terça-feira, 8 de abril de 2014

Tokyo flowers part.1

Primavera. A melhor estação do ano no Japão. Tempo nem tão quente, nem tão frio. Não tem neve, tufões ou muitas chuvas. A não ser que você more no interior (onde nesta época os arrozais estão todos alagados para o crescimento das mudas. com isso, enxames de insetos e sapos são rotina), não há grandes motivos para não gostar desse período. Ah! Claro, tem o kafunshou, a alergia à pólen que aflinge parcela considerável dos japoneses. Mas como eu não sou japonês, só alegria. ;D Aproveitei estes últimos dias para dar uma passeada por alguns pontos conhecidos e recomendados de Tokyo, tirando fotos principalmente de sakura. O começo da primavera é a época da flor mais famosa do país. Ela só dura alguns poucos dias, afinal com qualquer chuvinha ou vento ela já cai. Quem viu, viu. Quem não viu, só no ano seguinte. Mas tirar fotos quaisquer é fácil, afinal tem árvore pra tudo quanto é lado. Eu queria é ir nos melhores pontos, afinal fotógrafo profissional é outro nível, né melbeim. =P Nas fotos abaixo, um pouco de dois parques que eu visitei no último sábado. Como o dia estava bom, vocês notarão que haviam muitos japas fazendo piquenique e passeando também nesse dia. O primeiro deles é o Asukayama Kouen, localizado próximo da estação Ouji, no norte da cidade. Nas primeiras imagens, o Otonashi Shinsui Kouen e o templo Ouji Jinja, que ficam na vizinhança do famoso parque, localizado no topo de um morro. O Otonashi é um pequeno parque planejado ao longo do curso de um córrego histórico. No local onde deveria correr a água, colocaram um monte de pedras, troncos e outras parafernálias. No entorno do Asukayama, passa a avenida Hongou-doori, com linhas de bondinhos modernos e antigos.


Lá no parque, lotado, haviam umas apresentações de dança e música tradicional, além de enfeites para matsuri pendurados em todo canto e bancas vendendo comida. Chama a atenção um monotrilho que liga o pé no morro (estação) até o topo, gratuito. Dentro do parque, além da grande área verde, tem três museus, playground para as crianças e dois trens antigos expostos. Um maluco estava por ali fazendo malabarismos com facas também. Note como a japonesada leva plásticos para forrar o chão, tira o sapato para subir em cima (como se estivesse entrando em casa) e junta o lixo para depois jogar fora. Nada de sujeira espalhada por aí, mesmo com tanta gente e festividades. Povo civilizado é uma benção. O Asukayama é um dos cinco primeiros parques públicos de Tokyo, criados em 1873. Este inclusive foi criado exatamente para abrigar os pés de sakura.


O segundo parque visitado, não muito longe dali, foi o Rikugi-en. Localizado perto da estação Komagome, curiosamente tinha mais árvores floridas fora do que dentro do parque. ^__^' Trata-se de um típico jardim japonês projetado, inaugurado por um shogun por volta de 1700 e restaurado em 1878. Sua forma atual data de 1938, quando foi doado à prefeitura. Como sempre acontece nesse tipo de jardins, você paga uma pequena taxa para entrar e eles possuem horários breves de funcionamento, diferente de outros parques. Ele não é muito grande, mas abriga um lago com muitas carpas, pássaros e tartarugas, além de um morro do qual se pode ter uma bela visão da área.


Nele não há muito espaço para piqueniques (fora um campinho com mesas e umas bancas vendendo comida), então tinha mais é gente (e alguns turistas gringos) caminhando pelas trilhas e tirando fotos. O bom é que ali os caminhos possuem pedras ou são forrados com carpete de bambu, pra diminuir um pouco a sujeira nos calçados. Nesse dia tinha muito verde, mas flores que é bom... muito pouco. Os principais (e famosos) pés da sakura do jardim já estavam sem flores. Paciência. Ali é um local que acho deve ser mais interessante de ser visitado no outono ou inverno, para se admirar as folhagens coloridas e/ou a neve cobrindo tudo...


No próximo post, mais dois parques visitados e um pouco mais de natureza para esse blog que anda muito otaku ultimamente. =D

Nenhum comentário: