quarta-feira, 9 de abril de 2014

Tokyo flowers part.2

Continuando com o post anterior de fotos por parques de Tokyo, mais duas grandes e famosas áreas verdes da cidade. Ambos muito frequentados por turistas gringos, graças às suas localizações centrais e abundância de belas paisagens para fotos. Primeiro passei pelo Shinjuku Gyoen, ponto de maior concentração de árvores de sakura em Tokyo (mais de 1500), localizado próximo da estação Shinjuku. Como ele é um jardim enorme, com vários lagos, casas para descanso, restaurantes, estufa (que fecha cedo então não deu tempo de eu entrar)... dá para acessá-lo por várias outras estações de metrô e trem também, como a Shinjuku Gyoen Mae, Sendagaya, Yoyogi ou Shinjuku Sanchome. (porém são apenas três portões de entrada) Assim como o Rikugi-en, é um jardim planejado e cobra taxa de entrada, com horário de funcionamento breve e muitos guardas vigiando. (interessante que antes dele fechar, tocam nos auto-falantes uma musiquinha que nem em lojas por aí avisando os clientes) A área originalmente criada em 1772 como jardim da residência do daimyo, passou a ser um jardim imperial em 1879 e ganhou sua configuração atual em 1906. Parte do parque foi destruída durante a Segunda Guerra em 1945 e reconstruída nos anos seguintes. Hoje ele é dividido em basicamente três jardins: o japonês tradicional, o inglês e o francês. Além de ter um bosque nomeado "floresta das mães e filhos". Rodeado pelos arranha-céus do bairro, parece um oásis contrastando com o trânsito caótico, poluição sonora e visual do entorno.


Em muitos pontos você poderá encontrar placas com informações sobre a vegetação e animais encontrados no local. No parque vivem muitos pássaros, peixes e outros pequenos animais. Diferente do Rikugi-en, nesse dia o parque estava bem florido, para minha sorte. E bem cheio também, em alguns dos gramados era até complicado andar de tanta gente fazendo piquenique que havia. Tem trilhas de terra e pedregulho, mas a maior parte dos caminhos é asfaltada.
 
Ali é permitido andar na maioria dos locais e há várias pequenas pontes atravessando os lagos. Armários, banheiros e locais para fumantes estão espalhados pelo parque, assim como árvores de diversos pontos do país e espécies trazidas até do Himalaia. Na estufa tem plantas de países sub-tropicais. Em determinadas épocas do ano são realizados matsuri e exibições no parque. Excepcionalmente neste período de primavera ele funciona sete dias por semana.
 

O segundo parque do post é o Hibiya Kouen, que para dar uma contrastada com o anterior... tinha menos gente e bem menos sakura. =/ Localizado no centro de Tokyo, próximo da estação central e do palácio imperial, também fica cercado de movimentadas avenidas, prédios altos de escritórios e é servido por várias estações em linhas diferentes (Hibiya, que possui paredes pintadas como se fossem casas de uma vila européia, Sakuradamon, Yuurakucho, Kasumigaseki...). A área já foi usada de residência por daimyos, centro de treinamentos militares e desde 1903 abriga o parque, com jardins, lagos, trilhas para caminhadas, uma grande fonte, quadras de tênis, restaurantes... Como não há cerca ou muro separando-o das calçadas, você verá alguns mendigos (sim, eles existem no Japão também. mas aqui eles não pedem esmola e ajudam a limpar e conservar os locais onde ficam. outro mundo né) pelo parque. Muitas aves e tartarugas nos lagos... jardins floridos e bem conservados (em compensação em alguns monumentos notava-se falta de manutenção e/ou vandalismo)...


O parque é conhecido por abrigar muitas coisas com clara inspiração européia, como prédios históricos e monumentos. Ali também fica um grande gramado usado como área de evacuação em caso de terremotos e o glorioso Hibiya Open-air Concert Hall, que eu já visitei antes. Trata-se de um teatro a céu aberto, palco de shows com certa frequência. No parque chamam a atenção o relógio no gramado próximo à fonte e as floreiras e bancos de diferentes (e curiosas) formas espalhados no meio dos caminhos. Não sei se é comum, mas nesse dia haviam muitos ciclistas (inclusive gringos) pedalando por lá, o que exige certo cuidado dos pedestres.


Bom, no próximo post continuarei com mais fotos, algumas tiradas ainda no ano passado no período de fim de ano mas que por pura preguiça eu não havia postado aqui ainda. ^__^' Mas agora creio ser um momento oportuno. E preciso fazer esses posts de fotos logo porque o assunto 'idols' já está começando a acumular...

Nenhum comentário: