sexta-feira, 6 de março de 2015

News de março

Hora de dar uma pausa nos reports pra falar sobre música e idols variadas. Muita coisa foi lançada recentemente, muitas notícias... Essa semana a Mika Nakashima lançou o cd "~Healing Collection~ Relaxin'". Mais um compilation album. Assim, num é por nada não mas TRÊS compilations em um período de cinco meses? Esse último álbum então ainda vem com DEZ instrumentais pra encher linguiça e fazer parecer que o cd 'tem bastante conteúdo'... Ah me poupe né. Não tem problema nenhum tirar um período sabático pra cuidar da vida pessoal (casou recentemente) que nem a Ai Otsuka ou Koda Kumi fizeram. Se quizer pode até tirar uma folga mais longa (aposentadoria?) que nem a Utada Hikaru... Mas ficar lançando um monte de cds caça-níqueis pra mostrar que está 'na ativa' é foda. Cada dia que passa fico mais desapontado com a Mika e seu rumo na carreira. Gosto de pegar no pé da Ayumi Hamasaki, mas olha... Mika está muito pior. Na turnê nacional em andamento ela fica se pendurando nuns panos (tão década passada isso) e aparece com um visual horroroso, digno de pesadelos. Ela sempre foi chegada nuns penteados de gosto duvidoso mas esse atual é simplesmente nojento. Já a Ayumi Hamasaki, vida pessoal à parte, merece elogios pelos últimos singles. Estava ouvindo "Zutto.../Last Minute/Walk", lançado no final do ano passado, é um single razoável, a segunda faixa em especial é bem impactante. As baladinhas são 'padrão Ayu'. Ela tem programado pro dia 8 de abril o lançamento de um novo álbum, entitulado "A One". Vejo potencial pra ser o melhor dela em anos. O único problema é contar apenas com 11 faixas, curto demais. Em termos de visual ela está bem, gosto dela com cabelo mais escuro como atualmente. Agora, quem está MUITO bem é a May J.. Depois do merecido sucesso ano passado com um álbum muito bom, mês passado lançou o single "ReBirth", que eu curti pacas. A faixa principal "Faith", trilha sonora do jogo God Eater 2 Rage Burst é emocionante, graças claro ao inglês perfeito dela. As baladinhas são competentes e "So Beautiful" é a típica 'música alegrinha da May J.'. Que eu geralmente gosto. Nas vendas não repetiu o feito do single anterior mas 11º lugar no ranking da Oricon ainda é um bom resultado. Infelizmente vai ser difícil eu conseguir ir na turnê 2015 dela, porque ela resolveu se apresentar nuns lugares bem... 'alternativos' longe de onde eu moro. =/

Baixei o álbum novo do Predia, não resisti (e resolvi poupar dinheiro pra outras prioridades). "Kokou no Dahlia ni Kuchizuke wo" é um bom álbum, classudo e bem produzido. Porém achei que ele é muito previsível. As primeiras faixas são todas muito parecidas. Só na décima, "Maboroshi wa Xanadu", que ele ganha um fôlego e daí pra frente empolga um pouco mais. Apenas "Baby Kiss" é realmente diferente das demais. É também minha favorita. Comparando com o anterior, "Invitation" de 2012... achei que esse álbum fica consideravelmente abaixo daquele nível. =/ O último álbum tinha várias músicas memoráveis. Nesse... talvez os singles e olhe lá. Nas vendas, atingiu um 23º lugar no ranking da Oricon, muito acima do anterior e uma posição respeitável. Mas diante das vendas dos dois singles passados, acho que todos esperavam posição melhor, mais próxima do top 10 pelo menos. Andei baixando pra escutar também uns cds do grupo coreano Rainbow, por culpa de más influências germânicas. =P Bom, os leitores do blog sabem que não sou grande admirador de K-pop (até porque não entendo bulhufas do que estão cantando. XD ah, claro. isso porque sempre que possível escuto os originais em coreano, não as versões japonesas. qualquer música quando traduzida pra outra língua perde um pouco da 'essência' creio eu), mas tenho uma queda pelo After School e Crayon Pop. Em menor escala, curto Kara também. Ouvindo os primeiros cds desse grupo, achei legal a pegadinha mais animada e 'alto astral' das músicas, diferente do After School ou Kara. Mas no cd lançado mês passado, "Innocent", elas mudam esse estilo e ficam parecidas com as demais. =/ Bom, pelo menos tem a faixa "Pierrot" que não só é animada como é craptastic! =D Outra coisa que curti nesse grupo é a tal de Kim Ji-sook. Ela tem traços meio exóticos, piercing no umbigo e cabe dentro de uma mochila. Quer dizer... mulher perfeita! =P O legal de começar a seguir esses grupos coreanos é que sai bem mais barato do que acompanhar grupinhos idols, pelo simples motivo de que elas só fazem shows uma, duas vezes por ano no Japão. Se bem que o After School agora pro lançamento do "Best" no próximo dia 18 programou shows e alguns eventos de lançamento por aqui. (vou tentar ir em algum) E aí... meu Deus, que facada!

Acho curioso que esses grupos coreanos por aqui atraem muitos fãs homens (diferente do que ocorre em seu país natal, segundo me contou o Tobias) e aí se comportam igual os grupinhos idols japoneses, praticamente. Fazendo eventos de lançamentos com 2 shots, akushukai, signkai... Bom, até aí, não tenho do que reclamar. Mas para os eventos do After School você tem de comprar sets de cds, desembolsando mais de 7 mil ienes pra participar! .___. Koreakongs caras da porra. Devem ser os custos do combustível do avião, só pode. No mesmo dia a Koda Kumi lançará o seu décimo segundo álbum, "Walk of my Life". Não estou muito empolgado porque as músicas que ela andou soltando de "Hotel" em diante eu tenho achado medianas. Nunca fui fã da Kodeeeeeenha com músicas melódicas e tals. Quero batidão putanhesco, please. Enquanto isso, dia 13 de maio já está programado, aleluia, um novo single do Shakalabbits. Minha banda favorita. Outro dia desses comentei deles por aqui, num festival promovido pelo Rei Mastrogiovanni ao qual eu fui. Tinha até esquecido, mas eles cantaram uma música inédita em primeira mão por lá. Logo, não é nenhuma surpresa o anúncio do single "Climax" com participação dele. Mas enquanto uma banda volta à ativa, outra se despede... =( O Sebastian X anunciou que vai acabar, após o one-man em 30 de abril. Como diria o Sr. Omar, "trágico, trágico!". Mais uma banda sensacional e infelizmente pouco conhecida que se vai, após sete anos de vida. O mini-album "Kokoro" a ser lançado semana que vem será o último suspiro da banda. Um grupo que já virou passado é o Berryz Koubou, que fez no último dia 3 seu show de despedida no Budoukan. Andei vendo as fotos e pelo menos elas se foram em grande estilo, numa mega-produção linda. Por mais que eu não viesse a anos seguindo o grupo de perto, ainda tinha uma certa simpatia por elas afinal querendo ou não foram o primeiro grupo idol que me chamou atenção, anos atrás. Mas o pior é pensar que o término do Berryz nem será a grande baixa no mundinho idol deste ano... Isso porque ninguém mais ninguém menos que o Idoling!!! anunciou que também encerrará as atividades (tanto do programa de tv como do grupo idol) em outubro. o___o Holy shit! É o fim dos tempos que se aproxima, fujam paras as montanhas!


Sério, eu nunca fui chegado em Idoling!!! (que também lançará álbum dia 18), mas a importância do grupo não pode ser negada. Podemos dizer que será o primeiro grupo idol 'top' independente dessa geração a encerrar as atividades. (considerando o Berryz como parte do H!P, sub-units como o Watarirouka sendo parte do AKB...) Afinal nem BiS, Bump.y, Tomato'n Pine ou AeLL. tiveram esse mesmo status e patamar de notoriedade que o Idolling!!! atingiu né. É um momento marcante e até certo ponto preocupante. O que será da sub-cultura idol otaku depois disso? (Tokyo Idol Festival por exemplo agora deve MESMO acabar) O 'boom' já passou e com essas baixas pesadas o processo de retorno ao underground deve se dar mais rápido do que o previsto. Tudo bem que enquanto um AKB da vida estiver na ativa vendendo 860 mil cds, nada tão drástico deva mudar, creio eu... Mas fico pensando o que serão daquele monte de meninas. Algumas como a Rurika não deverão ter dificuldade em se manter na tv ou na música, como solista. Mas a maioria... fico pensando principalmente na Chika Ojima, que seria um talento e tanto desperdiçado se cair no anonimato. Ela bem que poderia entrar em algum outro grupo (no Passpo, substituindo a Nachu =P )... porque se ela virar apenas grabia idol... blah. =/ Nesse ano, apesar de estarmos no começo de março ainda, outros dois grupos (estes BEM menos famosos) também já pararam: Mary Angel e Ichigo Theater. Cheguei a ver apresentações de ambos no passado, devem estar registradas em algum lugar do blog. Lá nos grupos ~48, um pouco de 'calmaria' com apenas uma menina do NMB anunciando graduação recentemente. Mas o SKE48 deve voltar em breve ao desmanche, afinal cinco irão parar este mês né. Só Nana e minha Abiru prosseguirão um pouco mais. Inclusive, no final do mês lançarão um single novo, que andei ouvindo elas cantarem na tv e... que porcaria hein. >___< Não se faz mais SKE como antigamente. Já começa pelo título maluco, "coquettish" sei lá o que... Afinal, o que se passa com o Akimoto que de uns anos pra cá só escreve músicas com nomes escrotos? Bizarro demais isso. Bom, enquanto isso quem está com tudo é aquela Sayaka Tomaru, do FYT. A loli peituda com cara de hafu. Essa semana tinha ensaio novo dela numa revista e ela aparecendo na tv. Coitadas das outras que né... só fazem figuração nesse grupinho, praticamente.

FYT é o novo AeLL. =D E a Sayaka pelo visto é a nova sensação do meio idol, a nova Kanna Hashimoto. Eu até que acho uma boa, sabe. Afinal a Sayaka indiscutivelmente tem mais "conteúdo" a oferecer. ( ͡° ͜ʖ ͡°) Falando em AeLL., vi outro dia desses que uma delas, Erika Nishi, está de volta a festivaizinhos idols. Agora como solista. Nada mal. Outra que voltou e eu nem tinha me dado conta é a Aki Deguchi, ex-SKE. Curiosamente com a mesma idade da Erika. Mas num estilo bem diferente. E mais na minha praia, inclusive. Nunca fui muito chegado nela, mas vou acompanhar pra ver se ela faz alguma apresentação por aqui ou vai seguir carreira como a Yui Matsushita, mais centrada em Nagoya mesmo. Que bom seria se a Katayama por exemplo se lançasse como solista nesse estilo da Aki, mais pop rock... =/ Ah! Falando em término do Berryz, naquele dia as meninas do Up Up Girls Kakkokari foram lá acompanhar o show. E chorar litros. Até aí, tudo normal. Mas eis que, aproveitando a deixa, na gravação do episódio 42 do "Senjou Kakkokari", horas mais tarde... Apareceram a Sengoku e a Azunyan! waaaaaaaaaa aleluia! S2__S2 E eu ainda tive o prazer de assistir ao vivo esse episódio fantástico. Sem querer ser parcial, mas foi o melhor até hoje. Sekki estava indomável. Fazendo rap, tirando sarro da Moritii, judiando da Sengoku, fazendo poses do mangá Jojo's Bizarre Adventure, errando a leitura de kanjis, subvertendo as regras e andamento do programa... um show à parte. Impossível não amar. Detalhe ainda pro trava-língua que a Sengoku resolveu falar: "Burajirujin Mirakuru Birakubari". (que ela falou errado e nem percebeu =P ) Será que é influência da amiga You Kikkawa? Sengoku interessada em Brasil também? E destaque lógico pra Azunyan sem nem perceber fazendo propaganda do single do Afilia Saga. =D Agora tenho mais do que nunca que encontrá-la pra ensinar o que significa "never say never". E dizer que moro em "kunyama". =P Ela cortou o cabelo e está uma graça. Ainda prefiro ela de cabelo comprido, mas esse corte ficou muito sexy. Aliás, nas imagens promocionais da nova turnê e no novo clipe (dance shot), gostei do penteado de todas. Mesmo da Konatsu. E que música é essa hein? Se "Kira Kira Mirai" e "Runway" eram medianas...

"Bijo no Yajuu" em compensação é fenomenal. Tão rústica, tão selvagem, tão badass. Batidão nervoso, quase um "STUPiG" do BiS. Amo muito tudo isso. Que orgulho dessas meninas! *___* O uniforme novo não é nada especial, mas deixa coxas e barriga à mostra, então não tenho do que reclamar. =P Agora só falta descobrir como é "Up&Up!". Mas não vai demorar muito. Até porque felizmente anunciaram as datas da campanha de lançamento do álbum. (ou algumas delas. como estão no meio de turnê, será bem correria e por enquanto nenhum dia cairá em fim de semana) Pra minha decepção, nada de 2 shot dessa vez. ;___; Pelo menos não num primeiro momento. Só os group akushukais de rotina. (um álbum = 3 tickets) Pensando do lado financeiro, é uma boa. Não terei de comprar um monte de cds repetidos. Talvez até compense comprar a minha cópia do cd online, pra receber o brinde (dvd com o show de Osaka da turnê passada)... Ainda vou pensar no caso. Anunciaram também os detalhes da viagem delas para o Havaí em maio/junho, com cronograma de viagem e opção para os wotas mais endinheirados de ir junto numa tour. Passpo é outro que vive fazendo pacotes de viagem assim. Falando nelas, anunciaram um dvd do mega-show de janeiro pra ser lançado no próximo dia 25. Sinto muito, não comprarei. u___u E o título do álbum a ser lançado em maio? "Beef or Chicken?"... fala sério, vai me dizer que o gênio da criatividade que teve essa idéia não sabe que o Teriyaki Boyz tem um álbum com o mesmo título? Piores só as camisetas da nova turnê, ainda mais feias que as anteriores. tsc tsc tsc Pelo menos estão bolando coisas diferentes pros novos shows, pelo que estão anunciando. É bom diversificar um pouco. Achei curioso que colocaram no site oficial um aviso de conduta pros fãs nos shows... pessoal deve estar extrapolando. E não olhem pra mim, tenho nada a ver com isso. Nem estou indo quase nos shows delas ultimamente... Uma coisa que merece elogios são os showzinhos em Akihabara marcados pro mês que vem e maio. Cada sessão será produzida por uma dupla. E aí que colocaram exatamente Sakotii e Nachu juntas. S2 Foi feito especialmente pra mim, fala a verdade. Amo muito tudo isso. Já a ex-integrante Macocchan vai estrelar sua primeira peça teatral pós-Passpo em abril/maio, "Flying Pirates". Boa sorte pra ela.


No youtube, além de vários vídeos curtinhos inúteis (que me deixaram com algumas dúvidas: 1-porque raios a Oppaipon está vestida feito mexicana? 2-o que fizeram com o cabelo da Yukky? credo! 3-a Yukky torce mesmo pro Barcelona? ufa ainda bem que não é minha oshimen! eu hein 4-porque a Sakotii não pode ser assim sempre? sensacional!), tem a segunda parte do episódio 22 do "Muriyari" com Morishi e Sakotii. Elas mostram pra Yukky e Nachu como se faz e tiram leite de pedra nesse episódio. Fiquei na dúvida do que estava mais frio: o ambiente do restaurante ou o olhar da Sakotii. ^__^' No episódio 23, MioMio e Annya visitando um parque ao qual eu já fui. É o mais engraçado do segmento até aqui, fácil. As duas parecem crianças correndo e brincando com arminhas de marshmallow. Sobra pro coitado do staff que toma vários tiros. Na segunda parte, novamente sobra pro staff. Destaque pra MioMio com dificuldade em tudo quanto é brinquedo por causa do tamanho. =P Pena não ter mais ninguém upando o "Free Flight". No site de entrevistas da Sakotii, a nova convidada da vez é uma tal de Yura, modelo. E naquele site do LoGiRL, uparam ensaios com as meninas que faltavam: Nachu, Sengoku, MioMio e Azunyan (com aquele agasalho de coração usado no show de valentine day). Agora estão fotografando meninas do FYT e Lyrical School. Será que com a Sayaka vão mudar 'um pouco' a temática e fazer numa praia com ela de bikini? =D Duvido de nada. Só pra finalizar, vou finalmante postar as fotos do resto da minha coleção de camisas, que haviam ficado faltando. Primeiro as de ice hockey: meu Colorado Avalanche home e away (essa com nome, do craque Patrick Bordeleau); Toronto Maple Leafs (do Mats Sundin) e Dallas Stars. Depois mais duas belas aquisições futebolísticas: uma camisa do mito Rogério Ceni com dedicatória (presente especialíssimo de minha tia mineira) e camisa do glorioso PAOK da Grécia, número 16 do equatoriano Christian Noboa. Joga muito. Pena que o Colorado esteja fazendo uma temporada medíocre com contratações fracas esse ano. E meu Grêmio esteja afundado em dívidas caminhando a passos largos pra retornar à segunda divisão. =/ É... melhor focar só nas idols mesmo.

2 comentários:

wattstax disse...

On the decline of idol groups: Let's just hope, it will make the business healthier - less groups but more quality. As many groups are very specific in genre, I can see a lot of them stay 'successful'. But it will be interesting to see what happens to festivals like TIF or Idol Koushien if a reduction really happens.

About PASSPO's Akihabara shows? Can you tell me more about it? I read of them but I have no idea what these comprise of.

About the DVD: I am actually very displeased with the release of a excerpt from their New Years show. Instead of putting all songs on it they even used important space to fill it with digest(!) versions, instead of at least give us the full Band PASSPO set! I am really loosing faith in the group as this is a huge letdown for me. Will follow them for the music but other groups like Bellring or Chu-Z are much more fan friendly in every regard. Especially after my recently graduated Bellring oshimen follows and replies me from her private Twitter :D

The PASSPO merchandise is terrible. I give you that. (What about this stupid bag, only naming some world capitals but without anygroup connection?) But the 'Beef or Chicken' reference is part of PASSPO history, atrademark of them, so to speak, dating back to the beginnings of the group. Just look at their older DVDs (like Next Flight Festival) which includes 'Beef or Chicken' Version, meaning songs performed live with a band.

Yukki by the way is a Barcelona fan since long time. As I only care for German football I don't care.

And NO REPLACEMENTS in PASSPO without my consent, even with Nachu :P

Tsutomo disse...

rofl You'd like Ojima though, I swear.

didn't know about that use in the past. still a stupid title for the album, though. and have you seen the new uniforms? omg. they look some waitresses working at a small cafe in Nebraska or Dakota. horrible. i'm starting to think they are trying too hard to make uniforms that are worse than the previous one, each and every time.

I'm jigging more to other groups as well, but MioMio and Sako are keeping Passpo relevant in my radar. and their music is still enjoyable. but yeah Passpo definitely is not well managed. now more than ever.

remember Nachu's birthday? those shows will happen in the same place. pretty sure the 'self-produce thing' will be something simple like Up Up did some time ago. (in the same venue too) if they pull some comical sketches like Up Up did, I'll be pleased already.