segunda-feira, 14 de abril de 2014

The fading moments of AKB48


 "I wasn't prepared for what's to come
A life made of memories gone so young
And now I'm regretting all I've done
But in your heart know that I'm with you all along


Wherever you go, I will be waiting
Whenever you call, I will be there
Whatever it takes, I'll make your darkest days so bright
I'm in your heart tonight"

A idéia era fazer um post sobre o zenkoku akushukai de ontem. Mas os últimos acontecimentos me fizeram adiar o report do evento, por hora. Primeiro tenho de falar dos anúncios de graduação delas: Ayaka Kikuchi (Ayarin, 20 anos. ontem) e Haruka Katayama (Haachan, 23 anos. hoje). Ambas membros originais do team B, começando no AKB48 lá no longínquo ano de 2007. Katayama com passagem pelo team A e Ayarin pelos team A (onde ficou amiga da Ero-chan e formou uma bela dupla) e team K, onde conviveu lado a lado de várias meninas das quais eu gostava, como Tomochan, Yonechan e Nonaka, responsáveis por fazerem do team K o meu favorito por um certo período de tempo. Katayama é natural de Aichi-ken, mas ainda pequena veio para Tokyo e curiosamente nunca se cogitou sua transferência para o SKE. Já Ayarin é natural da capital mesmo, porém no último shuffle decidiram mandar ela lá para Osaka, no NMB. Ela não aceitou, bateu o pé. Como estamos falando de Japão e mais precisamente de AKB, lógico que tal atitude não passaria impune. Ela sabia disso, estava consciente. Mas mesmo assim o fez. Porque ela já não tinha mais nada a perder e na verdade já tinha naquela altura jogado a toalha. O término do Watarirouka Hashiritai foi a gota d´água, como ela mesma conta em sua mensagem final. A sub-unit significava muito para ela, não só em termos de visibilidade como para manter contato com as amigas Harugon e Lovetan, hoje em dia exiladas. Sem o Warota, ela percebeu que seu espaço no grupo já era. Começou a pensar em graduação. Some a isso a maioridade e a tentativa de mandarem ela pra exílio também... pronto. Ela faz o certo em cair fora agora. Ela errou no passado e foi punida (expulsa do grupo) por isso. Com muita força de vontade, voltou e conseguiu algo que ninguém havia imaginado ser possível: passou a alçar vôos ainda maiores. Uma vitoriosa.

Talvez suas posições no sousenkyo não demonstrem tal êxito (onde o máximo que ela conseguiu foi um 51º lugar)... Mas isso se deve muito ao fato dela ter ficado estigmatizada perante parte dos fãs. E da própria produção, que nunca deu (tirando a chance de entrar no Warota) tanto espaço pra ela. Comerciais aqui e aparições na tv ali (como a personagem 'Comeback' no Majisuka Gakuen)... dois senbatsu lá no fundão quase sem aparecer (o clipe que eu sempre me lembro onde ela aparece até que bastante é em "Show Fight", apanhando .__. )... Merecia mais. Nunca foi das melhores cantoras ou dançarinas, mas é uma garota carismática, com seu jeito meio moleque, meio abobada... Agora ela tenta seguir em frente, com imagem mais madura. Pensa em seguir carreira de modelo. Vai conseguir? Só o tempo dirá. Magrela para ser modelo ela é. =P Como ela já teve experiência atuando antes, espero que ela volte a fazer personagens por aí, seja no cinema, tv ou em peças de teatro. Seria mágico um dia ver ela atuando ao lado da Nacchan, por exemplo. Independentemente de sua 'mancha' no passado ou sua partição no Warota, eu sempre gostei dela. E de suas covinhas. Eu sempre vi nela um ar meio sacana, que me atrai. (não a toa ela se deu bem com a Ero-chan, ahn?) Fã de Morning Musume e Berryz Koubou, no rival AKB ela passou por muitos momentos difíceis... como quando ela entregou a surpresa da campanha comercial do "ice no mi" sem querer querendo. ^__^' Mas sempre se empenhou com sorriso no rosto e dedicação plena. Como sua catchphrase diz "Smilin' lin lin". Pra sempre. Depois do anúncio no stage de ontem, mensagens já foram deixadas por: Amin, Izurina, Ero-chan, Sakiko, Shihorin, Wasamin, Karen, Mikipomu, entre outras. E como é sem graça ver esses anúncios das meninas hoje em dia cercadas por lolis desconhecidas que não tem nenhuma relação com elas e ficam lá fingindo (mal) estarem tristes também... u__u


Pelo menos esta noite no anúncio da minha Katayama ela pôde estar rodeada por algumas de suas melhores amigas, como a Nonaka, Tanamin e Yukirin. (a reação da Tanamin é de cortar o coração) E não estava de pijamas. =P Esse me pegou com uma certa surpresa. Eu já iria fazer um post falando do término do AKB (pelo menos daquilo que EU conheço por AKB) de qualquer modo, mas agora com a Katayama anunciando também... Aí melhor ainda. Agora já posso fechar o caixão de vez. Eu pensei que ela fosse dar uma enrolada, não anunciar logo em seguida à ex-colega de time. Mas eu não vou reclamar, afinal eu já vinha sentindo (pra não dizer torcendo) uma graduação a bastante tempo... cheguei a comentar por aqui. E agora aconteceu. Katayama está livre para se dedicar aos musicais. Chega de ter que ficar indo fazer figuração em shows e eventos. De ter que ficar sendo zoada pelo topetudo lá do Bad Boys. De ter que ficar fazendo gravações e sessões de fotos que a constrangem. De ter que ficar cantando músicas toscas. Agora é realmente um momento propício para sua saída, se formos analizar. Amina saiu, Nonaka está saindo... pela primeira vez ela fará o papel principal de uma peça, na futura "Island ~katsute kono shima de~" a ser encenada em junho... ela já está com 23 anos e sem grandes perspectivas lá dentro, com número cada vez maior de lolis rodeando-a e recebendo de mão beijada o espaço que ela teve que ralar para conseguir ao longo destes 7 anos. Parabéns, Katayama. Você não só era uma grande figura, divertida, nos programas como era uma das melhores cantoras do grupo. Era uma das meninas mais profissionais ali dentro, fazendo tudo da melhor forma possível, sem cara feia ou reclamação. Podem falar o que quizerem dela, mas a verdade é que se o AKB fosse composto por 48 meninas como ela, o grupo teria sido MUITO superior ao que foi.

Mas agora, pra mim, já não importa mais essas conjecturas. O AKB já tem data marcada para 'morrer'. Ayarin terá sua última aparição no teatro no próximo dia 21 e deixará o grupo no daiakushukai do dia 23 de setembro. Na mesma data minha Nonaka também aparecerá pela última vez. Seu último stage será também daqui alguns dias, terça-feira da semana que vem. Katayama já disse que seguirá até setembro também, então provavelmente vai ser neste mesmo evento. Só não informou quando será seu último stage, talvez ela ainda continue se apresentando por mais tempo que as outras duas. Para a Nonaka o momento ideal para encerrar suas aparições era agora mesmo, uma vez que estamos nas vésperas de seu aniversário. A apresentação do dia 22 será ao mesmo tempo comemorando seu níver e sua saída. Épico. Mas independente de quando exatamente a Katayama deixe de aparecer no teatro, o importante é a despedida final. Setembro será meu último mês acompanhando (perdendo tempo e dinheiro com) esse grupo. Dali em diante, elas e eu estaremos livres do AKB! Aeeeeeee! Depois deste mês nunca mais irei em evento ou show do grupo, comprarei goods ou cds... afinal quem eu teria pra conversar no akushukai? Minha oshimen > não. Minha ni-oshi > não. Minha san-oshi > não, uma vez que ela já estará no SKE. A mais relevante pra mim passaria a ser a Haruu, mas não o suficiente pra me fazer comprar cd só pra vê-la, como acontece com as outras três. Sinto muito, fofinha. Se ela tivesse entrado no AKB antes, talvez eu tivesse tido tempo para criar mais afeição por ela... De outubro em diante só me preocuparei com o SKE, caso as garotas que eu acompanho ainda estejam por lá, claro. Do jeito que tá graduando gente naquela joça, vai saber né. .___. 


O SKE ainda faz shows e músicas minimamente interessantes e tendo o combo Abiru - Nakki - Ero-chan já valerá a pena, mesmo com a possível graduação da Takayanagi. Já o mesmo não se pode dizer do AKB, uma caricatura daquele grupo que eu conheci anos atrás e que tinha tantas meninas interessantes... Nacchan, Yonechan, Tomochan, Yuppai, Gordamina, Ayarin, Nonaka, Katayama, Ero-chan, Hnnnnnnacchi, Harugon... vão prosseguir lá só a Haruu, Yukirin e forçando a barra um pouco, a Myao, como meninas das quais eu tenho alguma curiosidade em acompanhar e tals. Sendo que a última deve graduar em breve também. (deixa só ela não rankear de novo pra você ver =P ) E no lugar de todas essas, o que foi sendo colocado? Um monte de lolis desinteressantes, robóticas, parece que fabricadas num mesmo molde. O mesmo problema que afetou o Morning Musume e transformou o antes grandioso grupo naquela sonolência que é hoje, diga-se de passagem. Eu salvaria dessas mais novinhas a Kawaei e talvez a Juri Takahashi. Só. O grupo já foi tão divertido antes, mas hoje... Katayama nunca foi lá muito 'idol' e por isso nunca caiu nas graças dos wotas e produtores, estando sempre ali 'na sombra'. Tanto que nesse tempo todo nunca esteve em um único senbatsu sequer. Recebeu ainda menos destaque que a Ayarin, uma vez que nunca figurou em sub-unit nem nada. O máximo que ela conseguiu nestes anos todos foi, ironicamente, ser nomeada a líder do grupo de artes e ter um show feito em sua referência. Uma baita ironia afinal se tem uma coisa na qual ela é péssima é exatamente desenhar. =/ Graças à sua personalidade, pelo menos nos programas de tv e rádio ela costumava aparecer regularmente. Mas era muito pouco para ela. Katayama é talvez uma das meninas mais injustiçadas da história do grupo.

E na medida que foram cada vez dando mais holofote para as novas gerações nos programas, aí é que ela 'sumiu' de vez. Felizmente a Katayama pelo menos conseguiu ao longo dos anos manter um certo 'cult' em torno de si, que lhe garantiu rankear razoavelmente bem (28ª, 37ª, 48ª e 34ª). Eu me arrisco a dizer que com um pouquinho de push ela poderia chegar próxima de um top 20. Mas esse push nunca veio. Nunca saberemos. Daqui alguns meses ela já terá sido esquecida pela grande maioria das pessoas. Não por mim. Ela era minha oshimen original e foi meu grande incentivo para começar a acompanhar essa bagaça. Não fosse a Nonaka ter 'roubado' seu posto e hoje eu teria tokkoufuku dela, só goods dela... provavelmente estaria também muito mais triste neste momento do que estou. Sinceramente agora sinto mesmo é alívio. Fomos até onde deu, daqui pra frente é contagem regressiva e aproveitar o que virá depois. Se ela quizer, tem plenas condições de trampar na tv de tarento. Ou virar uma cantora pra valer, afinal ela estudou canto durante anos. Seria o máximo. Já que ela gosta de rock (e Momoiro Clover Z, mas abafa o caso) ela bem que poderia virar uma cantora a la Nanase Aikawa. Ovularia litros. Enfim... só para não perder o costume, reuni algumas mensagens deixadas por outras membros (nada de Nonaka porque ela praticamente abandonou a internet né... uma pena): Natori, Takeuchi, Kojinatsu, Rena Kato, Wasamin, Harucan, Madoka (do SKE), Mikipomu, entre outras. Ah ah... a única coisa que fará falta depois que ela sair será o seu G+. =/ Espero que pra compensar ela comece a usar o twitter. Quem sabe ela possa começar a trocar mensagens e falar besteira com a Mikipomu né. ^__^


Katayama (e Ayarin) pra sempre e R.I.P. AKB48 =)

Nenhum comentário: