domingo, 2 de fevereiro de 2014

Wake Up, Girls! review part.2

Deixa eu voltar a falar do anime, agora episódio dois. O que falar dele? Ultrajante? Nojento? Horroroso? Terrível? Me faltam adjetivos. É um episódio vergonhoso e não falo do ponto de vista das personagens sendo abusadas não, falo de mim, espectador. Fiquei com vergonha alheia de ver o segundo episódio da série. Esqueça tudo que escrevi no outro post. Esse é exatamente aquele episódio que quase todas as séries ultimamente possuem. (e eu abomino) O famoso "episódio dos bikinis na praia/piscina". Fanservice puro e que não acrescenta nada ao enredo. Com a diferença que aqui o ambiente não era uma praia, mas um showzinho num spa só com homens (bêbados e tarados)... e aí para justificar o non-sense, inventam que o Sudo era um produtor mal-intencionado, salafrário, que queria se aproveitar da inexperiência das garotas e do Matsuda para faturar usando-as de todas as maneiras constrangedoras possíveis. Quer dizer... grotesco. Pra ficar mais absurdo ainda (ps: depois da apresentação do tal de Gstyle em Akihabara outro dia desses que eu comentei no post anterior, até que não é tão absurda assim aquela situação... ugh!), a Tange reaparece do nada, coincidentemente estava no mesmo local (a única cliente mulher, vai vendo) e aí dá uma surra no Sudo, "salva" o grupo daquele monte de aproveitadores e, sem dar nenhuma justificativa plausível pro seu sumiço... muito menos desculpas pelos transtornos causados... volta a comandar a agência e ganha rapidamente o apreço de todo mundo ao conseguir uma ponta pras meninas num programa de tv local (que nem as meninas do AKB no Hiruobi?).

Quer dizer, o grupo que acabou de ser criado, tem dois (se a gente contar essa apresentação maluca no spa) shows apenas no currículo, é completamente desconhecido e irrelevante portanto... ganha assim, como que caída do céu, uma participação na tv? oi? Em termos de enredo o episódio foi MUITO ruim, tudo sem sentido e extremamente corrido e mal explicado. Mas isso nem foi o pior, por incrível que possa parecer. O pior é a animação. MY EYES, THEY BURN!!! O que é aquilo? O episódio um tinha sido aceitável mas o dois é medíocre, animação tosca mesmo, muito mal feita. Nisso nem o festival de fanservice do episódio pôde ser aproveitado, porque está tudo tão porcamente desenhado, proporções erradas, frames descontinuados, falta de detalhes... Sério, como os caras têm coragem de mandar pro ar um episódio assim? O mais cômico é a Tange que numa cena tem rugas, parece uma quarentona e na cena seguinte parece mais jovem que as meninas do grupo. A única coisa remotamente aproveitável são os seis minutos finais onde a Miyu faz um showzinho no maid cafe (Backstage Pass?) e os wotas demonstram seu apreço por ela. Ela também some e desiste do grupo, mas logo em seguida já muda de idéia e está lá com as outras. u__u Uma coisa que me chamou a atenção foi que numa cena aleatória da dispensa (?) do local, os caras capricharam na animação, até parece foto de tão bem feito... quer dizer, investiram toda a verba do episódio na execução de uma imagem (irrelevante) pelo visto. Por isso todo o resto ficou tão ruim. u__u'



No episódio três, a animação praticamente não melhora. Ainda tem muitas cenas mal desenhadas, algo que a mim pelo menos incomoda. Vai ser duro continuar assistindo até o final se não consertarem isso. Não espero nada de outro mundo, mas pelo menos no nível do primeiro episódio onde as falhas eram mais discretas... O episódio traz uma nova abertura, "7 Girls War". É a típica 'música de abertura de anime', achei fraca. Em termos de história a coisa melhora muito, agora tudo mais realista novamente (incluindo a ambientação dos cenários, as imagens do programa de televisão...) e com um ritmo menos acelerado. Primeiro a Tange explica para elas como será a participação na tv. Algumas vão fazer a previsão do tempo e outras vão fazer um segmento de culinária. A princípio era para ter um dokkiri na previsão (o que todas foram contra, mas a Tange explicou o como aquilo era necessário pra chamar a atenção. hoje em dia todas as idols por aí se submetem e blablabla... AKBingo?), mas amenizaram e fizeram elas 'apenas' terem de apresentar o quadro fantasiadas de animais. No quadro de culinária, graças à gula e ao jeitinho kawaii de falar da Minami, as coisas vão bem. O desenho mostra um pouquinho de como funciona a tv e apresenta as meninas tendo as dificuldades naturais do processo de aprendizado de como se portar, falar pra câmera... Uma coisa que me incomoda é a personagem Tange, o modo como ela é desenvolvida. Num momento ela é mesquinha, quase uma vilã. Na cena seguinte ela é bondosa, maternal. Não tem coerência. 

Tirando ela, as demais personagens principais tem caracterização aceitável. Me incomoda também a mãe da Mayu que por algum motivo, 'não tem rosto'. É interessante a parte da família (a velharada) da Minami dando apoio a ela, me lembrou da Nacchan, cujos pais (antes dela sair do AKB) eram super fãs da carreira de idol dela e mantinham fotos e pôsteres espalhados pela casa. Interessante também aquele apego dela com o omamori dado pela vó, que ela diz lhe proporcionar sorte. Me lembrou do vídeo da Chikarina no janken. Depois elas são convidadas a participar de um festival promovido pela rede de tv (que nem acontece na vida real, com festivais da TBS, Nippon TV...) e se vêem diante da primeira grande apresentação do grupo. Agora elas ganham figurino, começam a angariar os primeiros fãs... pra rolar um certo drama, a vó da Minami vai parar no hospital e ela quase perde o show. Elas ainda cantam só uma música própria, mas já tem thread exclusiva no 2ch... ISSO é fora da realidade. u___u Asfi e tantos outros grupinhos que o digam. Ao começar a atrair certa atenção, o grupo desperta o interesse de uns jornalistas sensacionalistas (qualquer semelhança com o Shukan Bunshun não é mera coincidência), afinal Mayu é uma ex-I-1 Club. O episódio termina com uma tiradinha engraçada da menina dubladora falando que costumava interpretar papéis de cadáveres, no preview do próximo episódio. XD Inclusive, o episódio anterior tinha terminado com um cliffhanger das meninas do I-1 Club sendo designadas para Sendai. E aí? Não apareceu nada a respeito neste episódio.



No episódio quatro, recém exibido, a primeira metade tem uma animação que parece melhor, lembra o primeiro episódio... mas a felicidade dura pouco, conforme vai se aproximando do final, a qualidade vai despencando. Novamente tem cenas que ficaram sofríveis. (e já começo a perceber que eles parecem caprichar mais no cenário que nas personagens. estranho, não? deveria ser o oposto) Foi um episódio de oscilação também no enredo. Tem uma parte realista e interessante da Mayu trocando mensagens com as antigas colegas de I-1 Club; a Miyu lendo o 2ch (sim, tem meninas que lêem aquilo. na vida real, todas no mínimo têm consciência que existe e uma idéia do que rola por lá. até porque é de longe o maior fórum japonês na web); o fã do grupo tentando lidar com a chuva de críticas e piadas dos outros usuários do fórum; as meninas recebendo um trabalho na rádio, para fazer uma ponta num programa altas horas da noite (vide os programas que as meninas, mesmo as famosas do AKB costumam participar, tipo All Night Nippon. é sempre tarde, nunca no 'horário nobre'); os caras da mídia sedentos por revelações bombásticas da Mayu... Mas aí tem também o outro lado, da fantasia maluca, com a Tange "Rambo" chutando os caras pra fora da agência, para proteger a Mayu... (ela é uma das personagens mais ambíguas que eu já vi, na boa. e deve ser lutadora do UFC porque né) E o pior: a parte do I-1 Club. Numa nítida referência ao AKB com sua enormidade de membros, sub-grupos, promoções, tranferências... mas aí que em primeiro lugar, os anúncios são sempre feitos em shows, perante o público. Titio Akimoto ensinou que fazendo assim você fatura mais, afinal todo mundo adora um drama, umas idol tears e tals. ;)

Outra coisa esdrúxula é o tom bem 'exército de meninas que passaram por lavagem cerebral' que é dado ao grupo. Tudo bem que querem pintar elas de vilãs da historinha mas... Haja criticismo hein?! Vai ser hater do AKB assim lá longe. Nem EU pinto o grupo (ou aquele modelo de negócio) dessa maneira. =P Ficou surreal aquilo, ainda mais com o cara lá chamando as meninas por números. Oi? Virou 'Tropa de Elite' o negócio? "É 100%, catorze? Então senta o dedo nessa porra". O episódio gira em torno do passado da Mayu, que agora tende a voltar à tona com algumas ex-colegas de I-1 Club chegando em Sendai. Mas nada é revelado, só especulações diversas. E já deu pra ver que a mãe dela é contra esse negócio de idols, deve ter pesado na saída anterior. Lógico, afinal não é toda família que concorda com sua filha dançando de saia curtinha por aí né. Mais do passado dela deve ser revelado no próximo episódio, pelo visto. Por hora, por mais que possa parecer rude pras personagens, não só o grupo idol fictício mas o desenho como um todo gira em torno da Mayu. Sem ela... Teve alguns momentos bonitinhos delas treinando assinaturas, da Mayu com a Miyu conversando na estação de metrô... são as duas personagens mais bem desenvolvidas até aqui. Tá faltando as outras aparecerem mais, bóra melhorar isso, Machida (o escritor da série)! Acho que o momento do preview com as dubladoras já se firmou como um dos ápices dos episódios. E que a história ainda pode render algo interessante, por isso vou continuar assistindo. Apesar da produção tosca. Ah que bom seria se esse anime fosse feito pela Madhouse hein?!

Nenhum comentário: