domingo, 22 de dezembro de 2013

Music for All, All for Gordamina

Vamos neste post falar do festival que eu vi neste sábado, o "Music for All, All for One 2013". Realizado no Ginásio Nacional Yoyogi (que apesar do nome fica do lado da estação de Harajuku), com capacidade para mais de 13 mil pessoas. Um festival de grande porte, que foi criado em 2011 em referência ao trágico tsunami daquele ano. Fui naquela primeira edição (antes do nascimento deste blog) e vi entre outros o AKB48 e o Kara. Desde então ele se repete, sempre em três dias por volta do natal ali naquele ginásio. A única coisa que mudou foi que antes era promovido pelo Lawson e hoje, pelo Family Mart (troca de kombini portanto).  Como todo festival desse tipo (palco único e lugares numerados), tem seus prós e contras. De um dos principais pontos negativos, desta vez, eu escapei: peguei um lugar bom na arena, lá embaixo mais próximo ao palco. Quando cheguei ao local, pouco antes de 30 minutos para o início, o local estava quase vazio. Assustei. De abertura se apresentaram duas cantoras iniciantes: primeiro a tal de Una, que cantou duas músicas e depois a tal de Luhica, cantando apenas uma. Ela tem uma pinta meio Juju. Nenhuma das duas parece grande coisa, mas tudo bem. Depois veio o Shota Shimizu, um cara que eu não gosto mas respeito. Tem uma ou outra música legalzinha, é bem simpático e brincalhão e ainda dá uns pegas na Miliyah.

Quando faltavam menos de cinco minutos para o show dele, a multidão deu as caras e lotou o ginásio. Não sei daonde vieram todas aquelas meninas, assim de repente. (o público era variado mas nitidamente tinha mais mulheres. apesar disso, de ambos os meus lados tive como vizinhos, caras. =/ ) Lá fora a banca de goods não parecia lotada então não sei o que houve. Aí começou um segmento bem sacal. Só boybands. *argh* Primeiro o tal de Dish//, que não sei porque raios ficam carregando guitarras se eles não tocam. Não seria mais fácil dançar sem aquilo? Eles são metidos a engraçadinhos, só que não. Entraram com roupa natalina e usando pernas-de-pau. Em seguida veio o Choutokkyu, boyband super genérica. Vale notar como as fãs desses grupos são 'mortas', agitam nada. Deviam aprender com os wotas como se faz. Sério, me dá depressão ficar olhando o como elas "agitam". Acabou? Nada, ainda tinha mais uma: Da-iCE. Se não fosse pelo número diferente de integrantes eu teria achado que era o grupo anterior ainda. Aí finalmente pararam com as boybands, mas o nível não melhorou. Veio o Faky, grupinho de garotas super-pretensioso (elas se definem como as verdadeiras representantes da 'mulher de Tokyo'. sério) do qual eu já tinha ouvido falar. Elas podem se achar o quanto quizerem, mas fazendo a musiquinha que elas fazem... uma cópia preguiçosa de músicas de sucesso ocidentais, nada mais que isso. E sem essa de querer chamar a atenção por ser um grupo de mestiças, já tem gente fazendo isso. 


O festival não estava fácil de engolir, mas pelo menos tinha o palco e o seu show de luzes salvando. Ele era bem bonito, com estrelas, lua e umas nuvens que se iluminavam de várias cores e em inúmeros padrões distintos. Nas fotos acima dá pra ver mais ou menos como era em 2011 e neste ano. Eles realmente costumam caprichar nesse aspecto. O negócio começou a melhorar um pouquinho com o E-girls. Eu acho curioso como o grupo lembra muito diversos grupinhos idols (em especial o Predia), mas a mulherada aceita numa boa, gosta. Dos outros não. Muito menos de seus fãs (wotas). Só porque o E-girls é relacionado ao Exile... "ah aí pode. elas sim são legais". u__u Aliás, o que um padrinho forte por trás não faz né. O E-girls é um grupo que vende um pouco mais que alguns grupinhos idols por aí no entanto já recebe um tratamento completamente diferente da mídia, até no Kouhaku elas participam. Parece que é um mega-sucesso quando na verdade é só mais um grupo irrelevante. Em seguida, finalmente um dos motivos por eu estar ali: May J.. Atóóóóron. Canta demais essa mulher. Uma das cantoras mais underrated que eu conheço. Ela sim mereceria ganhar mais destaque na mídia, mais reconhecimento. Com uma banda a acompanhando, cantou "Hanamizuki", "I Dreamed a Dream", "Rainbow", "All I Want for Christmas is You", "Kaze ni Naritai", "Garden" (essas duas últimas numa versão mais curta) e "Lovin' You". Ou seja, algumas covers e algumas de suas músicas mais famosas. Ótimo. Não empolgou boa parte do público presente mas azar o deles, eu amei revê-la depois de tanto tempo.

Estava num vestido prateado brilhante. Ela fala bem nos MCs graças à sua experiência na tv como apresentadora. Saindo ela, veio uma velha, tal de Tomomi Kahara. Não é da minha época. Sou velho mas não jurássico. Na net vejo que ela não lança álbum desde 2005 e ficou vários anos afastada... não sei o que ela estava fazendo ali, na boa. O estilo dela não combina em nada com os demais artistas da noite, talvez se a colocassem em outro dia do festival... Ela deve ter cantado músicas do início da carreira porque eram tão "início dos anos 90" aquilo. Após essa volta ao passado, o público foi ao delírio com os dois atos finais da noite. Primeiro minha diva Miliyah Kato. S2 Ela estava até que discreta nessa noite, com um agasalho de frio estampado onde deviam caber umas três Miliyah dentro. =D Já escrevi por aqui o como admiro ela, a considero a melhor cantora em atividade e bla-bla-bla. Então vamos ao que interessa: ela cantou "Heart Beat", "Sayonara Baby", "Love Forever", "Aitai", "Lonely Hearts" e "Kon'ya wa Boogie Back", com o Shota Shimizu de volta ao palco para acompanhá-la com o Shun. Não teve minhas favoritas, suas músicas mais dançantes, mas admito que pela temática da coisa (clima natalino) foi melhor assim mesmo. Ela vive zuando sua aparência e eu não gosto desse seu cabelo atual, mas... ela pode, melbeim. Quem tem o talento dela pode tudo. Incrível imaginar que ano que vem ela já estará completando 10 anos de carreira. Inclusive ela lançará um álbum novo entitulado "Loveland" dia 19 de fevereiro. Não sei o que esperar dele, tendo em vista que após o fracasso de vendas do álbum anterior ela não anda muito em evidência.


Haviam muitas meninas na platéia com sua toalha e penlight. Assim como haviam muitas meninas de mamãe-noel e adereços natalinos. Mas nada que iguale a fanbase do Exile presente. Sim, para encerrar a noite, eles. Ou alguns deles, pelo menos. Era uma sub-unit lá chamada The Second. Eu vou me arrepender disso, mas enfim... eles são bons. >__< Tipassim, diferente das outras boybands que parecem um monte de franguinhos afeminados tentando pagar de gostosão, no Exile os caras realmente são badass. Os caras tem pinta de homem mesmo e fazem umas músicas com batidão fudido que é duro ficar parado. Eu diria que é a única boyband 'escutável' no mercado. Não deve ser mera coincidência o fato que os caras têm todos já uma certa idade (tudo mais velho que eu), ou seja, não são mais moleques né. Saí antes de acabar o show deles para evitar o tumulto na saída e poder pegar uma lanchonete aberta. O Fellows. Dessa vez não esqueci de tirar fotos da fachada e do hamburguer. Depois de ter ido no "Fire House", fiquei com vontade de experimentar outros locais recomendados na net e fui nesta casa que fica ali na região, numas quebradas bem escondida. (o outro dá pra achar fácil mas esse só com GPS, sério) Ainda mais que o local é minúsculo, um sobradinho com cara de brechó no qual não devem caber quinze clientes. Mas não se engane pela aparência, a comida lá também é muito boa. Não sei qual dos dois é melhor, só sei que são ambos muuuuito melhores que os fast food por aí. Nas fotos também um pouco da iluminação natalina em Harajuku.

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E aí que eu não poderia deixar de falar do acontecimento de hoje. Era pra ser um domingo qualquer. Shows de grupinhos idol acontecendo por toda a cidade (fui em dois deles, que serão assunto do próximo post). Em Akihabara, o mais famoso deles, o AKB48 se apresentava no seu teatro. Mais precisamente o time K. Duas apresentações, sendo a primeira limitada ao pessoal que mora longe de Tokyo (enpou). O time estava quase completo, só não estava presente a Kuramochi, por motivo de saúde. De resto, todas estavam lá, até a Yuko. (não me pergunte como eles fazem pra colocar Gordamina, Haruu e Myao no mesmo palco. deve ser algum milagre da engenharia) Tudo ocorria normalmente até que... alguém resolve interromper o agradecimento final para fazer um anúncio. Amina. Ela anuncia sua graduação. ... ... ... ... ... ... ... ... Eu poderia aqui dizer que ela pisou feio na bola, poderia dizer que ela se descuidou (ou fez escolhas duvidosas) quanto à aparência muitas vezes, poderia dizer que ela perdeu aquele gosto pela coisa ("eu virei uma AKB porque eu gosto do grupo" -ou seja, de idols-)... Poderia ficar fazendo piadinhas infames com ela e... ops, isso eu sempre faço. ^__^' Me desculpem, é meu jeitinho. Enfim, eu poderia fazer muitas críticas, mas não. Eu vou aqui dizer que fiquei é triste com o ocorrido, de verdade.


Pois é, eu não tenho nada contra ela. Muito pelo contrário. Porra, nada nada ela me proporciornou um dos akushus mais surreais até hoje. Ela já me fez chorar, me fez inúmeras vezes rir e ficar encantando com sua voz sexy e com seu jeitinho... ela parecia ter nascido pra aquilo. Apesar que ela dizia muitas vezes que gostava mesmo é de rádio. E foi no rádio que ela deu sinais, um mês atrás, de que algo poderia vir. E veio. Eu achei que demorou, ela já poderia (e deveria) ter caído fora antes... Na opinião de outros, ela sai na hora certa. E até tem sentido, se levarmos em conta sua posição no último sousenkyo, que lhe garantiu ser center de uma das besides. Música essa que tem um clipe que eu já disse que atóóóron (ou uma parte dele, pelo menos). Curioso como eu disse alguns dias atrás que iria votar nessa música pro Request Hour. Mal imaginava eu que estava fazendo um voto em homenagem à ela. (agora tá cheio de gente querendo se mobilizar no 2ch pra votar em "Kondo Koso Ecstasy"... eu já fiz antes de vocês. =P ) Hora certa ou não, demorou pra sair ou se precipitou... Agora não importa mais, realmente. O fato é que ela anunciou graduação (no momento em que escrevo aqui, mais de mil já deixaram mensagem lá. eu incluso, claro) e deve deixar o grupo daqui algum tempo (meu palpite: fevereiro em algum daiakushukai breve do AKB). Foi a décima a anunciar saída este ano e, na condição de membro da quarta geração (só vai sobrar Reinyan, Chisato, Shiichan e Kuramochi) e de alguém que chegou a rankear em oitava no sousenkyo, é uma baixa importante.

Deve influenciar outras que estão ali na dúvida, no vai num vai. (Katayama?) Deve deixar os MCs do team K desfalcados (todo mundo saindo daquele time. que zica! kkkkkkk). Eu fico triste porque sentirei sua falta, principalmente se ela fizer o que disse (seguir carreira de seiyuu). Se ela continuar fazendo peças/musicais, tudo bem. Poderei continuar vendo-a. Por hora é tudo tão indefinido e incerto que eu fico angustiado sem saber o que vai acontecer. A começar pelo meu álbum/ticket pra 2 shot, que provavelmente subiu pro telhado. u__u Menos mal que ainda não foi lançado, logo não paguei (não perdi dinheiro). Vai ser cancelado, substituído por ticket pra outra menina, ...? Que porcaria viu. Isso porque eu já sonhava em tirar uma foto com ela me estapeando que nem o cara do clipe. =P Mesmo não vendo mais os programas do grupo, ficará a partir de agora aquela sensação estranha ao rever clipes e vídeos por aí. E pior: o que acontecerá se essa empreitada de seiyuu não der certo? Ela vai terminar trampando em restaurante por aí que nem a Nakayan? (caso isso aconteça, faço coro a um sujeito lá do 2ch: que a Gordamina vire maid no Afilia. =D fala sério, seria mítico) Ela é uma das meninas que ao longo da história do grupo foi mais rejeitada pela produção (por isso tenho pouca expectativa com relação a um show de despedida, cerimônia e tals) e importunada pelos antis. Espero que ela não guarde essas coisas ruins e carregue só o aprendizado e boas memórias consigo. Pra encerrar: trilha sonora do momento.

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