs que compareceram foram presenteados com figurino novo! =D Na última foto, que não é de minha autoria, dá pra ver um pouco. Aparece melhor neste vídeo, upado no canal oficial. (foram rápidos desta vez hein?) A roupa, como explicado no MC, foi idealizada pela Ayano, que queria dar um visual mais 'fashion' pro grupo. Ela disse que Sekki, Moritii e Sengoku ficaram com saias pois são as membros mais 'femininas', pra protestos da Konatsu. (eu também não sei se concordo muito, mas enfim) Simples, mas diferente, tá valendo. Não vamos esperar figurinos muito sofisticados de um grupinho underground, né. Elas cantaram "Niji iro Mosaic", "Starry Night", "Chopper☆Chopper" e "Enjoy!! Enjo(y)!!". Curto, mas adorei a escolha das músicas.

Não foi agitado como de costume, os poucos wotas presentes pareciam intimidados. Tanto que fiquei EU puxando os calls. =/ Apesar da maratona, não pareciam cansadas. Nem com frio. Bom, meninas japonesas estão acostumadas a ficar com perna de fora no inverno, normal. Aprendem isso na escola, com aquelas saias curtas que elas usam de uniforme (e que elas encurtam mais ainda pra chamar atenção). Teve apresentação pessoal, falaram dos shows pela frente e depois teve o akushukai. Eu subi e fiquei acompanhando lá de cima. Corrido como sempre. Deve ter durado uns quarenta minutos. Reparei em algo que não tinha notado ainda: elas não recebem presentes. É proibido? Fala sério, coitadas. Aposto que pra essas meninas se você der uma marmita elas já ficar super contentes. =P Não tinha tantos staffs e aí percebi vários curiosos tirando fotos. Eu só fiquei olhando mesmo. Ganhei tchauzinho da Konatsu. =) No final, agradecimento e... foram embora? Nada. Primeiro foram ali do lado cumprimentar o cara do som. Depois foram pro outro lado cumprimentar os staffs da mesa de vendas. Que máximo isso. Bem diferente de certos grupos *cof cof AKB cof* onde as meninas parece que são ensinadas a ter nariz empinado. Ali não tem camarim nem nada, então logo após a despedida já foram saltitantes andar pelos corredores (no que eu, sem querer, topei com elas) rumo a saída do shopping. Foram em direção à saída que dá para o ponto de ônibus. .___. Não. Não quero acreditar que os caras fizeram as meninas ir embora de busão. Torço pra que a van da produção estivesse estacionada por lá, porque olha... tadinha da minha Sekki. =(

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