domingo, 6 de abril de 2014

SKE48 e o melhor show de todos os tempos (ou quase)

Pois é, vou deixar o assunto Passpo um pouco mais pra frente para falar primeiro do show do SKE48 na última sexta-feira. Parte do "AKB48 Group Haru Concert in Saitama Super Arena ~omoide wa zenbu koko ni sutete ike!~". Cada filial teria um show à parte antes do request hour do AKB48 ocorrido hoje. (não comentarei sobre ele porque estou cagando e andando pra esse circo. mas comentarei no final do post sobre o que realmente interessa: o término do período de aplicações pro sousenkyo desse ano e quem não irá participar. ou seja, quem já levantou a bandeira da graduação) Eu lógico fui apenas no show do SKE48 e não dei a mínima para os demais. Pra falar a verdade, nem nele eu iria... pelo simples fato de que eu sequer sabia que ele estaria ocorrendo agora. ^__^' Uma semana atrás recebi um email acho que do eplus (site de venda de tickets) avisando que estaria sendo aberta uma última janela de vendas de ingressos para este maldito show. Como é de graça mesmo, meti lá um pedido, sem a mínima expectativa de ganhar. Afinal eu nunca consigo né... mas eis que desta vez ganhei. Tudo bem, paguei e fui retirar meu ticket já na véspera. Eu estava portanto crente que meu lugar seria horrível, afinal peguei o ingresso já na última hora e o ginásio é enorme... (cabem até 36 mil pessoas lá) Já disse por aqui antes que não gosto de shows em locais assim grandes, porque você paga caro e vê os artistas lá longe pequeninos... ainda mais show do AKB e filiais. Eu tinha zero intenção em retornar a um deles. Mas mesmo assim, fui lá. Dia feio, chuvoso... cheguei faltando cerca de meia hora para começar, para vocês verem o quão empolgado eu estava. =P Sendo que os portões já estavam abertos a uma hora e tinha toda aquela coisa de venda de goods e tals.

Quando cheguei, a maioria do pessoal já estava lá dentro. E pra meu alívio, a chuva parou. Peguei então e passei nas bancas de goods, que a esta altura estavam com pouca gente por razões óbvias. Haviam três bancas separadas, onde os diferentes goods eram espalhados. Em uma comprei uma oshi towel da Abiru (da Takayanagi estava esgotado já. e da Nakki não havia porque kenkyuseis são ignoradas neste tipo de evento) e umas presilhas pra grudar no cinto, da Abiru e Churi. Em outra peguei quatro sets de trading photos (como se pode ver abaixo, não tive muita sorte nas fotos que tirei. veio uma Oba repetida e de resto... W Matsui, Yuria, duas Furukawa, Anna Ishida, Yukko, Yakata... essas têm certo valor, pelo menos. Veio a dupla Egonaru daquela gravação outro dia em Ikebukuro... (inclusive a Churi estava com praticamente o mesmo cabelo, com aqueles "chifres". assim era fácil reconhecer ela no palco) e vieram duas Momona. Pqp! Vou queimar essas fotos depois. Nada de Takayanagi ou Abiru. ;__; E na terceira banca... comprei nada. Até pensei em comprar um dvd lá das meninas no Havaí, pois viria excepcionalmente neste dia com um pôster de brinde. E você poderia escolher de qual membro queria. Eu, claro, iria pegar da Churi mas... já estava esgotado. Aliás, era o único pôster esgotado! .___. Eu estava com ligeira esperança de que a Takayanagi anunciasse graduação neste dia e ao me deparar com esta situação... passei a ter grande expectativa de que fosse acontecer mesmo. Os wotas também estavam aguardando pelo pior (ou melhor, dependendo do ponto de vista) e por isso estavam comprando e esgotando tudo quanto era produto dela. Só isso explicaria aquela situação. (ou então a Churi é mais famosa que as W Matsui aqui em Saitama-ken, por algum motivo obscuro)


Tudo bem, melhor assim, para o meu bolso. Ao entrar e então me dirigir para meu assento... o susto. Eu veria o raio do show num lugar bom! =O Muito bom, diga-se de passagem. Estava a uns cinco metros de distância da ponta do palco secundário frontal. Fiz um desenho abaixo para ilustrar mais ou menos o negócio. A produção não estava para brincadeiras e montou um mega-palco com quatro telões (na maior parte do tempo o central mostrava imagem de câmera diferente dos demais. enquanto isso nestes menores apareciam os títulos das músicas e as letras), símbolo reluzente do grupo em cima e uns corredores levando ao palco central (que levantava. não em forma de "bolo", mas em degraus de formas e alturas diferentes) e ao palco frontal, na minha cara. Casa praticamente lotada com som e luzes impecáveis (o som só falhou no microfone da Nana Yamada durante "Winbledon he Tsureteitte"). As luzes chamaram atenção principalmente durante "Higurashi no Koi" e "Darkness". Durante a segunda teve também uns fogos. Já no finalzinho caíram uns papéis laminados. Em "Winbledom he Tsureteitte" elas jogaram umas bolinhas pro público com as raquetes. E já numa das últimas músicas, todas as meninas lançaram um pedaço de papel (parecendo um bumerangue) assinado por cada uma delas pra platéia. Não peguei nada dessas tranqueiras todas. Mas mesmo assim curti pacas. Tudo foi acontecendo de tal maneira que parecia que tinha sido feito especialmente para mim. Mágico demais, jamais imaginaria que presenciaria tudo aquilo num show pro qual eu não estava dando a mínima bola antes. Só não posso dizer que foi um show perfeito por dois motivos:

1- a fdp da Momona estava presente. u__u O que raios essa menina, que acha o grupo e seus fãs nojentos, estava fazendo ali? É muita cara-de-pau. Vaza logo, demonha! Cai fora. Momona definitivamente não merecia fazer parte de uma festa tão grandiosa e bonita. Antes seu lugar fosse ocupado pela Mokyu Mokyu ou qualquer outra ex-membro que se dedicou de verdade ao grupo durante os anos. 2- a Churi não anunciou graduação. A minha esperança tinha virado expectativa... e na última música, "Soba ni Isasete", quando a câmera deu close nela chorando... Ah, aí virou certeza, praticamente. Mas nem. Não rolou. Ali teria sido o momento ideal, teoricamente. Porra, Takayanagi é importante e representativa demais para anunciar graduação num stage qualquer no teatro, convenhamos. E como outro show do SKE desse porte vai demorar... Mas mesmo ela não caindo fora do grupo nesta data, ficou nítido que seus dias no SKE estão contados. Ela foi sumariamente retirada da 'linha de frente' do grupo durante o show. Não fosse por ela ter puxado o primeiro MC (com a Rena), algum desavisado poderia até pensar que se tratava de uma flopada qualquer. Ela ainda custou para vir até o palco frontal. As demais meninas, principalmente as tops, vinham direto. A maior parte do show foi com elas nos corredores e palcos secundários, só o trecho da noite com as músicas dos times e o encore que se passaram mais no palco principal. Pude apreciar de perto bastante a Jurina, Kanon, Furukawa, Akari... Abiru apareceu algumas vezes por ali também. Ela usava um penteado twin ponytail. (Mokyu Mokyu aprovaria) Uma graça. Um dos "chifres" da Churi se desmanchou já perto do final.


Segundo fiquei sabendo, os shows dos outros grupos não só usaram o mesmo palco como seguiram o mesmo padrão, com as mesmas surpresas e tals. Ah, mas isso não diminui a grandiosidade dessa noite. No palco havia uma espécie da caixa de brinquedos gigante com uma boneca; uma latinha de balas; um armário com vestido de estudante... Quem fez o anúncio de abertura (kageana) foi a Rena, mas quem apareceu sozinha no palco após o "Overture" foi a Yuria. Ali já deu pra ver que ela seria peça central do show, marcando sua despedida do grupo e ida para o AKB (ninguém merece. tadinha dela =P ). Após uma pequena encenação solo, a primeira surpresa veio com as W Matsui aparecendo nuns carrinhos vindas das entradas laterais do ginásio, em meio aos wotas. Elas vêm pro palco e passam a ser acompanhadas por todo o resto do SKE durante a primeira parte do show,  a sequência non-stop dos singles: "Tsuyoki Mono yo", "Aozora Kataomoi", "Gomen ne Summer", "1!2!3!4! Yoroshiku", "Banzai Venus", "Pareo wa Emerald", "Okie Dokie", "Kataomoi Finally", "Aishiteraburu", "Kiss Datte Hidarikiki", "Choco no Dorei", "Utsukushii Inazuma", "Sansei Kawaii" e "Mirai to wa?". Essa parte teve alguns movimentos coreográficos muito legais, como quando elas fizeram uma 'onda' ao se enfileirarem e irem pulando uma após a outra. Começaram com um figurino mais pesado que foi sendo descartado em partes, no próprio palco, até ficarem com um uniforme branco de saia colorida. No primeiro MC a dupla Rena e Churi colocou para dizerem algumas palavras as meninas naturais de Saitama-ken. Kaneko, BBQ e umas outras lá. Como já era de se imaginar, BBQ roubou a cena e ficou procurando onde a sua mãe estava no público.

Vale dizer que os MCs foram bem longos, mas como foram poucos, tá valendo. Antes três MCs longos que vinte MCs curtinhos. A parte seguinte foi o momento do novo SKE finalmente aparecer. A transição era feita com os times atuais cantando duas músicas, então as novas meninas (vindas de outros grupos) apareciam e era cantada uma faixa com elas presentes. Então a atual líder pegava uma bandeira com o símbolo do time e entregava para a sucessora, que fazia um discurso. Foram cantadas: "Neko no Shippo ga Pin to Tatteru you ni" (com participação do rapper Bose), "Rakuen no Kaidan", "Reset" (já com a Sae, Suzuran e Milky presentes. Sae deu uma choradinha básica durante a cerimônia de entrega da bandeira, vinda da Nishishi), "S-ko to Uso Hakkenki", "Inseki no Kakuritsu", "Team KII Oshi" (já com Nana Yamada e minha Abiru. fala sério, olha a música que escolheram para estrear... saudades do antigo team B. a passagem de liderança do KII foi menos emotiva e mais cômica), "Machi Awasetai", "Viva Hurricane" e "Wasshoi E!" (já com a Sumero presente. fala sério. mítico demais. além da deliciosa Sumire marcando presença ainda tinha a antológica música do team B. vou querer mais o que?!? Akari recebeu a bandeira da Rena). No MC, só com Rena, Jurina, Akari, Yuria, Oba, Nishishi, Furuhata e uma tal de Natsumi Tanaka no palco, elas fizeram uma brincadeira de shiritori onde tinha de se falar a palavra de uma forma sexy. Preciso nem dizer que foi zoado pacas né, a maioria não tinha NADA de sexy em suas interpretações. A Tanaka era a mestre de cerimônias apenas. Na próxima música, a vigésima quarta da noite, "Yuudachi no Mae", cantaram as kenkyuseis com a tal de Yume Noguchi de center. Na sequência veio o trecho do show com as sub-units. "Ookami to Pride" com Yuria e Milky, "Cross" com Sae, Furuhata e Kitagawa...


"Shoujo wa Manatsu ni Nani wo Suru?" com Churi, Oba, Mizuho, Tanaka, Furukawa, Madoka, Masana e Shibata (trajando roupa com naipe de policiais, curti), "Tonari no Banana" com Jurina e Sumero... =D Isso mesmo, Sumero em destaque. E que destaque! Ela não poderia começar melhor sua passagem pelo SKE, numa performance com uma banana a Jurina, a mais famosa do grupo. E mais: a apresentação delas teve direito a um pequeno diálogo com a Jurina falando que a Sumero tinha um corpo "eroi". kkkkkkkkk E na saída do palco elas ainda cumprimentaram o público com um "eroshiku onegaishimasu". ROFL Sério, sensacional. Morri, renasci e morri de novo. Se a Sumire for investir forte nessa imagem 'sexy', talvez ela tenha sucesso no SKE. Afinal são poucas as meninas do grupo que fazem essa linha (e a principal delas, Seira, graduou recentemente). Só sei que Sumero é uma delícia e provocante assim... *__* A partir de agora só vou chamar ela de "ero-chan". =D Teve ainda "Winbledon he Tsureteitte" com Kanon, Nana Yamada e Suzuran (trajando roupas de tenistas. mas a Suzuran num era a golfista? Haruu é que era a tenista do team 4... enfim), "Higurashi no Koi" com Rena e Rion Azuma (Fresh Lemon do SKE?), "Koko de Ippatsu" com Akari e BBQ... bom, seria só com as duas. Mas aí a tal de Marika Tani invadiu o palco e ficou enchendo o saco da dupla para deixarem ela participar também. Acabou que elas aceitaram mas ficavam fugindo da Tani, ignorando-a e tals. Foi uma encenação engraçada, admito. Então veio o grande momento do show: uma parada para uma performance de dança. Assim que começou e eu vi a roupa que as meninas (Jurina, Anna Ishida, Makiko, Yuria, Yukko, Tsuzuki e Takeuchi) usavam... eu já me animei pois sabia o que viria pela frente...

Após uma sequência insana com show de luzes e imagens, fogos e os ternos baixando até elas vindos de um cabide lá no alto... "Darkness". Atóóóóóron. Foi fodástico demais, parecia até um show do Perfume. =D Depois das músicas do team B, Sumire erótica, agora "Darkness"... por mim já podia ter acabado aí que estaria ótimo. Mas a noite prosseguiu, agora novamente com todas as oitocentas meninas no palco, cantando: "Pinocchio Gun", "Chime wa Love Song", "Seifuku no Me" (onde algumas meninas apareceram no meio da arquibancada superior, em frente às saídas do local), "Koi wo Kataru Shijin ni Narenakute" e "Bazooka Hou Hassha!". Último MC com saudações finais e as quatro graduantes que sairão em breve (Orito, Deguchi, Matsumoto e Momona) são postas no centro do palco, assim como a Yuria. Cantam "Soba ni Isasete" em meio a lágrimas e com todas quase estáticas no palco principal. Vale dizer que tiveram outros dois momentos, já não lembro em quais músicas, que as tops do grupo usaram os carrinhos de novo para se locomoverem entre diferentes pontos do palco, passando por um corredor em meio ao público. As que anteriormente apareceram na arquibancada superior, desceram e para chegar no palco frontal usaram o mesmo corredor, distribuindo high fives pro pessoal da primeira fileira. E vale destacar o como os SKE wotas estavam empenhados gritando bastante e quase todo mundo mudando as cores dos penlights conforme os diferentes times e garotas vinham ao palco. Os gritos de encore não precisaram se estender por muito tempo. Pois logo elas retornaram ao palco com uma camiseta laranja e passou no telão um VT relembrando o shuffle e fazendo o anúncio das datas (finalmente!) das últimas apresentações dos atuais times (e stages) e estréia dos novos times no teatro (revivendo stages antigos).  


Dia 21 desse mês será a última apresentação do atual team S e dia 25 estréia o novo. Dia 18 acaba o team KII atual e dia 30 começa o novo. Dia 22 será a despedida do team E atual e dia 2 de maio a Ero-chan estreará no teatro do SKE. (anúncios semelhantes rolaram com os demais grupos em seus respectivos shows) Para retomar a apresentação, trigésima nona música: "Te wo Tsunaginagara". Seguiram-se "Tooku ni Ite mo" e "Nakama no Uta", para encerrar de vez a noite. E aí deu para se perceber que realmente ia ser complicado a Churi, infelizmente, anunciar graduação naquele dia. O encore foi quase todo dedicado à Yuria. Em especial no encerramento, onde colocaram ela de center no palco e enquanto ela chorava consolada por algumas meninas, passava no telão imagens das demais membros escrevendo mensagens para ela. No final, baixaram um pano enorme com a mensagem de que ela é um orgulho das demais e os recados das membros colados. Para a despedida final, deixaram ela sozinha no palco para discursar. Ela mesma chegou a comentar que aquilo tudo estava parecendo que ela iria graduar e não apenas ser transferida. =P Pros wotas dela, claro, foi uma maravilha. Eu já achei piegas demais, mesmo simpatizando com ela. Afinal ela está sendo promovida, não expulsa do grupo. Está 'caindo pra cima', não há porque ficar triste por ela. Enfim... Ah! Na primeira música do team S uma menina tomou um rola no palco, não sei quem. Só deu pra ver que tinha cabelo curto. No balanço final, achei um baita show. Facilmente o melhor dos ~48 groups que eu já vi até hoje. Este eu quero comprar quando sair em dvd porque vale a pena. Certeza que vai ter um show de imagens afinal tinha umas quinhentas câmeras espalhadas pelo ginásio.

Só para encerrar o post e não perder viagem, hoje fechou o período de aplicação das garotas para o próximo sousenkyo né. Como já era de se imaginar, quase todo mundo se inscreveu, independentemente de ter alguma chance de rankear ou não. (se bem que neste ano, vou te contar. são ainda mais vagas e onze garotas que rankearam ano passado não estarão presentes. ou seja, VINTE E SETE vagas abertas) Sério, menina que não rankear este ano tem mais que pedir pra ir cagar e sair fora. (ainda bem que a Nonaka decidiu graduar e escapou desse vexame. ufa! .___. ) E novamente algumas meninas decidiram surpreender e não participar: do JKT48, Chikarina. Do NMB48, Hono Akazawa e aloka Kinoshita. (será que ela decidiu não participar ou NÃO DEIXARAM ela participar por causa de seus vídeos, digamos, pouco convencionais? ^__^' ) Do SKE48, um batalhão: Honoka Mizuno, Natsuki Takatsuka, Shiori Iguchi, Miyuka Sora, Tomoko Kato, Rumi Kato, Nishishi, Kaneko e Risako Goto. Nova graduação em massa à vista? Vale lembrar que do ano passado quase todas as meninas que não participaram depois vieram a anunciar graduação, algumas logo em seguida, outras meses depois... mas saíram. Portanto é mais do que possível, é PROVÁVEL que essas garotas graduem em breve. Olhando certos nomes, como Tomoko, Kaneko e principalmente a Nishishi que acabou de perder o posto de líder... Contagem regressiva já. Mas o melhor eu deixei pro final: do AKB48, HARUKA KATAYAMA e AYAKA KIKUCHI! Minhas queridas Katayama e Ayarin! =O Será que eu estaria me precipitando em afirmar que... o grande dia chegou!?!? Minha libertação final dessa joça??? Eu já havia comentado quando da graduação (anúncio né. na prática ela ainda está no grupo até sei lá quando) da Nonaka que eu teria que continuar ligado ao grupo por causa de outras garotas das quais eu gosto...


Mas caso as duas confirmem suas graduações (nas próximas horas ou talvez dêem uma enrolada qualquer e anunciem só daqui algumas semanas, tanto faz), coisa para a qual torço muito, aí eu estarei rigorosamente livre do AKB afinal... Ero-chan agora estará no SKE. Haruu eu gosto mas não tenho tanto vínculo com ela. As demais... nutro simpatia por Yukirin, Kawaei, Akicha e mais uma ou outra... muito pouco para me manter comprando cds e parafernálias do grupo. Por favor meninas, não me decepcionem e graduem logo! Aí poderei me dedicar a apenas comprar cds e ir em eventos do SKE, sayonara AKB. =) E convenhamos ambas teriam bons motivos para não participar das eleições e graduarem. Katayama já atingiu nas eleições passadas seu ápice, dificilmente ganharia mais algumas posições, tendo em vista sua idade e o push que outras mais novas andam recebendo. A tendência seria cair (e se decepcionar) mesmo. Ela tem serviço pra caramba já fora do grupo, em peças teatrais (que é o que ela mais gosta de fazer). Eu já vinha a muito tempo sentindo um 'ar de graduação' nela. Antes tarde do que nunca. No caso da Ayarin... com o término do Warota, ela perde holofote. Ainda é jovem mas já está a muitos anos na 'sombra'. E sair dela agora, depois de ter recusado transferência... seria pra lá de improvável. Os próprios produtores jogariam contra ela. Se é que a sua não participação já não é uma punição... Sua tendência natural também seria de perder posições. Muitas de suas amigas já se foram ou estão indo embora, é chegada hora dela colocar o barquinho na água também, não? Ela não tem o mesmo background da Katayama, mas tenho certeza que conseguiria sem grandes dificuldades arranjar serviço por aí. (na pior das hipóteses, pode vir "trabalhar" aqui em casa ;D )

A decepção ficou por conta... adivinha, da Churi. u__u Minutos finais do período de inscrição e o 2ch em polvoroça afinal a Takayanagi ainda não tinha se inscrito. "É agora!", "vai graduar mesmo!", já diziam todos. Parecia né. Mas não. Faltando pouco mais de dez minutos, na condição de última menina a se inscrever... apareceu seu nome no site e ela escreveu um post de explicações. Sim, afinal ela já havia dito ano passado que aquele seria seu último sousenkyo. u__u* Porra Tori-san, porque você está fazendo isso? Ou vai ou racha! Você tem motivos para cair fora, tem condições de se manter bem em evidência fora do grupo, mas aí chega na hora H... o que está esperando? O que te prende de verdade ao grupo? A julgar pelo tanto de graduações que o SKE vem passando já a algum tempo, só sei que a 'coisa' que prende a Churi, prende só ela mesmo, viu. Porque o resto... =/

Nenhum comentário: