terça-feira, 24 de março de 2015

After School e boa sorte com o Passpo

Hora de comentar sobre as aventuras da última sexta-feira, dia 20. Como relatado no post anterior, abri mão de um mini-live do Up Up porque já tinha outros compromissos agendados. E o primeiro era nas proximidades da estação Uguisudani em Tokyo (ao norte de Ueno). Tomando a saída sul da estação, uma ponte por sobre as linhas de trem e você já avista um prédio meio estranho, com umas 'ondas' na fachada. Ali fica localizada a casa de espetáculos Tokyo Kinema Club, com capacidade para cerca de 700 pessoas (somando a pista no quinto andar e as cadeiras no andar superior). Eu já tinha visitado o local uma vez para ver um show memorável da cantora Rie Fu. Mas foi a bastante tempo atrás, antes da criação deste blog. Apesar da aparência, tanto externa como interna, o local é relativamente novo tendo sido inaugurado em 2000. Não parece. Tem cara de prédio antigo e cinema da década de 50 adaptado pra receber shows. Piso de madeira, teto baixo, ausência de lugar pra mesa de som (fica improvisada numas mesas no fundo da pista), elevadores apertados... Que só são usados pra subir, na saída são cinco andares de escada mesmo. O grande trunfo é a acústica, graças à arquitetura teatral do lugar. Neste dia ainda haviam câmeras posicionadas estrategicamente pois o show estava sendo transmitido ao vivo na internet. Ou melhor, os shows pois haveriam duas sessões (eu só vi a primeira, mas a segunda parece que foi praticamente a mesma coisa. só com um pouquinho mais de emoção. explicarei mais adiante). O local não chegou a lotar, mas esteve perto. Muitos estrangeiros, principalmente coreanos, para ver o After School no seu "Club Houkago - Afterschool Best Release Party!". O grupo é um dos que mais fortemente aposta no mercado japonês e esteve fazendo esses shows, um evento de lançamento em Shibuya (com high touchs) e dois fan meetings neste fim de semana para promover o lançamento do novo cd. Mais um compilation album. .___. Eu até fiquei tentado em comprá-lo para poder participar de algum desses eventos, afinal teriam assinaturas, 2 shots e akushukais. Mas o preço salgado me afastou da idéia. 7 mil ienes é muita coisa pra poder ver de perto uma idol koreakong com a qual não vou conseguir falar rigorosamente nada. Afinal meu conhecimento de coreano é nulo e o conhecimento delas de japonês é mínimo. =/

Fala sério, acho até legal esses grupos virem da península pra cá fazer eventos semelhantes aos dos grupinhos idols locais. Mas por esse preço? Deve ser para pagar o combustível do jatinho particular com o qual elas vem, porque né. Os próprios ingressos do show já eram caros. E se você quizesse participar do high touch na saída, teria de comprar um cd ainda. Sem chance. Só pra não dizer que saí de mãos abanando, comprei um penlight e umas message photos. Uma do grupo e uma individual. Randômicas, recebi uma da Nana. Bom, tudo bem, não tenho nenhuma preferida no grupo mesmo. Para quem comprasse mais de 6 mil ienes em goods, viria junto um cheki de alguma delas. Apesar do preço, quando cheguei já estavam esgotados. Me posicionei num ponto quase central, não muito longe do palco. No público, bem diversificado, uns tiozões com pinta de otakus, casais, fujoshis... Durante a apresentação notei que alguns poucos se manifestavam mais efusivamente, mas a maioria do público era o típico 'público padrão de showzinho pop'. Só balançam os penlights e batem palmas (um ou outro erguia plaquinha com o nome delas. péssimo porque aí atrapalha a visão dos demais). =/ Mas eu acabei decepcionado mesmo foi com o show em si. Fui pra lá achando que seria um one-man com elas cantando e dançando durante cerca de duas horas. Achei que ouviria minhas músicas preferidas. Mas nem. Rolou é uma apresentação tipo programa televisivo de variedades com um mini-live no final. Onde elas só dançaram ao som do playback. =( Ainda assim foi divertido, mas eu esperava MUITO mais que aquilo. Uma pena que esses grupos de k-pop não venham pro Japão pra CANTAR com tanta frequência... seria ótimo se participassem por exemplo de festivais como Summersonic ou Fujirock. Enfim. Antes de começar, a Kaeun apareceu de faxineira varrendo o palco. Ela ficava encarando o pessoal quando gritavam o nome dela. =D Aí entrou em cena o mestre de cerimônias do show, Masayuki Furuya, um cara da tv e rádio considerado um dos maiores experts sobre k-pop no Japão. A participação dele foi fundamental pra traduzir os discursos em coreano, ajudar as meninas a conseguir se expressar em japonês e dar um toque cômico à apresentação. Ele tem bastante desenvoltura e tirou de letra mesmo os imprevistos. Ele fez uma introdução e a partir daí cada uma das membros foi chegando ao palco.

Elas saíam de uma porta lateral numa parte elevada do palco e desciam uma escada bem na minha frente. Todas trajando vestidos vermelhos curtos. Pois é, eu tinha uma visão privilegiada. (entendedores entenderão) =D A primeira foi a Jungah, a "mama" do grupo. Ela chegou com uma cestinha atirando uns doces pro público. Cada uma fazia uma rápida apresentação pessoal, tentando falar o máximo possível em japonês. Já cheguei a comentar por aqui antes que apesar dessas popstars falarem tudo errado, num japonês bem tosco, o pessoal não liga. Acha até um 'charme'. (infelizmente o mesmo privilégio não se estende aos 'pobres mortais' como eu e tals) A segunda foi a E-Young, que tocou flauta. Segundo ela, era uma melodia que ela acha muito bonita. Não reconheci, mas enfim. ^__^' Um aviso sonoro indicava que a próxima estava por vir, no caso, a Raina. Ela decidiu cantar um trecho de "Shine" e chamou a Jungah para acompanhá-la. Foi um belo dueto. Após se apresentarem, elas sentavam-se numas poltronas postas no palco. A quarta foi a Nana, que comentou sobre o fato de ter sido escolhida por um site como a dona do rosto mais bonito do mundo no ano passado. Não sei se uma lista dessas que inclui a Paruru do AKB48 deva ser levada a sério, mas enfim. =P Falou ainda de uma campanha comercial que ela está estrelando e refez no palco a jogada de cabelo da propaganda. Kaeun retornou e explicou que tinha sido ela quem tinha limpado e preparado todo o local... Então tá. Pra fechar apareceu a Lizzy, a única que apareceu pelo outro lado, correndo. Ela disse que não estava atrasada, que na verdade estava escondida no backstage já a dois dias. .___. Ela fez uma demonstração de dança, da sua música solo. Kaeun era a que parecia ter mais desenvoltura com o japonês, enquanto a Lizzy era a mais engraçada, com suas reações e comentários. Uee apareceu no telão explicando que está no meio das gravações de um dorama então não pôde estar presente. Ela se desculpou e disse que amava a todos, no que as colegas no palco retrucaram que não era nada sincero, ela estava atuando ali também. ^__^' Com as seis prontas, iniciou-se uma competição com três etapas. Quem perdia cada etapa tinha de se sentar no chão. Quem ganhava ia pra uma outra poltrona, em destaque.


Elas recebiam uma pontuação conforme seu desempenho e ao final, quem tivesse a nota mais baixa teria de beber um suco de piroca ruim. Batsu game clássico. A primeira etapa consistia em adivinhar que música do grupo estava sendo tocada, através apenas da intro. O Masayuki claramente favoreceu a Raina e ela venceu. Jungah chegou a adivinhar uma música ("Just In Time"), mas ele desconsiderou porque ela não tinha pronunciado direito, segundo ele. Pior foi pra coitada da Lizzy, que ganhava pontos negativos mesmo sem ter feito nada. ^__^' Sendo assim, a primeira vencedora foi a Raina e a última colocada, Lizzy. Na segunda etapa, elas receberam uns contadores de movimento pra colocar na cintura. Quem fizesse o maior número no aparelho, enquanto dançasse uma coreografia sexy, ganharia. Só que ninguém dançou sexy coisa nenhuma e se descabelaram todas. Lizzy ganhou e Jungah foi a pior, tendo de ir pro chão. Nesse momento, interromperam a disputa pra entrada da Jooyeon. Ela já graduou do After School na Coréia, mas no Japão ainda não. Situação meio estranha, causada por cláusulas contratuais. Ela se apresentou e se juntou às ex-colegas pro jogo. Na última etapa, era hora do fanservice especial pro pessoal do fã-clube. Elas sorteavam um número de telefone e ligavam pra alguém da platéia, pra dizer uma mensagem romântica pra pessoa. Ganharia quem sorteasse a pessoa mais próxima do palco. Logicamente esta foi a parte da apresentação que gerou mais rebuliço no público. Uma menina sorteada até começou a chorar. .___. Novamente deu Lizzy em primeiro e Jungah em último. Sendo assim, Jungah teve de tomar o suco ruim, coisa que ela tirou de letra. Até falou que estava gostoso. .___. Rolou um pouco mais de fansevice com uma 'sessão de fotos'. Durante um minuto elas ficaram acenando do palco e o pessoal podia tirar fotos à vontade. Não consegui nenhuma muito boa, porém. =/ Foi cantado um parabéns pra Jooyeon, pelo seu aniversário de 28 anos no dia anterior. Teve bolo e exibição de imagens no telão. As demais membros deixaram mensagens pra ela e a Raina queria comer os morangos do bolo logo. ^__^' Jooyeon ficou incomodada com a mensagem ríspida do manager do grupo. Depois sozinha no palco ela fez um breve discurso falando sobre sua saída do grupo.

Na segunda sessão parece que teve uma 'cerimônia' de graduação dela pra valer, com muitas lágrimas de todas elas e tals. (já na competição rolaram cenas ainda mais engraçadas com uma etapa de arremesso de amendoim na boca da colega. XD no youtube andei achando vídeos das apresentações desse dia, mas creio que acabarão todos deletados em pouco tempo... em todo caso, tem aqui a segunda sessão quase completa, só faltando o mini-live e a despedida da Jooyeon) Pra encerrar, ela e o Masayuki se despedem e as outras seis voltam pro mini-live. Trajavam a camiseta do show e um shortinho preto. 'Cantaram' apenas quatro músicas: "Ms. Independent" (atóóóóron essa coreografia. glamurosa demais. melhor que isso só o 7th Grade Class 1 com "Always" =D ), "Heaven", "Shine" e "Diva", com a Jooyeon participando da última. Fizeram um agradecimento final, com algumas falando (tentando né) em japonês e outras em coreano. Os caras do fã-clube tinham feito uma faixa bem legal com as membros em SD e estendido no segundo andar, mas não consegui tirar foto. ;___; E assim acabou pra mim, que não participaria dos high touchs e tinha encontro com o alemão Tobias em Shibuya mais tarde. Pois é, o cara está de novo no Japão. Ele vem mais pra cá que o After School. =/ Mas como tinha um certo tempo ainda, dei um pulo em Akihabara antes. Por lá, achei curiosos os outdoors da nova temporada (terceira) televisiva do High School DxD que está prestes a estrear (outdoor com peito. coisas do Japão... ^__^' ) e da nova série do Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) que irá estrear em breve também, mas com distribuição online. Na loja da Animate, nada de novo (seja em goods ou em stand montado) com relação ao Wake Up, Girls!. Mas ainda assim comprei um broche randômico (veio da Mayu) da série. Além de uma espécie de leque (com adesivos) do Kantai Collection (mais precisamente da Yamato) e uma camiseta da Revy do Black Lagoon. Eu já tinha visto antes mas estava esgotado. Mesmo custando o olho da cara, desta vez não deixei passar e comprei porque né... tem que ser MUITO otaku, com muito culhão mesmo, pra usar um troço desses na rua. =D Em outra loja, de figures, comprei finalmente o nendoroid e o prize da Mayu, lançados ainda ano passado. Foi difícil achar à venda e por preços acessíveis. Vi também um prize da Minami, mas esse eu não comprei pois estava caro, por exemplo. Agora, da Miyu que é bom... =(


Em Shibuya, encontro com o alemão e seguimos até o shopping Parco, na mesma rua (ladeira) do Marui City. Já de noite, subimos até o sexto andar pra encontrar (após certa dificuldade, pois o corredor de entrada fica meio 'escondido') o 2.5D Studio. Do lado de fora, é bem impressionante. Multi-colorido, com pôsteres numa parede (destaque pra Rena do SKE48) e um monte de adesivos com mensagens em outra. Como não sei se voltarei ao local outras vezes, fiz questão de fotografar o máximo de mensagens interessantes (pra mim) possível: tinha várias do Up Up Girls Kakkokari, Passpo, Denpa Gumi.inc, BiS... Do lado de dentro já não se pode dizer a mesma coisa, infelizmente. Mais do que um espaço pequeno, é bem tosco. Parece tudo improvisado. A recepção/bar, as cadeirinhas desconfortáveis, o pequeno palco, a gigantesca pilastra no meio da pista, o chão de cimento rebocado... Difícil acreditar que aquele muquifo receba gravações de programas e até shows (para 130 pessoas). Deviam ter posto umas 40 cadeiras mas não tinha nem isso de gente pra conferir a gravação do programa "Good Luck!! Stream" do Passpo. Eu sequer assisto o programa, então era tudo uma grande novidade pra mim. O alemão ao contrário estava querendo muito ver essa gravação. Ele contou que já tentou inclusive participar por skype e tals. Bom, topei a aventura mais pra ver como era e porque, bem ou mal, ainda gosto do grupo (não tanto como antes mas isso é culpa da Azunyan =P ). Nesse dia calhou de terem sido escaladas justamente as nossas oshimens, Yukky e Nachu. Além da Naomin e da minha futura oshimen Sakotii. Loko. Deviam haver uns 20 fãs do grupo ali presentes, a maioria aparentando não só serem wotas do Passpo como frequentadores assíduos dessas gravações. Algumas meninas e até um coreano, que depois veio conversar conosco e virou parça do alemão. Ele parecia ser um fã mais recente e 'casual' do Passpo. Ultimamente o programa tem sido gravado (e exibido ao vivo na internet) em intervalos irregulares, praticamente uma vez por mês. Não tem dia da semana certo pra ocorrer. Quer dizer, elas vão lá e gravam quando dá. ^__^' Eu estava esperando algo semelhante à gravação do AKB48, mais profissional, com tudo certinho e bem ensaiado. Nada disso.


A gravação desse programa é bem informal, quase amadora, com uma equipe pequena de staffs e sem muitos recursos. A única coisa que salta aos olhos (e pode criar a falsa impressão de que o local é requintado) são os projetores que jogam imagens nas paredes em volta do palco. Devem ter investido toda a verba neles. =P Começando alguns minutos atrasado, as quatro apareceram por uma porta no palco. Nele haviam uns palanques que não foram usados, uma pequena mesa de centro, um sofá e uma poltrona. Naomin ficou na poltrona e 'comandou' o programa. As demais se expremeram no sofá (com a Yukky e a Nachu comentando que são bundudas então estava difícil de encaixar ( ͡° ͜ʖ ͡°) ). Achei interessante que ali a participação do público não só não é controlada como pelo contrário, era a todo momento incentivada. Elas conversavam com o público e chamavam pro palco. O tema desta vez era graduação, então o primeiro segmento do programa teve elas comentando sobre suas recordações de suas graduações escolares, com direito a leitura de textos da época e exibição de fotos e desenhos particulares. Deu pra conhecer bastante coisa das meninas por trás das idols. =) Apesar de que a leitura das redações foi um tanto quanto sonífera e repetitiva. Pra deixar a coisa mais divertida, foi estabelecida a regra de que elas não poderiam falar certas palavras. No caso da Nachu, o vocábulo proibido era "washi". Já viu né. ^__^' Nunca que ela conseguiria se controlar... toda vez que alguém falava uma palavra proibida, um aviso sonoro tocava e um produtor falava ao microfone "fulana out!". Estilo "Gaki no Tsukai". Pena que não tinham as pauladas que nem no famoso humorístico. =P Logicamente rolaria um batsu game pra menina com maior pontuação acumulada ao final das cerca de uma hora e meia. O segundo segmento foi a parte onde elas recebem a participação de algum fã do grupo via skype. Tem que ser estrangeiro e de preferência morando no exterior. Mas desta vez o selecionado foi um cara de Hong Kong que mora em Tokyo mesmo. Por sorte ele sabia falar um pouco de japonês, então o papo fluiu até que bem. Segundo o alemão, geralmente as coisas não são assim, com elas tendo bastante problema de comunicação com o inglês. Perguntaram só coisas triviais. Pra minha surpresa a Sakotii foi quem menos falava durante o programa. Talvez por medo do batsu game. ^__^'

Nachu não parecia tão retardada como de costume e estava até bem à vontade. No terceiro segmento, o mais longo, foi a vez de chamarem o pessoal da platéia (quatro caras) que estavam dispostos a 'graduar' de algo. Um deles queria se livrar de um dvd antigo, que a Yukky quebrou. Outro queria se livrar de uma réplica de anel usada pela Mamiko Takai, uma idol antiga que se casou com o Yasushi Akimoto, criador do AKB48. Colocaram num saco pra levar à agência e usar como decoração (com um certo receio de que a Annya possa vir a pegar ^__^' ). Tinha um que queria se livrar de umas camisetas do Passpo que ele mesmo imprimiu, a maioria antigas. Algumas foram entregues pro público e outras ficaram com a Naomin que falou que vai usar de pano de chão. kkkkkkkkk O último escolhido 'na marra' por um staff, era um wota que tem problemas no braço de tanto ficar fazendo wotagei. A Sakotii, sua oshimen, pediu pra ele parar ou fazer usando só o outro braço... sem resultado. O jeito foi aconselhá-lo a pelo menos ir no hospital pra tratar as dores. ^__^' Como já podia se imaginar, Nachu acabou tendo o pior desempenho e sobrou pra ela o castigo: encerrar o programa cantando sozinha "Tabidachi no Hi ni", uma música tradicional japonesa para cerimônias de graduação. Foi um momento tão memorável que até uparam no canal do grupo no youtube horas após o ocorrido, em caráter extraordinário. =D Lógico que foi um desastre musicalmente falando, mas levando em conta que era a Nachu... e super nervosa, suando frio com aquela 'pressão'... até que não foi tão ruim assim. Já vi piores. =P Enquanto ela cantava, podia se observar as outras tirando fotos e gravando com o celular através da porta. Ela se mandou rapidinho do palco e acabou o programa. Elas todas trajavam roupas casuais e pela proximidade do palco com o público... fatalmente devem ter nos visto. Só saberei na próxima vez que as ver, sei lá quando. Até porque o alemão foi a dois one-man do grupo no fim de semana e nem pra falar com elas a respeito. u___u Por causa do dia/horário de gravação, é pouco provável que eu volte a participar outra vez, apesar de ter gostado. Talvez minha expectativa estivesse baixa demais, mas achei bem melhor do que imaginava. Talvez até melhor que o "Free Flight". Seria legal um dia participar via skype pra dar uma trollada nelas e tals, mas não faço idéia de como seja a inscrição.

Como o programa acaba já tarde da noite, o shopping já estava todo fechado. Inclusive as escadas. Fomos obrigados a ficar um bom tempo esperando até conseguir descer nos pequenos elevadores disponíveis. =/ Num determinado momento a Nachu apareceu e avisaram pra ela que estava complicada a saída, pra ela esperar um pouco mais no backstage. Ah! No canal do youtube continuam a upar um monte de videozinhos curtos e bobinhos, ao invés dos "Muriyari" que são o que interessa. =P Só a segunda parte do episódio 24 foi colocada no ar. Morishi teve de ficar só nos onigiris mas em compensação bebeu pacas. ^__^' Anunciaram que a Oppaipon estará participando de uma peça no final do mês que vem, "Hoshi no Koe". Em cartaz no teatro Shibugeki em Shibuya e com participação, entre outras, da dubladora Mikako Komatsu. E no dia 25 de julho, quem diria, já teremos uma segunda edição do Platinum Sonic, o festival com grupos da agência. Achei que ia ficar pro ano que vem... Será ainda maior, com mais grupos presentes (FYT e 3min não mais como opening acts apenas), e mais refinado, ocorrendo no The Garden Hall em Ebisu. Tentarei marcar minha presença por lá. Bom, assim acabaram as aventuras do dia. No próximo post, as aventuras dessa semana. Com mais alemão, mais idols e muita Azunyan. S2

2 comentários:

wattstax disse...

Well, I am sorry for not talking aboz the Show with any of them, but my excuse is my language barrier and the limitation of tickets. And every time I would have had the chance to talk about it, someone disturbed (like when meeting Nachu few days later) :/

The Korean guy btw is no casual fan. He follows your (future) oshi Sacotee, even having a lot of autographs and such by her and he is coming to Japan every frequently for PASSPO shows. And some AKB. Well, nobody's perfect.
The girl fans present are in their right mind - all Yukki passengers :D As I told you, I befriended them later during the One Man's.

Nice that you liked the show. Although it is amateurish - well, it IS PASSPO, right? - it is much more fun and laid back than their showroom. And I like the direct involvement of the audience. If you really want to take part in their program tell me. I send you the Mail for registration.

There really is a Platinum Sonic on July 25th? Now TIF seems to be a perfect time for my next trip, happening closely afterwards. Even now, that I for the first time took part in an Predia event. Keep me updated!

Tsutomo disse...

so the korean guy is not a casual fan... he is actually worse than that, he is an AKB fan!!?!?! burn him on fire!!!

yep the Platinum Sonic is confirmed. now that you told it... yeah they are pretty close, only one week apart. haven't noticed it before.

please send me the email. I doubt they'll pick me but still... there's no hurt in trying. would be priceless to participate and troll them. I already have an Up Up poster right behind pc... =D