segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Wake Up, Girls! review part.3

Antes de falar do AKB48 e principalmente do daiakushukai de ontem, vou voltar a falar do desenho sobre idols "Wake Up, Girls!". Hoje tem o daisokaku matsuri então vou deixar pra fazer um post só, falando daquele grupo. Falando do episódio cinco, ele começa com o reencontro da Mayu com a antiga colega de I-1 Club Shiho. Essa tenta dar uma intimidada na ainda complexada Mayu. E consegue. O I-1 Club finalmente faz a abertura de seu teatro próprio em Sendai e a Tange tem a "brilhante" idéia de marcar o primeiro one-man do WUG no mesmo dia. (no Sendai Macana, que existe de verdade. é um famoso palco de shows de punk rock na cidade) As meninas passam o episódio se preparando para o grande dia e apreensivas pelo que está por vir. Ganham até uns conselhos da dupla Twinkle, que compôs também o segundo single do grupo. Era uma competição desleal, mas mesmo assim ao término de seu showzinho elas ficaram todas arrazadas ao verem a diferença. Enquanto o I-1 Club lotou e foi um sucesso, elas fizeram uma apresentação cheia de erros pra um público de uma dúzia de wotas. (o que convenhamos está bom demais. conheço muito grupo na vida real que num tem nem isso) A diferença do marketing dos grupos era brutal, com anúncio do I-1 pra tudo quanto é lado (que nem o AKB de uns tempos atrás. hoje deu uma diminuída, felizmente). O episódio fez um pequeno esforço pra mostrar mais as outras integrantes e não focar muito na dupla Mayu/Miyu, como vinha acontecendo. Elas ficaram discutindo sobre quais músicas colocar na setlist e... ninguém sugeriu músicas de outros grupos idols? Isso é estranho na história. Parece que só existe o I-1 no Japão. E elas.

Nada delas participarem de festivaizinhos idols com outros grupinhos pequenos... Eles se preocupam em retratar tão bem o Japão, com cenas do cotidiano, lugares reais... mas nesse quesito... A impressão que dá é que só sobraram dois grupos idols, o resto... já foi aniquilado pelo I-1? De novo pintam o grupo como um exército, com direito a uma cena surreal da menina sendo mandada embora do grupo após as câmeras flagrarem ela errando um movimento da coreografia durante um ensaio. Oi? Tange de novo tem seus momentos dúbios, numa cena com o Matsuda fica a elogiar o I-1 e seu modelo de negócio, seu criador... Vai entender. O I-1 é do mal... pero no mucho. É isso? No final ela ainda leva as meninas do WUG para um concerto do I-1, para assistirem e aprenderem como se faz. Até aí tudo bem, normal. Elas ainda vão no group akushukai das rivais e a Mayu revê a Shiho, respondendo-a que agora sabe porque voltou a ser uma idol: porque ela começou a gostar de idols. Boa, garota! Inclusive pelo menos nesse ponto o I-1 Club é melhor que o AKB né. No grupo real ao término das apresentações no teatro rola só um high touch, não akushu. Quanto as músicas novas, o segundo single delas parece legalzinho. Mas continuo achando "Tachiagare!" a melhor. E a animação... boa em alguns poucos momentos, mas muito ruim, feia, na maioria. Não tem jeito, vou ter de me acostumar com isso. u__u Pior que entre os desenhos da atual temporada tem por exemplo o Wizard Barristers com falhas também mas uma animação muuuuuuuuuuito mais bonita... seria perfeito se o Wake Up tivesse a animação do Wizard. O episódio termina com a Tange conversando com um produtor. Mais um (picareta) interessado em trabalhar com o WUG?


No episódio seis, vemos que o tal de Tasuku não está de brincadeira. (não só no nome, mas todo o jeitão excêntrico dele e o fato de trabalhar com vários grupos por aí é tão Tsunku... com a diferença que o Tsunku é O cara, já o Tasuku parece ser só um funcionário no I-1 Club) Com o papo de querer novos desafios e trabalhar com diamantes brutos, ele se propôe a treinar o WUG. Impondo uma rotina desgastante e sendo bastante exigente, ele faz as meninas começarem a se questionar se é aquilo mesmo que elas querem pra si. Pois é, ser uma idol não é um mar de rosas. Só assim mesmo pra melhorar. O problema é que ele enxerga na Airi um problema e começa a meter pressão nela, que passa a errar nas apresentações (três horários por dia? que nem o Alice Juban?) até derrubando caixa de som. (eita porra!) Por fim ele não vê futuro mais nela e resolve cortá-la. Para as demais, não há opção: ou aceitam continuar sem a Airi ou estão todas demitidas. Drástico demais isso, não? Pelo menos o episódio serve para aprofundar um pouco a personagem dela, até então apagada na série. Matsuda em compensação vai ficando cada vez mais inútil (não que a rigor ele não seja um, mas enfim), personagem que só faz figuração e discute com a Tange. Gerenciar o grupo que é bom, nada. Onde ele está durante os ensaios? Ele não leva as meninas de van pros lugares? Qualquer grupinho por aí, até o Asfi, tem van com o manager transportando as meninas... E até agora não mostraram elas recebendo salário. Não estão ganhando nada? Alguma coisa, nem que seja um marmitex por dia elas têm de ganhar, afinal a Kaya até então vivia de arubaito por aí e agora não está mais em nenhum. Tá tirando dinheiro da onde?

Agora, o pior só pra variar é a parte do I-1 Club. Meu Deus, o que é aquilo? Agora o cara chega e mete pressão nas meninas porque três, T-R-Ê-S pessoas não compareceram ao show?! Fala que aquilo nunca aconteceu antes, é inaceitável e diz que segundo sua investigação isso é culpa do WUG que teve a ousadia de fazer um show no mesmo dia. Logo, o WUG é uma ameaça e elas precisam aniquilar esse grupinho. Oi? Tipassim, é rir pra não chorar né. Aquilo é tudo tão ridículo que não dá pra levar a sério. Melhor tentar de algum modo fingir que aquilo não existe. Pelo visto eu escrevi zoando que o I-1 tinha acabado com os outros grupos idols do país mas na história do anime isso aconteceu mesmo! o__O Eles não só fazem lavagem cerebral nas meninas do grupo como no público, tornando todos num monte de zumbis seguidores do I-1 que não enxergam mais nada pela frente, deixam até a vida pessoal de lado, que dirá então outras idols. (bom, tem uns haters de AKB/idols/wotas por aí que pensam mais ou menos nessa linha... ugh!) Dominam a opinião pública, matam qualquer tipo de concorrência, possuem um exército infindável de meninas à disposição... o Japão está nas mãos do I-1 Club, praticamente. Que perverso hein? Já estou esperando no último episódio as meninas do WUG se transformando em saiyajins pra enfrentar esse inimigo tão maligno numa batalha até a morte. u__u Bóra salvar a humanidade! Enquanto isso a Mayu ao ler uma revista no kombini começa a finalmente entender o papel de uma líder dentro de um grupo. Vamos ver se ela vai pôr isso em prática e deixar de ser tão Matsuda, digo, inútil.


Putz, algo que me deixa incomodado é a gritante diferença de qualidade na animação entre os cenários e as personagens. Uma das equipes do estúdio de produção não está fazendo seu trabalho direito... u__u (ps: o que raios leva alguém a ir num show pra ficar navegando num laptop? eu hein) Mas vamos lá pro episódio sete, este recém exibido. Ele gira entorno da saída (ou não) da Airi. Logo no início do episódio eles reprisam toda a sequência final do anterior. Porque isso agora? Não conseguiram finalizar algumas cenas a tempo e aí encheram linguiça assim? As meninas ficam discutindo inutilmente o que fazer e a Yoshino, a assim chamada 'líder' parece mais perdida que cego em tiroteio. Bela liderança. Matsuda fala, fala, mas não age. Tange tira o seu da reta na questão. Sobra pras meninas resolverem sozinhas o pepino. Mayu e Yoshino vão conversar com a Airi, que tenta voltar pra sua rotina pacata. As demais vão falar com o Tasuku, encontrando-o num game center. Aí o momento WTF: como ele não consegue pegar uns bonequinhos no ufo catcher ele concorda em voltar atrás na sua decisão de excluir a Airi caso as meninas peguem três bonecos pra ele. Oi? Cômico de tão absurdo. As meninas gastam uma grana (como se elas num recebem nada no grupo?) mas conseguem pegar. Enquanto isso, na casa da Airi, uma emotiva discussão que termina em lágrimas. Muitas lágrimas. Airi questiona sua participação, uma vez que ela é uma garota comum enquanto as outras possuem certo talento e apelo. (o que não deixa de ser verdade) Mayu finalmente fala algo, que foi a presença da Airi que a fez voltar a querer ser uma idol... mas são as palavras da Yoshino que fazem a diferença no final.

Airi topa retornar ao grupo. Tudo termina bem e são felizes para sempre. O grupo está reunido novamente e com laços entre as membros mais fortes do que nunca. Tange acha que é isso o que estimula o Tasuku, o fato das meninas serem tão simples e não robóticas como as do I-1 Club. Com os bonequinhos em mãos, ele volta atrás e continua a ajudar o grupo. (podem não gostar de seus métodos, mas convenhamos... o que seriam delas sem ele? ainda mais que o cara também trabalha de graça... agora eu sei como a Tange e o Matsuda podem viver enchendo a cara no bar. a mulher num gasta pagando salário pra ninguém! escravismo em Sendai no século 21!) O episódio termina com o Tasuku dizendo que elas irão participar do Tokyo Idol Festival. Opa! Finalmente! Então quer dizer que existem outros grupinhos, né. (é isso ou então teremos um festival com WUG, I-1 e... sub-units do I-1. -__- o que não dá pra se descartar, uma vez que será realizado na tal I-1 Arena... esse grupo é fodão mesmo, hein? já estou vendo Tokyo sendo chamada de I-1lândia em algum episódio futuro...) Esse episódio oito eu quero ver. Será que vão ter referências a grupinhos reais? Seria legal. Quanto a uma melhora na animação já joguei a toalha. Agora é só torcer pra que a história não tenha um desfecho tão previsível como parece que vai ser... =/ Já passamos da metade da série (caso ela tenha 12 episódios mesmo)... Detalhe que anunciaram pro dia 27 de abril um tal de "Wake Up, Girls! Festa." no Stellar Ball. Parece interessante mas pelo preço (6500 ienes) é bom que tenha algo mais (muito mais) que só o grupo das dubladoras do anime. u__u Nesta semana lançarão os cds com os temas de abertura e encerramento, além do blu-ray do filme.

Nenhum comentário: