quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

AKB48: nada está tão ruim que não possa piorar

E vamos lá, falar (mal) do Daisokaku Matsuri realizado nesta segunda feira. O novo shuffle do AKB48, desta vez envolvendo até... o Nogizaka46?! WTF! Num era um grupo RIVAL, Akimoto? u__u Mais uma vez a "brilhante" idéia de jogar as meninas de lá para cá, como se fossem peças num tabuleiro. Foda-se a vida delas fora do grupo, os desejos delas, dos fãs... o importante é "causar". Ser notícia. Agora, tudo com um certo limite né. Eles nunca ousam, inovam, se aprimoram... é sempre a mesma ladainha, todo santo ano, sendo repetida... alguns detalhes aqui e ali, mas basicamente é sempre a mesma coisa. E em termos de shuffle, sempre a mesma bagunça. Se os times já eram uma salada disforme, agora viraram uma zona total. Eu achei uma grande bosta esse shuffle por dois motivos simples: 1- se antes o AKB tinha o problema de ter meninas demais nos times (vinte e tantas quando só 16 se apresentam por vez no teatro. o que faz com que muitas flopadas, vide a minha Nonaka, fiquem sem serviço NENHUM. várias semanas sem aparecer nem lá, no reduto dos wotas), ao invés de consertarem isso... Pioraram! Agora todos os times de todos os grupos têm meninas sobrando. Genial. u__u 2- se antes já haviam aqueles "testes" com as semi-transferências (kennin), onde a menina se divide entre dois grupos ao mesmo tempo (nem sempre né. vide a Kitarie que durante seu tempo de kennin deu as caras no teatro em Nagoya umas duas ou três vezes só), ao invés de acabarem com essa palhaçada... eles ampliaram! Agora está lotado de kennin pra tudo quanto é lado, tem time com QUATRO kennin... quer dizer, virou uma festa, adeus identidade dos grupos/times.

E é interessante notar como eles desfizeram várias transferências do shuffle anterior. Mayuyu, Katayama, Kojiharu, Nonaka, Abiru, Yui, Chisato, Amin... Pra mim isso soa como um mea culpa, admitindo que aquele shuffle foi mal feito. Não vou comentar sobre o HKT ou NMB porque eu sempre caguei e andei pra esses grupos e vou continuar a fazê-lo. Mas vamos analisar o que houve com AKB e SKE com mais calma. O team A era mediano, tinha um razoável balanço entre tops, meninas com potencial ou medianas e flopadas/lolis. Manteve Takamina, Kawaei, Iriyama e Sakiko. Trocou uma kennin do HKT por outra (Kodama por Miyawaki). Perdeu as tops Mayuyu e Yui, mas recebeu outras duas no lugar, Paruru e Kojiharu. (se a Kojiharu realmente graduar em breve, aí o time saiu perdendo na troca, caso contrário, seis por meia dúzia) Perdeu algumas lolis (como Karen, Juri e Izurina) mas recebeu outras (Tomu, Fujita, Kojinatsu...). Recebe a Nakamura como vice-capitã, algo previsível levando em consideração que ela é host no "Anta, Dare?", ou seja, alguém bem vista pela produção. Resultado: mudaram os rostos mas o grupo continua com a mesma (até certo ponto, forte) composição. Pra mim, o time perdeu grande interesse com a saída da dupla Ayarin e Sumire. Tem a minha Katayama, porém, então não está completamente riscado no meu caderno. O team K era o calcanhar de aquiles do grupo até então. Faltavam tops e haviam meninas graduando uma atrás da outra. Muitas flopadas inúteis e pouco potencial. Com a saída de Yuko e Amina, era uma terra arrasada, dependente de Kitarie, Kuramochi (duas que não devem demorar muito para graduarem) e da kennin Jurina.

Pois bem, continua com Kitarie, Jurina (que foi a grande decepção minha. Akimoto não teve culhão pra fazer a transferência dela permanente, como eu esperava e que ajudaria MUITO o time), Myao, Ucchi, Haruu, Nagao, Abe, Shihori e KK. O peso morto ainda está lá. Pelo menos trocou Kuramochi por Yui, uma nova capitã competente e que deve continuar por bons anos no grupo. Fora talvez a Tomu, não perdeu nada de muito valor e recebeu Harucan, Nonaka, Mariyannu, Tano... ok, mais peso morto. Mas tem também Kodama (kennin), uma loli do team 4 que eu não conheço mas dizem ser promissora, já enfiaram em senbatsu e tals... e a kennin Sayanee. De longe é o grupo mais interessante pra mim hoje em dia. Não apenas pela Nonaka, mas porque é o único time onde eu conheço mais da metade das meninas. =P No final, o time deu uma ligeira melhorada... eu cravaria que foi uma GRANDE melhorada caso Jurina e Sayanee não fossem kennin, mas transferências definitivas. O team B... ah, o team B. =( Era o time com mais membros e o mais forte do grupo, logo, era de se imaginar que se houvessem mudanças... elas iriam puxar o time pra baixo. Só que foi MUITO pra baixo. Meu time favorito, que antes era uma maravilha com a dupla Katayama e Nonaka... agora não tem ninguém de meu interesse. Yukirin e Akicha, quando muito. Ficou zuado demais. Nada de Yukirin capitã novamente, ao invés disso o time perdeu sua então capitã Umechan e recebeu Kuramochi de capitã e Shiichan de vice. WTF!?! Péssimo, só não é uma dupla pior que a do team S... Saíram além da Umechan: Harucan, Wasamin, Fresh Lemon, Oba, Katayama, Rena Kato, Nakamura, Nonaka, Reinyan, Suzuran... além das tops, Milky, Kojiharu e Paruru. Quer dizer, mudou quase tudo.


Manteve só Yukirin, Akicha e as irrelevantes Natori, Tanamin e Takeuchi. Em compensação, recebeu quem? Um monte de lolis que eu nunca vi na vida, oriundas do team 4, draft, kenkyuusei, outros grupos, ex-JKT, menina do Nogizaka... caguei pra todas elas. Se vai trazer menina de fora do ~48, traz pelo menos uma Michishige... traz a Tenten, já que o BiS vai acabar mesmo. =P De relevante só Izurina, Juri e Mayuyu. Muito pouco perto de tudo o que saiu. O time já não tinha lá muita identidade, agora então. Virou um catadão de meninas de tudo quanto é lugar. Mas como a dupla Yukirin e Mayuyu está reunida novamente, 99% dos fãs estrangeiros está contente e achando tudo muito lindo, né. Claro. u__u Aliás, foi cômico ver o pessoal achando que como já haviam acontecido shuffles a pouco tempo nas filiais e tinha os stages novos começando, esse shuffle seria algo pequeno... alguns até diziam que ia ser só uma coisa de uma noite apenas, um concerto qualquer! Manjam muito, realmente. =P O team 4 ao meu ver ganhou bastante. Rivaliza com o team K no posto de time mais fortalecido. Antes era um monte de lolis com a Minegishi as guiando. Bom, ok, não mudou muito nesse sentido... mas ainda assim receberam algumas jovens um pouco mais experientes, como Omori, Sasaki, Marimonstro, Rena Kato... duas kennin... e o principal: Yuria. A loli de maior potencial no SKE, a principal transferência deste shuffle. Ela já havia dito em entrevistas que pensava em se mudar pra Tokyo, para deslanchar a carreira. Desejo atendido. Agora sim o time entra no mapa. Pode ter perdido a outra loli lá, mas recebeu Rena Kato e Yuria. Está ótimo. Só quem não deve ter ficado feliz (com razão) são os SKE wotas.

Wotas esses que têm muitas razões para estarem incomodados com o resultado deste shuffle. Mudanças eram até bem vindas, tendo em vista a sangria de meninas anunciando graduação a cada três semanas quase. Só que não assim, misturaram completamente (até mais do que no AKB) as meninas nos times. Tinham que promover algumas kenkyuusei, só isso... tadinha da Nakki, que agora continua no limbo e com trocentas meninas em cada time, a chance de ser promovida em breve ficou praticamente nula. =( O team S é uma caricatura. Graças a Deus a Abiru não está nele mais. São QUATRO kennin, incluindo a nova capitã, Sae. WTF?! Ela não tinha dito que não queria mais saber de AKB e queria se focar na filial chinesa? Mudou de idéia? Voltasse pro team K então, seria legal. Agora no SKE? Sae não tem NADA a ver com o SKE. E sem falar que o posto de "menino" do time já é da Nishishi. Que foi muito sacaneada. Nem vice ela é, o posto foi pra vovó Mieko, vinda do team KII. Quer dizer, uma piada de mau gosto. Pra ficar ainda mais non-sense enfiaram as coitadas da Karen e Suzuran, além da Milky (de kennin) ali no meio. O que raios a Milky está fazendo ali?! Parece o caso da Yukirin, kennin no NMB. Inventaram só por... inventar. Estavam entediados. u__u Karen inclusive escreveu no G+ que não iria pro SKE porra nenhuma. kkkkkkkkk Ganhou uns pontos comigo. Logicamente já deletaram, mas o print acima não me deixa mentir. Como elas não têm como dizer "não", vai ter de engolir seco e ir. Agora é esperar que os SKE wotas deixem o episódio de lado e a aceitem por lá. Suzuran eu até vejo aproveitando bem a mudança de ares, mas a Karen (até pela idade) vai sofrer. No team KII, todos falam muito do posto de capitã para a Furukawa, algo realmente interessante...

Só que ignoram o fato de que isso vem ao custo da sacanagem que fizeram com a Takayanagi. ò__ó Não só não é mais capitã como ainda foi "presenteada" com um kennin no NMB. Quer dizer... deu né. Pessoal falava numa graduação dela e eu não botava fé, mas AGORA... vejo ela caindo fora do grupo fácil, fácil. Foderam com ela fortemente. Oba agora é membro pra valer do time, Abiru voltou, assim como chegam Furuhata, Anna Ishida, Yukiko, Ego, Nana (kennin) do NMB... mesmo assim o time ficou consideravelmente mais fraco, ao perder Shibata, Akari e Kobayashi. O time ficou zoado, não tanto quanto o team S, mas perdeu muito de sua graça. (mesmo com a minha dupla Abiru e Churi reunida) Já o team E, este se deu MUITO bem. Se antes tinha Kanon e Rena, agora além das duas tem Akari de capitã, Shibata, Rumi, Isohara, Kobayashi... recebeu uma menina do HKT e... ela, Sumire. Particularmente pra mim é uma boa, Sumire num grupo que eu acho mais legal. (apesar que agora não terei mais como vê-la nem no teatro muito menos no "Anta, Dare?") Mas pra ela... péssimo. Terrível. Horroroso. Não a toa ela desmaiou lá no palco. Ela morava com os pais aqui em Saitama e estava vendo sua carreira aos poucos deslanchar fora do grupo. Fora as amizades no AKB, principalmente com a Ayarin. Já era. Foi tudo pro saco. Talvez ela ainda consiga dividir apartamento com a Karen, sua amiga, lá em Nagoya. É o máximo de reconforto que ela terá. Como ficam suas participações no "Endan" (web tv) e no "R no Housoku" (tv)? No mínimo ela terá que gastar uma boa grana com condução. Além do aluguel por lá. Vai ter de se virar sem os pais, na marra, agora que acabou de completar 20 anos. (inclusive é de se notar como várias meninas que chegaram à maioridade no último ano foram "presenteadas" com mudanças. Sumire, Ayarin, Reinyan, Chikarina... Akimoto é um belo fdp mesmo)


Espera-se que o fato da Sumire se dar bem com a Jurina faça os SKE wotas aceitarem-a por lá. Mas vai ser um duro processo. (as mensagens no 2ch estão aí para não me deixar mentir) Pessoal não está muito receptivo a ela, ainda mais depois de seu claro desgosto no palco (por mais que ele seja compreensível). E as coisas vão ser ainda piores quando ela chegar lá. O SKE é conhecido por ter meninas mais "idols", mais cativantes e wotas mais "hardcore", mais exigentes. Sumire não se encaixa bem nesse modelo. Vai ter de se esforçar muuuuuito, a começar por nunca mais aparecer num akushukai sentada, com cara de paisagem ou com a mão largada no ar. Senão ela, que já não tem lá muitos fãs, vai virar a flopada das flopadas por lá. Como eu sei que ela é capaz de ser simpática e oferecer fanservice, tenho esperança de que as coisas não vão tão mal assim. No aguardo pelos próximos capítulos. Assim como também aguardo para saber como vai ser esse kennin da Rena no Nogizaka. Se ela passar maior parte do tempo no SKE e no team E, sem problemas. Caso contrário... a produção vai ter dificuldade em conter a fúria dos SKE wotas. Bom, analisando agora o caso das meninas (que me interessam), uma a uma: Nakki e aloka Kinoshita continuam na mesma. Uma continua kenkyuusei do SKE e outra continua no team M. Sumire, como eu já disse acima, já perdeu. Agora é só tentar diminuir os estragos e seguir com o que lhe sobrou. Haruu e Myao também continuam no mesmo lugar, team K. Mas saem decepcionadas desse shuffle. A primeira porque havia um papo de que ela poderia virar capitã... nem vice ela pegou. A segunda, queria um posto de kennin, vai continuar na sombra. Ela sim seria uma menina que poderia lucrar muito com uma mudança de grupo. No AKB seu tempo já passou e o "estigma" em cima dela é muito pesado pra ela ganhar nova chance.

Yukirin continua na mesma, ligeira decepção por não ser capitã e tendo de se desdobrar com o posto de kennin, mas tem a parceria com a Mayuyu de volta. Minha Katayama retorna ao team A, volta a perder o contato com Yukirin, Tanamin, Nonaka (com quem ela vinha se dando muito bem)... mas ela já sobreviveu antes, deve sobreviver de novo. Minha torcida é pra que essa mudança acelere sua graduação, mas antes do próximo sousenkyo ela não deve sair. Abiru retorna ao team KII e não deve sentir muitas dificuldades ou diferenças. (a não ser que o elevado número de membros a obrigue a ficar de fora de algumas apresentações no teatro, sobrando, que nem a Nonaka. aí...) Os seus problemas hoje estão sendo causados mais pela graduação de suas amigas no grupo, algo alheio ao shuffle. Se não demitirem ela, ela vai ficando... Assim como minha Nonaka. Também retorna ao velho time... O único porém é que suas melhores amigas ou graduaram (Moeno, Tomochan) ou estão agora em outros times (Tanamin, Katayama, Sakiko, Umechan...). Mas na pior das hipóteses terá a Mariyannu... não ficará só. Ela se dá bem com a Jurina, creio que se dê bem com a Ucchi, Shihori e Wasamin também... enfim. Pra quem já está no fundo do poço como ela, pior não vai ficar. Não tem como. Takayanagi como eu já disse, se fodeu. Ainda que tenha perdido o posto pra melhor amiga... se é que isso num é um agravante, vai saber. Vai por mim, gradua, querida. Você já foi muito botada pra escanteio por essa produção. Você merece coisa melhor. (só num vai cancelar a participação nos 2 shot no meio do ano, pelamor de Deus! eu morro se isso acontecer >__< ) A Ayarin é outra que se fodeu legal.

Sendo obrigada a carregar pra sempre o estigma da expulsão em 2008, nunca ganhou as merecidas chances (a não ser a entrada no hoje finado Watarirouka e um senbatsu aqui e ali). Ultimamente vinha até que numa crescente, mudando seu estilo... mas aí a casa caiu. Foi exilada no NMB, no meio de um monte de lolis, num time onde as membros mais notáveis são ambas kennin. E se ela quizer competir pelo posto de "mulherão" do pedaço, terá que desbancar ninguém mais ninguém menos que a Sayanee, garota que está toda hora fazendo ensaios fotográficos por aí. Quer dizer... já era. Acabou a dupla Sumire-Ayarin, agora longe de todas as amigas, já tendo rejeição online antes mesmo de pisar por lá, outra que vai ter de aprender na marra a morar sozinha. Quem sabe ela possa morar com a Reinyan, também exilada em Osaka. E essa é um caso intrigante. Ela vinha numa grande crescente, recebendo um push admirável para uma garota até então vista como apenas "mais uma". No undergirls, tinha chances de subir mais algumas posições... tudo bem que no team B a concorrência por espaço era dura. No team M ela terá mais espaço, num time razoavelmente bem equilibrado... ela eu consigo vislumbrar tirando bom proveito da mudança e sendo bem recebida. Mas ainda assim terá de se adaptar, morar sozinha, etc. Não será moleza. Uma pena que daqui pra frente vou ter de praticamente esquecer as duas, afinal... acompanhar o NMB é que num vou, fala sério. -___- Quem sabe a Reinyan num vire amiga da aloka, seria interessante. No 2ch eu vi uma discussão interessante sobre quem foi a menina que mais se fodeu neste shuffle. Todas que deixaram a matriz e foram mandadas pras filiais são fortes concorrentes por motivos óbvios. Tem também aquelas kenkyuusei e meninas do draft que não foram relocadas pra nenhum time...


E tem ela, Chikarina. Quem mandou você não graduar, menina? Levou o "prêmio" da noite: ser exilada na maravilhosa Indonésia. Vai fazer companhia pra Harugon. Dizem que ela está bem por lá, talvez a Chikarina também se adapte (diferente da Akicha) e consiga finalmente alguns trabalhos... e consiga alguns fãs! Imagina. É cruel, mas tenho de concordar com um carinha do 2ch: pelo menos lá, perto das indonésias, ela vai virar uma das mais bonitas garotas do pedaço. =P O único problema, fora a outra cultura, distância e tals... é que vai ser esquecida por aqui (quem ainda lembra da Harugon? aliás, quem acompanha aquela porra de JKT???)... opa, peraí! Com ela AQUI ninguém lembra de sua existência já! Bah, então de boa, vai mudar nada. Pior que do tá num fica, né Chikarina? =) No mínimo por lá ela num corre o risco de ser uma sutaben (as meninas que ficam de fora nas apresentações do teatro, na "reserva", como a minha oshimen). Agora, que pra mim fica a impressão de que a produção queria se livrar dela e não sabia como, ah, isso fica... Podiam ter mandado logo a KK, a Chisato e mais uma dúzia pra lá, né não? MENOS a Nonaka, porque aí eu rodaria a baiana. ;)

Nenhum comentário: